Páginas

quinta-feira, 3 de julho de 2025

É seguro para mulher viajar sozinha pela Polônia?

Recentemente a Polônia foi eleita o melhor país para mulheres que viajam sozinhas, segundo um estudo realizado pela plataforma inglesa Wethrift e a Universidade de Georgetown. A Wethrift analisou os 30 países que lideram o Índice de Paz e Segurança das Mulheres (publicado anualmente pelo Instituto Georgetown para Mulheres, Paz e Segurança da Universidade de Georgetown, em Washington, EUA). Foram avaliados os itens "segurança", "preços acessíveis" e "variedades de atividades", entre outros. Um elemento importante da análise foi o resultado da "segurança de caminhar sozinha à noite". Eu passei um mês no país no verão europeu de 2019 e andava sempre sozinha para todos os lugares, de dia e de noite, a pé, de transporte público ou com carro de aplicativo e nunca tive problema nenhum relacionado a ser mulher ou a estar sozinha.

De todos os pontos possíveis, a Polônia recebeu a maior pontuação: 99,59 pontos em 100.  Com essa pontuação a Polônia garante a sua posição como uma referência no turismo feminino seguro.

Segundo os
autores do estudo, a Polônia oferece uma cultura diversificada e vibrante, com belas cidades como Varsóvia, Cracóvia e Gdansk, ricas em história, arte e arquitetura. Varsóvia também entrou recentemente na lista das 10 melhores cidades para mulheres viajantes, no ranking Dip'n Dive, ficando em 5º lugar.


É seguro para mulher viajar sozinha pela Polônia?
Rynek de Wroclaw, a praça principal da cidade.



A
revista britânica Time Out comentou sobre os resultados do ranking: "Varsóvia é conhecida por sua arquitetura, de igrejas góticas a arranha-céus soviéticos, e possui ótimos bares, mercados e museus". O segundo lugar no ranking da plataforma Wethrift é ocupado pela Lituânia (93,98 pontos) e o terceiro pela Eslováquia (89,88 pontos), países que ainda não conheço, mas sempre ouvi falar que são seguros.


Tenho amigas brasileiras que já viajaram sozinhas para a Polônia e também tiveram uma experiência tranquila como a minha e viajantes da Europa e do mundo todo também fazem o mesmo.




Veja aqui todas as dicas no blog sobre VarsóviaCracóviaGdanskPoznanTorun e Bydgoszcz!



É seguro para mulher viajar sozinha pela Polônia?
Praça do Mercado (Rynek) na Stare Miasto - cidade antiga de Varsóvia




Cuidados aos viajar sozinha para a Polônia



Acho que o mais importante é escolher com cuidado sua hospedagem, em termos de localização. Na Polônia ou em qualquer outro lugar do mundo, para ser sincera, A hora que ficamos mais vulneráveis é a noite, então em todas as cidades por onde passei, sempre procurei por lugares onde pudesse jantar e voltar tranquila para o hotel.



Na maioria das cidades europeias, não tem problema nenhum andar segurando o celular na mão, mas é sempre bom dar uma olhadinha à sua volta e ter por exemplo uma cordinha no celular para ele ficar bem preso à sua mão. Eu sempre ando com jeito que sei onde estou indo, mesmo que você não faça a menor ideia! Confiro no mapa o trajeto que terei que fazer quando estou dentro de um museu ou restaurante.


Providenciar um cartão de conta internacional facilita a sua viagem, não tendo que carregar centenas de dólares/euros/libras na carteira! Essa medida acaba também fazendo a sua viagem mais segura.
Viajar no verão facilita a vida dos turistas pois escurece muito tarde na Polônia nessa época do ano e dá tempo de jantar (não muito tarde) ou participar de algum evento e voltar para sua hospedagem ainda relativamente claro. Participei de diversos eventos noturnos no país e mesmo em cidades pequenas, não tive problemas ao voltar caminhando para o hotel ou hostel (ou de metrô no caso de Varsóvia).

Tente não chamar atenção. Saia com pouco dinheiro a cada dia, assim você sempre terá mais para os dias posteriores - vale esconder uns 50 dólares/euros/qualquer outra moeda em algum bolso mega escondido, na meia ou no sutiã para garantir a volta para o hotel. Tem gente que fala para não carregar bolsa por aí, mas eu acho impossível - leve um modelo pequeno, só com o essencial mesmo e carregue SEMPRE na frente por mais ridículo que fique. Deixe suas bijuterias (e principalmente joias) em casa!

Veja aqui todas as dicas sobre viajar sozinha no blog:


Cuidado ao andar de transporte público. Eu andei várias vezes de transporte público, principalmente o tram e o metrô em Varsóvia, trem entre Gdansk e Sopot e tram em Cracóvia para ir e voltar do centro da cidade quando ia visitar alguma atração mais afastada ou quando estava hospedada no apartamento de uma amiga. Vi muitas pessoas usando celular tranquilamente no metrô, sempre observando o pessoal a minha volta. Se tivesse mais gente usando, eu também usava. Se não tivesse ninguém usando, ele ficava guardadinho. 

