quinta-feira, 30 de abril de 2015

Spandau - uma das visitas mais surpreendentes na grande Berlim!

Que tal se afastar aproximadamente meia hora de Berlim e chegar a uma fortaleza medieval em um distrito que nem parece pertencer à capital alemã? É exatamente isso que acontece quando você vai passear em Spandau, distrito administrativo na parte oeste de Berlim.

Zitadelle Spandau


A fortaleza (Zitadelle) é simétrica, com 4 bastiões e representa bem como funcionavam esses sistemas de defesas nos séculos passados. É a única fortaleza sobrevivente na cidade de Berlim, na confluência dos rios Havel e Spree (aquele que passa bem pertinho de vários pontos turísticos da cidade). Construída em 1560 por Francesco Chiaramella de Gandino, foi inspirada em outra fortaleza italiana. Desde  o século XII, já existia uma outra fortaleza no local, da qual sobreviveu apenas a Juliusturm (torre abaixo), que inclusive serviu como prisão e como cofre do Império Germânico no século XIX.

Zitadelle Spandau - Berlim
Logo na entrada, o brasão dos Hohenzollern

Zitadelle Spandau - Berlim

Zitadelle Spandau - Berlim
vista aérea no ingresso da Zitadelle



Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogSeguros Promo - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!



Zitadelle Spandau - Berlim

Zitadelle Spandau - Berlim

Zitadelle Spandau - Berlim
A ênfase da exposição é na parte militar!

Zitadelle Spandau - Berlim
Essa é a Juliusturm, de onde se tem a vista abaixo!

Zitadelle Spandau - Berlim
Cansei na subida da Juliusturm! rs

Zitadelle Spandau - Berlim

Zitadelle Spandau - Berlim
Parade Hall, com exibição de canhões

Zitadelle Spandau - Berlim

Zitadelle Spandau - Berlim
No Arsenal, fica o museu da cidade de Spandau

Zitadelle Spandau - Berlim

Zitadelle Spandau - Berlim


Para chegar, é só pegar a linha U7 e descer em uma das últimas estações (Zitadelle) - dá cerca de 40 minutos do centro da cidade. Se seguirem para a estação seguinte (Altstadt Spandau), estarão no centrinho fofo de Spandau, onde acontece inclusive uma das feiras de Natal mais famosas de Berlim - essa eu não consegui conhecer! :(

Informações Práticas
Preço: 4,50 euros (tem desconto com o Berlim Welcome Card) - tem audioguide (em espanhol e outros idiomas pago à parte).
Horário: todos os dias das 10h às 17h

Zitadelle Spandau - Berlim
Mapinha da fortaleza!

Spandau - uma fortaleza em plena Berlim!


Visitando o centro antigo de Spandau


Saindo da estação Altstadt Spandau, você já cai direto nesse centrinho fofo das fotos abaixo! Spandau foi fundada em 1197 e é portanto mais velha do que Berlim! A casa "Gothic Haus" abaixo, foi construída como residência, no século XV e é hoje o prédio não-religioso mais antigo em Berlim! No primeiro piso, funcionava o escritório de um comerciante e no segundo andar era a parte residencial. Foi aumentada no século XVI e sofreu alteração depois de um incêndio em 1788. Milagrosamente não foi atingida na Segunda Guerra Mundial e é considerado um monumento histórico desde 1981.

Spandau Altstadt
Essa casa do meio é a "Gothic Haus", onde funciona o escritório de turismo de Spandau (de 2a a sábado das 10h às 18h).

Spandau Altstadt
Igreja de São Nicolau

A Igreja de São Nicolau começou a ser construída no início do século XIV, a pia batismal foi doada para  a igreja em 1398 e a torre oeste foi concluída em 1497/68. Após um incêndio que devastou a cidade em 1740, a igreja ganhou a nova torre em estilo gótico. Em 1944, a torre (77m) foi consumida pelo fogo de um bombardeio. Entre 1979 e 1996, sofreu completa restauração do interior e exterior.

Spandau Altstadt
O altar (acima à esquerda) é feito de pedra e Cristo é representado de 3 formas - na Santa Ceia, como juiz da humanidade e crucificado. Foi doado pelo conde Rochus de Lynar em 1582. O órgão (embaixo no centro) foi inaugurado em 1996.

Onde comer em Spandau


Acabei comendo nesse restaurante da foto abaixo, bem em frente à igreja pela localização mesmo. O restaurante Satt und Selig estava cheio e de todos da região, foi o que me pareceu mais agradável. Pedi o Käsespätzle da foto abaixo - não foi o melhor que já comi, mas a cebola frita em cima deu um toque muito bom! Gastei 11 euros com refrigerante.

Onde comer em Spandau


Eu até já tinha lido sobre o lugar quando comprei meu guia de Berlim, mas não considerava mesmo visitar até assistir ao vídeo abaixo, do Canal Alemanizando. Não é o passeio mais imperdível de Berlim, mas definitivamente é algo legal para se fazer quando se tem mais tempo (meu caso!) ou em uma segunda visita, já conhecendo as atrações principais.




Você já curte nossa fanpage no Facebook, já segue o nosso Twitternosso Instagram e o Google+?

4 comentários:

  1. Que legal! Não conhecia! Um passeio diferente mesmo para fazer em Berlim
    Gostei da dica :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Guta! É bem diferente mesmo, uma boa surpresa.

      Excluir
  2. Como assim eu só soube disso agora!? Estive em Berlim em 2009 e perdi!?
    Ahhhhh não! Terei que voltar! Hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas e muitas viagens para Berlim nunca são demais! rs

      Excluir