quinta-feira, 1 de maio de 2014

25 dicas para curtir o Victoria & Alfred Waterfront na Cidade do Cabo

ATUALIZADO EM 29/09/2017

O complexo do Victoria & Alfred Waterfront é enorme e eu não entendi completamente o mapa até chegar na Cidade do Cabo. Ali é possível encontrar muitos restaurantes, museus, shoppings, marcos históricos e atrações para toda a família. O nome vem da Rainha Victoria da Inglaterra e de seu filho Alfred (e não de seu marido Albert, com muitos pensam quando lêem a abreviação - V&A Waterfront), que em 1860 iniciou a construção do primeiro quebra-mar na turbulenta Table Bay.


Dicas para curtir o V&A Waterfront, na Cidade do Cabo, África do Sul!


O píer Alfred logo mostrou-se pequeno e construíram o píer Victoria. A partir de 1960, os prédios do porto e píer foram abandonados, mas em 1988 a Waterfront Company resolveu modernizar o local e desenvolvê-lo comercialmente.

mapa do V&A Waterfront

mapa do V&A Waterfront

mapa do V&A Waterfront

Curiosidades


A roda-gigante tem mais de 50m de altura e o estádio da Copa de 2010 está a 10 minutos andando de lá (sem sombras pelo caminho). O complexo é aproximadamente do tamanho de 180 campos de rugby e recebe mais de 23 milhões de visitantes por ano (a atração mais visitada na Cidade do Cabo e alguns dizem até que é a atração mais visitada de toda a África do Sul!).

Esse post ficou gigante, mas ainda não é o suficiente para mostrar o quanto eu gostei da região! Lojas + restaurantes + movimento grande de pessoas + segurança, tudo em um lugar só? É a minha cara! Abaixo, dou dicas de 25 atividades para fazer por lá! Eu testei e aprovei a maioria!


Leia aqui todos os posts sobre a Cidade do Cabo no blog!




Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!




Seguro Viagem 12x sem juros






Já que adoro um museu, nada melhor do que começar com um! Por incrível que pareça, não visitei esse aqui, mas por falta de tempo mesmo! Quando estive lá (no final de fevereiro), estava acontecendo uma exposição aparentemente legal sobre o Leonardo da Vinci, mas que já acabou. Aberto das 9h as 21h, custa R35 (aproximadamente 4 dólares) - tours guiados pelo museu por R25 adicionais. O prédio estava vazio quando eu passei ali perto na hora de pegar o barco para a Robben Island. Além do museu em si e das ruínas na parte da frente, eles têm um walking tour pago pelo Waterfront (abaixo).

Chavonnes Battery Museum

Chavonnes Battery Museum
Essa exposição já acabou!

Chavonnes Battery Museum

Chavonnes Battery Museum

Chavonnes Battery Museum

Chavonnes Battery Museum

02) 2 tipos de Walking Tours


Além do tour citado acima (mais informações aqui - R100 - mais ou menos 10 dólares, mínimo de 4 pessoas), é possível fazer praticamente o mesmo tour sem pagar nada! É só aparecer no escritório de turismo ali no Waterfront (perto da roda-gigante) e pegar o mapinha abaixo indicando os principais pontos da região. Em cada um desses pontos, você encontra uma plaquinha como as aqui embaixo explicando a história e importância do local em questão. Todas as placas estão em inglês. Eu não fiz o tour organizadinho, mas sempre que passava em frente a alguma placa, parava para ler. Eles estimam a duração do tour completo de 45 minutos a 1h.


mapa do V&A Waterfront

mapa do V&A Waterfront

walking tour V&A Waterfront

walking tour V&A Waterfront

walking tour V&A Waterfront

walking tour V&A Waterfront

walking tour V&A Waterfront

walking tour V&A Waterfront

walking tour V&A Waterfront

walking tour V&A Waterfront





03) Torre do Relógio (Clock Tower)


Ícone da região do porto, por muito tempo esteve pintada de vermelho. Tem um mecanismo para checar as marés e foi restaurada em 1997, sendo que o relógio original ainda está em uso. A construção terminou em 1882. Em algum lugar, li que é possível entrar no escritório do Capitão do Porto, mas não descobri se isso é verdade - a torre estava sempre fechada quando passei por lá.


Clock Tower

Clock Tower





04) Diamond Museum


Já contei aqui que acabei não visitando esse museu e fiz um "diamond tour" em outro lugar. Mas esse é definitivamente de melhor acesso para turistas. Administrado por uma das maiores joalherias do país, contam mais sobre a formação da rocha e a corrida por diamantes no século XIX. Custa R50 (aprox. 5 dólares) e funciona das 9h às 21h. No site deles, achei esse diamond quiz bem interessante.

