segunda-feira, 23 de abril de 2018

Os museus da Ferrari em Modena e Maranello - Blogagem Coletiva Museum Week 2018

Este post faz parte da blogagem coletiva da RBBV para a Museum Week 2018. Veja a lista completa dos blogs participantes no final do post!

Muita gente não sabe, mas existem na verdade 2 museus da Ferrari na Itália! O maior e mais famoso deles em Maranello e um mais recente e menos conhecido em Modena. Na minha viagem de 20 e poucos dias pelo norte da Itália, a princípio eu não iria incluir nenhum dos 2 museus da Ferrari no meu roteiro porque não curto muito carros.  No fim das contas, decidimos incluir os 2 por conta do aniversário do meu pai, que me acompanhou nessa viagem. Se diferente de mim você curtir carros e motores em geral, recomendo demais a visita - ele adorou!


Museo Enzo Ferrari Modena
O menos conhecido Museo Enzo Ferrari em Modena


Museo Ferrari Maranello
O famoso Museo Ferrari Maranello



Modena e Maranello ficam pertinho de Bolonha e é super possível combinar todas elas na mesma viagem (e Parma, Ferrara, San Marino e muito mais!), mas vou fazer um post só para a logística disso tudo depois.





Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa






Europa no verão: 10 dicas essenciais

Museo Ferrari Maranello


A cidadezinha de Maranello tem pouco a oferecer além do Museu da Ferrari, mas no blog Notícias da Bota você encontra algumas dicas. É difícil algum turista vir parar no povoado sem estar interessado nos icônicos possantes vermelhos, mesmo porque é mais complicadinho de chegar se você não estiver de carro alugado (falo mais sobre isso no próximo post com dicas logísticas!).


Museo Ferrari Maranello

Museo Ferrari Maranello

Museo Ferrari Maranello

Museo Ferrari Maranello
Essa parte com os modelos de carro de Fórmula 1 é bem grande, afinal a escuderia da Ferrari na Fórmula 1 é uma grande parte da empresa.


Museo Ferrari Maranello
Um pouco sobre os pilotos da Ferrari na Fórmula 1 e o antigo escritório de Enzo Ferrari


Museo Ferrari Maranello
Troféus ganhos por pilotos da Ferrari em diversas corridas


Museo Ferrari Maranello

Museo Ferrari Maranello

Museo Ferrari Maranello
Uma das salas fala sobre o design de novos modelos


Museo Ferrari Maranello


Museo Ferrari Maranello


Chegando ao final da exposição, é possível tirar foto sentado em uma Ferrari (e pagar a mais por elas é claro) ou curtir o simulador para sentir como é dirigir um carro desses. Claro que tem uma loja completíssima e uma cafeteria no local.

Muitos apaixonados por carro vão a Maranello para dirigir uma Ferrari de verdade e existem muitos negócios que alugam carros por alguns minutos e algumas voltas pela cidadezinha, como conta o blog Pequena na Viagem. Mas vi um comunicado enorme que a Ferrari não tem nada a ver com esses aluguéis e não se responsabiliza por nada.




Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook




Informações Práticas - Museo Ferrari Maranello


Localização: Via Alfredo Dino Ferrari, 43, 41053 Maranello 
Preço: 16,00 euros (adulto) - descontos aplicáveis. Passe para os 2 museus deste post - 26,00 euros
Horários de Funcionamento: das 9h30 às 18h (de abril a outubro fecha às 19h)

Para fazer essas 2 visitas, fiquei hospedada em Bolonha. Leia aqui tudo que já foi publicado no blog sobre essa cidade deliciosa!

Museo Enzo Ferrari Modena


Esse museu menor é mais novo e menos conhecido e foca mais na vida do fundador da Ferrari, Enzo Ferrari. Fica bem pertinho da estação de trem de Modena e portanto é mais fácil de ser visitado. No local da casa de infância de Enzo e da oficina de seu pai Alfredo Ferrari, estão hoje 2 grandes salões com inúmeros modelos de Ferrari.

Museo Enzo Ferrari Modena

Museo Enzo Ferrari Modena



Na verdade, deixamos para visitar o prédio da oficina acima depois e fomos para o prédio mais modernoso primeiro (fotos abaixo). A exposição começa com diversos carros da marca que apareceram no cinema e não são necessariamente os modelos vermelhos mais famosos (essa era uma exposição temporária então provavelmente já houveram mudanças). Tem um videozinho bem legal contando sobre Enzo Ferrari e sua paixão por carros. Não vou dar spoilers, mas quem quiser saber um pouco sobre essa figura essencial para o automobilismo como conhecemos hoje, leia a página da wikipedia. Ah, Enzo Ferrari era fisicamente bem parecido com o jogador de futebol da seleção alemã Mesut Özil - uns tempos atrás apareceram algumas comparações na internet e eu ri muito.



