domingo, 29 de novembro de 2015

Dicas de Guias de Viagem: Colômbia, Tailândia e House Sitting

O post de hoje é cheio de dicas para te ajudar no planejamento da sua viagem (já viram que tem uma página dedicada a isso aqui no blog, lá no alto no meu?). Nos últimos tempos, tem muitos blogueiros escrevendo guias de viagem bem tops e hoje trago uma dica de guia sobre a Colômbia (um dos lugares que mais quero conhecer ultimamente), guia sobre mochilão pela Tailândia e guia sobre House Sitting (para você economizar horrores em estadia durante sua viagem!

Uma foto publicada por Blog Tá Indo Pra Onde? (@taindopraonde) em

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Luzes de Natal em Socorro - SP

Aqui no blog já temos alguns posts sobre Socorro, uma cidade no Circuito das Águas paulista, quase em Minas, mas que é um destino muito legal para fins de semana e feriados a menos de 2h de Campinas ou de São Paulo.

Luzes de Natal Socorro 2015



Há alguns anos, a prefeitura começou a investir na decoração e programação especial de Natal e cada ano mais as "Luzes de Natal" atraem mais visitantes. No site, vocês podem ver a programação, que já começou e vai até o fim de semana após o Ano Novo. Existem alguns eventos durante a semana, mas a maioria é mesmo de sábado e domingo.


Luzes de Natal - Socorro 2015
Praça da Matriz. Imagem: Reprodução

Estive em Socorro no último fim de semana e vou mostrar um pouquinho de como está a cidade neste fim de ano e também algumas decorações dos anos anteriores. A cidade está famosa pela decoração quase toda com garrafa pet!



domingo, 22 de novembro de 2015

Lago Titicaca: Passeio de um dia para as Ilhas Uros e Taquile

Programando a viagem para o Peru, pensamos primeiramente em Machu Picchu, mas a partir do momento que minha mãe leu que era fácil combinar Machu Picchu com o Lago Titicaca, ela fez questão de ir lá conhecer! Depois da região toda de Cusco (falta muito post ainda) e antes de voltar para mais 2 noites em Lima, ficamos 2 noites em Puno (vejam no post dicas de hospedagem e de restaurantes), a principal cidade peruana na beira do famoso lago.

O Lago Titicaca


Infográfico Lago Titicaca
Infográfico muito legal feito pela Machu Picchu Brasil, única agência no Brasil especializada no Peru. Não viajei com eles, mesmo porque só fui conhecê-los quando já estava tudo acertado para a viagem. Reproduzido aqui com autorização. Clique na foto para aumentar o tamanho.



O Lago Titicaca, na fronteira entre o Peru e a Bolívia, é considerado muitas vezes o lago mais alto navegável do mundo. Está em uma altitude de 3.800m e tem 8.300km2, com 194km de extensão e 80km de largura do seu trecho mais amplo. Existem muitas ilhas espalhadas pelo lago e as mais famosas para serem visitadas pelos turistas são a Isla del Sol e Isla de la Luna - veja no blog Dentro do Mochilão (pelo lado boliviano do lago) e as ilhas de Uros, Taquile e Amantani (pelo lado peruano). O mapa abaixo foi retirado da Wikipedia.



Os habitantes de algumas dessas ilhas mantêm uma cultura própria e impressionante, centrada na pesca, tecelagem e agricultura. O povo dos Uros são os que vivem mais perto de Puno, em ilhas flutuantes construídas com a totora (espécie de junco). Eu visitei as ilhas Uros e Taquile em um passeio de um dia. É possível se hospedar em alguma ilha no Lago Titicaca, mas o passeio mais comum é o de um dia de duração mesmo. Vejam como foi a hospedagem do Ricardo Freire em uma das ilhas flutuantes.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Dicas para alugar carro (e dirigir) no Brasil e no exterior!

