Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2016

O que ver e fazer na Alexanderplatz em Berlim?

ATUALIZAÇÃO EM 23/12/2023

Vou ser fuzilada por muitos com este post, mas me desculpem: a Alexanderplatz em Berlim é supervalorizada e na verdade é bem esquisita!!! #prontofalei! Quando assisti ao vídeo abaixo (a partir dos 4:40) vi que pelo menos não sou  a única que não curte a famosa praça! A definição do Kartoffelsalat é a melhor! rs "Praça estranha com gente esquisita" - ok, tem muitas lojas por ali, mas qual a graça nisso? A Torre de TV fica muito mais legal vista um pouquinho mais de longe. Aliás, como a torre é a maior construção da cidade, você vai conseguir vê-la de diversos outros lugares. O relógio é legal e a fonte também, mas isso não justifica a fama toda.


Alexanderplatz e Torre de TV - Berlim


Veja aqui todos os posts de Berlim no blog!







Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa





História da Alexanderplatz


Chamada de "Alex" pelos moradores, a praça já era um dos pontos mais movimentados desde antes da Segunda Guerra e durante a divisão da cidade virou o ponto central da parte da Berlim oriental. Antes a praça sediava o mercado de gado (Ochsenmarkt), sediando feiras de gado e lã. Originalmente na praça existiam um castelo e um mercado de lã. Recebeu o nome do czar Alexander I, que visitou Berlim em 1805. Nessa época, havia uma colunata monumental projetada por Carl von Gontard, mas nenhuma construção tão antiga sobreviveu à guerra (as mais antigas ainda em pé são de 1929 - Berolinahaus e Alexanderhaus). O agito da área foi registrado no romance "Berlin Alexanderplatz". A grande maioria dos prédios nessa área é da década de 60. Era o principal ponto da Berlim comunista na época da cidade dividida - durante a Guerra Fria.

O que fazer na Alexanderplatz e arredores?


Essa praça é enorme e um hub no transporte da cidade. Por isso, muita gente recomenda ficar por aqui. Eu sinceramente não gostaria de ter feito isso não! A região é muito movimentada durante o dia, mas à noite, fica bem esquisita! Na foto lá do alto, foi a unica vez que vi movimento por ali à noite - acho que deveria ser cedo ainda, tipo 18h/19h porque lá pelas 21h passei diversas vezes pela praça e não tinha uma alma viva andando por ali além de mim! #medinho Eu fui no outono quase inverno, então talvez no verão seja melhor...

Daqui podemos observar a famosa Torre de TV ou Fernsehturm, a estação Alexanderplatz, muitas lojas (Primark, Galeria Kaufhof, etc), o relógio com horário do mundo todo (Weltzeituhr), a Fonte da Amizade do Povo/das Nações. Pertinho ficam a Marienkirche (igreja), a Rotes Rathaus (prédio lindo da prefeitura) e a linda fonte Neptunbrunnen.


Weltzeituhr, Alexanderplatz, Berlim
Essas fotos noturnas foram tiradas no mesmo dia da foto lá do alto e não sei porque foi o único dia que vi movimento aqui à noite.







Procurando dicas de onde se hospedar em Berlim? Fiz uma seleção aqui com os hotéis mais estilosos da cidade, outra com bons hotéis e hostels econômicos (testados por mim em 2019) e mais uma com hotéis com vistas panorâmicas!

Torre de TV


Com 368m de altura, é a construção mais alta de Berlim e uma das plataformas de observação mais famosas do mundo. Vou falar mais sobre a atração em outro post. Existe um restaurante lá em cima e a parte mais legal na verdade é encontrar a torre de diversos lugares da cidade! Foi construída entre 1961 e 1969 para demonstrar o sucesso da Alemanha socialista.


Torre de TV (Fernsehturm), Alexanderplatz, Berlim








Não sei como, nunca tinha ouvido falar ou visto fotos dessa igreja que fica bem pertinho da Torre de TV! Ela não é grande e é de graça. Além disso, é legal ficar trocando de ângulo e tentando encaixar a torre e a igreja na mesma foto! Na frente (lateral) da igreja, temos a fonte de Netuno (Neptunbrunnen) datando de 1895. Ela mostra o deus da água, Netuno, circundado por  figuras femininas, simbolizando os rios alemães Reno, Weichsel, Oder e Elbe (Elba) (veja aqui como foi o meu passeio pelo rio Reno!).


