Conhecida por suas casas coloridas à beira dos canais, Burano também é marcada pela torre inclinada de sua igreja. É formada por um conjunto de ilhotas (conectadas por pontes) na Laguna de Veneza e não é tão visitada pelos turistas como sua vizinha mais famosa, Murano, mas eu gostei muito mais dessa aqui. São cerca de 3 mil habitantes hoje em dia na localidade.
Os primeiro habitantes de Burano foram provavelmente os romanos, mas só no século VI que Burano recebe o seu nome atual - era então habitada por pessoas originárias de Altino (no continente), que teriam dado o nome de uma das portas da cidade. Existe outra versão para a origem do nome - ele viria do sobrenome da primeira família que ali se estabeleceu (Buriana) ou ainda teria sido dado por residentes vindo de outra ilha próxima, Buranello.
Claro que tem um mapinha completo no final no post, com tudo marcadinho, inclusive onde pegar os vaporettos/barcos para esse passeio!
O compositor Baldassare Galuppi nasceu aqui e dá nome à rua principal, que tem várias barracas vendendo renda e trattorias - as rendeiras de Burano são famosas há séculos. No século XVI, a renda local delicada era conhecida como punto in aria (pontos no ar). A indústria entrou em colapso no século XVIII e em 1872 foi fundada a Scuola dei Merletti. Hoje podemos podemos ver como essa renda era feita no Museu do Merletto (em um dos raros palacetes na praça principal de Burano), mas a autêntica renda de Burano é difícil de ser encontrada.
Veja aqui:
As primeiras casas coloridas saindo do porto e lojas de souvenirs. Essas blusinhas de renda em lojinhas simples devem ser imitações mais baratas. |
* indicates required
O movimento em Burano era bem maior do que na vazia Torcello, mas bem menor do que Murano ou Veneza. Só que essa viagem foi em 2016 e de lá para cá, já vi Burano aparecer em dezenas de reportagens em jornais e revistas do exterior como "uma das cidades mais coloridas do mundo", o que pode ter gerado um aumento no número de turistas. E realmente, as casas coloridas são a principal atração! Eu fiquei hipnotizada andando por aquelas ruelas e canais, sem saber para que lado olhar ou tirar foto primeiro! Entre as casas coloridas, o destaque é a Casa Bepi. Diz a lenda que as casas foram pintadas com cores fortes para facilitar a volta dos pescadores para casa, uma vez que em Burano a bruma está sempre presente - hoje as casas são sempre repintadas e é necessário até pedir autorização na prefeitura para mudar a cor, pois nem todas são aceitas para cada lote.
No alto, guarda sol feito de renda |
Almoçamos no Restaurant Galuppi em uma rua cheia de lojinhas e restaurantes - a rua principal. O atendimento não foi dos mais simpáticos, mas não foi ruim. O cardápio era um pouquinho diferente da maioria - que são básicos demais - com várias opções de risotos, massas e outros pratos de frutos do mar em geral. O preço foi na média de Burano/Veneza. De sobremesa, um tiramisu - talvez porque pedimos o menu do dia? Não é um super restaurante, mas quebra o galho. Está marcado no mapa lá embaixo em azul junto com outra recomendação de um blogueira que conheço e confio. Experimente uma bolachinha de farinha e manteiga, típica de Burano - Bussolà.
Não sou fotogênico mesmo rs, mas só para registrar. Vista do vaporetto. |
Burano foi um dos pontos mais altos da minha passagem por Veneza e aliás, um dos pontos mais altos dos 20 e poucos dias daquela viagem toda então não perca esse passeio lindo!
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Como conhecer Murano, Burano e Torcello em um dia?
É tranquilo conhecer as 3 ilhas Murano, Burano e Torcello em um dia como eu fiz e algumas pessoas até conhecem as 3 em meio dia! Para quem vai por conta própria, o ideal é comprar o ticket de um dia para utilizar o vaporetto ilimitado (em 2021 custa 20 euros) e pegar a linha 4.1 ou 7 para Murano (saindo da parada San Zaccaria - ao lado da Piazza San Marco). Saindo da estação de trem, o mais rápido é a linha 3, mas a 4.2 também é possível. Desça na parada Colonna - o trajeto dura cerca de meia hora. Para Burano, leva mais meia hora - na parada Faro em Murano, pegue o vaporetto 12. De Burano para Torcello são somente uns 10 minutos de vaporetto, também com a linha 12 ou a linha 9. Para voltar de Torcello para a ilha principal de Veneza, pegue o vaporetto 12 e desça na parada Fondamente Nove (é uma das principais paradas com diversas conexões) e aí troque para outra linha para o seu destino ou vá a pé. Confira o mapa com as linhas de vaporetto aqui e os preços e horários aqui.
Nós saímos relativamente cedo para conhecer tudo com calma, almoçamos em Burano e voltamos no final da tarde. Quem vai com grupo de excursão conhece tudo em um período só, com muito mais pressa.
Tour para as ilhas de Murano, Burano e Torcello
Murano, Burano e Torcello no mapa
Marquei no mapa abaixo as 3 ilhas e suas atrações - Murano em marrom, Burano em amarelo, Torcello em rosa. Os piers que cito acima na parte sobre como se locomover entre as ilhas estão em preto e em roxo, a Piazza San Marco e a estação de trem Santa Lucia, ambas em Veneza.
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Que fofa a cidadezinha de Burano! Realmente Murano e Veneza são bem mais famosas, mas Burano tem seu charme, com todo esse colorido. Eu particularmente adoro lugares assim, bem coloridos, parecem mais felizes hahaha
ResponderExcluirEu tenho essa mesma percepção!! E por isso q adoro tb aqueles murais de street art! rs
ExcluirDas ilhas da Laguna de Veneza conhecemos Murano, visitamos uma fábrica de vidros é claro, caminhamos pelas ruas, adoramos. Quando voltarmos pretendemos conhecer Burano, esse colorido dos pequenos prédios parecem uma pintura, fiquei bem curiosa com as rendas, não sabia sobre essa tradição da ilha.
ResponderExcluirEu sou suspeita pra falar pq Burano foi minha preferida rs Vai sim!
ExcluirSe o real não estivesse tão desvalorizado eu teria ido para Veneza esse ano :( sonho em conhecer esses lugares, Burano certamente não ficaria de fora. Amei as dicas do seu blog, obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirDe nada! tb queria demais q o euro estivesse em um patamar decente...
ExcluirPuxa, Veneza me é tão magnética que não consigo sair da ilha principal. Já estive lá 3 vezes e nunca fui a Burano ou Torcello, e em Murano apenas visitei uma fábrica de vidro soprado.
ResponderExcluirEntão precisa ir! pq essas ilhas são uma miniatura de Veneza com a grande vantagem de não ter a lotação de turistas! rs
Excluir