quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Blogagem Coletiva: Top Viagens 2016

Para encerrar o ano e compartilhar com vocês nossos melhores momentos de 2016, nos juntamos aos colegas da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV), em mais uma Blogagem Coletiva, onde cada blog participante postará seus momentos preferidos (lista dos outros blogs no final do post!). Vejam neste link as top experiências de viagem em 2015. Como adorei fazer esse post ano passado, quis fazer esse ano de novo! Os destinos/viagens estão mais ou menos na ordem do menos marcante para o mais marcante, mas não é uma ordem fixa, né? Vivo mudando de opinião do que foi mais legal/mais marcante! rs

Retrospectiva de viagens de 2016





Poços de Caldas


Em novembro/2016, passei uns dias na cidade mineira descansando com familiares e sem compromissos! A cidade até que tem bastante atrações e nem tivemos tempo de ir em todas em 2 dias inteiros + meio dia na chegada! Ainda não apareceu aqui no blog, mas tem várias dicas nas fotos do começo de novembro no instagram!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Conhecendo o porto de Gênova em uma manhã

Durante o planejamento da nossa viagem de mais de 20 dias pelo norte da Itália, minha mãe queria muito visitar Gênova, mas estava complicado encaixar no roteiro. Parece muito tempo, mas na verdade isso não dá para nada rs. Pesquisei muito sobre a cidade, mas não achei quase nada e em português, menos ainda! Não conseguimos chegar a conclusão sobre uma área boa para se hospedar então decidimos fazer só um bate-volta de Milão mesmo!

Claro que não esgotamos as atrações de Gênova em apenas um dia, mas foi um passeio bem aproveitado. Deixamos a região de Cinque Terre para outra viagem, combinando com Florença (que ficou de fora dessa vez!). Chegamos de trem na estação Piazza Principe e fomos caminhando até o porto. O trajeto é curto, em descida, mas bastante mal-encarado por ruazinhas estreitas.

Chegamos lá sem saber muito da região, mas pegamos mapinhas no posto de informação turística e encontrei esse mapa no site oficial do porto.

Porto Antigo de Gênova à noite - vista aérea
Vista aérea noturna da região e do Bigo (mais detalhes abaixo) - foto do site oficial

No mapa abaixo, marquei todos os pontos de interesse na região, os que visitamos e escrevo mais detalhes nesse post, mas também os que não visitamos apesar de interessantes. Os principais pontos turísticos estão em roxo e os menos importantes em amarelo. Marquei também estações de metrô na área, ponto de desembarque dos cruzeiros, igreja, ponto de informação turística, dica de alimentação e hospedagem e outras coisas.




quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

15 dias em Barcelona e Valência - o que eu fiz

Finalmente começando a postar sobre Barcelona e Valência!

Já fazia séculos que Barcelona estava na minha wishlist de viagem (aliás, acho que está na de todo mundo, né?) e aos poucos fui gostando da ideia de acrescentar Valência no roteiro. Perdi uma promoção de passagem em 2013 (acho) com a Singapore Airlines (que voava direto para lá) e desde então não queria perder mais uma promoção de jeito nenhum! No fim das contas, voei Air France mesmo, em promoção, e esse voo da Singapore já foi até cancelado.

Camp Nou Experience - Barcelona e Catedral de Valencia
Eu na Camp Nou Experience em Barcelona e na frente da catedral de Valencia (ao lado na verdade)

Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogSeguros Promo - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!




Foram cerca de 15 dias fantásticos! Viajei sozinha (escrevi aqui vários posts sobre o assunto!), conheci uma amiga virtual (a Cris, do blog Sol de Barcelona), reencontrei gente que não via há 11 anos (uma amiga holandesa do intercâmbio nos EUA) e outra que não via há 1 ou 2 anos (a Naty, do blog 360 Meridianos), aproveitei um pouco dos mercados de Natal da Europa (se bem que os de Barcelona não se comparam aos de Berlim, que conheci em 2014) e fui ao Camp Nou ver um jogo da Champions League (Barça x Borussia Mönchengladbach) - apesar de não torcer para nenhum dos dois.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Wanderlust: Perguntas sobre viagem!

Finalmente respondendo mais uma tag, claro que sobre viagens! Quem me marcou foi a Liliane do Trilhas e Cantos enquanto eu estava viajando e por isso demorei para fazer o meu post, mas fiz! A outra tag que respondi era bem pessoal - Conhecendo a blogueira - e faz parte ali da página sobre mim!

Para quem não sabe, wanderlust é tipo um desejo incontrolável de viajar, derivada do alemão (wandern+lust), que já virou nome de filme e de várias músicas! Quem quiser saber mais sobre o termo, clique no link acima. Mas vamos às perguntas!


1) Quando e para onde ia o seu primeiro avião?


Tecnicamente falando, meu primeiro voo foi quando eu tinha 1 mês de vida, voltando do hospital em São Paulo para minha casa em Manaus! Sim, meus pais moravam lá, mas eu nasci em São Paulo como já contei neste post com outra tag legal! Mas a primeira viagem de avião foi com 8 anos, visitar meus padrinhos em Curitiba! Claro que não lembro nada da cidade dessa viagem (e ainda voltei de ônibus para visitá-los quando tinha 9 e depois eles mudaram para o interior de São Paulo), mas participei do Curitiblogando e finalmente conheci Curitiba decentemente em setembro/2015!

