Páginas

terça-feira, 2 de novembro de 2021

Sonhos de viagem ou Viagens dos sonhos

Você lembra quais eram seus maiores sonhos de vigem na infância? Eu lembro bem do top 3 e de dois que entraram para completar o top 5 depois. Dos 3 maiores sonhos originais, já conheci Machu Picchu (em 2015) e Ilha de Páscoa (em 2013) e dos que chegaram depois, conheci e me apaixonei por Berlim (2014 e 2019)! Mas ainda faltam outros 2 lugares, um no exterior e um no Brasil (descubram abaixo quais são!)


Sonhos de viagem ou Viagens dos sonhos
Três dos meus maiores desejos de viagem na montagem acima: Ilha de Páscoa e Berlim na esquerda e Machu Picchu na direita




Pela seleção de destinos, já deu para perceber que sempre fui fascinada por arqueologia, História e coisas antigas rs. Esse é um motivo que sempre temos muitos destinos históricos por aqui e que criei a tag Viajando na História para movimentar o instagram do blog ano passado durante a pandemia sem viagens.




Alguns anos atrás, postei aqui no blog a minha bucket list de viagem no exterior e a bucket list de viagem no Brasil e tenho que admitir que listar esses desejos me ajudou a realizá-los. Mas vamos ao meu top 5 de viagens dos sonhos!

5) Berlim


Já fiz até um índice com os cerca de 100 posts sobre Berlim aqui no blog, então acho que a paixão ficou bem clara aí rs. Berlim é uma cidade que foi me instigando e me conquistando aos pouquinhos desde as diversas aparições nas minhas aulas de alemão e um pouquinho nas aulas de História do colégio. Eu amo História, mas só gostava até a Segunda Guerra e depois disso achava tudo chato. Aí comecei a estudar alemão em 2006 e os professores falavam tão bem de Berlim e a cidade sempre aparecia nos livros e vídeos durante a aula que eu fui começando a gostar da cidade. Nisso foram uns 6 anos me apaixonando devagar por Berlim - tanto que eu queria ir pra lá mas não nos esquemas de 3 ou 4 dias correndo como todo mundo faz. Em 2014 achei a desculpa perfeita e fui estudar. Foram só 7 semanas, mas que semanas!

Sonhos de viagem ou Viagens dos sonhos - Berlim
O primeiro ponto turístico de Berlim que visitei. No meu primeiro dia inteiro na cidade, quase chorei quando saí do metrô e dei de cara com o Portão de Brandemburgo - só não dei um escândalo porque me segurei MUITO.


Sonhos de viagem ou Viagens dos sonhos - Berlim
A primeira foto de Berlim que vi na vida sei lá em que ano (em uma revista de turismo) foi tirada desse ângulo e essa escultura me marcou! Mas lembro beeeem vagamente das cenas da queda do muro de Berlim na televisão (eu não tinha nem 10 anos)


Sonhos de viagem ou Viagens dos sonhos - Berlim
Essa é a igreja a que aparece atrás da escultura acima - Gedächtniskirche na Avenida Kudamm ou Kufïrstendamm


Em 2019, voltei para mais 10 dias em Berlim no começo de uma viagem longa pela Europa para visitar algumas coisas que ficaram faltando da última vez ou que abriram depois e ainda matar a saudade de tudo aquilo. A cidade está sempre se reinventando e cheia de novidades. Depois dessa viagem, já tem vários museus, exposições, mirante, etc novos por lá, ou seja, já estou pensando na terceira vez rs.


4) Serra da Capivara


Nem lembro mais como eu descobri a existência da Serra da Capivara no Piauí e suas pinturas rupestres, mas desde que vi a primeira foto, tive certeza que tudo que a História tradicional nos conta está desatualizado. As descobertas na região organizadas pela arqueóloga Niède Guidon provam que a América já era ocupada muito antes do que pensávamos! Já faz anos e anos que sonho em ver tudo aquilo ao vivo, mas sempre enrolei porque não é uma viagem tão fácil para fazer sozinha (sai muito mais caro por conta de guias e carro). De todos os destinos brasileiros, é o que eu mais quero conhecer, com certeza! Leia sobre esse lugar incrível no Piauí no 360 Meridianos!

