sexta-feira, 7 de março de 2014

Sessão Pipoca - "Diário de uma Paixão"


Acho que todo mundo já viu (ou ouviu falar) desse filme romântico adaptado de um dos livros do Nichollas Sparks. Na minha opinião, "Diário de um Paixão" é o melhor livro dele (e consequentemente o melhor filme baseado nesses livros) e é impossível não chorar. Além da história emocionante, outra coisa que chama a atenção no filme são as mansões do sul dos Estados Unidos, que tem tudo a ver com Savannah (Georgia) e Charleston (South Carolina), que conheci no meu intercâmbio. Amei essa região por toda a história da Guerra Civil Americana e dos casarões históricos - tudo muito no clima de outro filme que eu gosto mais ainda, "E o Vento Levou".


capa do DVD de "Diário de uma Paixão"
capa do DVD de "Diário de uma Paixão", imagem da Wikipedia



Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!




Seguro Viagem 12x sem juros








Pesquisei sobre as casas do filme para saber se era possível visitá-las. A casa da família de Allie (personagem de Rachel McAdams) é a Boone Hall Plantation, uma super atração pertinho de Charleston (SC). Eu estive ali pertinho e não consegui visitar - vou ter que voltar! A "plantation" (a tradução seria plantação, mas no sentido de fazenda ou latifúndio) é de antes da Guerra Civil dos Estados Unidos (também chamada de Guerra de Secessão, aquela dos estados do norte contra os do sul) e hoje pode-se visitar o jardim, as casas onde os escravos moravam e a "Avenida de Carvalhos" (The Avenue of Oaks) que inspirou até o filme "E o Vento Levou". O mais parecido que temos por aqui seriam as fazendas de café do interior de SP e RJ.




Boone Hall Plantation
A Avenida dos Carvalhos

Boone Hall Plantation
fachada da casa, as 2 fotos são do facebook deles







Existem também alguns tours relacionados com a flora e a fauna da região e o local é bastante usado para casamentos porque é maravilhoso. O interior dessa casa não tem nada a ver com a casa do filme, a Boone Hall Plantation foi usada somente pelo exterior e as cenas internas foram feitas na Calhoun Mansion, também em Charleston. A casa tem 35 ambientes, 35 lareiras, elevador e era uma das maiores residências da cidade.


Calhoun Mansion
Calhoun Mansion, foto do site oficial


Leia mais:


As 3 fotos abaixo são de cenas do filme e são do site Hooked on Houses, utilizadas com autorização.

The Notebook

The Notebook

The Notebook


O asilo onde a história está sendo contada no presente é a Black River Plantation que também pode ser visitada, mas aqui o foco são caçadas a javalis e perus selvagens, entre outros animais. Eles também oferecem acomodação. A propriedade fica mais ou menos entre as cidades de Columbia e Charleston, também na Carolina do Sul.


Black River Plantation
Black River Plantation foto do site oficial
The Notebook
Asilo no filme, foto do site Hooked on Mansion

A casa que o Noah reformou também é linda e foi envelhecida para a 1a parte do filme, quando está caindo aos pedaços.


The Notebook
antes da reforma

The Notebook
depois da reforma

The Notebook


The Notebook


Essa casa é a Martins Point Plantation na Ilha Wadmalaw, SC, que hoje é um condomínio. No site oficial você pode ver todas as casas já existentes e babar bastante. Tem inclusive uma a venda, mas como tudo aqui é propriedade particular, vai ser mais difícil visitar. No site Hooked on Houses (em inglês), eles contam a história dessa casa.

Para quem gostou desse post, sugiro dar uma passada nesse site sobre as "plantations" da Carolina do Sul - tem uma mais linda do que a outra!


Caso precise alugar um carro para fazer alguma roadtrip, alugue através da Rentcars, uma de nossas parceiras!




Veja outros posts da "Sessão Pipoca", com mais indicações de locações de filmes e seriados! Compre aqui o seu livro ou DVD de "Diário de uma Paixão", ajude o blog e não pague um centavo a mais por isso!






Você já curte nossa fanpage no Facebook, já segue o nosso Twitter, o nosso Instagram e o Google+?

4 comentários:

  1. Fernanda, amei o seu post! Estou programando minha viagem pela Costa Atlântica dos EUA e só encontrei aqui um post em português tão detalhando de Charleston e ainda fui lembrada de um filme que eu amo e que foi rodado lá: Diário de uma Paixão. Estou bem entusiasma em fazer o passeio em Boone Hall, apesar de não saber se terei tempo para isso... Para ser perfeito mesmo, só me restava você nos contar onde fica (e se existe!) aquele lindo lago cheio de cisnes do filme...
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Infelizmente não sei onde fica esse lago não... Eu queria TANTO ter conhecido Boone Hall... Vc vai passar por Savannah também? Outra cidade maravilhosa, mas ainda não tive tempo de escrever sobre lá!

      Excluir
  2. Ana Carolina Zimmermann31 de janeiro de 2017 às 10:13

    Fernanda, parabens pelo seu blog! Já visitei Savannah e simplesmente amei!! Uma pena que não pude visitar Charleston, mas voltarei em breve. Sou fã de Dear John tbm do Nickolas Sparks, sou que tem cenas gravadas em Folly Beach, vc sabe alguma dica sobre as cenas desse filme? Se vc souber e puder compartilhar eu ficaria imensamente feliz! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei nada não Ana Carolina... Nunca pesquisei pq dos livros e filmes do Nicolas Sparks, é o que eu menos gosto...

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.