Jardim Botânico, Curitiba


terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Como visitar a Basílica de Superga em Turim?

Já dei aqui no blog diversas dicas sobre Turim, uma cidade que nos surpreendeu na nossa viagem de mais de 20 dias pelo norte da Itália em maio passado, mas ficou faltando falar de uma atração famosa da cidade: a Basílica de Superga (que fica um pouco afastada das outras atrações e por isso tem as dicas de como chegar lá no fim deste post)!

Veja todos os posts sobre Turim publicadas aqui!

Basílica de Superga, Turim
É possível subir até o alto do imponente domo de 65m de altura, mas como o tempo não estava bom no dia que fui, ele estava fechado.

Aqui tem um post com todas as dicas de atrações em Turim!


terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Como visitar a Cappella degli Scrovegni ou a capela do Giotto em Padova (Itália)? Vale a pena comprar o Padova Card?

Quando eu estava na 8a série (entregando a idade!), aconteceu um terremoto terrível na Itália, que matou algumas pessoas e abalou várias construções históricas e atrações turísticas na região de Assis - inclusive a Basílica de São Francisco de Assis. Minha professora de História daquele ano era louca pelas obras de Giotto e lembro perfeitamente da preocupação dela com o que teria acontecido com os trabalhos dele na cidade, já que naquela época a internet ainda engatinhava e as notícias não chegavam tão rápido assim.

Alguns dias depois, ela preparou uma aula especial temática sobre Giotto e suas obras e foi aí que através de um slide, eu conheci e me apaixonei pela Cappella degli Scrovegni em Padova

Cappella degli Scrovegni, Padova
Como não me apaixonar?

Só é possível visitar a capela com horário marcado (comprando o ingresso online) e os grupos de excursões tomam conta! São somente 25 pessoas a cada intervalo de 15 minutos - que passam voando! Deixei para comprar na semana anterior à viagem (e Padova era a última cidade antes de Veneza) e quase não conseguimos horário, mas no fim deu tudo certo! No mapa abaixo, marquei a estação de trem de Padova, as atrações que falo neste post - a capela e outras atrações anexas e a Basílica de Santo Antônio de Pádua, que é o motivo que leva a maior parte das pessoas para a cidade.

Veja aqui todos os posts de Padova no blog!




domingo, 4 de dezembro de 2016

Onde comer em Veneza?

Diferentemente da maioria dos turistas, ficamos 3 noites em Veneza e consequentemente experimentamos vários restaurantes! Aqui no post coloquei mais ou menos da ordem do que mais gostamos para o que menos gostamos e lá no final tem mais algumas dicas sobre pratos típicos de Veneza e restaurantes na cidade em geral!
Melhor restaurante onde comemos em Veneza e um dos melhores da viagem! O dono super simpático atende todo mundo e dá um monte de coisa como cortesia (entrada, licores, sobremesas e etc). Apesar disso, preço não é acima dos já praticados na caríssima Veneza. A mulher dele cozinha e faz muitos pratos especiais além do cardápio. A apresentação dos pratos é boa. Local pequeno, tem 2 entradas e fecham uma delas com uma mesa a mais e aí você tem que entrar pelos fundos! Faça reserva porque quase ficamos sem! Comida muito saborosa, restaurante inteiro canta parabéns junto com tem algum aniversariante porque o dono apaga até a luz!!! kkkkk Eles dão cortesias para todos, mas não exatamente a mesma coisa (no Tripadvisor tem gente que levou até massa fresca para fazer em casa). Clique no nome acima para ler as reviews do Tripadvisor.

Onde comer em Veneza - Trattoria Al Gazzettino
Flor de abobrinha empanada (não resistimos quando vimos no cardápio lembrando da que tínhamos comido em Padova!), salada caprese e apresentação dos pratos.

Onde comer em Veneza - Trattoria Al Gazzettino
Os 3 pediram pratos especiais do dia, essa massa recheada de lagostim (no meu caso) e recheada de algum outro fruto do mar (meus pais), mas a apresentação e molho eram os mesmos. A sobremesa, licores e bolachinhas foram cortesias. Não anotei valores, mas as massas custavam cerca de 22/24 euros, que está igual/um pouquinho acima dos valores da cidade, mas estava infinitamente melhor - no nível de restaurante sofisticado e bem caro no Brasil.

Veja aqui todos os posts de Veneza no blog!


quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

10 dicas para viajar de carro com segurança e conforto

Vai aproveitar o fim do ano, férias ou algum feriado fazendo uma viagem de carro por aí? Veja esse post com várias ideias para a sua viagem ser mais confortável e segura (e no final das contas você aproveitar muito mais!).

Dalton Highway, Alaska, EUA
Já imaginou dirigir nessa estrada??? Dalton Highway, Alasca, EUA - CC-BY-2.0


01) Faça check-up no carro com antecedência


Se for viajar com o seu carro de sempre, nada melhor do que começar com o pé direito e conferir óleo, água, calibração dos pneus, situação do estepe, macaco, triângulo e outros apetrechos, se todos os faróis e setas estão funcionando, etc! E claro, encha o tanque antes de sair como garantia. Se estiver indo para algum local mais isolado, complete o tanque sempre que encontrar um posto de gasolina.

Vejam aqui todos os posts sobre viagem de carro (no Brasil e no exterior) no blog!