Clock Tower Shopping Centre

Cape Town Diamond Museum

Cape Town Diamond Museum

05) Nelson Mandela Gateway pra Robben Island


É deste prédio abaixo que saem os barcos para o passeio a Robben Island e uma das prisões do Mandela. Antes de embarcar, você já vê uma pequena exposição sobre o apartheid, a ilha e a prisão. Clique no link acima para ler o meu relato do passeio.

Nelson Mandela Gateway pra Robben Island




Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook





06 ) Swing Bridge


Logo ao lado da Clock Tower e do Nelson Mandela Gateway fica essa ponte super interessante. Não vi em funcionamento, mas uma vez cheguei ali e tinha um aglomerado de pessoas esperando liberar para atravessar. Acho que a ponte tinha acabado de "fechar". Vejam no vídeo abaixo porque não tirei nenhuma foto decente do local. No vídeo dá para ver a parte de trás do Alfred Mall.



07) Aquário Two Oceans


Aquários nunca foram as minhas prioridades em viagens, mas como fazia tempo que não visitava um, acabei topando essa visita, que contei neste post aqui.

Aquário Two Oceans

Aquário Two Oceans
Encontrando vários Nemos!

Aquário Two Oceans


08) Alfred Mall


O Waterfront é a meca de compras da cidade, como contei no post sobre esse assunto e o Alfred Mall é o mais caro e exclusivo deles.

Alfred Mall

Alfred Mall

09) Robinson Dry Dock


Passei rapidamente por esta área durante o tour com o ônibus hop-on, hop-off. É uma doca seca, onde muitos navios ainda são consertados.

Robinson Dry Dock

10) Iziko Maritime Center


Na teoria fica no Union Castle Building, mas eu juro que procurei e não achei esse museu!!! Li que teria uma coleção de navios e um arquivo de fotografias de navios da década de 20 até a de 60 e me interessei, mas não consegui visitar! Se alguém tiver conhecido e souber a localização exata, por favor deixe nos comentários!

10) Craft Market & Wellness Center

Esse é um dos mercados principais de artesanato da cidade (se bobear, o principal), mas está em reforma. Foi transferido temporariamente para outro prédio não longe dali, mas no final das contas não deu tempo!

Craft Market & Wellness Center

11)V&A Market on the Wharf 


Eu não nem ia fazer um post específico sobre esse mercado, mas tinha tantas fotos para compartilhar e achei o lugar tão sensacional que achei que valeria a pena. Leaim este post só sobre o mercado! Fiquei com água na boca só de lembrar das comidinhas que vi e comi por lá!

V&A Market on the Wharf

V&A Market on the Wharf


V&A Market on the Wharf

V&A Market on the Wharf


Uma praça criada por 2 artistas (Claudette Schreuders  e Noria Mabasa) com estátuas de 4 líderes sul-africanos ganhadores do Prêmio Nobel: Albert Luthuli (resistência não-violenta ao apartheid - 1960), Desmond Tutu (arquebispo, por promover a justiça social - em 1984), Fw de Klerk (presidente pela luta pelo fim do apartheid - 1993) e Nelson Mandela (pela luta contra o apartheid - 1993).

Nobel Square - Cidade do Cabo

Nobel Square - Cidade do Cabo

Nobel Square - Cidade do Cabo

Nobel Square - Cidade do Cabo

Nobel Square - Cidade do Cabo

Nobel Square - Cidade do Cabo

13) Ponto de partida do ônibus hop-on, hop-off e do Canal Cruise


É no Waterfront que fica o primeiro ponto e um escritoriozinho da empresa. Fiz outro post mais detalhado sobre esse ônibus e na semana passada contei sobre o passeio de barco que estava incluso no meu ticket.

ônibus hop-on, hop-off na Cidade do Cabo
Ônibus saindo do ponto da Table Mountain

canal cruise na Cidade do Cabo

14) Tirar uma ótima foto da Table Mountain


Para quem não sabe, a Table Mountain foi eleita uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo e é a única da África. A entrada para o bondinho fica longe dali, mas instalaram esse frame em um ponto estratégico do Waterfront para uma bela foto!

Melhor lugar para tirar foto da Table Mountain


15) Mineral World Scratch Patch


Vi algumas propagandas como se fosse uma atração super legal e como era pertinho do meu hotel, no meio do caminho até a parte principal do Waterfront mesmo, resolvi parar um dia. Na verdade é uma loja que vende pedras, joias e bijuterias em geral, mas tem um campinho de mini golf em uma caverna (eles chamam de cave golf). Dei uma olhada rápida e eles não abusam nos preços não. Isso me lembrou meu tempo em Hilton Head Island (EUA) porque os americanos costumam ser loucos por golf e isso começa desde cedo, com as crianças jogando mini-golf. Ainda estou devendo posts desse intercâmbio!

