sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Como e onde tirar passaporte em Campinas

ATUALIZADO EM 12/06/2017

Em julho/2014 tive que fazer um novo passaporte e conto aqui como foi todo o processo (que é igual em qualquer lugar do Brasil) e dou uma super dica que vale para o pessoal de Campinas e região quanto à melhor estratégia para conseguir um horário na Polícia Federal no dia seguinte!! (Não tenho certeza que a dica é válida para o pessoal de outras regiões, mas se for o seu caso, eu tentaria.)
O passaporte brasileiro tem a validade atualmente de 10 anos; quando perde a validade é preciso fazer todo esse processo novamente, não tem como renovar o passaporte. Para isso, entre no site da Polícia Federal, clique na fotinho do passaporte atual (capa azul e não essa capa verde antiga abaixo) e vá em "requerer passaporte", que está bem no começo! 

pasaportes antigos
Passaportes antigos aqui de casa, que eram cortados depois de vencidos - hoje eles não cortam mais!







A lista da documentação necessária está neste link. Quem alterou o nome em razão de casamento, separação ou divórcio, preste atenção que tem uns detalhezinhos diferentes. Menores de 18 anos devem fornecer algumas informações diferentes, vejam aqui as regras para esse caso específico: passaporte para menores de 18 anos. No blog Cumbicão, tem um post detalhado sobre passaporte para menores.

Abaixo vocês podem ver as telas que precisam ser preenchidas e é bem fácil (devido às recentes mudanças no passaporte brasileiro, pode haver alguma alteração também nas telas abaixo, mas não é nenhum bicho de sete cabeças).

Como e onde tirar passaporte em Campinas


Segundo o site da Polícia Federal, o titulo de eleitor é necessário para quem tem de 18 a 70 anos (com os comprovantes de votação das 2 últimas eleições) e a situação militar para os homens, do ano que completar 19 anos até o ano que completar 45 anos. E quem não votou ou justificou? Tem que acertar a situação no cartório eleitoral e apresentar a Certidão de Quitação Eleitoral.


Como e onde tirar passaporte em Campinas

Como e onde tirar passaporte em Campinas

Como e onde tirar passaporte em Campinas


Na foto acima, eu cliquei no ponto de interrogação e abriu uma caixa com mais explicações - aqui falava sobre a necessidade de apresentação do passaporte anterior, se houver, e como proceder em caso de perda/roubo.

Como e onde tirar passaporte em Campinas



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook





Na hora de escolher o local de atendimento, você escolhe a cidade e aparecem as opções - em Campinas antigamente era na Polícia Federal no Guanabara, depois abriram um local no Campinas Shopping, que foi desativado em 2017. Hoje existem 2 opções que não são centrais: no Shopping das Bandeiras ou no aeroporto de Viracopos!

O local do Shopping das Bandeiras foi inaugurado oficialmente em junho/2017, mas uma conhecida já tinha retirado o passaporte dela no novo local em janeiro. O acesso ao posto é feito pela Porta de Entrada E, no estacionamento. Leia mais aqui sobre a emissão de passaporte em Campinas.

Como e onde tirar passaporte em Campinas

Como e onde tirar passaporte em Campinas
Essa é a tela para você escolher o dia e horário para comparecer à Polícia Federal, mas no meu caso só apareciam horários livres no dia 03 de Outubro!!! Marquei mesmo assim porque sabia que era possível mudar depois.

Como e onde tirar passaporte em Campinas
Confirmação do agendamento

Como e onde tirar passaporte em Campinas

Fiz todo esse processo no dia 06/julho e só consegui data para agendamento dia 03/outubro (confira se na sua cidade é necessário, tem alguns lugares que não é!)

Imprimi a GRU para pagamento (a taxa é de R$156,07 R$ 257,25 - jul/2015), mas nunca vi um boleto demorar tanto para confirmar o pagamento) - foi mais de uma semana nessa espera e enquanto isso, não era possível mudar a data de agendamento. Em 2015, o procedimento mudou um pouco. Só é possível agendar depois do pagamento confirmado. Logo que foi confirmado, entrava todos os dias para mudar e consegui adiantar para 19/agosto, mas ainda faltava um mês para a data. Meus pais estavam fazendo o mesmo processo porque precisavam de um passaporte para a próxima viagem deles, mas diferente de mim, eles tinham uma data limite e não podiam esperar. Já tinham até tentado uma data mais próximas em outras cidades da região, por exemplo Piracicaba e a situação estava melhor do que em Campinas, mas não muito animadora.

