Frankfurt é uma cidade grande e claro que tem vários lugares para comprar lembrancinhas da cidade e da Alemanha em geral. A cidade não é barata e os souvenirs seguem a mesma base. Mas indico no post de hoje os lugares com mais opção de lembrancinhas que achei na cidade, assim você pode economizar pelo menos tempo na sua viagem!
Quase todo mundo visita Ravenna para ver os maravilhosos mosaicos bizantinos, mas a cidade também tem outras atrações, ruas antigas, praças fofas e aquele clima de cidade histórica não muito grande. A cidade ganhou poder no século I, quando o imperador Augusto construiu um porto na vizinha Classis (Classe). Ravenna foi transformada na capital do Império do Ocidente com a decadência de Roma, mantendo a posição entre os séculos V e VI.
Eu conheci a cidade fazendo um bate-volta de Bolonha, onde estava hospedada e acho que foi um dos bate-voltas mais interessantes e aproveitados. Para informações sobre horários de abertura, ingressos etc, cliquem nos nomes das atrações para abrirem os sites oficiais ou a página do escritório de turismo da cidade.
Piazza del Popolo (mais detalhes sobre a principal praça de Ravenna abaixo
Tumba de Dante Alighieri
Dante Alighieri foi exilado de Florença e morreu em Ravenna em 1321. A tumba foi erguida em 1780 pelo arquiteto Morigia de Ravenna. Aqui existe um lampião que é alimentado com óleo proveniente de Florença.
Planejando a minha viagem pela Itália, eu sabia que Bolonha era uma ótima cidade para fazer bate-voltas para outros lugares interessantes da região e uma das cidades que mais queria conhecer era Ravenna por causa dos mosaicos! São várias atrações na cidade (que falarei em outro post), mas esse aqui vai ser exclusivo sobre os mosaicos bizantinos espetaculares e como visitá-los!
Mausoléu Gala Placídia
A cidade de Ravenna ganhou poder no século I com a construção de um porto na vizinha Classe (Classis) e mais tarde, com o declínio de Roma, tornou-se a capital do Império Romano do Ocidente. A cidade se converteu ao cristianismo no século II e no século IV foi transformada em um bispado. Os mosaicos cristãos primitivos são do período do governo romano e bizantino.
Marquei no mapa abaixo a estação de trem de Ravenna, todos os lugares que falo neste post - os com estrelinhas são os mais importantes (Patrimônio da Humanidade) e os outros lugares para ver mosaicos na cidade com um bolinha.
Claro que entramos nessas 3 lojas, fiquei babando um monte e vou mostrar as 3 no post de hoje! Ah, os enfeites que compramos no Canadá vocês vão descobrir nos stories em dezembro quando formos montar a árvore desse ano! Cliquem nos nomes das lojas para verem os endereços exatos e horários de funcionamento. Quem lembra que fiquei apaixonada por uma loja de Natal em Berlim?
Essa é a loja mais famosinha das 3 e já tinha até marcado no meu mapa para conhecer, mas acabamos parando lá sem querer, andando pelas ruas fofíssimas da cidade alta de Quebec. É bem grande (para uma loja que só vende enfeite de Natal) e entre as 3, achei que essa tinha a decoração mais fofa. Os enfeites de modo geral são caros (porque tudo no Canadá está muito caro!) e vendem também alguns enfeites temáticos no Canadá - dá para comprar como souvenir. Fica na praça da Basílica Notre Dame de Quebec (linda!) e pertinho de uma outra loja fofíssima, que só vende pijamas (meias e etcs) com estampas típicas do Canadá (ursos, alces etc)!
Esse enfeite de árvore com o Chateau Frontenac custava 25 dólares, se não me engano!
O tour de ônibus sai pontualmente do centro de Gramado (então tome cuidado com o relógio!) e a primeira parada é na linda Casa Centenária - uma das mais antigas da região - de 1912! Não entramos nela, mas aprendemos sobre sua construção e ainda temos tempo para fotos com algumas ovelhinhas fofas nos fundos da casa.
Depois de um dia cansativo passeando por Santa Leopoldina, fomos muito bem recebidos pelo Seu Pedro, dono da Pousada Suíça. A pousada é bem grande, com quartos diferentes entre si - alguns com essa vista espetacular abaixo!
Essa vista era bem parecida com a vista de vários quartos
Não sei se isso está acontecendo com todo mundo, mas nessas últimas 2 semanas minha vida está quase que totalmente girando em torno da Copa (exceto pelos 4 dias que passei em Brasília na semana passada) e olha que eu nem curto ou acompanho futebol normalmente. Na primeira fase com os 32 países, eu ficava o tempo todo balançada sobre para quem torcer além do Brasil (tenho algumas seleções preferidas desde sempre) - nos outros jogos, torcia para os países que já visitei ou então para os que mais quero conhecer (como por exemplo Polônia e Colômbia).
Abaixo, o vídeo que viralizou no começo da Copa - especial para os viciados em Copa como eu! Na Copa de 2014 eu tive um primo que casou em dia que o Brasil ia jogar! O jogo era na hora do almoço e a festa à noite, mas boa parte da mulherada perdeu o jogo por causa do cabeleireiro. Ouvi cada história por lá - eram 4 noivas se arrumando no mesmo salão - que achei o vídeo abaixo até que normal.
Com todo mundo só falando nesse assunto, vários blogueiros de viagem resolveram twittar sobre Copa e viagens (eu inclusive - para seguir é só acompanhar a lista do link anterior) e a wishlist de viagem só foi aumentando. (Alô Alyssa, quando sai nossa roadtrip pela Islândia?). Durante os jogos e papos, fica praticamente impossível não lembrar de viagens passadas quando conheci o Peru, a Inglaterra, Alemanha, Argentina, Uruguai, Dinamarca, Suécia, Espanha, França, Portugal e o Marrocos etc e as boas memórias vindo à tona todos os dias A última newsletter do blog foi inclusive dedicada para os países da Copa que já conheço (Ainda não é assinante? Assine abaixo!).
Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!