quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Luto pelo Museu Nacional (Rio de Janeiro)

Sim, já faz mais de 2 meses do incêndio do Museu Nacional no Rio de Janeiro, mas esse assunto está entalado na minha garganta desde então, então vou postar mesmo assim - o texto abaixo foi escrito à mão em um caderninho que sempre tenho na bolsa durante o feriado de setembro e está praticamente sem edições. O sentimento de impotência diante do acontecido foi um dos grandes motivos do blog andar paradão desde o início de setembro.


Luto pelo Museu Nacional (Rio de Janeiro)
Foto: Felipe Milanez

Domingo, 02 de setembro de 2018- eu fiz um bate-volta para São Paulo para ver um show em homenagem ao Cazuza com vários parceiros de palco e de músicas de um dos maiores músicos brasileiros de todos os tempos. Quando acabou o show sensacional, assertivamente com a música "Brasil", fui tomando meu caminho de volta para casa e atualizando as redes sociais. Aí as mensagens sobre o incêndio no Museu Nacional começaram a chegar.




Já em casa, fui ler reportagens e saber exatamente o que estava acontecendo, porque a ficha não estava caindo. Eu estava tão paralisada com tudo aquilo (e também animada pelas músicas lindas do show) que não conseguia dormir. Continuei assim pela semana seguinte inteira impossibilitada de colocar qualquer coisa para fora, seja falando ou escrevendo sobre o principal assunto daqueles dias. Parecia até que eu tinha parado de acreditar na raça humana por conta do descaso.






Depois de 125 posts sobre museus no blog (até nov/2018), já dá para imaginar que adoro visitar um museu quando viajo e sempre faço questão de compartilhar as dicas por aqui. Sou apaixonada por História então não poderia ser diferente, mas confesso que até um post do blog Finestrino de 2016 eu nunca tinha ouvido falar sobre o maior museu natural do Brasil. E olha que sempre pesquiso e leio muito sobre turismo nas cidades e regiões que frequento. Eu não moro no Rio e não costumava ir muito para lá, mas imaginem quantos turistas em geral que vão para o Rio anualmente e quantos desses visitavam o Museu Nacional? Quantos que nunca ouviram falar sobre ele antes do incêndio? E os moradores da cidade que no máximo visitavam com o colégio quando eram crianças e depois nem ligavam mais para a instituição?

Luto pelo Museu Nacional (Rio de Janeiro)
Museu Nacional no Palácio da Quinta da Boa Vista antes do incêndio - Foto: Halley Pacheco de Oliveira - CC BY-SA 3.0


Existem diferentes tipos de museu e os de História Natural não são dos meus preferidos, assim como não é de muita gente, mas tenho certeza que uma galera que passou pelo Rio, por exemplo na Copa e nas Olimpíadas, não visitou esse museu por falta de divulgação. Em compensação, o Museu do Amanhã que é mantido com parceria público-privada estava em qualquer propaganda sobre esses grandes eventos e a coitada da Quinta da Boa Vista (antigo palácio real que abrigava o museu) estava relegada à própria sorte, pois quem deveria preservar e cuidar do museu não fez nada disso. Não adiantou ser um grande centro de pequisas da UFRJ e muito mais do que um museu - as instalações já denunciavam o descaso há décadas.

Para mim, o incêndio do Museu Nacional foi a gota d´água de tudo que está errado no Brasil (e não é pouca coisa) e eu fico cada vez mais inconformada e desacreditada que é possível que algo seja feito para melhorar/mudar. Me espanta o descaso pela cultura, pela arte, pela educação e pela História, que são coisas que eu prezo tanto e não me conformo que a maior parte da população não está nem aí para isso.





O Museu Nacional caiu em um círculo vicioso: as pessoas sem interesse não visitam, aí a universidade e o governo não investem dinheiro. Aí o museu fica cada vez menos atrativo e as pessoas visitam cada vez menos (o mesmo acontece com muitos outros museus e patrimônios históricos). Aí a gente pensa: vou tentar quebrar esse círculo prestigiando e visitando os museus da minha cidade e não consegue nem descobrir online o horário de funcionamento deles - porque existem informações conflitantes em alguns sites e a gente fica sem saber qual é o mais atual. Nem ligando para os telefones de contato você consegue a informação correta (isso em Campinas - SP, pelo menos). Não tem acessibilidade para pessoas com problema de locomoção, nem transporte público eficiente para chegar lá e muito menos lugar para estacionar por perto. Tudo colabora para você não visitar mesmo!


Luto pelo Museu Nacional (Rio de Janeiro)


Pensei em me desafiar a visitar um museu por mês (que não é nenhum absurdo nas viagens, mas é bem mais complicado quando você está na própria casa em uma cidade não turística), mas como não sei se vou conseguir, queria pelo menos escrever mais sobre museus no blog. Quem sabe assim, mais gente se interesse em conhecer algum também... (edit nov/2018 - por conta das eleições esse "desafio" já começou meio fail porque não escrevi nem sobre museus nem sobre outro assunto nas últimas semanas...)





Com toda essa história, sugeri para um grupo de blogueiros fazermos a nossa blogagem coletiva de setembro sobre museus brasileiros e escrevi sobre o Museu Histórico Nacional, também no Rio de Janeiro e erroneamente confundido com o Museu Nacional incendiado. No link acima, tem uma lista incrível de museus espalhados pelo Brasil que merecem a nossa visita!

Algumas notícias interessantes sobre o futuro do Museu Nacional no Rio de Janeiro e assuntos relacionados:


Sugiro ainda a leitura deste post no blog Viajar Correndo e deste no blog Mariana Viaja sobre o mesmo assunto, além deste site com guias de todos os museus brasileiros, separados por região - ótimo ponto de partida para quem quer conhecer museus diferentes.







Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.