Não sei de onde consegui a informação de que eles abriam mais datas no sistema depois da meia-noite e foi realmente assim que conseguimos adiantar bastante, entrando no site perto de 1 da manhã. Mas no dia 22/julho, meus pais entraram para mudar o agendamento deles logo depois do almoço e conseguiram para o dia seguinte, dia 23!!!!!!! Eu entrei correndo alguns minutinhos depois e consegui dia 23 também!

Fomos no dia seguinte cedinho (haviam muitos horários disponíveis, mas escolhemos as 8h30) e a fila na frente da polícia era pequena, mas o local é totalmente inapropriado para a região - muito pequeno!!! Quando você chega, tem que ficar nessa fila no meio do shopping em pé para entregar os documentos. Depois que te chamam, você pode entrar para um salinha que comporta até 10 pessoas, mas contando as pessoas que eles marcam a cada 15 minutos + quem chega adiantado, não cabe ali de jeito nenhum e por isso os acompanhantes tem que ficar em pé no corredor!!! O prédio do Guanabara era mil vezes melhor! Isso sem contar que lá não era abafado!



Polícia Federal no Campinas Shopping
Posto de atendimento no Campinas Shopping, que foi desativado



Lá dentro é rapidinho, só conferem seus documentos, endereço, etc, pegam as digitais de todos os dedos, tiram a foto do passaporte e pronto! A não ser que você seja azarado como meu pai e os atendentes empaquem bem na sua vez (eram 3 atendentes na salinha e 2 lá fora para dar informações - a todo o momento chegava algum desavisado querendo entrar com o requerimento ali, mas o processo é todo pelo site!).

Minha mãe ouviu uma conversa entre uma funcionária e uma pessoa que estava tirando o passaporte que na hora do almoço eles liberavam os horários para o dia seguinte, ou seja o ideal para marcar o agendamento é ali perto das 13h - aparecem sempre muitas opções de horário! Não sei se essa informação é válida só para Campinas ou todo o Brasil.



Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!


* indicates required












Recebi um email que meu passaporte estava pronto em 30/julho, mas acabei indo buscar só dia 11/agosto! Preste atenção porque no email vem um aviso de que "caso o documento de viagem não seja retirado no prazo de 90 dias, contados a partir da confirmação do pedido de passaporte no posto da PF, o mesmo será cancelado."

A retirada do passaporte é so das 9h às 15h e de novo, eles demoram um monte para atender as pessoas e achar o passaporte e todo mundo ali de pé esperando no meio do shoppingVocê TEM que ir buscar seu próprio passaporte, inclusive eles conferem a sua digital na hora!

passaporte brasileiro
Meu passaporte novo - cuidado que eles não cortam mais as beiradas como antigamente, então agora é muito mais fácil você confundir e ir para o aeroporto com o documento vencido!


O posto da Polícia Federal do Campinas Shopping fica no subsolo (por isso esse teto baixo da foto) bem ao lado do elevador - porta vermelha do lado esquerdo, no mesmo piso onde fica o DETRAN e uma academia. Se não tiver pressa, evite véspera de Dia das Mães/Dia dos Pais/Dia das Crianças/Natal/Dia dos Namorados para não ter stress no estacionamento do shopping!


Está procurando por hospedagem para sua viagem??? Reserve pelo Booking através dos links e banners do blog, não pague nenhum centavo a mais por isso e colabore na manutenção deste blog! Obrigada!


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

53 comentários:

  1. Muito obrigado pelo post. Sou de Campinas e estou procurando informações para tirar meu 1o passaporte.
    Cheguei ao teu site através do Google.
    Pelo jeito vou ter que ir no Campinas Shopping mesmo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela dica. Preferi marcar em Piracicaba, para não ter que ficar me preocupando com isso todo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, dizem que marcar em Piracicaba é uma opção que o pessoal de Campinas e São Paulo acaba apelando... Se fica fácil pra vc, é uma boa.

      Excluir
  3. Fantástica sua informação, vc é super detalhista, e foi de grande serventia a sua postagem. Super agradecida, att Érika.

    ResponderExcluir
  4. Boa dica! Quando fiz marquei para Viracopos que, apesar de mais distante, tinha datas mais próximas de agendamento.
    Ah, só atualize que atualmente a validade do passaporte é de 10 anos.