Eles também tem um área cheia de pedrinhas, onde você entra, paga um valor fixo e pode levar as pedras que couberem no saquinho. Não lembro quanto era, mas era algo barato, menos de US$1,00. Eles também tem outra unidade na região, perto da praia dos pinguins (Bolders Beach). Talvez seja uma boa para crianças relativamente pequenas (para adultos não tem a menor graça) ou para europeus loucos por essas pedras abaixo que temos aos montes no Brasil.

Mineral World Scratch Patch

Mineral World Scratch Patch


Mineral World Scratch Patch

Mineral World Scratch Patch

Mineral World Scratch Patch

Mineral World Scratch Patch

Mineral World Scratch Patch

Mineral World Scratch Patch

Mineral World Scratch Patch

Mineral World Scratch Patch

16) Time Ball Tower


A "torre da bola do tempo" foi construída em 1894 e era operada à mão inicialmente. Segundo a Wikipedia, é "um dispositivo de sinalização do tempo. Trata-se de uma grande bola de madeira ou metal pintada ou decorada, que é descartada em um tempo pré-determinado, serve para navegação marítima e é usada para permitir que os navegadores verifiquem os seus cronômetros marítimos de seus navios. A cronometragem precisa é um meio pelo qual pode ser determinada a longitude no mar." Claro que hoje em dia existem aparelhos mais modernos para isso e as bolas restantes são mais atrações históricas (tem uma listinha no link da Wikipedia). Projetada por pelo Capitão Robert Wauchope, foi declarada patrimônio histórico sul-africano no final do século XX. Logo na 1a noite, passei ao lado dela na volta do jantar e nem vi! Ainda bem que prestei atenção na gravação do ônibus hop-on, hop-off porque foi por "culpa" disso que descobri que existia - e ficava ali do lado do meu hotel! Passei novamente por ali outras vezes durante o dia, aí sim prestando atenção e tirando fotos.

Time Ball Tower

Time Ball Tower

17) The Springbok Experience


Nunca me interessei por esse esporte, mas depois de assistir "Invictus" e estando onde eu estava, quis conhecer o museu do rugby. Contei tudo neste post e super recomendo, mesmo para quem não sabe nada de rugby. Só que tem que entender inglês!

The Springbok Experience

The Springbok Experience

18) Roda-gigante Wheel of Excellence


Até agora não acredito que não deu tempo de ir nessa roda-gigante! No dia que teria tido tempo, eu não fui porque tinha acabado a bateria das 2 máquinas e não poderia tirar fotos (que era o que eu mais queria fazer ali). E depois não tive tempo! São 30 cabines com ar condicionado e custa aproximadamente 9 dólares.

Roda-gigante Wheel of Excellence - Cidade do Cabo

Roda-gigante Wheel of Excellence - Cidade do Cabo

Roda-gigante Wheel of Excellence - Cidade do Cabo

Roda-gigante Wheel of Excellence - Cidade do Cabo

19) Anfiteatro Agfa


Anfiteatro que apresenta espetáculos grátis, por exemplo da Filarmônica da Cidade do Cabo. Vi apresentações ali do lado também e só um vez dentro do anfiteatro mesmo. Tem uma telona que passava alguns clipes e videozinhos. Fica bem em frente ao Shopping Victoria Wharf. Aqui vocês podem achar os grupos que sempre se apresentam por ali.

Anfiteatro Agfa - Cidade do Cabo

20) Red Shed Craft Workshop


São 27 lojas de roupa, joias e bijuterias, couro, peles, bolsas, sapatos, trabalho em madeira, ovo de avestruz, almofadas, coisas de mesa, arte e etc. Já falei neste post aqui.

Red Shed Craft Workshop

Red Shed Craft Workshop

21) Victoria Wharf Shopping Center


Esse shopping é um complexo de lojas no cais, com estrutura moderna projetada para combinar com os velhos prédios reformados. Ótimo lugar para fazer compras e comer!

Victoria Wharf Shopping Center

Victoria Wharf Shopping Center

Victoria Wharf Shopping Center

22) Ótimos restaurantes


O Waterfront e o Shopping Victoria Wharf tem diversas opções de restaurantes e lanchonetes. Você pode passar a viagem inteira almoçando e jantando por aqui e não precisa repetir nenhum! Contei essa semana sobre os restaurantes que experimentei e tem muitas outras opções por lá!