Para trazer mais comodidades para os leitores e melhorar a sessão "Planejando sua viagem", agora o blog "Tá indo pra onde?" é parceiro do site Rentcars! Procurando na caixa de busca aí na lateral direita do blog ou em qualquer banner ou link da Rentcars espalhado pelo blog, você pode comparar o preço e condições de várias locadoras de carro pelo mundo e encontrar a mais conveniente e o menor preço! A Rentcars é um site de busca (como o Booking) e trabalha com diversas empresas reconhecidas no mercado como Localiza, Hertz, Europcar, Avis, Movida e outras. Como é uma empresa brasileira, existem diversas vantagens para nós brasileiros, deixando tudo ainda mais simples e mais barato (mais detalhes sobre isso lá no final do post!).

logo rentcars

Compilei neste post várias dicas de amigos, familiares e da própria Rentcars sobre o que um turista deve se preocupar ao alugar um carro e dirigir no exterior (ou até aqui dentro do Brasil mesmo), além de vários posts sobre o assunto de diversos blogueiros que já cansaram de alugar carro nas férias:

terça-feira, 17 de novembro de 2015

#UmAbraçoemMariana - blogueiros de viagem se mobilizando para ajudar os afetados pelo mar de lama

Se você acompanha este blog nas redes sociais (links abaixo) e diversos outros blogs de viagem também, já se deparou nos últimos dias com a hashtag "UmAbraçoemMariana"

Um Abraço em Mariana, MG
Foto: Camila, blog Viaggiando

Acho que nem preciso escrever detalhadamente sobre tudo que aconteceu com o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana - MG. Tem um resuminho aqui e ainda existe o risco de que outra barragem se rompa (bem maior, por sinal)! Leia sobre o desastre ambiental do ponto de vista de uma moradora da região que escapou a tempo!

Achei várias imagens de satélite da região antes e depois do rompimento das barragens no G1 e um vídeo no R7, mostrando o exato momento do rompimento.

domingo, 15 de novembro de 2015

Como é se hospedar no The Hostel Paulista em São Paulo?

Estive em São Paulo várias vezes em outubro para diversos eventos sobre viagem e em uma das vezes que teria 2 eventos no mesmo dia, aproveitei para ficar 2 noites no The Hostel Paulista. Escolhi esse hostel pela localização. Já tinha me hospedado no The Hostel Vila Mariana dos mesmos donos e aprovado.

Seguro viagem geral 468x60

Algumas fotos da Avenida Paulista primeiro - vocês podem ver mais indicações de passeios, comidinhas, etc neste post aqui e neste outro post!

Avenida Paulista - o que fazer em São Paulo

Casa das Rosas, Avenida Paulista - o que fazer em São Paulo
Casa das Rosas

Avenida Paulista - o que fazer em São Paulo

A localização do The Hostel Paulista não poderia ser mais perfeita!


Fica a menos de 2 quadras da estação Trianon-MASP de metrô (linha verde) e da Avenida Paulista, que eu amo (post 1 e post 2)! Entre o metrô e o hostel, de cara já achei uma farmácia 24h e 2 lanchonetes abertas (cheguei meio tarde em uma 2a feira). O Pão de Açúcar bem em frente ao hostel estava fechando, mas tem um Extra 24h a duas quadras dali. Não preciso nem dizer que tem mil e uma opções de restaurantes, lanchonetes, lojinhas, museus, cinemas, o relativamente novo Shopping Cidade São Paulo e muitas outras atrações muito perto! Inclusive a minha querida Livraria Cultura do Conjunto Nacional, não é?

Onde ficar em São Paulo - The Hostel Paulista
A entrada é bem pequena e na primeira vez, você tem que tomar cuidado para não passar reto! Como referência, fica bem em frente ao Pão de Açúcar, logo depois de cruzar a Alameda Santos!

