quinta-feira, 16 de outubro de 2025

O que ver e fazer em Bolonha? Dicas de turismo na cidade mais gastronômica da Itália

Bolonha é uma cidade surpreendente! Todo mundo volta da Itália elogiando Veneza, Roma, Verona, Florença e outras cidades, mas infelizmente muita gente não chega a incluir Bolonha no roteiro. Ainda não conheço todas as cidades que citei acima, mas voltei apaixonada por Bolonha, então tenho certeza que muito mais gente vai gostar dessa cidade linda também!


O que ver e fazer em Bolonha? Dicas de turismo na cidade mais gastronômica da Itália
Basilica di San Petronio na Piazza Maggiore, principal praça da cidade



A cidade é bem localizada, proporcionando facilidade para fazer passeios de um dia para muitas cidades e atrações interessantes na região como Ferrara com seu castelo, Parma, San MarinoRavenna ou Modena e Maranello com os museus da Ferrari, entre outras opções. Mais um ponto positivo da cidade é o seu tamanho intermediário (nem muito grande e nem muito pequena), os preços mais baixos do que em outras cidades italianas mais famosas, comida DELICIOSA (metade da culinária italiana apreciada no Brasil vem da região de Bolonha - presunto parma, queijo parmesão, vinagre balsâmico e muito mais) e clima de cidade universitária (a Universidade de Bolonha é das mais antigas no mundo e a cidade é cheia de estudantes).

Preciso te dar mais motivos para incluir a minha cidade italiana preferida no seu roteiro? Escrevi este post com 10 motivos para amar Bolonha - tem mais coisa além de tudo isso acima!



Bolonha (Itália): 10 motivos para amar a cidade!
Palazzo Re Enzo na Piazza del Netuno - já é linda e nem é a praça principal rs







terça-feira, 14 de outubro de 2025

Tours assombrados ou por cemitérios pelo Brasil (SP, PR, MG, RS, RJ, PE)

Em ParisBuenos Aires e outras cidades pelo mundo, cemitérios históricos já viraram atração turística. Algumas pessoas podem ficar com medo e/ou achar algo macabro mas principalmente alguns cemitérios de séculos atrás, costumam ter esculturas em túmulos de famílias proeminentes que não perdem em nada para artes mais tradicionais. Existe até um termo para isso - arte tumular. Além disso, muitas fãs também visitam a morada final de seus ídolos e por isso alguns cemitérios estão no circuito turístico de muita gente.

Essa época de Halloween me lembrou de um tour por um cemitério que fiz aqui em Campinas e outro sobre assombrações no centro da cidade e resolvi fazer uma listinha de tours “assustadores” pelo Brasil! Confira a seguir! Se souberem mais mais tours desse tipo pelo Brasil, por favor deixem nos comentários!


Tours assombrados ou por cemitérios pelo Brasil (SP, PR, MG, RS, RJ, PE)
Cemitério da Saudade em Campinas



Campinas (SP)


O projeto “O que te assombra” faz tours pelo histórico Cemitério da Saudade e também pelo centro de Campinas, contando sobre as histórias misteriosas da cidade. Acompanhem o insta porque eles fazem tours eventuais em outras cidades pelo país também - o Thiago lançou até um livro sobre assombrações campineiras rs.




Tour Campinas Assombrada



O pessoal do "O que te Assombra"  pesquisa e divulga várias histórias assustadoras e lendas da cidade de Campinas e acho que desde 2021, começaram a fazer passeios pela cidade para contar essas estórias de assombrações. Hoje em dia, eles fazem passeios em cemitérios e em outras cidades, contando diversas lendas e causos no canal de youtube deles. No final de 2021, fiz uma caminhada pelo centro da cidade, que não era focada na historia de Campinas tradicional, mas sim em suas lendas e assombrações, inclusive sobre um dos campineiros mais ilustres, Carlos Gomes. Vou deixar alguns vídeos deles abaixo porque como estava escuro, não consegui tirar nenhuma foto boa.

domingo, 12 de outubro de 2025

8 Queijarias deliciosas no estado de São Paulo (+ 1 extra em Minas)!

Nos últimos 2 anos, visitei algumas queijarias pelo interior de São Paulo e indico algumas delas aqui onde você também pode turistar, além de degustar diversos tipos de queijo (feitos com leite de vaca, cabra ou ovelha), muitos deles premiados, além de doces de leite incríveis (amei o doce da 2a e da 3a queijaria dessa lista)!



