quinta-feira, 14 de abril de 2022

Onde e quando ver as cerejeiras florindo em Toronto (Canadá)?

Já aviso que este será um post com muito mais foto e menos texto do que o normal porque o que importa aqui são as árvores floridas lindas! Em viagens durante a primavera para o Hemisfério Norte, sempre é legal procurar informações sobre festivais diversos e em alguns caos, até marcar a viagem a melhor época para ver alguma flor específica. Quando estava pesquisando sobre Toronto e o Canadá para a viagem de 2018, descobri que se tivesse sorte, poderia pegar a florada das cerejeiras logo que chegasse na cidade perto do dia 10 de maio. E realmente, torci muito e consegui chegar no auge! Era uma sexta-feira e chegamos na parte da tarde, mas até fazer check-in no hotel (clique para ler dicas dos 2 hotéis onde ficamos!) e esperar meus tios que chegariam no final do dia, só fomos ver as cerejeiras no dia seguinte.


Onde e quando ver as cerejeiras florindo em Toronto?



Cerejeiras em Toronto



Em 1959, a embaixada japonesa doou 2.000 mil mudas de cerejeiras (sakura em japonês) em agradecimento ao apoio que a população de Toronto deu aos refugiados japoneses após a Segunda Guerra Mundial. As mudas foram plantadas em diversas regiões da cidade, mas a maioria ficou no High Park (abaixo), que se tornou o local mais famoso para curtir a florada das cerejeiras. A prefeitura de Toronto deu continuidade ao projeto e até os dias atuais, planta mais cerejeiras pela cidade. 


Onde e quando ver as cerejeiras florindo em Toronto (Canadá)?




Leia aqui todas as dicas sobre Toronto no blog!




Segundo a wikipedia, "existem mais de 600 variedades de sakura diferenciadas pelo número de pétalas, a cor das flores e as folhas jovens, ou o período de floração. A cor das flores vai do branco ao vermelho escuro através de todos os tons de rosa pálido". sakura é uma árvore ornamental diferente da que produz a fruta cereja. A observação da florada das cerejeiras é tradicional no Japão e tem muitos significados.

O clima influencia na época da floração da cerejeira, que no Hemisfério Norte acontece durante a primavera, entre março e maio (leia aqui em inglês sobre o efeito das mudanças climáticas na floração das cerejeiras). As flores ficam bonitas por cerca de uma semana então se você estiver em um lugar com as flores abertas, corra para ver antes que elas caiam (principalmente se tiver previsão de chuva)! Agora em 2022, já acompanhei pela internet as florações de cerejeira em Washington, Londres, Paris, Berlim, outros lugares da Alemanha e da Europa em geral desde março. A previsão para as cerejeiras de Toronto em 2022 é final de abril - acompanhe por este site aqui: Sakura in High Park (tem instagram também).

No Brasil temos cerejeiras floridas também, só que entre julho e agosto, e vou fazer um post sobre isso em breve!




Cerejeiras no High Park em Toronto


O principal local da florada das cerejeiras em Toronto é o High Park, um pouquinho fora do circuito turístico tradicional, mas nada impossível de chegar de transporte público. Com nossos passes de transporte na mão, fomos logo cedo para o parque que fica em uma área residencial e ele já estava lotado!

Onde e quando ver as cerejeiras florindo em Toronto?
É só seguir as placas e as pessoas saindo da estação High Park da linha verde!

Onde e quando ver as cerejeiras florindo em Toronto?

Quando entramos no parque, fomos descendo a ruazinha interna principal até chegar na outra ponta. Era só seguir a multidão e as flores que enxergávamos de longe.

Onde e quando ver as cerejeiras florindo em Toronto?

Onde e quando ver as cerejeiras florindo em Toronto?

Onde e quando ver as cerejeiras florindo em Toronto?

Onde e quando ver as cerejeiras florindo em Toronto?

Onde e quando ver as cerejeiras florindo em Toronto?


Depois da sessão de fotos, saímos pelo outro lado do parque e para não ter que voltar todo o trajeto (longo) que fizemos, pegamos então aqueles bondes de rua (na Avenida The Queensway) até o próximo ponto no roteiro (abaixo)!


Onde e quando ver as cerejeiras florindo em Toronto (Canadá)?




Leia mais:


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required





Cerejeiras no Trinity Bellwoods Park em Toronto


O caminho do High Park até o Trinity Bellwoods Park é praticamente uma reta, mas seria uma hora caminhando. De tram, deu uns 15 minutos e o ponto fica bem na entrada do segundo parque. Este é bem menor e com menos árvores, como vocês podem ver abaixo, mas é muito mais perto do centro então tem bastante gente também e um bônus incrível - a vista da CN Tower (leia aqui sobre a história da torre) emoldurada por flores de cerejeira!