23) Passeio de helicóptero


Quando eu voltar para a Cidade do Cabo, quero fazer um tour de helicóptero! A cidade já é linda por terra e mar, imagina pelo ar então? No Waterfront é possível comprar tickets para vários tours de helicóptero, mas eu pessoalmente não conheço nenhuma dessas empresas.


24) Alugar uma bicicleta


No Waterfront é possível também alugar uma bicicleta para curtir a cidade! Eles têm outros pontos de aluguel no centro da cidade e na praia de Sea Point.

bicicletas de aluguel na Cidade do Cabo
Foto do facebook da empresa

25) Outros passeios de barco


Além do "canal cruise" que falei acima, é possível fazer outros passeios de barco, que partem dali, inclusive em um barco pirata!

EXTRA - NOVIDADE EM 2017


26) Zeitz MOCAA


Recém-inaugurado em setembro/2017, temos o museu de arte contemporânea, Zeitz MOCAA, ocupando um antigo silo abandonado. É o maior museu do tipo na África do Sul. Leia mais detalhes nesta reportagem.

Mais informações e fotos


São 11 hotéis na área inclusive o que me hospedei (The Portswood Hotel), 6 shoppings inclusive o grandão Victoria Wharf Shopping Centre. Como as opções de alimentação são inúmeras, achei que é um ótimo lugar para se hospedar, principalmente para pessoas como eu que gostam de voltar caminhando tranquilamente para o hotel aós o jantar.

A região lembra muito as regiões portuárias de São Francisco, Sydney e Barcelona e nem preciso dizer que AMEI tudo aquilo! Cheguei na Cidade do Cabo em um sábado a tarde e fui embora na 5a feira seguinte cedinho e acho que passei pelo V&A todos os dias (mesmo que rapidamente)!!! Abaixo, muitas fotos aleatórias dessa parte da cidade que é o máximo!

V&A Waterfront

V&A Waterfront
Uma das inúmeras apresentações de grupos africanos

V&A Waterfront

V&A Waterfront

Acima e abaixo, o Somerset Hospital.

V&A Waterfront

V&A Waterfront

V&A Waterfront

V&A Waterfront

V&A Waterfront

V&A Waterfront
Nesse prédio fica um restaurante belga famoso e até queria comer ali, mas achei o cardápio meio basicão e desisti da ideia.

V&A Waterfront
Do Waterfront para o meu hotel, eu tinha que subir essa escadaria toda. Haviam outros 2 caminhos e um deles era só com rampas.

V&A Waterfront
A Swing Bridge aparece aí!

V&A Waterfront
Restaurante de culinária sul-africana que acabei não experimentando, em frente ao Nelson Mandela Gateway

V&A Waterfront
Entre a roda-gigante e o Shopping Victoria Wharf fica essa escultura igual àquela da ONU em Nova York!

mapa do V&A Waterfront
Mapa da área na porta do meu hotel

V&A Waterfront

V&A Waterfront

V&A Waterfront
Centro de Informações Turísticas, perto da roda-gigante e do barzinho abaixo

V&A Waterfront

V&A Waterfront
Na entrada do Shopping Victoria Wharf, na frente do anfiteatro, tem esse parquinho para as crianças

V&A Waterfront

V&A Waterfront
Vista da janela do meu quarto - a roda-gigante de lado!

V&A Waterfront
Waterfront vazio às 9h da manhã!

V&A Waterfront

A Mari contou sobre o Waterfront lá no blog Ideias na MalaReserve o seu hotel na Cidade do Cabo através deste link do Booking e ajude o blog! Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos comissão!

E você, já conhece o Waterfront? Gostou ou não?


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

8 comentários:

  1. Uau, é um complexo para lá de complexo hein? Adorei as fotos. Obrigada por tantos detalhes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe por isso que é difícil de entender! Eu só entendi vendo mesmo...

      Excluir
  2. Que lugar gigante, confesso que me perdi! Sabe que coloquei, recentemente, a Africa na minha lista? Deu vontade de fazer um safari, inclusive... Para a cidade do Cabo já sei aonde pegar as dicas, tks!!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem dicas de safári aqui no blog tb Gabi! E Rota Jardim e mais umas coisinhas da África do Sul!

      Excluir
  3. Quanta coisa para fazer nesse complexo!
    Estou namorando Cidade do Cabo há um bom tempo. Ótimas informações ;)

    ResponderExcluir
  4. "Encontrando vários Nemos" kkkkk Ri muito!
    Adorei as dicas Fe!!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.