sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Filmes para aprender sobre a África do Sul

Além de ler tudo que já postei no blog sobre a África do Sul (esse é o 39o post sobre lá e ainda não acabou!), super recomendo que qualquer pessoa que vá para lá assista esses 2 filmes antes de conhecer o país.


mapa da África do Sul



Invictus


O filme conta um pouco sobre o início do governo do Mandela e a Copa do Mundo de Rúgby que aconteceu na África do Sul em 1995. É ótimo para aprender sobre o apartheid, conhecer mais o Mandela que faleceu recentemente, mas continua sendo ídolo do país inteiro. Além disso, é um ótimo filme para trabalhar liderança e inclusão até mesmo em treinamentos empresariais.

As cenas do exterior da casa de Nelson Mandela foram rodadas em sua própria residência em Johannesburg (que não visitei), mas as cenas internas não foram filmadas na casa original. O capitão da equipe de rugby em 1995, François Pieenar, visita uma das prisões onde o Mandela ficou - Robben Island (provavelmente a mais famosa delas) no filme e a cena é super emocionante, como a visita real, que eu definitivamente recomendo.



Robben Island

cela onde o Mandela ficou em Robben Island
cela onde o Mandela ficou em Robben Island

Table Mountain e Cidade do Cabo vista da Robben Island
Table Mountain e Cidade do Cabo - vista da Robben Island


Os jogos de rugby foram filmados no estádio Ellis Park Stadium que depois foi um dos palcos da Copa do Mundo de Futebol em 2010. Aparecem cenas também no Union Building, em Pretória, que é uma das capitais da África do Sul, mas também não conheci. Outra cena importante foi a visita do Mandela ao campo de treinamento da equipe de rugby, conhecida como Springbok. Essa cena foi filmada em uma área chamada Tokai, mas para conhecer mais a história dessa Copa do Mundo de Rugby e da equipe Springbok, recomendo muito uma visita ao  The Springbok Experience, museu do rugby bastante interativo na Cidade do Cabo.


The Springbok Experience, museu do rugby na Cidade do Cabo
The Springbok Experience, museu do rugby na Cidade do Cabo

The Springbok Experience, museu do rugby na Cidade do Cabo
Cena que inclusive aparece no filme - final da Copa de Rugby de 1995

The Springbok Experience, museu do rugby na Cidade do Cabo
"Crescendo na África do Sul, rugby é como uma religião e o seu único sonho é jogar pelo seu país" - parece até com o futebol no Brasil.

Leia mais sobre o filme "Invictus" e veja o trailer abaixo:






Compre aqui o filme "Invictus"!





Diamante de Sangue 


O filme não se passa na África do Sul, mas em outros países como Congo e Sierra Leoa, mas como a África do Sul é um dos principais produtores de diamante do mundo, acredito que é algo que valha a pena se informar antes de ir. Visitei o museu do ouro e uma loja onde lapidam e vendem diamantes e outras pedras preciosas e como essa indústria tem um papel importante da economia da África do Sul, recomendo que leiam/pesquisem/etc sobre isso antes de ir.

A maioria das cenas foram filmadas na África do Sul e Moçambique porque tinham mais estrutura do que Sierra Leoa, mas se fazendo passar por outros lugaresAlgumas das cenas do final do filme foram filmadas na Cidade do Cabo no V & A Waterfront, com uma super vista da Table Mountain.


V&A Waterfront na Cidade do Cabo
V&A Waterfront na Cidade do Cabo

V&A Waterfront na Cidade do Cabo

Table Mountain vista do V&A Waterfront na Cidade do Cabo
Table Mountain vista do V&A Waterfront na Cidade do Cabo

Vejam o trailer abaixo:







Alguém aí tem mais alguma recomendação de filme para assistir antes de ir para a África do Sul? Ou filmes que foram filmados por lá? Para outros filmes que nos inspiram a viajar, acessem os posts da Sessão Pipoca.



Você já curte nossa fanpage no Facebook, já segue o nosso Twitter, o nosso Instagram e o Google+?

4 comentários:

  1. Que legal o post, Fernanda. Adoro o "Invictus", outro dia estava passando na TV e fiquei assistindo, quase perdi a hora para um compromisso. rs. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha sempre que vejo um filme que gosto na tv, paro para rever!

      Excluir
  2. Muito legal! O Invictus é mega importante a nivel cultural, adoro!
    Querendo demais conhecer a Africa! Vou anotar todas as dicas :)
    Beijos, Julia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Julia! Tem uns 50 posts sobre a África do Sul aqui no blog - e olha que só conheci um pedacinho do país! rs

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.