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Passeando pela Avenida Paulista em São Paulo - parte 2

Quem segue o blog lá no Instagram, percebeu que andei muito por São Paulo de agosto a outubro, principalmente pela região da Avenida Paulista - que já tinha sido tema de outro post aqui no blog no começo do ano!

O que fazer em São Paulo - Avenida Paulista
Sempre que passo pela avenida, paro ali no Top Center 3 para tirar uma foto porque esse coração está cada vez de um jeito diferente!

No outro post, falei sobre vários cantinhos que eu adoro na famosa avenida e hoje vou falar de mais algumas coisas para vocês observarem, visitarem etc na região!

Seguro viagem geral 468x60

Casa das Rosas


Cansei de ir para São Paulo a minha vida inteira e só na última visita é que conheci a tão famosa (e linda) Casa das Rosas! Acabei não pegando nenhum exposição, eventos especial, nada, mas a parada valeu para fugir um pouco do calor (tem um jardim que deixa o clima um pouquinho mais ameno) e admirar a bela construção, uma das poucas mansões dos barões de café que resistiu na Avenida Paulista.

O casarão terminado em 1935 foi obra de Ramos de Azevedo e seguiu habitado até 1986. Em 1991, foi desapropriado para se transformar em um espaço cultural. Para ver as exposições e eventos, cliquem em "Casa das Rosas" acima.

Leia o que o Daniel escreveu sobre a Casa das Rosas no Alma Paulista.

Casa das Rosas, Avenida Paulista - O que fazer em São Paulo
Eu adoro esse tipo de construção  do começo do século XX e não me conformo que restaram tão poucas casas lindas assim!

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Onde se hospedar em Cusco?

O post de hoje é uma super dica de hotel em Cusco, Peru! A cidade é linda demais e o agito acontece perto da Plaza de Armas. Eu queria me hospedar bem perto, mas temos que tomar cuidado com as ladeiras da região. Com a altitude, não é legal se hospedar em uma rua muito íngreme! O pessoal do Sundaycooks fez um mapinha super legal indicando as melhores ruas para se hospedar perto da Plaza de Armas. 

Um outro problema ao procurar hotel no Peru, é encontrar algo que não seja nem extremamente luxuoso (e caro) e nem simples demais (com muita chance de ter problemas). Como estávamos em 6 pessoas da família, queríamos algo com conforto, sem custar um rim. Fomos em junho, altíssima temporada na cidade e ficamos uns dias em Cusco antes do Inti Raymi, seguimos para Valle Sagrado/Machu Picchu e depois voltamos para mais 2 noites em Cusco. Ficamos todos juntos nas primeiras noites, mas na volta, meu tio teve que ficar em outro hotel que vou falar mais abaixo também (porque a nossa escolha original estava lotada!)! Então são 2 dicas de hotel neste post!

Leia todos os posts do Peru aqui!



Para quem está perdido que nem eu fiquei organizando essa viagem para o Peru, recomendo o guia abaixo!

 Compre aqui o seu guia "Peru: lugares incríveis"

domingo, 8 de novembro de 2015

Onde comer em Cusco (Peru)?

Continuando os posts sobre o Peru.

Depois de Lima e antes de ir para Puno/Lago Titicaca, fomos para Cusco, que não poderia ficar de fora de uma viagem para o Peru. A cidade é linda e tem muita coisa para fazer por lá e nos arredores como o Valle Sagrado e Machu Picchu então estes serão assuntos para outros posts. O post de hoje é só sobre a gastronomia da cidade!

carrinho de churros nas ruas de Cusco, Peru
Não sei se a é coisa mais comum de encontrar em Cusco em dias comuns, mas eu estava lá no mês de Junho, quando acontece o Inti Raymi e mesmo uns dias antes e uns dias depois a cidade estava cheia de comemorações, desfiles, shows, fogos, etc. Muitos carrinhos e barraquinhas espalhadas pelo centro histórico e achei esse carrinho de churros sensacional! Vontade de devorar tudo!!! Como já contei no post sobre Lima, me acabei de comer churros no Peru!  