    ResponderExcluir
  5. ola...quero tirar o passaporte, na certidao de casamento mudei o nome , mas no rg continua de solteira, sera que sera trabalhoso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o que todo mundo fala é que é melhor mudar todos os documentos o mais rápido que puder... No site da Polícia Federal só está escrito isso aqui sobre quem alterou o nome por conta de casamento: "1.2 - ATENÇÃO: A pessoa que já teve o nome alterado, a qualquer tempo, em razão de casamento, separação ou divórcio deve apresentar, além do documento de identidade, CERTIDÃO DE CASAMENTO atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es), mesmo na hipótese do passaporte a ser substituído já estar com o nome alterado. A CERTIDÃO DE CASAMENTO atualizada com as devidas averbações/anotações, em ORIGINAL. Caso a pessoa tenha alterado o nome várias vezes e os nomes não constem na última CERTIDÃO DE CASAMENTO, haverá necessidade de apresentação de(as) certidão(ões) anterior(es), em ORIGINAL."

      Vc pode levar outro documento que já tenha seu nome alterado, eles aceitam esses docs aqui como carteira de identidade: 1.1 - Podem ser aceitos como documento de identidade:

      cédula de identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública;
      carteira funcional expedida por órgão público, reconhecida por lei federal como documento de identidade válido em todo território nacional;
      carteira de identidade expedida por comando militar, ex-ministério militar, pelo Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar;
      passaporte brasileiro anterior;
      carteira nacional de habilitação expedida pelo DETRAN (modelo atual - vide item 1.6);
      carteira de identidade expedida por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei;
      carteira de trabalho e previdência social-CTPS.

      Excluir
  6. Oi Fernanda, muito bom vc postar estas valiosas informações !!! Vou renovar meu passaporte, gerei o protocolo de solicitação, o GRU e queria saber se é possível mudar a data de vencimento do pagamento do GRU porque ontem 10/02 paguei online e só será debitado na data de vencimento que está no GRU dia 02/03; tenho que esperar até esta data para agendar o atendimento? Continue viajando bastante e nos motivando com as suas experiências e informações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vc só agendou o pagamento então não? Acredito que é possível pagar antes da data do vencimento, como qualquer boleto. O melhor a fazer é procurar no site do banco como alterar/cancelar!

      Excluir
  7. Boa noite Fernanda... primeiramente parabéns pelo post! muito detalhado, me ajudou muito!
    Só queria saber uma coisa: vc sabe se lá tem atendimento de sábado??
    Pq é complicado ficar faltando ao trabalho por causa disso né!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me lembro! Mas no site aparece o calendário com os dias disponíveis e indisponíveis então dá pra conferir quando você for marcar. A penúltima vez que fui tirar passaporte, lembro que não tinha essa opção e precisei sair mais cedo, mas da última vez não prestei atenção nisso! Se não tiver, marque para o primeiro ou último horário ou faça uma hora de almoço mais longa pq o processo lá não é demorado!

      Excluir
  8. oie
    se eu for ate o posto do campinas shop no final do expediente eles fazem encaiixe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não é possível fazer encaixe. Tem que conseguir um horário pelo site mesmo

      Excluir
  9. Obrigada pela dica! Entrei no sistema por volta das 13:00 para agendar e consegui horário para o dia seguinte mesmo. Apenas gostaria de avisar que se for casada, mesmo que não tenha mudado o nome, é bom levar a certidão de casamento, pois estão conferindo lá se o nome não alterou mesmo. Vi gente que teve que voltar para casa por causa disso (embora o site da polícia federal só pedia certidão de casamento se houvesse mudança de nome).

    ResponderExcluir
  10. Olá! Como faço para alterar a data já agendada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não lembro exatamente em que local do site, mas vc pode entrar com o número do seu protocolo e alterar a data agendada.

      Excluir
  11. Muito obrigada pela dica, Fernanda.
    Dei entrada dia 21, paguei dia 22, segui sua dica e consegui agendar para dia 24!!!
    Tenho uma outra dúvida... Será que poderia me ajudar?
    Com relação ao visto americano, vou preencher o formulário DS 160 agora em maio e estou com duvida se coloco que trabalho ou estudo e pelo que já vi não tem as duas opções. Devido a isso, será que na parte da descrição eu posso colocar as duas coisas...por exemplo...trabalho fazendo tal coisa e estudo tal curso em tal universidade.
    O que acha?
    Obrigada novamente. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taís! Bom saber que o post te ajudou! Sinceramente, não lembro muita coisa sobre visto dos EUA pq já faz tempão que tirei pela última vez, mas no blog Matraqueando da Sílvia Oliveira tem tudo sobre esse assunto! Se não tiver mesmo como colocar, eu colocaria em algum canto essa info completa que pode te ajudar a conseguir o visto - a chance de alguém com trabalho e estudo no Brasil ficar nos EUA é menor né?