Marienkirche, Berlim

Marienkirche, Berlim
Igreja bem simples por dentro

Neptunbrunnen, Berlim




Marx-Engels-Forum


Andando em direção à Ilha dos Museus fica essa praça com uma escultura em memória aos 2 pais do socialismo, Karl Marx (que por sinal morou em Trier) e Fridrich Engels. São de 1986, por Ludwig Engelhart.



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook







Rotes Rathaus


Construída entre 1861-1869 de acordo com os desenhos de Hermann Friedrich Waesemann, era um dos maiores prédios da Alemanha. A estrutura foi modelada de acordo com o Renascimento Italiano. A torre é remanescente da catedral de Laon (França). O exterior está decorado com cenas da história da cidade.

Rotes Rathaus Berlim
Rotes Rathaus (em inglês) - é a prefeitura "nova". No final de 2014, havia uma reforma ali na frente e por isso esses canos cor de rosa. As fotos pela parte de trás acabaram ficando mais bonitas



Tour da escavação arqueológica no Molkenmarkt


Entre a Altes Stadthaus, a Rote Rathaus e a Alte Münze (antiga casa da moeda, hoje um centro de exposições onde vi "Nineties Berlin" em 2019) - e pertinho do Nikolaiviertel, da Alexanderplatz e do restaurante mais antigo de Berlim, passam algumas avenidas com várias faixas sempre movimentadas e entre elas, ficam alguns estacionamento e uma grande área aberta. Espaço desperdiçado. Ali estão previstas novas quadras de apartamentos, lojas e escritórios, além dos estreitamentos das largas avenidas inóspitas e na hora das escavações, encontraram muitas ruínas de construções diversas e restos arqueológicos em uma área que já foi bastante ocupada nos últimos 800 anos. Essa "praça" chamada Molkenmarkt era o local do primeiro mercado da cidade ainda na era medieval (seu nome provavelmente é derivado dos produtos lácteos vendidos ali) e depois abrigou diversas moradias de judeus, quando a região ficou conhecida como Großer Jüdenhof. Foram encontradas também as bases de uma antiga estação de energia elétrica do século XIX e as bases de uma igreja francesa de 1725. A região foi duramente bombardeada na Segunda Guerra Mundial, abrindo espaço para as avenidas construídas durante o regime soviético. Em 2021, estão acontecendo tours guiados grátis pelas escavações (cerca de 8 mil metros quadrados), mas não encontrei informações de até quando seria possível fazer esse tour. Imagino que com o avanço das construções, em algum momento ele não seja mais disponibilizado. As escavações continuarão até 2025, explorando cerca de um quinto do terreno da Berlim medieval. É possível fazer um tour virtual do local, mas as explicações estão em alemão.


Molkenmarkt (Berlim) em 1785
Molkenmarkt (Berlim) em 1785 - domínio público


Molkenmarkt (Berlim) em 1902 - domínio público
Molkenmarkt (Berlim) em 1902 - domínio público
- Rote Rathaus vista ao fundo


Molkenmarkt (Berlim) em 1936 - esse prédio com a torre "arredonda" é a Altes Stadthaus. Foto: Bundesarchiv, Bild 183-1992-1012-502 / CC-BY-SA 3.0



Na foto abaixo, Molkenmarkt vista de vários ângulos tanto em 2014 como em 2019. Essa visão de trás da Rote Rathaus (o prédio vermelho) com a Torre de TV ao fundo, eu acho uma das paisagens mais bonitas de Berlim. Dá para perceber claramente o tanto de espaço perdido entre avenidas largas com faixas demais, que estão o dia inteiro congestionadas de carros (inclusive o Trabi Safari que fiz em 2019! Passei dirigindo por aí rs), estacionamentos, praças perdidas que não são usadas por pessoas etc. Mas fico com receio que a minha vista queridinha da Rote Rathaus + Torre de TV suma...

Molkenmarkt em Berlim
Molkenmarkt em Berlim e muito espaço urbano desperdiçado com os carros


Illuseum


Uma exposição com cenários de ilusões divertidas - visita interativa, ideal para quem viaja com crianças e/ou quer fotos instagramáveis! Boa localização pertinho da Alexanderplatz.



