Os sultões otomanos construíram diversos palácios suntuosos que podem ser visitados pelos turistas hoje em Istambul (Turquia). Visitei os 2 mais famosos e luxuosos deles e conto abaixo como é a visita. Estes são os dois mais visitados pelos turistas, mas no fim do post, deixo a dica de outros 2 palácios também belíssimos e abertos para visitantes. Clique nos nomes das atrações para acessar o site oficial e conferir horários de funcionamento, possíveis fechamentos e outras informações.
Veja aqui todas as atrações e passeios por Istambul!
Palácio Topkapi em Istambul (Turquia) visto do Bósforo - Foto: Bjørn Christian Tørrissen - CC BY-SA 3.0 |
Segue abaixo um vídeo com os 2 palácios, mas infelizmente somente em inglês - se preferirem, coloquem no mudo e só aproveitem as imagens!
Palácio Topkapi
O Palácio Topkapi em Istambul era o centro do Império Otomano e abrigava o sultão, sua família e muitos servidores. Foi construído entre 1460 e 1478 por Mehmet II após a conquista de Constantinopla. São 4 pátios, uma série de pavilhões e salas diversas e o tão famoso harém (a parte mais bonita do complexo). Era a sede do governo e centro de treinamento para soldados. Ele deixou de ser moradia da família do sultão quando Abdul Mecit I mudou-se para o Palácio Dolmabahçe em 1856.
![]() |
Mapinha do complexo enooorme - (a) Divan, (b) Harem, (c) İftariye Pavilion, (d) Baghdad Pavilion, (e) Library of Ahmet III, (f) Palace Kitchens, (g) Treasury - Fonte: site oficial |
Veja aqui todas as dicas sobre Istambul no blog!
Destaque para o portão de acesso (em reforma quando visitei - junho/2024) e outros portões, as antigas cozinhas (com uma exibição sobre hábitos alimentares, café turco, celebrações, cerâmicas, pratarias etc), a biblioteca, o tesouro (veja a adaga de Topkapi, um diamante de 86 quilates e diversos outros objetos e pedras preciosas), a sala do trono, o vestíbulo imperial (com cerca de 3 mil trajes reais), o Pavilhão do Manto Sagrado (com relíquias religiosas sagradas do islã) e uma vista incrível de Istambul! Deixei as fotos do famoso harém para o final.
![]() |
A igreja Hagia Eirene nas primeiras fotos, antes de entrar no palácio mesmo |
![]() |
As cozinhas do palácio ficam logo na entrada à direita e expõe hoje, entre outras coisas, a louçaria do palácio. Ali perto tem uma lanchonete para os turistas. |
![]() |
Como o Topkapi fica no alto de uma colina, de vez em quando temos uma vista magnífica de uma janela ou balcão |
![]() |
Coleção de joias |
![]() |
São diversos pavilhões para serem visitados |
![]() |
A última coisa que vi antes de sair foi a coleção de relógios! |
O harém impressiona principalmente pela decoração em azulejos em sua maior parte - inclui os alojamentos dos eunucos, o pátio das concubinas, os banhos imperiais e aposentos ricamente decorados. A entrada fica logo depois do portão, à esquerda - visitei depois das cozinhas e após o harém, segui para os outros pátios e pavilhões do palácio.
Siga pela direita da Hagia Sofia e a entrada do palácio fica logo atrás dela. O ingresso é caríssimo (cerca de 45 euros) e inclui audioguia. Reserve umas 3h para conhecer tudo na correria - o ideal seria até mais.
Compre aqui o seu ingresso ou tour pelo Palácio de Topkapi:
Tour pelos palácios e mesquitas de Istambul (sem ingressos)
Palácio Dolmabahçe
Construído pelo sultão Abdül Mecit no século XIX, é considerado uma das causas da queda do Império Otomano devido ao estilo suntuoso que requereu empréstimos do exterior. As 2 entradas cerimoniais impressionam - a Porta do Tesouro e a Porta Imperial. A fachada de mármore com 284m de comprimento é melhor observada do Bósforo (em um passeio de barco). A torre de 27m e 4 pavimentos é de 1890, acrescentada pelo sultão Abdül Hamit III e seu relógio foi fabricado por Paul Garnier, famoso relojoeiro parisiense. O palácio e seu jardim foram construídos em um aterro e por isso levou esse nome (Dolmabahçe significa “jardim aterrado”). São 16 pavilhões externos e o complexo contava com moinho de trigo, aviário, farmácia, fábrica de vidro e fundição.
![]() |
Esse portão magnífico costuma ter uma fila imensa para fotos! São vários na beira do rio, mas o primeiro é mais fotografado, mas também tem mais detalhes. |
O Harém possui diversos apartamentos para o sultão, sua mãe, esposas, concubinas, servos e convidados. Contava com banhos, escola, salão central onde as concubinas se encontravam etc. Atatürk, considerado o pai da Turquia moderna, mantinha escritório e dormitório no palácio, na parte do Harém. Mustafa Kemal liderou o movimento republicano que aboliu o sultanato após a 1a Guerra Mundial e instaurou a república em 1923, sendo o 1o presidente - introduziu o alfabeto latino e ocidentalizou o país. Foi ali que morreu em novembro/1938 - os relógios marcam o horário de sua morte.
Na parte central do palácio ficam os salões do estado. Os salões voltados para o mar eram usados pelo grão-vizir e ministros, com decoração luxuosa - cada sala que você entra, é de cair o queixo com tanto luxo. A escadaria de cristal liga a área administrativa aos salões cerimoniais e tem balaústres de cristal Baccarat.
Na parte central do palácio ficam os salões do estado. Os salões voltados para o mar eram usados pelo grão-vizir e ministros, com decoração luxuosa - cada sala que você entra, é de cair o queixo com tanto luxo. A escadaria de cristal liga a área administrativa aos salões cerimoniais e tem balaústres de cristal Baccarat.
É só ir seguindo as placas para visitar todas as partes e mais para o final da visita, tem um restaurante/lanchonete para turistas.
A visita acaba no impressionante salão cerimonial, que eu nunca tinha visto em foto nenhuma que mostrasse a dimensão correta - fiquei embasbacada por um bom tempo ali! Sua cúpula tem 36m de altura e ali fica o maior lustre de cristal do mundo com 750 lâmpadas e 4,5 toneladas, presente da rainha Vitoria da Inglaterra. É proibido tirar foto do interior do palácio e por isso o post tem somente fotos do lado de fora.
![]() |
Um pedacinho do Salão Cerimonial (é quase impossível achar foto com licença de reprodução sem pagar na internet) - Foto: Antonio Cristofaro - CC BY-SA 3.0 |
Visitei o palácio logo cedo chegando de tram (linha T1 de Sultanahmet até o ponto final Kabataş) mais um pequena caminhada e depois fui embora de funicular F1 de Kabataş até a praça Taksim, onde almocei. Uma manhã foi suficiente para conhecer a atração sem correria. O ingresso é caríssimo, cerca de 35 euros!!!
Outros palácios para visitar em Istambul
Outros 2 palácios lindos e famosos são o Beylerbeyi Sarayi e o Yıldız Sarayi, mais distantes da parte turística da cidade. Hoje em dia, as entradas de atrações em Istambul estão caras demais então não considerei entrar em mais esses 2, mas são lindos como vocês podem ver nas fotos abaixo.
Garanta o seu passeio pela Istambul otomana + parte asiática (opções de 4h ou 8h, com ingresso incluído ao Palácio de Beylerbevi)!
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.