      Excluir
  12. Excelente dicas Fernanda!

    Conheci o site pela primeira vez pelas dicas do stroopwafel e fiquei surpreso ao cair aqui novamente agora.

    Encontrei muitos sites com poucas informações novas sobre passaporte, apenas replicando e resumindo o que já tem no site da PF mesmo. Aqui foi o primeiro que vi algo mais e termina gerando informações relevantes até nos comentários (coisa também rara por aí)! :)

    Fica uma sugestão: quando você atualiza o post, em vez de mudar o texto que estava escrito é bem mais informativo se colocar um parágrafo novo, no topo, com a data da atualização e um texto novo - sem alterar qualquer coisa do anterior. Quando li, pareceu que o passaporte já tinha 10 anos de validade desde 2014, o que me parece não ser verdade.

    Duas atualizações... As taxas hoje aumentaram todas! http://gizmodo.uol.com.br/canais/fui/novo-passaporte-brasileiro/ e não podemos mais ver datas para agendar **antes** de efetuar o pagamento da GRU ( veja o aviso atual em https://www7.dpf.gov.br/sinpa/jsp/agenda/agendamento/paginaInicial.jsp ).

    Por fim, algumas perguntinhas relacionadas aos meus problemas atuais. Eu fiz o processo somente até a tela de "Local do Agendamento" (e escolhi São Paulo, onde moro) e não paguei a GRU ainda pois, assim como seus pais, tenho um prazo curto (de 1 mês) e por acaso vi hoje que meu passaporte estava vencido!

    Enfim:
    - Você sabe dizer se é possível escolher qualquer posto (independete da cidade escolhida no Local do Agendamento)?
    - Tem alguma informação atualizada sobre o tempo que demora para a compensação bancária? Me pergunto se pagar no Banco do Brasil seria mais rápido.
    - Alguém já te deu dicas sobre acelerar o processo em São Paulo? Estou realmente cogitando ir pra Piracicaba se lá for mais rápido!

    Novamente, obrigado pelo seu blog! ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caue, obrigada pelo comentário-quase post rs Eu só tinha alterado a validade do passaporte mesmo e não o post inteiro, mas como vc mesmo disse, houveram algumas alterações no site. Até ano passado, era possível mudar o local para qualquer outro na mesma cidade ou em outra cidade então era possível sim mudar para SP, Piracicaba etc, mas não tenho certeza que continua desse jeito. Não tenho nenhuma info específica sobre São Paulo, só mesmo que a "fila" é muito maior e mais difícil de conseguir horário. Sobre banco então, não tenho ideia! Boa sorte aí com o passaporte e boa viagem!

      Excluir
    2. Oi Caue, tô na mesma situação que vc. Preciso urgente do passaporte pois o meu venceu. paguei a GRU na segunda mas não consigui marcar agendamento. Quanto tempo demorou o seu agendamento? Conseguiu descobrir qual é modo/local mais rápido?
      Agradeço desde já,
      Abração.

      Excluir
    3. Respondendo minhas próprias perguntas:

      Sim, é possível escolher qualquer posto, independente da cidade escolhida no "Local do Agendamento" a que me referi. Depois de pagar a taxa, terá a possibilidade de escolher os locais no sistema.

      O tempo de demora da compensação pode variar muito, mas pagar no Banco do Brasil diretamente não será necessariamente mais rápido.

      A melhor forma de "acelerar o processo" é tentar em dias e horas diferentes agendar aleatoriamente pelo site, após fazer o pagamento. Cada lugar atualiza novas vagas por sua conta em momentos diferentes, então depende muito da sorte e perseverança mesmo.

      No meu caso, consegui fazer tudo em menos de 1 mês, isso por que não estava com tanta pressa e escolhi um agendamento um pouco mais tarde e só fui buscar o passaporte depois de alguns dias que já estava pronto.

      Boa sorte à todos próximos aventureiros! ;)

      Excluir
  13. Post muito válido, me ajudou muuuuito!!

    Paguei a GRU no dia 27/07 e já consegui agendar na polícia federal para o dia 30/07 graças a suas dicas..se der tudo certo dia 07/08 já estarei com o passaporte em mãos!!

    Obrigada pelo help!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi gente, gostaria de saber quanto tempo demora para o GRU cair no sistema . Pois paguei na segunda e até hj, quando vou agendar aparece a frase "Nenhum registro encontrado. Verifique os parâmetros informados e tente novamente".