Até agora, as únicas pinturas rupestre que lembro de ter visto foram em São João del Rei, aqui "pertinho" em Minas mesmo!



Ver essa foto no Instagram

VIAGEM DOS SONHOS - Nem lembro mais como eu descobri a existência da Serra da Capivara no Piauí e suas pinturas rupestres, mas desde que vi a primeira foto, tive certeza que tudo que a História tradicional nos conta está desatualizado. As descobertas na região organizadas pela arqueóloga Niède Guidon provam que a América já era ocupada muito antes do que pensávamos! Já faz anos e anos que sonho em ver tudo aquilo ao vivo, mas sempre enrolei porque não é uma viagem tão fácil para fazer sozinha (sai muito mais caro por conta de guias e carro). De todos os destinos brasileiros, é o que eu mais quero conhecer, com certeza! Enquanto isso, podemos sonhar com esse destino no guia #LugaresApaixonantespeloBrasil! Alguns moradores da região do Parque Nacional Serra da Capivara, que trabalham com turismo e portanto foram prejudicados nos últimos meses, vão ser beneficiados pelas doações quando batermos a 2a meta de venda do ebook solidário (veja mais info no destaque "guia 135 destinos")! 💜💜💜 O pessoal do @360meridianos fez uma super viagem para lá não muito tempo atrás e os posts no blog (e até vídeo no Youtube deles) estão incríveis! As fotos que estou postando hoje com autorização são do fotógrafo Fellipe Abreu, que viajou com o 360 para lá. #viagemdossonhos #sonhodeviagem #piaui #serradacapivara #turismonacional #mtur #lugaresapaixonantespelobrasil  #historiadobrasil #pinturarupestre

Uma publicação compartilhada por Blog Tá Indo Pra Onde? (@taindopraonde) em 



3) Ilha de Páscoa/Rapanui



Não lembro exatamente como conheci os moais da Ilha de Páscoa (também conhecida como Rapanui, mas desde sempre quis ir conferir ao vivo as imensas estátuas da ilha isolada no meio do Oceano Pacífico, mas que pertence ao Chile. Sempre foi um destino caro porque tudo ali tem que chegar por avião (é considerado o local habitado mais isolado do planeta porque são muitas horas de voo para o Chile continental ou para o Tahiti), mas por algum motivo que desconheço, no final de 2012 e começo de 2013 rolou alguma mega promoção de passagem e vários blogueiros foram para lá (inclusive meus pais e eu, antes de ser blogueira rs). A população rapanui que habitava a ilha (descoberta pelos europeus no domingo de Páscoa de 1722 - motivo do nome atual) foi dizimada e ainda são muitos os mistérios envolvendo a ilha e as estátuas. Sempre fui louca por geografia e mistérios então deve ser por isso que fiquei enfeitiçada desde a primeira vez que vi alguma foto! Apesar de ser uma ilha, não é um destino de praia, mas tem um gostinho de Polinésia com a vantagem de você se virar em espanhol ou portunhol. Aproveite para visitar Santiago na ida ou volta, já que a conexão é obrigatória.


