Páginas

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Vantagens, desvantagens e como superar o medo de viajar sozinha

Mais um post sobre mulheres viajando sozinhas! No primeiro da série, eu contei sobre como comecei a viajar sozinha e dei várias inspirações. O segundo post foi recheado de dicas práticas e mais inspirações de outras viajantes. Já no terceiro post, contei sobre a Solo Travel Week (uma semana de vídeos grátis sobre o assunto que já acabou, mas logo mais tem outra). Agora é a vez de falar sobre o que eu considero as maiores vantagens e desvantagens desse tipo de viagem e também sobre o medo de viajar sozinha que afeta muita gente.


Vantagens, desvantagens e como superar o medo de viajar sozinha

Vantagens de viajar sozinha


Liberdade - Poder escolher datas e destinos, roteiros, acordar e dormir na hora que quiser, descansar também no meio do dia se quiser. Fazer somente o que te interessa: não ter que passar hoooras em um museu que não te interessa ou entrando em lojas que você não quer. Mudar de plano de última hora e não levar uma eternidade para decidir o que fazer ou onde comer.



Planejamento mais fácil - Não ter dificuldade para acertas as datas!! Não ter problemas com estilo de viagem diferente (um gosta de trilhas e o outro quer viajar para fazer compras por exemplo) e sem brigas em relação a dinheiro (cada um gasta o que quer e o que pode). A viagem já começa no planejamento!




"Adoro viajar sozinha e muitas vezes faço até questão. E não estou falando de viajar com amigas, irmã, vizinha. É literalmente sozinha. Percebi que quando você viaja com outra pessoa, o roteiro não é 100% seu." (Talita, blog Me deixa ser  turista)

Antes só do que mal acompanhado - Dificilmente as pessoas estarão na mesma vibe que você em lugares contemplativos como Machu Picchu, Ilha de Páscoa, Casa da Anne Frank em AmsterdãMemorial do Muro de Berlim, Memorial do Holocausto ou em visitas a campos de concentração (já visitei Dachau em Munique e Sachsenhausen em Berlim). Aqui vale mais do que nunca aquele ditado "antes só do que mal acompanhada", afinal você se planejou toda, fez malabarismo com as férias e com seu dinheiro para deixar os outros estragarem a sua viagem com piadinhas e comentários inconvenientes?



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook






Benefício do anonimato - Faça o que tiver vontade, ninguém (provavelmente) vai te conhecer ali, ninguém vai te julgar (aliás o julgamento é um hábito muito mais brasileiro do que pensamos - Europa e EUA são o paraíso para quem não liga para aparências e quer sair vestido de qualquer jeito). Ninguém quer saber o que você faz ou deixa de fazer, então sinta-se livre com o benefício do anonimato. What happens in Vegas, stays in Vegas. Mas tomando cuidado, hein gente?

Mais coisa em menos tempo - Você consegue fazer tudo mais rápido do que quando está com um grupo: tomar café da manhã, as paradinhas básicas para banheiro ao longo do dia, se arrumar logo cedo antes de sair para a rua, todos os trâmites de aeroportos, check-in/check-out e até mesmo visitar um museu. Eu fiz muuuita coisa sozinha em Cape Town por 3 dias e em Barcelona então nem se fala! Meu roteiro seria completamente inviável viajando com companhia.

Não precisa conversar por educação - Você não precisa nem abrir a boca quando acorda de mau humor! Ser simpático 24h/dia cansa.


Vantagens, desvantagens e como superar o medo de viajar sozinha


Conhecer local e cultura com mais intensidade - Porque estará dando atenção somente para aquilo e não a 948575 conhecidos e parentes. Pode conhecer mais pessoas (ou ficar sozinho se estiver a fim), pensar na vida e aprender coisas sobre você mesmo.

Aprender a resolver problemas - Ou você resolve ou aguenta as consequências! Nisso, aprende também a ser mais criativo.

Ganhar senso de direção e aprender a se virar com mapa - OK, nem todo mundo consegue fazer isso, mas estar sozinha facilita esse aprendizado porque tudo depende somente de você e não vai ter mais ninguém para achar o caminho de volta para o hotel.

Aprender a gostar de você mesmo - Relembra coisas sobre você que já tinha até esquecido!

Melhora seu currículo - Não necessariamente a parte de cursos e empregos, mas a parte das habilidades adquiridas: habilidade de se adaptar e ser flexível, enfrentar desafios, etc


Vantagens, desvantagens e como superar o medo de viajar sozinha



Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required










Desvantagens de viajar sozinha


Apesar da lista toda das vantagens aí em cima, claro que existem desvantagens também.

Saudade do que ficou para trás - Não preciso explicar muito, mas convenhamos que não faz muito sentido em viagens não muito longas.

Não ter ninguém se preocupando com você - Se acontece qualquer coisa, você mesmo que tem que se virar pra contatar o seguro, ir para o hospital, comprar remédio etc. Não dá para contar que alguém bonzinho vai te ajudar (mas vira e mexe aparece um ser com boa alma sim!). Tomar cuidado principalmente para sair a noite (e com a quantidade que bebe).

Pode acabar desistindo de sair à noite - Além da preocupação com o caminho de volta tarde da noite em um lugar desconhecido, ter que ficar controlando nível alcoolico e achar que não vai ter graça ir para algum bar ou balada sem companhia. Minha sugestão - fazer tours que normalmente os hostels indicam - pub crawls, tapas tour na Espanha e outros. Eu fiz um tour de tapas em Valência e outro em Barcelona!