Museo Enzo Ferrari Modena

Museo Enzo Ferrari Modena

Museo Enzo Ferrari Modena
São poucos carros de Fórmula-1 no meio de muitos modelos (de não-corrida para quem tem grana suficiente).


Museo Enzo Ferrari Modena
Achei bem legal esse salão grande aberto com vários carros, e claro, o meu preferido foi o do filme "Carros" rs. Esses que abrem a porta diferente (para cima) me lembram muito "De Volta para o Futuro"!


Museo Enzo Ferrari Modena

Museo Enzo Ferrari Modena
Alguns motores e carros de corrida


Seguimos para o prédio da antiga oficina, onde estão alguns carros mais históricos no belo prédio renovado.


Museo Enzo Ferrari Modena

Museo Enzo Ferrari Modena
Nem sou chegada em desenhos animados, mas "Carros" é um dos poucos que gosto e não ia perder  a chance de tirar essa foto, né? rs



O local conta com uma cafeteria e uma loja com produtos da Ferrari.


Informações Práticas - Museo Enzo Ferrari


Localização: Via Paolo Ferrari, 85, 41121 Modena 
Preço: 16,00 euros (adulto) - descontos aplicáveis. Passe para os 2 museus deste post - 26,00 euros
Horários de Funcionamento: das 9h30 às 18h (de abril a outubro fecha às 19h)


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











Como escolher qual visitar - o museu da Ferrari em Maranello ou o Museu Enzo Ferrari?


Quem curte carros com certeza deve visitar os 2. Se você for escolher um só, leia sobre os dois para ver o que se encaixa mais no seu perfil. Para ajudar todo mundo, vou deixar aqui a minha opinião: Eu não gosto de carros em geral e nunca tive uma marca preferida, mas é bonito ver esse monte de carrão um do lado do outro. Entretanto, visitar os 2 museus um em seguida do outro foi um pouco de exagero para quem não liga para o assunto. O museu de Maranello é maior, mais impressionante, mas foca muito nos carros de Fórmula 1 (que não tem a menor graça depois que Ayrton Senna morreu), então acho que no fim das contas acabei preferindo o museu Enzo Ferrari porque é menor e mais focado em carro da Ferrari além da Fórmula 1 e claro, conta sobre o fundador da Ferrari. A parte da fundação da empresa e a história de seu crescimento até se tornarem objetos de desejo por tantas pessoas até os dias de hoje são muito mais interessantes para mim do que simplesmente os carros, por mais potentes que eles sejam.

Visitamos os 2 museus em um dia de semana em maio/2016 e ao contrário da tranquilidade que encontramos em Bolonha e em todas as cidades que conhecemos na região (Parma, Ferrara, Ravenna, San Marino* e o próprio centro de Modena), o museu em Maranello estava LOTADO e até difícil de tirar fotos, visitar e curtir.

Qual a melhor logística para visitar os 2 museus da Ferrari na Itália no mesmo dia?


Essa foi uma pergunta que me fiz quando planejava a viagem e como perdi algumas horas para descobrir, fiz um post só sobre esse assunto aqui!






Os museus da Ferrari em Modena e Maranello


Outros posts da Museum Week 2018


Já fiz posts para a Museum Week em anos anteriores: em 2015 sobre o Deutsches Historisches Museum - Museu Histórico Alemão em Berlimem 2016 sobre a Ilha dos Museus em Berlim (e alguns dos principais museus da cidade que ficam ali) e 2017 sobre diversos museus menos conhecidos, mas imperdíveis em Barcelona. Confiram a lista abaixo da Museum Week 2018 na RBBV!




Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

30 comentários:

  1. Assim como vc, eu não sou uma aficionado por carros, mas achei estes dois museus muito massa, fiquei com vontade de visitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O de Maranello deve ser a atração mais visitada da região - estava LOTADO! Então acho que mesmo quem não curte muito acaba visitando.

      Excluir
  2. Oi Fernanda, concordo com você, o melhor carro é o McQueen!

    ResponderExcluir
  3. Que fofo o carro do filme Carros rsrsrs e, aliás, os carros antigos são lindíssimos!

    ResponderExcluir
  4. Uau que museu show! Deve ter sido muito legal andar por entre essas máquinas hein? Desejos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não curto muito carros em geral e nem ligo para essas marcas famosas, mas que são lindos, são!