Queijarias deliciosas no estado de São Paulo




Mas antes, um pouquinho sobre a origem e fabricação de queijos!






 




Veja aqui todas as dicas sobre o interior de São Paulo no blog!


sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Tours para fazer em Montevideo (Uruguai) - incluindo vinícolas

O Uruguai é um país fantástico! E a capital uruguaia Montevideo rende lindos passeios tanto urbanos, como bate-voltas para outras cidades próximas, além de diversas vinícolas bastante conhecidas dos brasileiros amantes de vinhos. Até hoje só passei rapidinho por lá então não vejo a hora de voltar com calma, mas fiz post aqui no blog com dicas de vinícolas por sommeliers (no caso, meus pais que entendem demais de vinho e foram diversas vezes já para o Uruguai visitar vinícolas)! Alguns dos bate-voltas podem também servir como mais uma base da sua viagem, com mais calma, mas em caso de viagem curta, existem excursões que podem descomplicar a logística do passeio. Trouxe no post de hoje uma seleção dos melhores tours guiados em Montevideo e proximidades para facilitar o seu roteiro e planejamento de viagem.


Tours para fazer em Montevideo (Uruguai) - incluindo vinícolas



Tours para fazer em Montevideo (Uruguai) - incluindo vinícolas


Tours para fazer em Montevideo (Uruguai) - incluindo vinícolas



Destaco no post de hoje alguns passeios para quem quiser conhecer Montevideo mais a fundo, tanto opções "free" como opções pagas. Lembre-se que não é preciso pagar pelos famosos "free tours", mas é bastante recomendável dar gorjeta para os guias. Indico também algumas excursões para locais nas proximidades para quem quer conhecer essas cidades e prefere não ir sozinho ou por conta própria. Eu não curto alugar carro em viagem e no caso das vinícolas, não seria recomendado mesmo - uma excursão com motorista é o ideal. Além disso, muitas vezes o ideal para esses passeios é comprar online com antecedência.





quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Visitando os estádios de futebol de Campinas (SP) - Ponte Preta e Guarani

A Prefeitura e a Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas estão organizando passeios gratuitos pela cidade há algum tempo, inclusive para os estádios dos 2 principais times de futebol da cidade, que nunca estão abertos para visitas. Eu não sou muito fã de futebol, mas sou curiosa e fiz os passeios para os dois estádios da cidade, o da Ponte Preta e o do Guarani. Os ônibus partem da Praça Imprensa Fluminense e começamos o dia com um tour pela Feira Hippie do Centro de Convivência.


Visitando os estádios de futebol de Campinas (SP) - Ponte Preta e Guarani







Curiosamente, os 2 estádios ficam bem próximos e em meados de 2025, o dérbi entre Ponte Preta e Guarani foi reconhecido como patrimônio imaterial de Campinas.





Veja aqui todas as dicas sobre o interior de São Paulo e aqui, todos os posts sobre Campinas no blog!
Veja aqui e já garanta com antecedência todas as opções de passeios, ingressos e tour guiados em Campinas!

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

O que eu fiz em 2 meses pelos Bálcãs (Croácia, Montenegro, Bósnia & Herzegovina, Sérvia, Eslovênia)

Na verdade, fiquei um pouco menos de 60 dias, mas recentemente fiz uma eurotrip focada na região dos Bálcãs passando por Croácia, Montenegro, Bósnia & Herzegovina, Sérvia, Eslovênia (com um pulo na Áustria) e terminando na Itália (também tinha chegado por lá).


O que eu fiz em 2 meses pelos Bálcãs (Croácia, Montenegro, Bósnia & Herzegovina, Sérvia, Eslovênia)
Passeando pelas muralhas de Dubrovnik, Croácia



Pela logística, voei do Brasil para Veneza, desci a costa da Croácia até Montenegro e depois comecei a subir de volta até Veneza pelo interior. Vejam o roteiro nos mapinhas abaixo, que compartilhei no instagram do blog (segue lá)!

sábado, 9 de agosto de 2025

Em viagem: quase 2 meses pelos Bálcãs e Europa Central!

