Páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Igrejas e sinagogas maravilhosas em Berlim!

Já falei de algumas dessas igrejas e sinagogas em posts sobre algumas regiões de Berlim, mas ainda não falei da principal igreja de Berlim, a Berliner Dom! Então resolvi hoje fazer esse post com as que eu considero as principais igrejas e sinagogas da cidade.




Igrejas em Berlim: Nikolaikirche, Berliner Dom, Kaiser-Wilhelm Gedächtniskirche e Marienkirche
Algumas das igrejas de Berlim em sentido horário: Nikolaikirche, Berliner Dom, Kaiser-Wilhelm Gedächtniskirche e Marienkirche. Você vai passar por elas durante seus passeios!







Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa




Berliner Dom



A maior e mais decorada igreja da cidade foi reaberta em 1993 depois de 40 anos de restauração. Projetada por Julius Raschdorf entre 1894 e 1905, reflete as aspirações de poder do imperador, em particular a escadaria em mármore preto/negro. Membros da dinastia Hohenzollern estão enterrados na cripta. A nave principal com o domo a 85m é impressionante (pena que as fotos não ficaram tão boas). O púlpito neobarroco do século XIX e o enorme órgão Sauer dominam a igreja barroca. Ela aparece rapidinho no post sobre a Ilha dos Museus, mas merecia outro post com foco nela!

Berliner Dom, Berlim

Berliner Dom, Berlim

Berliner Dom, Berlim

Berliner Dom, Berlim
Os mais importantes membros da dinastia Hohenzollern estão enterrados aqui na igreja enquanto os menos importantes estão na cripta (visita ao final do tour).

Berliner Dom, Berlim

Berliner Dom, Berlim
Cronologia da Berliner Dom

Berliner Dom, Berlim

Berlim vista da Berliner Dom
A minha máquina não é das melhores, principalmente para fotos noturnas, mas eu JURO que essa visão aérea é SENSACIONAL! Uma das minhas preferidas em Berlim, e olha que são muitas opções!

Berliner Dom, Berlim



Informações Práticas
Site: Berliner Dom
Horário de funcionamento: De 2a a sa, das 9h às 20h. Dom e feriado, das 12h às 20h. De outubro a março, fecha às 19h.
Preço: 7 euros. Audioguide por 3 euros em inglês, alemão, espanhol, italiano e francês). O Berlin Welcome Card é aceito para descontos.

Leia aqui como foi comprar um chip local alemão para usar internet na Alemanha!
Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











Kaiser-Wilhlem-Gedächtniskirche


O cartão postal da Berlim Ocidental preserva a parte antiga atingida pela Segunda Guerra, combinando com uma estrutura moderna onde está a igreja propriamente hoje. Falei bastante dessa minha paixão no post sobre a Avenida Kudamm e região.


Kaiser-Wilhlem-Gedächtniskirche, Berlim

Kaiser-Wilhlem-Gedächtniskirche, Berlim

Kaiser-Wilhlem-Gedächtniskirche, Berlim
Nunca tinha visto foto da parte interna do pouco que resta da igreja preservada e achei lindo!



Outra igreja nada famosa, mas também destruída pela Segunda Guerra e deixada em ruínas é a Franziskaner Klosterkirche, que mostrei neste post com dicas de atrações fora do óbvio em Berlim!






Nikolaikirche


O prédio sagrado mais antigo de Berlim é o centro do bairro Nikolaiviertel, local onde surgiu a capital alemã. De 1230, hoje funciona como um dos museus com a história da cidade. Foi reconstruída em 1987 e completamente reformada em 2009. Ela aparece neste post sobre o bairro Nikolaiviertel e neste post sobre os 4 museus sobre a cidade de Berlim.

Nikolaikirche, Berlim

Nikolaikirche, Berlim




Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook




Marienkirche


Começou a ser construída em 1270 em estilo gótico e barroco, com uma impressionante torre neogótica adicionada em 1790 por Carl Gotthard Langhans. A fachada é de 1437 e um dos maiores tesouros é o afresco "Dance of the Dead" (1485). O púlpito barroco foi criado por Andreas Schlüter em 1703. A igreja chegou a ficar cercada por construções, mas hoje está isolada à sombra da Torre de TV. A pia batismal gótica de 1437 é sustentada por 3 dragões pretos e decorada com as imagens de Jesus Cristo, de Maria e dos apóstolos. Falei sobre a Marienkirche no post sobre a Alexanderplatz (ela fica bem pertinho!).

Marienkirche, Berlim
Marienkirche e Neptunbrunnen


Neue Synagoge


A maior sinagoga de Berlim foi construída originalmente entre 1859 e 1866. Foi demolida na Segunda Guerra Mundial e parcialmente reconstruída entre 1988 e 1995. O domo é lindo demais! Hoje é o Museu Centrum Judaicum e tem uma exposição que visitei e contei neste post sobre a Oranienburger Straße e região.