Onde e quando ver as cerejeiras florindo em Toronto?

Onde e quando ver as cerejeiras florindo em Toronto?

Onde e quando ver as cerejeiras florindo em Toronto?

Onde e quando ver as cerejeiras florindo em Toronto?


Seguimos então para o almoço - foi uma manhã tranquila e florida! Veja aqui dicas de onde comer em Toronto e mais aqui sobre o St. Lawrence Market! Aqui estão as dicas de hospedagem em Toronto (ficamos em 2 hotéis diferentes - um nos primeiros dias da viagem e outro nos dias finais) e o post sobre o Graffiti Alley, meca da street art em Toronto, que visitamos outro dia. Doors Open Toronto - Conhecendo lugares geralmente fechados para o público

Chip de celular com internet ilimitada no Canadá
Leia aqui tudo sobre o chip que usamos lá no Canadá com internet ilimitada!



Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem 12x sem juros







Outros lugares para ver cerejeiras em Toronto


Claro que o High Park e o Trinity Bellwoods Park não são os únicos lugares para ver cerejeiras em Toronto, mas pelas minhas pesquisas, eram os mais próximos e fáceis de ir e com uma concentração  bem grande de árvores, o que aumenta a chance de ver uma florada bonita.

O Centennial Park, nos subúrbios de Toronto, é o segundo local com mais árvores, mas bem mais longe do que o High Park. Perto dele fica o Broadacres Park. Na Toronto Island também tem um pedacinho com cerca de 30 árvores de cerejeira, mas estivemos ali na parte da tarde do mesmo dia e não vimos nada. Você ainda podem ver cerejeiras na York University (ao norte de Toronto) ou na Universidade de Toronto (campus Scarborough - bem longe do centro) ou até no campus St. George, mais central. Elas ficam perto da Biblioteca Robarts. Veja outras opções mais nos subúrbios no blog Baianos no Polo Norte. Aqui tem uma lista ainda maior em inglês, inclusive com a quantidade de árvores marcadas.


Onde e quando ver as cerejeiras florindo em Toronto?
Estava bem frio e ainda bem que estavam nos planos comprar casacos da Uniqlo no primeiro dia de viagem. Não reparem na foto que estou de olho fechado rs.


Onde e quando ver as cerejeiras florindo em Toronto (Canadá)?



Dicas extras para ver as cerejeiras em Toronto


Evite ir aos parques no final de semana porque estão sempre cheios, mas se for o pico da floração e você tiver pouco tempo da cidade, não tem muito o que fazer. Em 2018, não vi estrutura para comes, bebes ou mesmo banheiros então vá preparado. Não deixe lixo nos parques e não toque nas flores porque elas são frágeis e vão cair (e nem nas árvores - bom senso por favor para não estragar a experiência de outras pessoas ou comprometer as próximas floradas)!


Organizamos nosso roteiro no Canadá para Ottawa ser a segunda cidade, justamente porque estaríamos lá nas datas do famoso Festival de Tulipas (clique no link para ver o post!). Ainda pegamos o Jardim Botânico em Montreal bastante florido (com tulipas também - post em breve), além é claro de praças diversas floridas por todas as cidades onde passamos. Maio é um ótimo mês para viajar para o Canadá!



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

8 comentários:

  1. E eu que pensava que cerejeiras lindas assim só existiam no Japão!! Maravilhosas as dicas - e como rendem fotos lindas essas árvores, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem umas mais brancas, outras mais rosas, mas são todas lindas!

      Excluir
  2. Que sorte pegar a florada das cerejeiras em Toronto! Na verdade os parques todos da cidade são lindíssimos, né? Sei que na Universidade de Toronto também é bem bonita a floração, assim como o outono é inesquecível todo laranjinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, foram uns meses aqui em casa torcendo diariamente pra floração daquele ano ser em maio kkkkk

      Excluir
  3. As cerejeiras dão um ar de festa a Toronto, né? Eu tenho uma única cerejeira na minha quinta que, quando está em flor, parece uma noiva. Imagino centenas e centenas de árvores juntas. Adorei saber o detalhe da oferta do Japão - foi um gesto simbólico muito bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Invejinha de quem tem a própria cerejeira em casa! rs

      Excluir
  4. Que post fantástico! Nunca sei se programo viagem para primavera para ver as cerejeiras em Toronto ou no outono, quando as árvores explodem em cores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, é outra época linda! Mas eu iria pro Canadá em maio e depois iria pra Vermont (EUA) no outono! rs

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.