segunda-feira, 18 de abril de 2016

O conteúdo desse blog está sendo usado sem autorização

Se você está lendo esse post fora do "Tá indo pra onde?" tem alguma coisa errada. O conteúdo de dezenas de blogs de viagem brasileiros está sendo usado - sem autorização - por “agregadores”. São sites que não tem conteúdo próprio e que, através de recursos técnicos (como RSS e iframes) puxam os posts dos blogs de viagem e exibem como se o agregador fosse um portal.

Conteúdo utilizado sem autorização

Alguns agregadores se recusam a parar de puxar o conteúdo dos blogs, mesmo depois dos blogueiros se manifestarem informando que não querem participar desses projetos. Por isso, a ABBV, Associação Brasileira dos Blogs de Viagem, organizou essa blogagem coletiva:

  • - para chamar atenção dos leitores e do mercado para o desrespeito com o trabalho dos blogueiros;
  • - para alertar sobre a violação do direito autoral (Lei 9.610/1998); 
  • destacar o prejuízo comercial e de imagem que isso representa para os blogs.




Logo ABBV
Qualquer blog associado tem autorização para utilizar esse selo rs ;)



Ninguém é obrigado a fazer negócios com uma empresa que não conhece, certo? Existem agregadores idôneos, que pedem cadastro e só entra quem quer - o que não é o caso no momento. Fiquem sabendo que os únicos parceiros do "Tá indo pra onde?" são os citados na página "Política do blog" ou ao longo dos posts do blog em parcerias ocasionais. E podem ter certeza que nenhuma parceria jamais envolveria o mesmo conteúdo sendo postado em lugares diferentes - mesmo porque estou longe de saber tudo sobre Blogger, Wordpress, Google, html, SEO e afins, mas sei que ter o mesmo conteúdo replicado por aí é a morte!

Então, se você identificar posts do "Tá indo pra onde?" com algum tipo de barra acima do conteúdo ou sendo exibidos em outro endereço na internet que não seja www.taindopraonde.com.br ou http://taindopraonde.com.br, por favor, denuncie para taindopraonde@gmail.com.

O título desse post é para chamar a atenção, mas o caso mais absurdo dos últimos tempos felizmente não envolve o "Tá indo pra onde?" diretamente, mas já cansei de encontrar conteúdo do blog espalhado por aí fora dos padrões da legalidade e ser obrigada a denunciar para retirarem do ar! 

Nós blogueiros de viagem investimos tempo, energia e dinheiro para viajar e compartilhar as experiências que tivemos, ajudando nossos leitores a viajar melhor. Estamos unidos para não permitir que projetos abusivos prejudiquem nosso trabalho. Existem diversos grupos de facebook ou whatsapp onde os blogueiros de viagem se ajudam e infelizmente, mais frequentemente do que gostaríamos, deduramos sites com conteúdo dos colegas. Se você é blogueiro de viagem e ainda não conhece nenhum, entre em contato!

Se você está procurando um agregador de blogs de viagem, acompanhe a sessão "Dicas dos Associados" na ABBV ou melhor ainda, faça o seu próprio feed! Comece com os blogs que recomendo por aqui e monte o seu feed personalizado através de sites como o Feedly (sério, não sei como se vive sem isso!!!).

Ah, e obrigada a todos os leitores que leem, compartilham, comentam e acompanham os blogs de viagem de qualidade! Acompanhar um blog ou site sobre viagem por apenas algumas semanas é suficiente para perceber conteúdo copiado ou de baixa qualidade por aí  - e separar o joio do trigo. Fica a dica!


Leia mais sobre o assunto nos blogs abaixo, todos unidos nesta causa

Coisos on the go
Rascunhos de Fotografia
Os Caminhantes
Ideias na Mala
Segredos de Viagem
Dondeando por aí
Turomaquia
Brazuka
Viajante Solo
Café Viagem
Aires Buenos
Abrindo o Bico
Viajando no Blog
Uma Malla pelo mundo
Festivalando
Viajando com Pimpolhos
Dicas São Paulo
Matraqueando
A Janela Laranja
Passeios na Toscana
Viaje na Viagem
Orlando em Família
E aí, férias!
Vida Cigana
Farrabadares
No mundo da Paula
Andar Comigo
Quero Viajar Mais
A minha Disney
Ensaios de Viagem
Retrip
Imagina na Viagem
Freitas para o Mundo
Destino Mundo Afora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.