domingo, 27 de maio de 2018

Projeto Tamar em Vitória (ES)

Eu acredito que o Projeto Tamar seja o mais conhecido e bem sucedido projeto ambiental no Brasil nos dias de hoje. Eu já conheci as bases em Ubatuba e Praia do Forte na minha adolescência e na minha última viagem a Vitória, consegui conhecer a base de lá.

No fim dos anos 70, as tartarugas marinhas já estavam entrando em extinção, mas alguns estudantes universitários se solidarizaram com a causa e criaram o Projeto Tamar para garantir a conservação de algumas das espécies de tartarugas!


Projeto Tamar em Vitória (ES)


Leiam aqui todos os posts sobre Vitória no blog!





No fim dos anos 70, as tartarugas marinhas já estavam entrando em extinção (devido à pesca e outros problemas), mas alguns estudantes universitários se solidarizaram com a causa e criaram o Projeto Tamar (oficialmente em 1980) para garantir a conservação de algumas das espécies de tartarugas! Foram muitos anos para chegar onde eles estão hoje, mas em abril/2018 comemoraram 35 milhões de tartarugas devolvidas ao mar - uau! A missão do projeto é a pesquisa, conservação e manejo de 5 espécies de tartarugas marinhas que temos no Brasil (tartaruga cabeçuda ou mestiça, de pente ou legítima, oliva, de couro ou gigante e a verde).


Quando confirmei minha participação no @pocandonoes 4, já garanti a passagem para ir antes e voltar depois do evento porque queria muito conhecer o #ProjetoTamar de #Vitória! Ainda na adolescência conheci as bases do projeto na Praia do Forte - BA e Ubatuba - SP e fiquei encantada com as #tartarugas, mas já fazia muito tempo que não visitava nenhum. O @projeto_tamar_oficial é essencial para a preservação das tartarugas marinhas no Brasil e vale a pena demais visitar as bases, aprender mais sobre elas e espalhar essa mensagem! Em abril/2018, eles completaram 35 milhões de tartarugas protegidas! 😱😱😱 Agora quero presenciar a soltura das tartarugas um dia - imagina aquele monte de mini tartaruguinha correndo pro mar??? 😍😍😍 Qual sera a proxima base que vou? Aracaju? Fernando de Noronha? Floripa? #sourbbv #revistaviajar #missãovt #mtur #pocando4 #pocandonoes #espiritosanto #turtle #tartaruga #seaturtle #eusoutamar
Uma publicação compartilhada por Blog Tá Indo Pra Onde? (@taindopraonde) em








Começamos com Desenvolvimento Sustentável quando ninguém nem sabia o que era a palavra nem existia. Hoje em dia virou moda mas deveria ser obrigação pra gente sempre foi visão. Usufruir sem destruir!!!!!! Quem ama protege!!!! Somos pioneiros da proteção e conservação marinha no Brasil. Começou nos anos 70 com um sonho de estudantes. Hoje temos a Felicidade de te contar que são 35 milhões de tartarugas devolvidas para o mar!!!!! Nós somos o Tamar!!!!!! "A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro." #collectiveconsciousness #eusoutamar #somosotamar #saveourseas #natureza #respeito #fernandodenoronha #cuidamosdomaredegente #dosulaonordeste #ecologia #tartarugasagrada #menoslixomaisamor #acreditenossonhos #luteporumamanhamelhor #desenvolvimentosustentavel #marineconservatio #conservaçãomarinha
Uma publicação compartilhada por www.projetotamar.org.br (@projeto_tamar_oficial) em



Projeto Tamar em Vitória (ES)


Dá para morrer de amores com as tartarugas gigantes (e os filhotinhos) que vimos lá em Vitória! Aprendemos muito sobre as 5 espécies com as informações dos painéis ou fornecidas pelos monitores - um deles estava inclusive alimentando os bichinhos! No site, temos as respostas das perguntas mais frequentes - sobre a longevidade das tartarugas, qual sua comida preferida, tamanho e peso padrão etc.


Projeto Tamar em Vitória (ES)
Placa de conscientização do lixo nos oceanos



Veja aqui sugestões de lugares para conhecer próximos a capitais do Brasil, incluindo Vitória!


De quebra, ainda tem uma super vista de Vitória (quer dizer, principalmente de Vila Velha!) por ali.


Projeto Tamar em Vitória (ES)


Projeto Tamar em Vitória (ES)





Informações Práticas - Projeto Tamar Vitória


Horário: de 3a a domingo das 8h30 às 17h (agendamento só para grupos e escolas)
Preço: R$ 14,00
Endereço: Av. Nossa Senhora dos Navegantes, nº 700A - Enseada do Suá (na hora de ir embora, foi mega complicado para o Uber que pedimos achar o local certo - o Projeto Tamar fica escondido atrás de uma praça e um estacionamento).

Nós blogueiras pagamos meia entrada como membros da mídia, mas independente disso, eu já era e continuo fã do projeto!

Acompanhem o Projeto Tamar pelo Instagram ou pelo facebook! E não percam as lojas do Projeto Tamar com itens fofíssimos!



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. meu nome é Dorcas Firmino hoje 17/11/2020 ao fazer minha caminhada no final de tarde na areia da praia de Jardim Camburi aproximadamente um 100 metros de distancia do pier da iemanjar encontrei uma tartaruga bem grande morta, estava quase na areia fui até ela para tirar fotos pensando que estivesse viva mais estava morta até com um princípio de mal cheiro. Passando porque derepente alguém se interessa em saber a causa da morte. muito triste ela é enorme.
    ( DORCAS )

    ResponderExcluir
  3. Eu estou indo pra lá agora em setembro. Já é uma boa dica de passeio. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. O Projeto Tamar é maravilhoso, conheço o da Praia do Forte, fui há um tempo atrás sem filhos, mais tarde voltamos em família e não poderia deixar de levá-los lá pra conhecer. Fiquei feliz em saber que em Vitória também tem um.

    ResponderExcluir
  5. Fer, eu nem sabia que tinha Projeto Tamar em Vitória, acredita? Adorei saber, acho o trabalho deles incrível e visito sempre que posso. Amoooo as tartuguitas.

    ResponderExcluir
  6. Já tinha lido vários artigo sobre o projeto Tamar em Vitória, mas não sabia que fora criado por estudantes. Muito bom

    ResponderExcluir
  7. Conheci o projeto Tamar da Praia do Forte e de Aracaju. Não sabia que existia tb em Vitória. É uma iniciativa fantástica. Quantas tartaruguinhas devolvidas ao seu habitat. Com certeza, conseguiu criar uma conscientização ao longo de sua história.

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.