quinta-feira, 31 de julho de 2025

Lado B da Europa - mais de 50 cidades médias e pequenas para visitar e fugir das multidões

Turistas brasileiros viajam muito para as mesmas cidades e dificilmente saem do roteiro básico na Europa. Claro que isso é motivado pelo pouco tempo de férias, preços altos, sonhos antigos e outras razões. Mas decidi criar uma série de sugestões no instagram do blog (e hoje trago aqui para o blog) com cidades de tamanho médio ou pequeno (na maioria dos casos) que são muito interessantes, mas ainda infinitamente menos visitadas do que os lugares mais concorridos como Roma, VenezaParis, Barcelona ou Londres. Escolhi destinos de países diferentes, que podem ser uma ótima escolha para um bate-volta ou um final de semana mais tranquilo e somente lugares que já conheço (então espere muita Alemanha, Itália, Polônia e Espanha por aqui, mas pitadas de outros países também). As cidades estão em ordem alfabética.

Lado B da Europa - mais de 50 cidades médias e pequenas para visitar e fugir das multidões
Prefeitura de Wroclaw (Polônia), a última cidade da lista de hoje



Acho um assunto importante para tratar em um blog de viagens em uma época onde determinadas cidades e regiões sofrem com o excesso de turistas (ainda do pior tipo - aqueles que não se preocupam com os moradores locais) e diversos protestos tem acontecido mundo a fora por este motivo. Eu mesmo presenciei um deles em novembro/2016 em Barcelona, ou seja, o problema não é tão recente como às vezes parece. E pensar que o turismo em Barcelona só decolou depois das reformas na cidade para receber as Olimpíadas de Barcelona em 1992, mas isso é assunto para outro post.





Nem todas as cidades dessa lista são pequenas (ex Hamburgo e Colônia) ou tão vazias (por ex Verona, Oxford, Dresden e Heidelberg), mas comparadas aos grandes ícones do turismo europeu que citei acima, a visitação é bem menor e por isso entraram no post também. Só coloquei as capitais dos países pequenos e que em geral, também são menos visitados do que os países mais conhecidos.

Bora pras sugestões!

Antequera (Espanha) - É uma graça, mas não tem tantos atrativos. Veja no centro o museu municipal, a Plaza del Coso Viejo, Plaza de Santiago, Arco de los Gigantes e Plaza San Sebastian. Os dólmenes de Antequera são espécies de câmaras mortuárias da pré-história, aproximadamente de 2.500 a 2.000 a.C. e ficam um pouco afastados, mas dá para ir a pé. Se estiver de carro, passeie pelos arredores e observe a linda paisagem do Torcal de Antequera;



Aranjuez (Espanha) - Ótimo bate-volta saindo de Madri, o destaque é o Palácio de Aranjuez e seu jardim;



sábado, 12 de julho de 2025

Top 20 igrejas mais visitadas da Itália

Por toda a longa relação da Itália com a Igreja Católica ao longo dos séculos, não é de se espantar a quantidade de igrejas por todo o país e em especial na capital Roma seja espantosa. Tem igreja de todos os estilos e tamanho e seria um desperdício você viajar para a cidade eterna e não visitar algumas delas, ainda mais considerando o poder e dinheiro da instituição e as riquezas de suas construções. Muito além de religião, igrejas são historicamente e arquitetonicamente significantes, além de conterem dezenas de obras de arte então eu costumo sempre visitar as mais importantes de todas as cidades por onde passo.

No post de hoje, trago uma lista das igrejas mais visitadas da Itália - a 14a é surpreendente!!! É uma das poucas deste post que ainda não conheci em 2 viagens pelo país. Encontrei essa lista das igrejas italianas mais  visitadas na wikipedia, com dados de 2022Já escrevi sobre 13 igrejas espetaculares para visitar em Roma - metade delas estão nessa lista!


01) Basílica de São Pedro (Vaticano)


mais importante santuário católico do mundo, a Basílica de São Pedro no Vaticano, é um dos focos de qualquer turista em Roma. A catedral atual é do século XVI e o domo com mais de 136m de altura e 42m de diâmetro foi criado por Michelangelo, que morreu antes de terminá-lo. Uma escadaria de 537 degraus leva até o alto do domo.



Top 20 igrejas mais visitadas da Itália
Basílica de São Pedro, no Vaticano - a igreja mais famosa do mundo!




O baldaquino de 1624 encomendado por Urbano VIII é um extravagante dossel em estilo barroco feito por Bernini e está exatamente em cima do túmulo de São Pedro. Logo na entrada à direita está a escultura Pietà de Michelangelo (1499). Desde 1972 ela está coberta por um vidro por conta de um atentado. A fachada é de 1614 e a Porta Sagrada é utilizada somente pelo papa. Na cripta estão enterrados diversos papas, mas não é ali que está o túmulo do primeiro deles, São Pedro.