Passando rapidinho para avisar que se tudo deu certo, estou em mais uma viagem longa solo! Não fazia isso desde a temporada de 3 meses por Alemanha, República Tcheca e Polônia em 2019! Estava com um comichão para me jogar em outra aventura dessas fazia tempo já, mas por mil motivos ainda não tinha dado certo. Dessa vez, a viagem quase foi cancelada, eu me "arrependi" de ter comprado essa passagem que consequentemente me deixaria muitas semanas longe do forró, mas fui mesmo assim, aos trancos e barrancos e a viagem sendo planejada só nas vésperas mesmo!

Leia aqui todas as dicas sobre viajar sozinha no blog!

Se tudo der certo, vou para a Itália, desço a costa da Croácia, Montenegro, depois começo a subir pelo interior dos Bálcãs, de volta para a Itália, passando por Bósnia, Sérvia, Eslovênia (com direito a bate-volta pra Áustria) e finalmente uns dias na Itália antes de voltar para o Brasil. Poderia conhecer mais alguns países da região como Kosovo e Macedônia (ou voltar para a Hungria para conhecer cidades diferentes além de Budapeste), mas aí precisaria de mais tempo e o transporte daquela região é menos fácil.


Em viagem: quase 2 meses pelos Bálcãs e Europa Central!



Leia aqui todos os posts sobre a Europa Central no blog!


Vai ter muita gastronomia típica, turismo urbano que eu amo, bate-voltas para conhecer lugares próximos, talvez alguma praia e passeio de barco na Croácia, walking tour, inclusive com locais de gravação de Game of Thrones, museus e patrimônios da UNESCO! Acompanhem tudo nas próximas semanas pelo instagram do blog!






Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

É seguro para mulher viajar sozinha pela República Tcheca/Tchéquia?


A República Tcheca/Tchéquia é um dos países mais seguros do mundo em geral e para viagens, não seria diferente.  Além disso, Praga foi considerada a 6a cidade mais segura da Europa para mulheres viajando sozinhas em 2023. Geralmente cidades menores são um pouco mais tranquilas do que capitais e cidades grandes. No Global Peace Ranking de 2023, a República Tcheca/Tchéquia foi considerada um local seguro para turistas, em 12o lugar, levando em consideração a taxa de crimes, casos de violência, acesso à armas, presença da polícia e outros itens.



É seguro para mulher viajar sozinha pela República Tcheca/Tchéquia?
Ponte Carlos com o Castelo de Praga e a Catedral de São Vito (Katedrála sv. Víta) ao fundo. Foto: Roman Cestr




Tenho amigas brasileiras que já viajaram sozinhas para a República Tcheca/Tchéquia e também tiveram uma experiência tranquila como a minha e viajantes da Europa e do mundo todo também fazem o mesmo.


quinta-feira, 31 de julho de 2025

Lado B da Europa - mais de 50 cidades médias e pequenas para visitar e fugir das multidões

Turistas brasileiros viajam muito para as mesmas cidades e dificilmente saem do roteiro básico na Europa. Claro que isso é motivado pelo pouco tempo de férias, preços altos, sonhos antigos e outras razões. Mas decidi criar uma série de sugestões no instagram do blog (e hoje trago aqui para o blog) com cidades de tamanho médio ou pequeno (na maioria dos casos) que são muito interessantes, mas ainda infinitamente menos visitadas do que os lugares mais concorridos como Roma, VenezaParis, Barcelona ou Londres. Escolhi destinos de países diferentes, que podem ser uma ótima escolha para um bate-volta ou um final de semana mais tranquilo e somente lugares que já conheço (então espere muita Alemanha, Itália, Polônia e Espanha por aqui, mas pitadas de outros países também). As cidades estão em ordem alfabética.

Lado B da Europa - mais de 50 cidades médias e pequenas para visitar e fugir das multidões
Prefeitura de Wroclaw (Polônia), a última cidade da lista de hoje



Acho um assunto importante para tratar em um blog de viagens em uma época onde determinadas cidades e regiões sofrem com o excesso de turistas (ainda do pior tipo - aqueles que não se preocupam com os moradores locais) e diversos protestos tem acontecido mundo a fora por este motivo. Eu mesmo presenciei um deles em novembro/2016 em Barcelona, ou seja, o problema não é tão recente como às vezes parece. E pensar que o turismo em Barcelona só decolou depois das reformas na cidade para receber as Olimpíadas de Barcelona em 1992, mas isso é assunto para outro post.