Sonhos de viagem ou Viagens dos sonhos - Ilha de Páscoa

Sonhos de viagem ou Viagens dos sonhos - Ilha de Páscoa

Sonhos de viagem ou Viagens dos sonhos - Ilha de Páscoa




VIAGENS DOS SONHOS - Como disse uns dias atrás qnd postei sobre Machu Picchu, eu tinha 3 grandes sonhos de viagem quando era criança. Além de Machu Picchu,  outro do top 3 que eu conheci foi a Ilha de Páscoa em 2013!!! A última viagem antes de começar o blog por sinal - as dicas já estão todas lá (link na bio). Não lembro exatamente como conheci os moais da Ilha de Páscoa 🗿🗿🗿, mas desde sempre quis ir conferir ao vivo as imensas estátuas da ilha isolada no meio do Oceano Pacífico, mas que pertence ao Chile. Sempre foi um destino caro porque tudo ali tem que chegar por avião (é considerado o local habitado mais isolado do planeta pq são muitas horas de voo para o Chile ou para o Tahiti), mas por algum motivo que desconheço, no final de 2012 e começo de 2013 rolou alguma mega promo e vários blogueiros foram para lá (inclusive meus pais e eu, antes de ser blogueira rs). A população rapanui que habitava a ilha (descoberta no domingo de Páscoa de 1722 - motivo do nome atual) foi dizimada e ainda são muitos os mistérios envolvendo a ilha e as estátuas. Sempre fui louca por geografia e mistérios então deve ser por isso que fiquei enfeitiçada desde a 1a vez que vi alguma foto! Apesar de ser uma ilha, não é um destino de praia, mas tem um gostinho de Polinésia com a vantagem de vc se virar em espanhol ou portunhol rs. 🗿🗿🗿 Ah, na última foto tem até o carimbo q fomos pedir no correio só pra ter um carimbo especial no passaporte rs PS: n tem filtro em nenhum foto pq n precisaaaa, a ilha eh linda assim mesmo 💁‍♀️ #viagemdossonhos #isladepascua #ilhadepascoa #chile #rapanui #moai #moais #hangaroa #easterisland
Uma publicação compartilhada por Blog Tá Indo Pra Onde? (@taindopraonde) em



2) Machu Picchu



Ainda não se descobriu 100% sobre as ruínas incas no alto de uma montanha próxima ao Valle Sagrado e Cusco (Peru), mas mesmo assim é muito difícil resumir tudo que Machu Picchu significou - tanto que é o post que mais enrolo para publicar no blog. Em 24 de julho de 1911, o explorador americano Hiram Bingham redescobriu a cidade inca durante uma expedição da Universidade de Yale. Os conquistadores espanhóis do século XVI, que dizimaram os incas quando chegaram ao Peru não sabiam do local. Na verdade, o grupo de pesquisadores estava procurando Vilcabamba, a última cidade inca a cair para os espanhóis, que só foi descoberta posteriormente. Nos anos seguintes, diversas outras incursões descobriram mais detalhes sobre Machu Picchu e outras ruínas próximas.


Sonhos de viagem ou Viagens dos sonhos - Machu Picchu



Apesar de hoje receber o título de patrimônio da humanidade pela UNESCO, acredita-se que vemos apenas cerca de 30% da antiga cidadela e nos anos recentes, o governo peruano precisou até reorganizar o sítio arqueológico e limitar o número de visitantes diários para proteger o local. Não acho que seja um local para ser visitado com pressa, então o ideal é dormir na cidadezinha aos pés da montanha na noite anterior e/ou posterior à visita - Aguas Calientes (também chamada de Machu Picchu Pueblo). Os mais aventureiros fazem trilhas de vários dias para chegar até Machu Picchu, mas você pode ir de trem + ônibus tranquilamente e salvar suas pernas e seus joelhos que já vão se exercitar o suficiente lá em cima. Meu joelho nunca mais foi o mesmo depois daquela viagem - sem brincadeira, e os degraus são ainda piores para quem é baixinho e tem perna curta que nem eu - mas valeu a pena! A energia lá em cima é inacreditável, não consigo nem colocar em palavras, mas é de ficar toda arrepiada por horas. Fiquei um tempão só sentada e admirando a paisagem! 




