quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Tour pelo centro histórico de Socorro-SP

Já fiz um post sobre compras em Socorro e a cidade normalmente é lembrada pelo ecoturismo, turismo de aventura e turismo adaptado, mas também tem muitos pontos históricos interessantes, que vou comentar hoje, começando pelo Museu Histórico da cidade, que acabou sendo melhor do que o esperado!

Sempre vou para Socorro, mas acabamos não conhecendo muita coisa no centro da cidade e quando entrei na internet até que achei bastante material sobre essa parte, mas ou desatualizados ou com informações conflitantes, até mesmo nos sites oficiais! No mapa ao final do post, está a localização exata de cada um (tem coisa errada no Google Maps!)


Museu Municipal de Socorro
Esse é o casarão onde fica o Museu Municipal que falei acima. É o primeiro sobrado da cidade, concluído em 1881 em estilo colonial em taipa de pilão no térreo e pau-a-pique no andar superior. Já abrigou a Prefeitura, Delegacia, Fórum e Câmara dos Vereadores.


Museu Municipal de Socorro
Lateral e entrada do museu - aqui dá para ver o prédio histórico, o prédio moderno atrás e a passarela entre eles. Tem bastante coisa para ver por ali.




A visita ao museu é grátis e guiada pelo historiador Derek. Preste atenção aos horários de funcionamento na página de facebook deles. De 3a a sábado, das 8h30 às 17h. Não está escrito, mas eles informaram que fecha para o almoço.


Museu Municipal de Socorro
Maquete do prédio do museu


Museu Municipal de Socorro
O museu começa contando a história da região, desde a época da pedra lascadas


Museu Municipal de Socorro
Passa por coleções de moedas e dinheiro antigo e mostra a pia batismal da antiga matriz


Museu Municipal de Socorro
Instrumentos musicais antigos e resquícios da época ferroviária. Embaixo à direita, um debulhador de milho


Museu Municipal de Socorro
sala dedicada à Revolução Constitucionalista de 1932


Museu Municipal de Socorro
Nessa sala, preservam-se vários móveis, quadros e porcelanas antigas



Outra cidade não muito longe dali e que vale a pena conhecer na mesma viagem é Atibaia.



Museu Municipal de Socorro
Fotos antes da reforma do casarão onde o museu está instalado


Museu Municipal de Socorro
No prédio mais novo, está uma exposição de artistas contemporâneos da cidade


Museu Municipal de Socorro

Museu Municipal de Socorro
A foto da esquerda é uma colagem de várias fotos. À direita e ao centro, objetos da primeira metade do século XX.


Museu Municipal de Socorro
Esse quadro (no teto da escada no prédio novo) me lembrou aquele famoso do Dalí, "Persistência da Memória"


Museu Municipal de Socorro
Quando fomos (eu e uma prima) no final de julho/2014, havia uma exposição especial sobre Marie Curie, mas não sei até quando vai.



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook





Casarão Antônio Pereira Pinto, de 1900. Construído para residência de Antonio Pereira Pinto, ali foi instalado o 1º Cartório Civil de Socorro. Em 1925 voltou a ser residência de outra família e foi restaurado em 2002. Um parente meu chegou a ser dono dessa casa na 1a metade do século XX!


Coreto na praça da Antiga Cadeia (abaixo)


Antiga cadeia, hoje delegacia. A primeira parte é de 1905 e a segunda de 1908.


Escola Estadual Cel. Olímpio Gonçalves dos Reis de 1911, primeira escola de Socorro. Foi construída para ser residência.


Acima à esquerda, Palacete Hermelino de Souza Araújo de 1922. Acima à direita, Casarão Sebastião Andreucci de 1910. Abaixo à esquerda, Casarão Luiz Panontim de 1922 e abaixo à direita, Casarão José Batista Pereira de Araújo de 1839, que já foi escola infantil e hoje é um restaurante de comida japonesa.


Palacete Cap. Procópio Isidoro de 1919 - foi construído para residência da família, em alvenaria de tijolos e possui detalhes art-nouveau, sobrepondo molduras em estilo neoclássico. É a mais importante construção em estilo eclético de Socorro. Em 2001 foi restaurado para abrigar flats para o turismo na parte superior e, na parte térrea, hoje abriga estabelecimentos comerciais.


Achamos a Casa Paroquial linda! De 1927, em estilo eclético, é a residência oficial dos párocos de Socorro e sede das atividades da Igreja Católica. Na década de 70 sofreu restauração e fica bem em frente à Matriz.


Coreto na praça da Matriz, em frente à Casa Paroquial


Igreja Matriz - nessa praça acontecem alguns eventos


Concluída em 1924 (a primeira capela era de 1829)


Detalhes do interior da Matriz de Socorro - As pinturas internas são obra do artista italiano Mario Tomazzo. Os vitrais, doados por famílias socorrenses foram feitos pela Serralheria Galiano, de São Paulo. O sino de 250 kg foi doado pelo Apostolado da Oração, recebendo o nome de “Sagrado Coração de Jesus” e o de 180 kg foi doado pela Tesouraria de Obras da Matriz, recebendo o nome de “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”. O relógio da fachada foi doado pelo senhor Antônio de Morais Cardoso e sua estréia foi no dia 26 de maio de 1925, ao meio dia.



Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required












Aqui funciona um conservatório e infelizmente o prédio não está bem cuidado como deveria. Entramos até no porão da casa, mas as fotos ficaram péssimas. O Palacete Profª Nits A. Andreucci de Carvalho de 1906 já foi sede de várias instituições


Concluído em 1914, estilo neoclássico, tem paredes de barrote (tábuas e barro). A parte superior era moradia da família do fazendeiro italiano José Angelo Calafiori e a parte térrea serviu às instalações dos cines Bijou e Odeon. Foi a primeira residência de Socorro projetada com banheiro interno. Restaurado em 1994, hoje o piso inferior é ocupado pelo comércio.


As 2 casas da esquerda e centro, não consegui identificar o ano/quem construiu, mas ficam na rua principal. Já a da direita, é a Sociedade Ítalo-Brasileira Socorrense de 1920 - foi sede da Maçonaria e,mais tarde, da sociedade União dos Artistas, entidade do operariado. Foi restaurada em 1996, pela Sociedade Ítalo-Brasileira Socorrense. 


Palacete Brasilino Vaz de Lima de 1894 na rua principal da cidade. Foi restaurado em 2000 pelos proprietários e hoje abriga provavelmente a agência bancária mais bonita do país. Serviu também às instalações do Socorro Hotel. Não reparem nas decorações para o Natal de 2013!


Cine Cavalieri Orlandi construído em 1942, em estilo art-déco. Foi o primeiro prédio de Socorro projetado para cinema e segue funcionando até hoje.

Lindo casarão conservado na rua principal que não consegui identificar em lugar nenhum quem construiu e data, mas aparenta ser residência.


Paço Municipal, na rua principal. Concluído em 1936, em estilo eclético, para abrigar a Prefeitura e a Câmara de Vereadores. Foi inspirado no Palácio do Catete e também é conhecido como Palácio das Águias. Continha em seu salão nobre uma pintura de autoria do famoso artista plástico Francisco Rebolo Gonsales. A Prefeitura foi transferida para outro endereço.


Primeira ponte de concreto armado do Estado de SP


Antiga estação ferroviária. Concluída em 1909, estilo ferroviário inglês, em alvenaria de tijolos, foi construída pela Companhia Ferroviária Mogiana e inaugurada pelo Presidente do Estado, Sr. Manuel Joaquim de Albuquerque Lins. Leia mais sobre a Estação Ferroviária de Socorro


Aqui também funcionou a rodoviária por muito tempo, hoje transferida para perto da Feira de Malhas.



Os 2 portais da cidade (abaixo) não ficam no centro como todos os pontos acima, mas acho tão bonitinho que não quis deixar de fora. Em ambos funcionam centros de informações turísticas, abertos de 4a a domingo (inclusive feriados), das 8h às 18h.


Portal Lions, para quem chega de Águas de Lindoia


Portal Colonial, para quem chega de Bragança Paulista (e de Campinas e São Paulo)




Onde ficar em Socorro


Aqui estão todas as opções de hospedagem em Socorro no Booking! Os hotéis mais famosos e recomendados são o Grinbergs Village Hotel, a Pousada Gruta do AnjoHotel Fazenda Campo dos Sonhos e o Hotel Fazenda Parque dos Sonhos. Eu nunca me hospedei em nenhum deles, mas tenho uma ex-vizinha que frequentava muito esses 2 últimos hotéis com crianças pequenas e todos adoravam! Recentemente descobri que tem um hostel na cidade, perto das atrações históricas do centro - Hostel Socorro.









Reserve sua hospedagem em Socorro pelos links e banners do Booking no blog, não pague nada a mais por isso e ajude o blog, que receberá uma pequena comissão!



Abaixo, um mapa com os lugares citados acima e mais alguns outros. As estrelas são os que eu achei mais bonitos/mais conservados. Tudo isso é possível de ser visitado rapidamente porque o centro histórico parece grande, mas é bem pequeno.






Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

5 comentários:

  1. Olá, conheci o seu blog muito por acaso e adorei! Continuarei visitando ele sempre. Estou começando meu blog agora e estou trabalhando em mais conteúdo. Se puder dar uma conferida, eu ficarei muito feliz! Tenho um post da cidade de Socorro, onde nasci e fiquei muito surpreso como o museu está hoje, mudou completamente, infelizmente não tive a chance de visita-lo, mas o farei em breve. Tomei a liberdade de mostrar algumas fotos em meu post e também deixei um link junto ao tópico do museu, espero que não se importe.

    www.proximarota.com.br

    Obrigado,

    ResponderExcluir
  2. Fernanda,
    Muito bom o post, bem explicado.
    Estive em Socorro mas não conheci os lugares mencionados, pois fiquei apenas na pousada. Quem sabe em uma próxima vez.
    Beijos e sucesso.
    Thais http://curioviagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade tem tanta coisa pra fazer em Socorro, que a cidade merece várias visitas! Volta sim! Eu estou sempre por lá!

      Excluir
  3. Eu sou Guarulhense de nascimento mas Socorrense até mais que muitos que nasceram lá. Estou quase toda semana na cidade, tenho parentes lá, minha mãe é socorrense, vou morar lá em breve se Deus quiser. A cidade é maravilhosa, linda de morrer, povo legal, conheço muita gente de lá. Tenho casas na cidade também muito gostoso o lugar, vale a pena visitar sim, Socorro é a cidade mais linda do mundo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você mudar para lá será SOCORRIDA

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.