No norte do estado de Baden-Wüttemberg na Alemanha está a cidade de Maulbronn, bem pequena e calma. O destaque definitivamente fica com o mosteiro, o melhor preservado ao norte dos Alpes e declarado patrimônio pela UNESCO em 1993. Construído entre os séculos XII e XVI, teve seu início com o primeiro Papa cisterciense. Em 1504 o duque de Baden-Württemberg construiu aqui o seu pavilhão de caça e já no século XVII, a abadia se converteu em seminário protestante.
Veja aqui todos os posts sobre a Alemanha no blog!
Veja aqui todos os posts sobre a Alemanha no blog!
O Mosteiro de Maulbronn
Quando cheguei no local, já fiquei impressionada com aquele pátio conservado, que eu não lembrada de ter visto foto antes. São prédios administrativos, residenciais, enfermaria, refeitório, adega, auditório, albergue, moinho, capela, etc construídos durante o século XIII. Hoje em dia são lojas, restaurantes, residências e prédios públicos, etc. E a muralha está pelo menos parcialmente conservada em volta do mosteiro.
As primeiras visões que temos chegando pela rua principal da cidadezinha. |
Vejam aqui todos os patrimônios pela UNESCO na Alemanha
Europa no verão: 10 dicas essenciais
Não me cansava de tirar fotos nesse pátio! |
Outras dicas de passeios de meio ou de um dia saindo de Stuttgart:
A visita é feita com audioguias para entender cada parte do mosteiro (em espanhol). Consultem o site oficial para informações de preços e horários de funcionamento.
Aqui estudaram o físico Johannes Kepler e os escritores Friedrich Hölderlin e Hermann Hesse. Leia aqui o que Hesse disse sobre o local. |
A igreja românica é a construção mais antiga do complexo e conta com 3 naves e cadeiras para 92 monges no coro da igreja - um belo exemplar de trabalho em madeira do fim da Idade Média. |
O refeitório é outro destaque em estilo gótico. Eu adoro essas janelas em estilo gótico (?). |
Essa fonte se tornou o símbolo do mosteiro, mas já sofreu modificações ao longo dos anos. |
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Alemanha é primeiro mundo, mas tive uma sequência de mini perrengues que quase estragaram um fim de semana no sul do país!
Como chegar ao Mosteiro de Maulbronn?
A visita ao mosteiro combina muito bem com uma viagem para Stuttgart, Heidelberg ou até mesmo Frankfurt, como vocês podem ver no mapa abaixo. Marquei os aeroportos principais da região, as 3 cidades que citei e outras importantes, como por exemplo a fofa Rothenburg ob der Tauber, que também dá para combinar com a visita a esse mosteiro, Estrasburgo na França, que não fica longe, e a pequena e desconhecida dos brasileiros Pforzheim, que é um hub no transporte da microrregião onde se encontra o mosteiro.
Para passear pela região, alugar um carro é uma boa pedida. Se você for fazer tudo de transporte público, as conexões não serão tão rápidas e vai acabar conhecendo menos coisa em um dia, mas calcule as rotas no site da Deutsche Bahn.
Fui finalista no Prêmio Europa de Comunicação 2022 para melhor matéria online, mas acabei recebendo o prêmio revelação!
Eu estava hospedada em Stuttgart e fui de trem e ônibus até Maulbronn seguindo as instruções do app da DB perto de 9 da manhã. Troquei de transporte em uma estação perdida no meio do mato (Maulbronn West, mas existem mil outras opções de caminho - eu escolhi essa pelo horário), mas na Alemanha o transporte é confiável. Saí do trem em uma estação fantasma com um menino adolescente e na hora exata, o ônibus para o centro de Maulbronn passou (ponto que eu desci foi Kloster Maulbronn - "kloster" quer dizer mosteiro em alemão). Na hora de ir embora perto de 3 da tarde, segui viagem para outra cidadezinha - peguei o mesmo ônibus só que na direção contrária e fui para Pforzheim, onde peguei o trem para meu destino (a fofíssima Calw - clica no link para ler o post). Só voltei para Stuttgart no início da noite. Aqui estão os melhores passeios de um ou meio dia saindo de Stuttgart!