Museuminsel


A famosa Ilha dos Museus com seus 5 museus fica bem pertinho da Alexanderplatz! Mas o ingresso não é barato não. De qualquer jeito, somente passear pela ilha também já é um programa bem legal porque é ali que fica a Berliner Dom, o Lustgarten, a "colonnade courtyard" - outro jardim cercado por colunas e os próprios prédios dos museus que são lindos e imponentes! Claro que tem um post aqui no blog só sobre a ilha e os seus museus maravilhosos!

Alte Nationalgalerie, Ilha dos Museus, Berlim

Pergamonmuseum, Ilha dos Museus, Berlim


Berliner Dom


Vou falar mais da igreja mais impressionante de Berlim em outro post, mas ela fica bem pertinho da Alexanderplatz, podendo tranquilamente ser visitada conjuntamente. É possível subir e ter uma vista aérea legal da cidade aqui.

Berliner Dom




Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook





DDR Museum


contei tudo sobre esse museu (e outro no mesmo estilo) que eu acho que são imperdíveis em uma viagem a Berlim. Fica grudadinho na Berliner Dom e é bastante interativo.

DDR Museum, Berlim

Karl-Marx Allee


Uma avenida cheia de prédios no estilo socialista na antiga parte leste da cidade. Termina no Frankfurter Tor. Vocês podem ver um pouco mais desta avenida no vídeo abaixo do Canal Alemanizando!


O que ver e fazer na Alexanderplatz em Berlim? Karl-Marx Allee e Frankfurter Tor






Nikolaiviertel, Nikolaikirche e arredores

Muro medieval - Stadtmauer Berlin/Cölln


Na Littenstraße, pertinho do Nikolaiviertel e da Alexanderplatz, é possível observar as ruínas do muro medieval de Berlim. A cidade nasceu da junção de Berlin com Cölln e o melhor lugar para aprender sobre essa época é no museu dentro da Nikolaikirche. Ali perto, também tem ruínas de um Franziskaner Klosterkirche (convento). Fiz um post sobre o muro medieval de Berlim e o segundo muro da cidade, incluindo ainda o restaurante mais antigo da cidade!


Comprar souvenir do Ampelmann


Ampelmann é o homenzinho do sinal/farol/sinaleiro na antiga Alemanha oriental. Até hoje, está nas ruas de várias cidades inclusive Berlim e principalmente em lojinhas de souvenir (a que fica pertinho da Alexanderplatz é justamente a melhor de todas - mais completa)! Já tem post sobre ele aqui no blog!


souvenir do Ampelmann, Berlim

Mercados de Natal


São 2 mercados na região, um na própria Alexanderplatz, que foi o mais cheio de produtos chineses à venda e outro, beeem melhor, na frente da Rotes Rathaus, inclusive com uma roda gigante imensa e linda! Fiz um super post com as guloseimas típicas dos mercdos de Natal e os 8 mercados que visitei em 2014 em Berlim, incluindo os 2 que falei acima! Eles começam no fim de novembro e duram até o Natal mais ou menos. Tem barraquinhas de artesanato, roupa, acessórios, decoração natalina, muitas guloseimas típicas e gostosas, jogos, decoração linda etc. Aqui tem a lista oficial do escritório de Berlim, com todos os mercados espalhados pela cidade (em inglês), com informação de datas, horários, localização etc. Recomendo demais o mercado da frente da prefeitura, que conta também com uma pista de patinação no gelo ao redor da Neptunbrunnen (acima).


Mercado de Natal na Alexanderplatz, Berlim

Mercado de Natal na Rotes Rathaus, Berlim

Mercado de Natal na Rotes Rathaus, Berlim
Tava cedo ainda quando fui então ninguém tinha se aventurado ainda na pista ao redor da fonte!

Mercado de Natal na Rotes Rathaus, Berlim


LOXX Miniatur Welten


Atração para quem curte maquetes, trens ou aviões. Falei sobre o local no último post aqui do blog! Essa atração fechou em agosto/2017!