    Fernanda, uma dica é vc alterar o print screen da sua informação pois como não é mais possivel agendar antes de pagar o GRU as ultimas telas que vc colocou já não aparecem mais. Quando vi seu print scrren fiquei louca achando que tinha feito errado e tinha esquecido de agendar, quando na verdade não é mais possivel agendar no momento da solicitação..

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurício, no meu caso demorou mais de uma semana para o sistema reconhecer o pagamento... Enquanto isso não tem o que fazer infelizmente, só torcer!

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio, obrigada pelo comentário! Você está tentando marcar em Campinas mesmo ou outra cidade? Tem cidades que não tem opção - só tem um local mesmo e pode ser por isso que não aparece alternativa. Eu sairia e tentaria algumas horas mais tarde porque sempre tem a possibilidade de algum problema técnico no site também.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  16. Estou tentando agendamento de passaporte e exibe a mensagem "Nenhum registro encontrado. Verifique os parâmetros informados e tente novamente.", já fiz no Cromos e Mozila e deu a mesma coisa .. pode me ajudar ??? , obrigadp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei o que pode estar acontecendo... Já limpou o cachê???

      Excluir
    2. Talvez a informação do pagamento da GRU não tenha caído no sistema, por isso você não consegue agendar. Acho que é isso!

      Excluir
  17. qual shoping de campinas

    ResponderExcluir
  18. Olá Fernanda, você tem a informação dos dias e horário de funcionamento da PF e se há um horário específico de retirada de passaporte. Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para fazer o pedido de passaporte, é 24h porque é online. Para levar os documentos, você irá escolher um horário disponível no site (horário comercial) e para retirar o passaporte, é das 9h às 15h como está escrito no post (pelo menos é o horário de 2014, mas com certeza quando vc for levar os docs, vão te informar direito).

      Excluir
  19. Boa noite, minha esposa colocou o local errado , e ela só notou quando já havia pago o boleto, Tem como eu alterar o local ???
    para que eu possa fazer em outra cidade ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até o ano passado era possível sim alterar o local depois do pagamento. Veja se o pagamento já caiu e tente! (e depois volta aqui pra contar se deu certo!)

      Excluir
  20. Boa tarde, para buscar o passaporte, me deram um protocolo e nele diz que é para buscar apartir do dia 16/11 ou esperar receber o email de confirmação. Só que hoje dia 10/11 vi no site que o passaporte já foi confeccionado, mais não recebi o email ainda. Demora muito pra receber esse email ? e quando eu receber já posso ir buscar, ou tenho que ir na data prevista que está no documento ??

    ResponderExcluir
  21. Bom dia!
    O meu CAM (documento do exército) foi extraviado, porém eu tenho a cópia dele com os carimbos frente e verso, eu posso usá-lo? É o único documento restante... pelo menos até eu conseguir um novo porque o GRU já está pago e está agendado.

    Aguardo retorno,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te responder. Você já tentou perguntar para a Polícia Federal mesmo?

      Excluir
  22. Bom dia,
    Primeiramente parabéns pelo site, ótimas dicas e informações!
    Bom, gostaria de saber se caso eu não tenha o comprovante de votação da última eleição, qual o procedimento? Atrasará o processo?

    Desde já obrigado.

    Att,
    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rodrigo! Você tem que tirar online a Certidão de Quitação Eleitoral - que é bem fácil de tirar: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral. Ela vai comprovar que você votou nas últimas eleições, se for o caso de você só ter perdido os comprovantes por exemplo.

      Excluir
  23. Boa noite., parabéns pelo site! Você pode me informar se meu passaporte com data de validade de novembro de 2016 terá prorrogação automática já que agora são 10 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe prorrogação. Infelizmente, você precisa fazer um novo passaporte!

      Excluir
  24. Olá muito boa suas dicas...... será que lá abre de sabado ? Pois só consigo ir no sábado. ..... e será que para a entrevista no consulado abre aos sábados tb ? Muito obrigada. Abços

    ResponderExcluir
  25. Boa Tarde
    Vc sabe me dizer o horario de atendimento do posto para entrega dos docuemntos?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  26. Ótimas dicas ! Só gostaria de saber se funciona de sábado?

    ResponderExcluir
  27. Rafael Flavio Montanari Leme18 de junho de 2017 às 12:19

    Parabéns! E obrigado pelas dicas. Bem legal sua disposição em ajudar.

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.