Páginas

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Historisches Grünes Gewölbe: atração de cair o queixo no Residenzschloss, em Dresden!

Dresden felizmente está cada vez mais presente no roteiro de turistas, seja como um bate-volta de Berlim ou como uma parada estratégica entre Berlim e Praga. Quando estava estudando em Berlim, queria passar um fim de semana lá, mas eram tantos passeios para fazer, que fui só um dia mesmo, com uma colega de curso. Sobre esse passeio, vou falar em outro post com mais detalhes.


O que ver em Dresden, Alemanha
Em sentido horário: a Frauenkirche, Fürstenzug, Zwinger e Semperoper - as principais atrações de Dresden

No blog Viajoteca, temos 11 razões para visitar Dresden, no Turomaquia, 12 razões para se apaixonar por Dresden e no Espírito Viajante, 26 motivos para visitar Dresden, mas além disso tudo, tem outro super motivo para visitar a cidade reconstruída após um bombardeio terrível na Segunda Guerra Mundial: o Historisches Grünes Gewölbe, dentro do Residenzschloss!


Leia aqui todos os posts sobre Dresden no blog!



Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa




O Residenzschloss


O castelo que conhecemos hoje foi construído em etapas do fim do século XV até o século XVII, nas bases de uma fortaleza romanesca. Foi residência da família Wettin e sofreu ampliações em 1889 e 1901. Foi muito danificado na Segunda Guerra Mundial, durante o bombardeio de Dresden e só foi recuperado recentemente (terminou em 2013!).

Residenzschloss em Dresden, Alemanha
Residenzschloss visto do Zwinger

No Residenzschloss, infelizmente pouco divulgado (pelo menos para os turistas brasileiros), encontra-se uma variedade de exposições lindíssimas, como o Neues Grünes Gewölbe, o Kupferstich-Kabinett (pinturas e desenhos), a Rüstkammer no Riesensaal (Arsenal), a Türckische Cammer (arte otomana) e o Münzkabinett (moedas), que ficaram para uma próxima vez na cidade (com certeza haverá uma próxima vez)!

Residenzschloss em Dresden, Alemanha

Residenzschloss em Dresden, Alemanha
Mapinha do Residenzschloss
Infelizmente o ingresso é caro e o tempo é sempre curto, então só visitei uma, que eu achei que seria a mais impressionante nos folders de turismo da cidade, o Historisches Grünes Gewölbe! Não me arrependi nem um pouco!
A tradução do nome seria "Historic Green Vault" em inglês ou "Abóbada Verde Histórica" (vault quer dizer cofre, mas também abóbada). Passei uma hora e pouco da visita de queixo caído!!! E minha amiga também!!! Para cada canto que a gente olhasse, saía um "uau" involuntário. Para vocês terem uma pequena ideia, vejam esse tour panorâmico de algumas salas!!! Imperdível, não?

Historisches Grünes Gewolbe, Residenzschloss, Dresden, Alemanha
Foto do Staatliche Kunstsammlungen Dresden

Historisches Grünes Gewolbe, Residenzschloss, Dresden, Alemanha
Foto do Staatliche Kunstsammlungen Dresden

Veja aqui o nosso roteiro de um dia em Dresden!

Historisches Grünes Gewolbe, Residenzschloss, Dresden, Alemanha
Foto do Staatliche Kunstsammlungen Dresden

Historisches Grünes Gewolbe, Residenzschloss, Dresden, Alemanha
Foto do Staatliche Kunstsammlungen Dresden

A coleação de tesouros dos herdeiros da dinastia Wettin contém obras de arte do Renascimento até o Classicismo. Foi iniciada por Augusto II da Polônia em 1723. É provavelmente a maior coleção de jóias da Europa e está exposta no Residenzschloss desde 2004, após extensiva reforma, uma vez que 3 das 9 salas estavam severamente danificadas pela guerra. O tesouro havia sido escondido em um castelo da região.

Podemos admirar espelhos, jogos de porcelana, ovos de avestruzes, cristais, gemas e jóias diversas, entre outros objetos maravilhosos. Não é permitido tirar fotos na exposição, por isso entrei em contato com a administração do castelo para pedir algumas fotos para este post. Não coloco mais para não estragar a surpresa! O ingresso inclui um audioguide super detalhado com informações de cada peça em exposição (às vezes até longo demais, a gente pulou uns pedacinhos). No local, existem lockers para mochilas e um café.



Informações Práticas


Entradas: pelas ruas Sophienstraße, Taschenberg ou Schlossstraße (no centro histórico, pertinho de todas as outras atrações e tranquilo de ir a pé desde a estação de trem)
Horário de funcionamento: 10h-18h, fechado 3a feira. Para visitar o Historisches Grünes Gewölbe, o ticket tem horário marcado!
Preço: somente o Historisches Grünes Gewölbe - 12 euros, com audioguide incluso (não tem português, mas o espanhol é bem fácil). Todas as exposições - 21 euros. Existem outras combinações de tickets - confiram no site oficial. O Historisches Grünes Gewölbe não está incluso no Dresden Card!


Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

8 comentários:

  1. Oi, Fernanda. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela menção do meu blog! Dresden é uma cidade maravilhosa! Um abraço. Pedro Henriques

      Excluir
    2. Olá Pedro, obrigada pela visita! Amei Dresden e não vejo a hora de voltar!

      Excluir
  2. Respostas
    1. É maravilhoso mesmo!!! Fiquei morrendo de vontade de conhecer os outros...

      Excluir
  3. Nossa! Que maravilha encontrar em seu blog, dicas sobre Dresden ; vou ficar 3noites nas cidade e estava procurando mais algumas informaçoes ; gostei de saber do autoguia em espanhol, pois nao falo alemao e meu ingles aff....é sofrível, espero melhor ate minha viagem.
    Muito grata e dicas anotadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dresden é MARAVILHOSA! Já leu esse post aqui? http://www.taindopraonde.com.br/2016/05/que-fazer-1-2-dias-dresden-alemanha-roteiro-fim-semana.html

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.