Nem todas as cidades dessa lista são pequenas (ex Hamburgo e Colônia) ou tão vazias (por ex Verona, Oxford, Dresden e Heidelberg), mas comparadas aos grandes ícones do turismo europeu que citei acima, a visitação é bem menor e por isso entraram no post também. Só coloquei as capitais dos países pequenos e que em geral, também são menos visitados do que os países mais conhecidos.

Bora pras sugestões!

Antequera (Espanha) - É uma graça, mas não tem tantos atrativos. Veja no centro o museu municipal, a Plaza del Coso Viejo, Plaza de Santiago, Arco de los Gigantes e Plaza San Sebastian. Os dólmenes de Antequera são espécies de câmaras mortuárias da pré-história, aproximadamente de 2.500 a 2.000 a.C. e ficam um pouco afastados, mas dá para ir a pé. Se estiver de carro, passeie pelos arredores e observe a linda paisagem do Torcal de Antequera;



Aranjuez (Espanha) - Ótimo bate-volta saindo de Madri, o destaque é o Palácio de Aranjuez e seu jardim;



sábado, 12 de julho de 2025

Top 20 igrejas mais visitadas da Itália

Por toda a longa relação da Itália com a Igreja Católica ao longo dos séculos, não é de se espantar a quantidade de igrejas por todo o país e em especial na capital Roma seja espantosa. Tem igreja de todos os estilos e tamanho e seria um desperdício você viajar para a cidade eterna e não visitar algumas delas, ainda mais considerando o poder e dinheiro da instituição e as riquezas de suas construções. Muito além de religião, igrejas são historicamente e arquitetonicamente significantes, além de conterem dezenas de obras de arte então eu costumo sempre visitar as mais importantes de todas as cidades por onde passo.

No post de hoje, trago uma lista das igrejas mais visitadas da Itália - a 14a é surpreendente!!! É uma das poucas deste post que ainda não conheci em 2 viagens pelo país. Encontrei essa lista das igrejas italianas mais  visitadas na wikipedia, com dados de 2022Já escrevi sobre 13 igrejas espetaculares para visitar em Roma - metade delas estão nessa lista!


01) Basílica de São Pedro (Vaticano)


mais importante santuário católico do mundo, a Basílica de São Pedro no Vaticano, é um dos focos de qualquer turista em Roma. A catedral atual é do século XVI e o domo com mais de 136m de altura e 42m de diâmetro foi criado por Michelangelo, que morreu antes de terminá-lo. Uma escadaria de 537 degraus leva até o alto do domo.



Top 20 igrejas mais visitadas da Itália
Basílica de São Pedro, no Vaticano - a igreja mais famosa do mundo!




O baldaquino de 1624 encomendado por Urbano VIII é um extravagante dossel em estilo barroco feito por Bernini e está exatamente em cima do túmulo de São Pedro. Logo na entrada à direita está a escultura Pietà de Michelangelo (1499). Desde 1972 ela está coberta por um vidro por conta de um atentado. A fachada é de 1614 e a Porta Sagrada é utilizada somente pelo papa. Na cripta estão enterrados diversos papas, mas não é ali que está o túmulo do primeiro deles, São Pedro.

Na frente da igreja está a monumental Piazza San Pietro (Praça de São Pedro). A colunata  de Bernini em formato semi-elíptico é impressionante mesmo! Ela é adornada por diversas esculturas. O obelisco central veio de Alexandria (Egito) e tem uma fonte de casa lado. Chegando pela Via della Conciliazone dá para sentir a imponência do conjunto. A praça é palco de diversos eventos, inclusive as famosas missas onde muitos vão para ver o Papa atual.


Top 20 igrejas mais visitadas da Itália
Chegando ao Vaticano pela Via della Conciliazone. O obelisco egípcio com 25,5m de altura no meio da Piazza de San Pietro foi colocado ali em 1586. De granito vermelho de Assuã, foi levado por Calígula.


Top 20 igrejas mais visitadas da Itália
No centro, os guardas suíços que fazem a guarda do Vaticano, com a roupa típica engraçada