Na frente da igreja está a monumental Piazza San Pietro (Praça de São Pedro). A colunata  de Bernini em formato semi-elíptico é impressionante mesmo! Ela é adornada por diversas esculturas. O obelisco central veio de Alexandria (Egito) e tem uma fonte de casa lado. Chegando pela Via della Conciliazone dá para sentir a imponência do conjunto. A praça é palco de diversos eventos, inclusive as famosas missas onde muitos vão para ver o Papa atual.


Top 20 igrejas mais visitadas da Itália
Chegando ao Vaticano pela Via della Conciliazone. O obelisco egípcio com 25,5m de altura no meio da Piazza de San Pietro foi colocado ali em 1586. De granito vermelho de Assuã, foi levado por Calígula.


Top 20 igrejas mais visitadas da Itália
No centro, os guardas suíços que fazem a guarda do Vaticano, com a roupa típica engraçada



sexta-feira, 11 de julho de 2025

Roteiro Roma, Nápoles, Capri e Costa Amalfitana em 15 dias

Essa é a 2a parte da viagem que começou com uma semana na Sicília - veja aqui o roteio de 9 dias pela Sicília cultural e históricaJá faz mais de ano da minha viagem pela Itália e estou longe de acabar os posts detalhados aqui no blog. Mas como muita gente tem curiosidade e me pergunta sobre o roteiro de 20 e poucos dias pela Itália, vou publicar o roteiro completo da outra parte e vou adicionando os links conforme for postando.

Depois de algumas idas à Itália, eu e meus pais ainda não conhecíamos Roma! E nem a icônica Costa Amalfitana. Também aproveitamos para conhecer a cidade de origem dos meus antepassados por parte de pai, que fica próxima à Nápoles.


Roteiro Roma, Nápoles, Capri e Costa Amalfitana em 15 dias
Nem tenho certeza de qual vilarejo fotogênico eu estava tirando essa foto andando de ferry pela Costa Amalfitana!









Dia 1 - Chegada em Roma


Depois dos dias na Sicília, voamos de Catânia para Roma. O voo atrasou e chegamos tarde só para fazer o check-in, jantar nas proximidades do hotel e dormir. Nunca programe nada com horário fixo para o primeiro dia de viagem, pois tudo pode atrasar.




quinta-feira, 3 de julho de 2025

É seguro para mulher viajar sozinha pela Polônia?

Recentemente a Polônia foi eleita o melhor país para mulheres que viajam sozinhas, segundo um estudo realizado pela plataforma inglesa Wethrift e a Universidade de Georgetown. A Wethrift analisou os 30 países que lideram o Índice de Paz e Segurança das Mulheres (publicado anualmente pelo Instituto Georgetown para Mulheres, Paz e Segurança da Universidade de Georgetown, em Washington, EUA). Foram avaliados os itens "segurança", "preços acessíveis" e "variedades de atividades", entre outros. Um elemento importante da análise foi o resultado da "segurança de caminhar sozinha à noite". Eu passei um mês no país no verão europeu de 2019 e andava sempre sozinha para todos os lugares, de dia e de noite, a pé, de transporte público ou com carro de aplicativo e nunca tive problema nenhum relacionado a ser mulher ou a estar sozinha.

De todos os pontos possíveis, a Polônia recebeu a maior pontuação: 99,59 pontos em 100.  Com essa pontuação a Polônia garante a sua posição como uma referência no turismo feminino seguro.

Segundo os
autores do estudo, a Polônia oferece uma cultura diversificada e vibrante, com belas cidades como Varsóvia, Cracóvia e Gdansk, ricas em história, arte e arquitetura. Varsóvia também entrou recentemente na lista das 10 melhores cidades para mulheres viajantes, no ranking Dip'n Dive, ficando em 5º lugar.


É seguro para mulher viajar sozinha pela Polônia?
Rynek de Wroclaw, a praça principal da cidade.



A
revista britânica Time Out comentou sobre os resultados do ranking: "Varsóvia é conhecida por sua arquitetura, de igrejas góticas a arranha-céus soviéticos, e possui ótimos bares, mercados e museus". O segundo lugar no ranking da plataforma Wethrift é ocupado pela Lituânia (93,98 pontos) e o terceiro pela Eslováquia (89,88 pontos), países que ainda não conheço, mas sempre ouvi falar que são seguros.


Tenho amigas brasileiras que já viajaram sozinhas para a Polônia e também tiveram uma experiência tranquila como a minha e viajantes da Europa e do mundo todo também fazem o mesmo.