sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Curiosidade: Flightradar 24 - o site que calcula as suas estatísticas de viagem!

ATUALIZADO EM 18/12/2017 - O site mudou de nome de Flight Diary para Flightradar 24


Descobri esse post antigo do Aprendiz de Viajante e achei a ideia de ter um registro de todos seus voos e poder fazer tabelas e gráficos muito legal (ideia nerd, eu sei). Perdi um tempão listando todos os voos que já fiz desde que nasci e o resultado está abaixo. Deu trabalho, mas depois que você aprende a mexer, é super fácil inserir os dados dos voos no site Flightradar 24. Descobri dados interessantes que vou falar mais para a frente!

Curiosidade: Flightradar 24 - o site que calcula as suas estatísticas de viagem!
Achei que 140 voos não é tanto assim, considerando que em uma viagem com conexão a conta já começa em 4 voos! Agora passar quase 600 horas dentro de um avião (sem contar as esperas nos aeroportos) é considerável!



Para calcular as horas voadas, pesquisei a duração de um voo real nos dias de hoje. Mas tive que fazer algumas "gambiarras" porque alguns voos não existem mais, por exemplo Lima-Ilha de Páscoa ou São Paulo - Bruxelas (fiz conexão lá uma vez para ir para Copenhagen), então essas mais de 600 horas não estão exatas.

Curiosidade: Flightradar 24 - o site que calcula as suas estatísticas de viagem!
Os assentos do 2o gráfico foram um chute na verdade, mas como enjoo na janelinha, prefiro mesmo sentar no corredor
Curiosidade: Flightradar 24 - o site que calcula as suas estatísticas de viagem!


Nos gráficos acima, podemos ver no lado esquerdo verde os aeroporto que mais utilizei, claro que Guarulhos em primeiro lugar - só recentemente que Viracopos começou a ter mais voos e praticamente nada internacional. O curioso é Brasília em 3o sendo que eu só conheci a cidade no início de 2016 - culpa das conexões! Dos internacionais, recentemente Paris ultrapassou Madri e Santiago (empatados - fui mais vezes para o Chile, mas fiz algumas conexões em Madri também). Já no lado direito amarelo, as companhias aéreas que mais voei (quantidade de voos), mas a informação aqui está incorreta. Eu coloquei como "Varig" todos os voos da minha infância quando não sabia a companhia e não teria jeito nenhum de descobrir! Mas na verdade isso tudo é uma soma de várias empresas que já faliram - Varig, VASP, Transbrasil e talvez alguma outra. Air France só chegou em 2o lugar depois de 2 idas para a Europa em 2016 com conexões utilizando essa empresa. 

Curiosidade: Flightradar 24 - o site que calcula as suas estatísticas de viagem!


O gráfico da esquerda vermelho gerado é culpa da minha falta de atenção às aeronaves que já utilizei - não tenho o menor interesse nisso e nunca prestei atenção. As poucas que estão marcadas, apareceram automaticamente quando inseri o voo. Já o gráfico da direita roxo, mostra as rotas que mais voei: Paris (CDG) -Guarulhos em 1o lugar por conta dessas últimas idas a Europa de Air France e Guarulhos-Santiago em 2o lugar! Os números parecem que não batem exatamente, mas isso é culpa de voos "triangulares" - uma vez viajei Guarulhos-Santiago-Buenos Aires-Guarulhos, por exemplo. Viracopos-Salvador está no Top 10 com 3 voos, enquanto Salvador-Viracopos não está porque uma vez voltei de ônibus!

Curiosidade: Flightradar 24 - o site que calcula as suas estatísticas de viagem!


No primeiro gráfico (verde), claro que o Brasil ia ganhar disparado com a maioria dos voos - França em 2o (só por causa de conexões - estive no país de fato somente 1 vez) e Espanha em 3o. 

Já o gráfico azul, mostra o absurdo que foi o ano de 2009 na minha vida - não viajei nadinha!!! Como eu aguentei? E de carro, o mais longe que fui, foi Socorro (aqui do lado)!!! E 2008 que não considero que foi um ano cheio de viagens está em 2o lugar aí por culpa dos muitos voos para chegar na Noruega!  2016 foi muito bom em termos de voos, mas foram 3 viagens a turismo somente - 2 delas com conexões, o que fez aumentar muito esse número (de 9 voos em 2008 para 14 voos e 2016!). Infelizmente, 2017 deu uma bela caída com somente 6 voos nacionais (3 viagens - BlumenauGramado e Rio de Janeiro). Mas os anos que viajei mais constantemente foram de 2001 a 2006 e o que conheci mais destinos diferentes acho que foi 2015. Com o início do blog em 2013, tenho viajado bastante e espero que essa linha não volte a cair!

O gráfico rosa da direita não está exato porque chutei várias datas de viagem e portanto errei os dias da semana. Mas o da esquerda está certinho! Apesar de serem ótimos meses para viajar devido ao clima intermediário, passei a maior parte da minha vida como estudante e portanto nunca viajei (de avião) em Abril e somente 2 vezes em Setembro (para o Curitiblogando em 2015). Em Novembro, só fui para o Espírito Santo em 2013 e em 2016 para Barcelona (voltando em Dezembro nos 2 casos). Já os meses que mais viajo são Julho e Fevereiro - já tem um tempo que descobrimos aqui em casa que é beeeem melhor viajar em Fevereiro (mesmo perdendo aulas) do que em Janeiro!

Curiosidade: Flightradar 24 - o site que calcula as suas estatísticas de viagem!
Essa é a tabela geral dos meus voos, visualizada no "my flights"


Ufa! Mais alguém por aí está curioso para calcular tudo?


Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

2 comentários:

  1. Noosssa Fê! Muito legal esse site! Mas haja paciência para recuperar e digitar todas essas informações, né?
    Mas ficou muito legal!
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo foi demorado, mas depois peguei o ritmo (e dei umas roubadinhas aí pq seria impossível recuperar tudo) rs Ainda bem que sempre tive boa memória pra datas e coisas do tipo! Até hoje eu lembro do dia exato que fiz meu primeiro voo internacional e olha que isso foi em 1995!!! rs

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.