Já contei um pouquinho no post inicial sobre o Peru que a tão famosa gastronomia peruana se concentra em Lima, mas existem algumas exceções em Cusco que vou mostrar mais pra frente. A comida normal peruana não é ruim, mas também não é maravilhosa - é só ok. O que irrita mesmo são os cardápios super repetidos em qualquer cidade turística que você vá. Em 11 dias de viagem, eu estava super enjoada já de pedir sempre as mesmas coisa! rs

Uma coisa legal é a imensa variedade legumes, tubérculos etc. São centenas de tipos de batata e milho por exemplo. Dar uma passada no Mercado de San Pedro em Cusco é imperdível, para observar essa variedade toda. É possível comer lá bem baratinho, mas eu não experimentei. Experimentei vários tipo de milho e batata, mas continuo preferindo os nossos.

Mercado de San Pedro, Cusco, Peru

Mercado de San Pedro, Cusco, Peru
À esquerda papaya gigante, no meio é o milho roxo usado para fazer a bebida chicha morada e à direita, o pão mais comum em Cusco.

Abaixo, mapinha dos restaurantes que experimentamos - tem mais simples e mais sofisticados e marquei até um mercadinho onde comprávamos água, bolachinhas etc para os passeios (e até achei uma bolacha que amava comer na Alemanha e já trouxe um estoque!). O Mercado de San Pedro também está marcado aí.





Os restaurantes abaixo estão na ordem que experimentamos. Os nossos preferidos estão lá no final do post!

domingo, 1 de novembro de 2015

Onde se hospedar em Campinas-SP?

Está vindo para Campinas e não sabe onde se hospedar? O post de hoje é para você!

Veja como se locomover dos aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos até o centro de Campinas!

Campinas não é uma cidade pequena e o trânsito já está bem complicado em horário de rush, apesar de não se comparar com o trânsito em São Paulo, é claro. Sugiro fortemente que você escolha a sua hospedagem para facilitar o transporte durante a sua estadia, por exemplo escolhendo se hospedar perto do local de interesse (a maioria dos visitantes de Campinas são viajantes de negócios - sugiro que você se hospede perto da empresa que irá visitar, do local da sua reunião ou entrevista).

Catedral de Campinas
A Catedral de Campinas foi restaurada recentemente e agora está amarela - ainda não vi como ficou (foto de 2013)!

Leia tudo sobre Campinas aqui no blog!


Outro motivo para pensar na localização quando for se hospedar em Campinas é que o táxi é muito caro na cidade!!! Tenha uma ideia de preços neste que calcula tarifas de táxi. Agora com Uber em Campinas, ficou um pouco mais barato para se locomover sem carro próprio. Se você ainda não tiver o aplicativo instalado, baixe e utilize o código EDEY7DE8UE para ganhar R$ 10,00 de desconto nas duas primeiras viagens (pode usar sem medo - é o meu código pessoal e se você utilizar, eu também ganho descontos. Todo mundo que utiliza o Uber ganha um código desses para compartilhar com os amigos e todo mundo sai ganhando no final das contas)! Se preferir alugar carro, confirme com o hotel sobre estacionamento e aproveite o parceiro do blog, o comparador Rentcars - sem gastar nenhum centavo a mais por isso.

Outra empresa concorrente do Uber, a Cabify, chegou em abril/2017 em Campinas. As vantagens da Cabify são os carros mais novos, motoristas mais atenciosos e a tarifa fixa (ao contrário da tarifa dinâmica do Uber que pode encarecer muito a corrida). Para ter 50% de desconto nas 3 primeiras corridas, baixe o app da Cabify e insira o cupom de desconto "TAINDOPRAONDE"! Vocês ganham 50 %OFF (até R$ 20,00) nas 3 primeiras corridas e eu também ganho créditos! Obrigada!