      Excluir
  5. Impossível resistir a uma foto com o McQueen!Adorei o relato!

    ResponderExcluir
  6. Para os apaixonados por carros, é destino certo! Adorei!

    ResponderExcluir
  7. Sabe que até gosto de museus de carros? Vou mais por causa do maridão, mas acabo curtindo. Na WTM até peguei um mapa da Emilia Romagna com os museus automobilísticos da região.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Essa região é cheia de atração para o pessoal louco por carros - além da Ferrari tem pelo menos mais umas 3 fábricas e museus diferentes! Mas aí já era demais pra mim e não fomos em mais nenhuma...

      Excluir
  8. Esse sim é um museu que deve agradar adultos e crianças. Espero voltar à Itália em breve para visitar esse lugar. Belo post. =D

    ResponderExcluir
  9. Meu marido e m eu filho adorariam visitar esse museu, pois são apaixonados por Ferrari! Ótima dica!

    ResponderExcluir
  10. Meu esposo Fabio iria enlouquecer nesse museu. Ele ama fórmula 1. Eu até acho que me divertiria, mas nem perto dele. Quando for a Bolonha, talvez faça uma surpresa ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! A gente não fez surpresa pro meu pai não, mas na programação da viagem na verdade estávamos em dúvida do que fazer nesse dia em Modena. De última hora resolvemos dedicar menos tempo para a cidade e quase o dia inteiro para esses 2 museus rs.

      Excluir
  11. Oi Fernanda, estive em Modena e Bolonha em novembro do ano passado mas não tive tempo de visitar os museus Ferrari. É sempre muita coisa para ver e pouco tempo para tudo né!? Certamente irei numa próxima oportunidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda tenho muitas coisas para fazer perto de Bolonha e adorei a cidade então volto com certeza!

      Excluir
  12. Adorei a dica! Não sabia que havia 2 museus da Ferrari na Itália! Sem dúvida, quem ama carros vai pirar como mostram as suas fotos. O que eu mais curti foi o carrinho do "Carros"... rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria das pessoas não sabe mesmo! Eu só descobri quando comecei a pesquisar de verdade para essa viagem e aí vi que nas buscas por museu da ferrari, apareciam 2 nomes diferentes...

      Excluir
  13. Estou com você, Fê! Não sou fà de carro, mas para os apaixonados este museu é uma preciosidade!
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe toca aqui! Já foi minha cota de carros por vários anos... rs

      Excluir
  14. Adorei o post, vou conhecer o museu de Maranello em março de 2020, não curto nem um pouco, rs, vou só porque o marido gosta e quer ir. Na sua percepção, quanto tempo em média se gasta conhecendo esse museu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha toca aqui! O lugar é bem grande e mesmo não gostam, vão umas 2h fácil por lá. Se for ver com todos os detalhes, fazer a simulação etc, 3h ou 4h. Acho que março tem chance de estar menos lotado, o q tb influencia.

      Excluir
  15. Muito legal seu post! Estou planejando uma viagem a Italia no ano que vem e quero incluir esses museus no roteiro. Mas estou em dúvida se faço um bate-volta de Florença que já está no roteiro, ou se faço a parada em Bolonha no caminho para Veneza. Fazer o bate-volta faria eu ganhar 2 dias a mais de passeio na Itália por conta das viagens de trem. Qual sua recomendação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De trem é mais complicado do que com carro alugado pq é mais difícil chegar em Maranello e tem a questão das malas. Eu acho complicado/ arriscado sair cedo de Florença com malas, parar em Bolonha, deixar as malas, pegar outro trem pra Modena, visitar 1 museu, pegar bus pra Maranello, visitar outro museu, voltar pra Modena, voltar pra Bolonha, resgatar as malas e ai pegar outro trem pra Veneza. Fiquei cansada só de digitar tudo isso rs. Eu recomendaria vc até fazer sim um parada entre as 2 cidades, mas só turistar por Bolonha mesmo q eh INCRÍVEL! Gostei bem mais do q Milão, Verona, Veneza etc Eu já achei "puxado" fazer esse bate-volta pra Modena e Maranello saindo de Bolonha, de Florença tb não é fácil. Depende da época do ano e de quantas horas de sol/dia teria na época da viagem também. Agora se vc é louco por carros, aí vale a pena mudar outras coisas no roteiro e se hospedar em Bolonha ou Modena pq tb tem pelo menos mais uma fábrica de carros na região - Lamborghini.

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.