Utiliize apps de transporte - Ao invés de Uber, o mais popular na Polônia é o Bolt. Eu usei e abusei do app entre as estações de trem/ônibus e as hospedagens quando estas ficavam mais longe no centro e eu estava com a mala.

Fique atento a noticias e redes sociais para se manter atualizado sobre qualquer coisa fora do comum acontecendo na cidade e região (grandes eventos nacionais, feriados, atentados, etc que podem afetar a sua viagem).



Seguro viagem para viajar sozinha pela Polônia


Eu nunca viajo sem seguro viagem e não recomendaria que nenhuma mulher viajasse sem seguro para nenhum lugar do mundo! O seguro viagem vai muito além do tradicional seguro saúde particular que temos aqui no Brasil e vale para outros itens, por exemplo bagagem extraviada ou problemas com cancelamento de voos.

É um gasto mínimo comparado aos outros gastos da viagem e no caso da Polônia, país europeu signatário do Tratado de Schengen, requisito obrigatório para entrar! Garanta aqui o seu seguro viagem com desconto!




Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Geral 2




Férias Real: tranquilidade que te acompanha!

Todos que adquirirem seguro viagem com a Real, independente da cobertura, até o dia 31/07/2025 e preencherem o formulário enviado após a compra até o dia 01/08/2025 concorrerão a 2 kits mala + almofada para cada ganhador! Dois ganhadores, cada um ganha uma mala e uma almofada de pescoço O sorteio será realizado no dia 04/08/2025 (segunda-feira) e divulgado no Instagram da Real.


É seguro para mulher viajar sozinha pela Polônia?


Os 300 primeiros clientes que adquirirem um seguro viagem com cobertura premium na Real (a partir de 100.000 DMH) até 31/07/2025 e preencherem o formulário enviado após a compra receberão um número para o sorteio da promoção “Paraíso All Inclusive" da Viajantes de Sorte + até R$ 15.000,00


O sorteio ocorrerá no dia 09/08/2025 pela Loteria Federal e premiará com 07 diárias com acompanhante , passagens aéreas de ida e volta para duas pessoas de qualquer lugar do Brasil até o aeroporto mais conveniente e ajuda de custo de até R$ 15.000,00 para o ganhador. Você escolhe o seu destino entre essas opções: cruzeiro, Maragogi, Punta Cana, Porto de Galinhas, Cancún, Bahia ou Dubai.



É seguro para mulher viajar sozinha pela Polônia?



Comprando o seu seguro viagem pelos links do blog, além de descontos, os leitores ainda ganham um eSim para a Europa ou EUA (1GB de internet para gastar em 30 dias) na compra de qualquer seguro viagem com cobertura intermediária ou premium (acima de 60.00 dólares DMH).


A viagem deve iniciar até Outubro de 2025 e a solicitação deve ser feita com no mínimo 5 dias antes da data da viagem. Limitado para os 100 primeiros clientes, lembrando que a oferta é válida apenas para eSIM. Confira aqui os aparelhos compatíveis com o eSIM.



É seguro para mulher viajar sozinha pela Polônia?
Cracóvia - Basílica de Santa Maria e telhado do mercado Sukiennice vistos do alto da Torre da antiga prefeitura - Rynek Glówny





Passeios para mulher viajando sozinha pela Polônia


Fazer free walking tours pelo centro é uma boa ideia, por exemplo. Você conhece a região com um guia, paga o que achar justo (o preço de um guia privado fica inviável para quem viaja sozinho) e como estará em grupo, vai se sentir mais segura para tirar fotos. Eu fiz isso em todas as cidades por onde passei na Polônia e adorei!  Os guias sempre dão dicas extras ao final!
 

Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required












Em geral, as pessoas curtem explorar lugares desconhecidos e saírem das rotas dos turistas, mas isso pode não ser uma boa ideia quando viajamos sozinha - melhor seguir a rota tradicional e se misturar com outros turistas (ou com moradores).


Faça passeios guiados com agências - Para quem preferir passeios guiados com guia e transporte, o parceiro do blog Civitatis vende diversos tours pela Polônia, podendo pagar em até 12x no cartão!

 
Garanta aqui seus passeios em varias cidades polonesas:


Vale a pena ir sozinha para a Polônia?


Isso varia de pessoa para pessoa e só você mesma pode ter a resposta para essa pergunta. Lembre-se que a Polônia não é um país considerado perigoso e além das polonesas, muitas turistas do mundo todo, principalmente da Europa, já viajam pelo país. Se você quiser, pode encontrar companhia em hostels ou free tours, mas pode aproveitar muito bem a sua viagem solo sem grandes intercorrências.



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.