Neue Synagoge, Berlim


St. Hedwigs-Katedrale


A maior igreja católica de Berlm foi comissionada por Frederico, o Grande entre 1747 e 1773 depois da conquista da Silésia (hoje, parte da Polônia). Foi projetada por Georg von Knobelsdorff entre 1740 e 1742, inspirada o Panteão de Roma. Reformada na segunda metade do século XIX e posteriormente após a Segunda Guerra, aqui estão enterrados alguns bispos de Berlim. Também contém uma madona do século XVI e uma pietá que data de 1420. Site oficial

Französischer Dom


Na linda Gendarmenmarkt e com uma torre barroca a 66m de altura, data de 1701-1705. Serve a comunidade de huguenotes de Berlim e é bem simples por dentro. Aqui está um órgão barroco tardio de 1754. A torre conta com um carrilhão de 60 sinos. É possível ter vistas panorâmicas estonteantes lá de cima, mas acabei não subindo. Leia mais sobre essa praça no post sobre a Avenida Unter den Linden e região.


Französischer Dom, Deutscher Dom e Konzerthaus na Gendarmenmarket, Berlim
Französischer Dom, Deutscher Dom e Konzerthaus na Gendarmenmarket, Berlim

Französischer Dom, Deutscher Dom e Konzerthaus na Gendarmenmarket, Berlim
Französischer Dom, Deutscher Dom e Konzerthaus na Gendarmenmarket, Berlim


Deutscher Dom


Não é mais uma igreja, mas sim um museu sobre o parlamento alemão que não cheguei a entrar. Irmã gêmea da igreja anterior, é uma antiga igreja protestante da Reforma. Erguida em 1708, a torre idêntica à da igreja francesa ali na frente foi adicionada em 1785. Destruída pelo fogo em 1945, foi refeita em 1993 - o exterior uma cópia fiel e o interior preparado para receber exposições. Leia mais sobre essa praça no post sobre a Avenida Unter den Linden e região.


Friedrichswerdersche Kirche


Igreja pequena em estilo neogótico, foi construída por Karl Friedrich Schinkel entre 1824 e 1830. Iria servir as comunidades alemãs e franceses do distrito e Friedrichswerder e já abrigou o Museu Schinkel, além de esculturas que fazem parte do acervo da Alte Nationalgalerie. Não consegui conhecer porque tudo por ali está cheio de construções devido à reconstrução do Palácio Real ali por perto. Sua estrutura sofreu abalos e hoje está fechada para o púbico - reabriu em 2021! Leia mais na wikipedia em inglêsInformação oficial


Synagoge Rykestrasse


Mais uma que não conheci, mas falei neste post sobre Prenzlauer Berg. Sobreviveu a noite dos cristas e hoje é a maior sinagoga da cidade.


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

10 comentários:

  1. Uma das coisas que gosto muito de fazer na Europa é de visitar as igrejas.
    Conheci algumas dessa listinha aí, mas ainda faltam outras ;)
    Já estou marcando no google maps para não esquecer.
    Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro visitá-las pela arquitetura! Então sempre recomendo mesmo pra quem não é religioso/praticante. No mínimo, você dá uma descansadinha das caminhadas rs, mas mesmo visitando dezenas de igrejas por viagem, elas sempre tem detalhes diferentes surpreendentes!

      Excluir
  2. Não sou uma pessoa religiosa, mas adoro entrar numa igreja ou templo. A fé das pessoas emociona-me e, para além disso, muitas igrejas são obras arquitectónicas únicas. O Dom é impressionante, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Não sou religiosa tb não, mas amo visitar igrejas e templos em geral!

      Excluir
  3. Eu não sou religiosa mas adoro visitar as igrejas na Europa. Adorei saber mais sobre as de Berlim, só conhecia a Berliner Dom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero subir naquela cúpula de novo, dessa vez durante o dia! Achei a vista bem legal e essas fotos aqui não fazem jus...

      Excluir
  4. Em nossa viagem para Berlin fizemos o free walking tour pq tínhamos pouco tempo e já amamos demais a cidade. Na próxima vamos pegar suas dicas pq amo lugares históricos e com arquitetura maravilhosa como esses que mostrou. Amei e já quero visitar todas as igrejas e sinagogas que nos mostrou :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Tb fiz o walking tour no 1o dia inteiro, logo depois da minha 1a aula por lá1 Mas definitivamente vale a pena passar mais dias em Berlim ou voltar outras vezes pq tem muuuita coisa legal para conhecer por lá!

      Excluir
  5. A Kaiser-Wilhlem-Gedächtniskirche me impressionou muito! Fiquei olhando aquela igreja semi destruída, tentando imaginar o que é viver uma guerra e ao mesmo tempo agradecendo nunca ter vivido e pedindo aos céus nunca viver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo! Eu fiquei hipnotizada pela igreja e tive que voltar lá uns 3 dias seguidos dps da 1a vez q vi...

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.