LOXX Miniatur Welten, Berlim

LOXX Miniatur Welten, Berlim




Lojas famosas - Galeria Kaufhof, Primark e outras


Marquei as lojas mais famosas e shoppings no mapa acima com o símbolo do euro. A Kaufhof é a mais alemã, a Primark a mais barata para roupas e a Saturn, especializada em eletrônicos e afins.


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











Ver o aquário cilíndrico do Aquadom - ele explodiu e não existe mais!


A atração Aquadom & SeaLife é paga, mas você pode entrar na recepção do Radisson Blu Hotel e do lobby mesmo observar pelo menos o aquário gigante cilíndrico que é super interessante! Vejam um vídeo aqui do elevador dentro do cilindro! Andar nesse elevador é imperdível para crianças, mas você pode simplesmente dar uma olhadinha no lobby. As informações técnicas de como foi construído, tamanho, preço etc são impressionantes! Imaginem se hospedar nesse hotel e dar de cara com esse aquário quando abre a cortina/janela do quarto???


Hackerscher Markt e Hackerscher Höfe


Já contei tudo sobre essa área e os prédios em estilo art noveau com pátios interligados no post sobre a região da Oranienburger Straße


Hackerscher Höfe, Berlim

Onde comer na Alexanderplatz


Dá dei várias dicas sobre esse tema em 2 posts aqui no blog, incluindo dicas na região da Alexanderplatz: onde comer em Berlim e onde comer barato em Berlim (menos de 10 euros)Impossível não reparar nesses caras vendendo pão com salsicha na Alexanderplatz (e em outros pontos movimentados da cidade!), por menos de 2 euros!!! Destaque para o restaurante mais antigo de Berlim! Mais detalhes sobre os locais das fotos abaixo nos links acima!


onde comer barato em Berlim - Scoom
Scoom era uma das lanchonetes onde eu mais comprava sanduíches como esse da foto - essa loja está em um corredor que liga uma plataforma a outra na estação Alexanderplatz

onde comer em Berlim - Mio
O restaurante Mio aos pés da Torre de TV foi uma boa surpresa!

Onde comer em Berlim - O restaurante mais antigo de Berlim - Zur Letzten Instanz
O restaurante mais antigo de Berlim - Zur Letzten Instanz

Onde comer em Berlim - O restaurante mais antigo de Berlim - Zur Letzten Instanz
O restaurante mais antigo de Berlim - Zur Letzten Instanz





Onde ficar na Alexanderplatz


Já disse lá em cima que não curto a praça e não ficaria hospedada aqui por perto quando voltar, apesar das facilidades de transporte. Mas se você gosta da ideia de ficar por aqui, de acordo com o Booking, são 485 hotéis perto da Alexanderplatz. Olhe bem o mapa porque tem muito hotel que tem até "Alexanderplatz" no nome, mas não fica perto da praça não! Eu apostaria em hotéis mais perto da estação Hackerscher Markt, como o Adina Apartment ou o Motel One Berlin Alexanderplatz no meio do caminho entre Hackerscher Markt e Alexanderplatz.

Para quem quer gastar pouco, aparentemente a melhor opção seria o Citystay Hostel Berlin Mitte ou na outra direção, o ibis Styles Berlin Alexanderplatz. Um pouco mais carinho temos o Hotel Indigo Berlin Alexanderplatz e os mais chiques Park Inn (com um bar interessante no topo e vista legal da cidade) e o Radisson Blu, que citei acima quando falei do Aquadom.






Reserve o seu hotel pelos banners e links do Booking deste post, não pague nenhum centavo a mais por isso e ajude o blog a se manter! Este post contém links para programa de afiliado.


O que fazer nos arredores da Alexanderplatz em Berlim - Torre de TV, Nikolaiviertel, Ilha dos Museus, Marienkirche e outras atrações. Dicas de onde comer e onde se hospedar



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

2 comentários:

  1. Quando fui, além de ser um dia super feio (nubladão), ainda tinha uns "tiozinhos" super estranhos no local. Parecia que a qualquer momento iria acontecer algo de estranho. Sei lá. Também acho um daqueles lugares que quando a gente chega lá, fica pensando: "mas era só isso"? Beijocas, Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa... Não sei como não vi esse comentário até hj rs... É bem isso mesmo "era só isso?" rs.

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.