Não ter ninguém pra conversar - E dividir os momentos bons e ruins, tanto as dificuldades como as cenas engraçadas, mas esse problema se resolve rapidinho estando conectado.

Ser a única pessoa para muitas coisas - Tem que ser mais atenciosa e cautelosa com seus pertences e carregar tudo sozinha (algo que já deveria fazer de qualquer jeito, né?), maior dificuldade para tirar fotos (selfie sticks não são aceitos em vários lugares) e ter que se virar em qualquer idioma sem ajudas para tradução (além da internet, se você tiver wifi ou chip).


Vantagens, desvantagens e como superar o medo de viajar sozinha -  "A mágica acontece fora da sua zona de conforto"
A mágica acontece fora da sua zona de conforto. Foto: oklanica (Flickr) CC BY-NC 2.0



Você vai se desacostumar a viajar com outras pessoas - Do mesmo jeito que acontece com quem mora sozinho e fica cheio de manias. Vai sentir falta do sossego quando viajar acompanhado novamente!

Custo mais alto - Não se aplica 100% do tempo, mas em muitos casos sim porque não tem com quem dividir o quarto (se não topar ficar em quarto coletivo em hostel de jeito nenhum), dividir aluguel de carro ou garrafa de vinho, isso sem contar as cabines de navio e outras ocasiões.

Não fazer alguns passeios que requerem mínimo de pessoas - Isso acontece muito no Brasil onde é mais difícil se virar sozinho e mais comum contratar passeios com transfer e guia (ou por exemplo em destinos de praia quando você quer fazer um passeio de barco fora da alta temporada). No exterior, é muito mais comum e fácil se virar de transporte público para fazer os passeios. 





Veja aqui todas as dicas sobre viajar sozinha no blog:


E o medo de viajar sozinha?


Quem acompanha o instagram do blog sabe que em outubro/2017, eu passei uns dias no Rio de Janeiro sozinha apesar de todas as notícias ruins que vemos de lá diariamente. Eu tinha que ir para um evento no feriado para Petrópolis/Itaipava e aproveitei para atrasar a volta e curtir uns dias no Rio. Se eu fiquei com medo de ir? Claro! Enchi o saco de várias blogueiras e amigas que moram no Rio perguntando sobre as áreas mais (ou menos) seguras. Mas fui mesmo assim. É normal ter medo, principalmente se for a primeira vez, mas ninguém deve deixar de fazer alguma coisa que queira muito só por causa do medo!

"Sim, eu me sinto orgulhosa por viajar sozinha para países que eu não falo a língua e mal consigo interpretar os hieróglifos que eles chamam de alfabeto, mas não me sinto muito corajosa e nem especial por isso. Tem um monte de viajantes fazendo a mesma coisa, basta ir em um hostel para conhecê-los. Eu não me meto em grandes aventuras, não pulo de lugares altos e certamente evito a maior parte dos perigos que eu posso, como andar sozinha em lugares escuros ou entrar em ruas ou florestas sinistras. A minha tal coragem vem de não seguir os padrões supostos para uma mocinha, de sair por aí com uma mochila nas costas e uma mala de rodinhas, do tamanho de cabine, e me propor a explorar os lugares o máximo que puder. Sem ninguém para me acompanhar." (Luiza, blog 360 Meridianos)


Alguns não gostam mas eu acho que é mais questão de se acostumar. Eu fui ao cinema sozinha na Espanha pela primeira vez e desde então vou aqui no Brasil de vez em quando e acho que é uma boa maneira de começar. Você pode também passar uma tarde no shopping vendo vitrines sem nenhuma amiga. Algumas horas é mais fácil ou mais difícil do que outras - depende do seu estado de espírito na hora e destino, mas magic happens outside your confort zone como na imagem que apareceu lá em cima no post!


Algumas dicas práticas para viajar sozinha com segurança


Seguir instintos - Se uma rua parece suspeita, mude o caminho! Se você não anda de transporte público tarde da noite na sua cidade, não faça isso na viagem!

Cuidado com bolsas, acessórios etc - Ande agarrada na bolsa (eu já ando assim no Brasil mesmo, nenhuma novidade por aqui) e evite utilizar joias ou mesmo bijuterias chamativas (no Rio eu não andava nem de relógio, que normalmente não saio de casa sem!)

Faça amigos durante a viagem - É tímido e/ou não sabe como fazer isso? A Denise tem um post só sobre esse assunto no "Viajante Solo". Você pode viajar sozinha, mas não precisa ficar sozinha o tempo todo! Dica: faça walking tours e pub crawls como esses em BarcelonaBerlim e Valência, conheça o pessoal dos hostels, aproveite para combinar encontros com amigos antigos que estão morando no exterior.

Espalhe seu dinheiro em vários lugares da bolsa e da mala - nos bolsos da calça e casaco também (no sapato é outra ideia). Se acontecer alguma coisa, será somente com uma parte do dinheiro e não com tudo que você tem.

Tenha cópias dos seus documentos e reservas - Eu sempre tenho cópias físicas de tudo na mala e no meu email.


Sobre viajar sozinha


Veja uma lista dos países mais seguros para viajar sozinha no Esse Mundo é Nosso, e dicas práticas de segurança em viagens sola nos blogs 360 Meridianos e Apure Guria. Leia sobre os medos mais comuns de viajantes solos e sobre o livro que por salvar sua vida!

Leia aqui todos os posts no blog sobre viajar sozinha!

E aí, alguém aí se animou a cair na estrada somente com a sua mochila (ou mala) como companheira?


Vantagens, desvantagens e como superar o medo de viajar sozinha


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontopesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.