Para esses passeios de um dia na Alemanha sem carro, o recomendável é comprar o ticket válido para todo transporte no estado inteiro durante aquele dia. Eu comprei no dia anterior para já sair do hostel de metrô com o meu Baden-Württemberg Ticket (link em espanhol) até a estação central de Stuttgart (Stuttgart Hauptbahnhof) e paguei 24 euros (preço jun/2019) por todos os trens, ônibus e metrôs do dia.
Maulbronn fora do mosteiro - não passeei por lá e tirei essas fotos simplesmente no caminho de ida ou volta. |
Onde se hospedar para visitar o Mosteiro de Maulbronn?
Eu acho que não vale a pena se hospedar em Maulbronn mesmo, mas se quiserem, aqui estão todas as opções de hospedagem em Maulbronn. Você com certeza vai combinar essa visita com outras cidades e é mais interessante ficar em outras localidades da região como eu fiquei, por exemplo, em Stuttgart. Aqui estão todas as opções de hospedagem em Stuttgart.
O ingresso para o mosteiro foi cortesia para o blog Tá indo pra onde?, mas as impressões relatadas neste post são independentes.
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Que lindo esse Mosteiro de Maulbronn na Alemanha, Fer! Realmente, está muito bem conservado. Parece ser muito bonito. Bom saber que tem como ir com o transporte público. Ele me lembrou alguns mosteiros que visitei em Portugal.
ResponderExcluirAgora q vc falou, percebi q tem uma semelhança mesmo... E sim, pra quem viaja sozinha, é um alívio conseguir chegar nos lugares de transporte público.
ExcluirNão é a toa que o Mosteiro de Maulbronn se tornou patrimônio pela Unesco, muito bonito mesmo. Que bom que está bem preservado e aberto a visitas, adoro esses passeios.
ResponderExcluirTem razão!
ExcluirQue lindo é o mosteiro de Maulbronn! Fiquei impressionada com as fotos... a Alemanha tem tantos cantinhos lindos para visitar, né?
ResponderExcluirNossa, DEMAIS! Acho que volto lá a vida toda e não conheço tudo que quero rs.
ExcluirAcho a Alemanha linda demais! Já fui duas vezes e conheci várias cidadezinhas, inclusive Rothenburg, que pelo jeito é pertinho de Maulbronn. Morro de vontade de voltar!
ResponderExcluirSim, eu espero ir logo pela 6a vez e finalmente conhecer Rothenburg! hehehe
ExcluirQuando você mencionou que Maulbronn é bem pequena e calma, já me ganhou fácil. Com este incrível mosteiro então, fiquei ainda mais a desejar visitar esta pequena cidade.
ResponderExcluirPoder visitar com um audioguia e conhecer a história do lugar me agrada muito e achei a estrutura muito interessante. O aparente estado de conservação impressiona! :)
Sim, é uma boa combinação de tudo isso, o que tornou o dia bem agradável.
ExcluirQue lindo o Mosteiro de Maulbronn, adoro estes lugares cheios de história. E o pátio é realmente um encanto.
ResponderExcluirAdoro lugares históricos tb!
ExcluirAdorei este Mosteiro de Maulbronn as fotos ficaram super bacanas!
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirQue Mosteiro mais lindo esse de Maulbronn, com estilo de construção da alemanha me encanta, vou colocar na lista de cidade para conhecer.
ResponderExcluirLegal, não vai se arrepender!
ExcluirQue graça o Mosteiro de Maulbronn. Eu também não ia cansar de tirar fotos desse pátio lindo rs.
ResponderExcluirAlemanha sempre supreendendo! Que lindo esse mosteiro e parece ser o tipo de lugar que adoro: sem uma multidão de turistas!
ResponderExcluir