VOCÊ LEMBRA QUAIS ERAM SEUS MAIORES SONHOS DE VIAGEM NA INFÂNCIA? Eu lembro e no top 3 estava um que já conheci - Machu Picchu!!! Ainda não se descobriu 100% sobre as ruínas incas no alto de uma montanha próxima ao Valle Sagrado e Cusco (Peru), mas mesmo assim é muito difícil resumir tudo que aquilo ali significou - tanto que é o post que mais enrolo para publicar no blog. Dei mais uma adiantada nessa quarentena, mas mesmo a viagem tendo sido em 2015, ainda não está pronto hahaha! [Viajando na História] Em 24 de julho de 1911, o explorador americano Hiram Bingham redescobriu a cidade inca durante uma expedição da Universidade de Yale e ela estava como a foto antiga acima. Os conquistadores espanhóis do século XVI, que dizimaram os incas quando chegaram ao Peru não sabiam do local. Na verdade, o grupo de pesquisadores estava procurando Vilcabamba, a última cidade inca a cair para os espanhóis, que só foi descoberta posteriormente. Nos anos seguintes, diversas outras incursões descobriram mais detalhes sobre Machu Picchu e outras ruínas próximas. Apesar de hoje receber o título de patrimônio da humanidade pela UNESCO, acredita-se que vemos apenas cerca de 30% da antiga cidadela e nos anos recentes, o governo peruano precisou até reorganizar o sítio arqueológico e limitar o número de visitantes diários para proteger o local. Não acho que seja um local para ser visitado com pressa, então o ideal é dormir na cidadezinha aos pés da montanha na noite anterior e/ou posterior à visita - Aguas Calientes (também chamada de Machu Picchu Pueblo). Os mais aventureiros fazem trilhas de vários dias para chegar até Machu Picchu, mas você pode ir de trem + ônibus tranquilamente e salvar suas pernas e seus joelhos que já vão se exercitar o suficiente lá em cima rs. Meu joelho nunca mais foi o mesmo depois daquela viagem - sem brincadeira, e os degraus são ainda piores para quem é baixinho e tem perna curta que nem eu - mas valeu a pena! A energia lá em cima é inacreditável, não consigo nem colocar em palavras, mas é de ficar toda arrepiada por horas. Fiquei um tempão só sentada e admirando a paisagem! #cusco #peru #machupicchu #aguascalientes #incas #viajandonahistoria
Uma publicação compartilhada por Blog Tá Indo Pra Onde? (@taindopraonde) em



1) Egito


Já quase fui umas três ou quatro vezes para o Egito desde a minha adolescência, mas algo sempre acontece e atrapalha... O desejo de conhecer o Egito provavelmente nasceu nas aulas de História do colégio nos anos 90 porque essa sempre foi a matéria que eu mais curtia. Na época pré-internet, era só ter alguma matéria sobre o Egito que eu já estava comprando a revista rs. Continuo querendo conhecer, é claro, mas não tenho pressa (ou não tinha, até chegar essa pandemia maldita).  Às vezes também me bate um medinho de realizar o meu maior sonho de viagem porque o que viria depois disso?

O Egito é um dos poucos lugares do mundo que não quero ir sozinha (apesar de AMAR viajar sozinha), mas também não quero ir com aqueles grupos enormes de brasileiros. Fora que não quero ir correndo e 7 ou 10 dias definitivamente não seria suficiente. Acho difícil também achar por lá transportes, hotéis e etc que não sejam nem estilo mochileiro e nem luxo - sempre procuro o meio termo nas minhas viagens. Além do Cairo, quero fazer um cruzeiro no Nilo, quero conhecer Alexandria, Luxor, Assuã, o templo de Abu Simbel, talvez algum oásis no deserto e/ou alguma coisa no Mar Vermelho... Claro que não dispenso visitar as pirâmides, mas o maior desejo mesmo é ver ao vivo o templo de Abu Simbel!

Já sonhava com o Egito por décadas, então continuo sonhando enquanto esse sonho não vira realidade (mas tô achando que depois da pandemia, vou aumentar meus esforços para não demorar muito!)

Leia tudo sobre o Egito nos blogs Projeto 101 países (que viajou com criança pequena) e Casal Wanderlust (viajou em esquema mais roots).



Ver essa foto no Instagram

VIAGENS DOS SONHOS - Entre as top 3 viagens que quero fazer desde criança, está o Egito - a única que ainda não realizei! Já quase fui umas 3 ou 4 vezes, mas algo sempre acontece e atrapalha... O desejo de conhecer o Egito provavelmente nasceu nas aulas de História do colégio nos anos 90 porque essa sempre foi a matéria que eu mais curtia. Na época pré-internet, era só ter alguma matéria sobre o Egito que eu já estava comprando a revista rs Continuo querendo conhecer, é claro, mas não tenho pressa (ou não tinha, até chegar essa pandemia maldita).  Às vezes tb me bate um medinho de realizar o meu maior sonho de viagem pq o que viria depois disso? O Egito é um dos poucos lugares do mundo que não quero ir sozinha, mas também não quero ir com aqueles grupos cheios de brasileiros rs Fora que não quero ir correndo e 7 ou 10 dias definitivamente não seria suficiente. Acho difícil tb achar por lá transportes, hotéis e etc que não sejam nem estilo mochileiro e nem luxo - sempre procuro o meio termo nas minhas viagens. Além do Cairo, quero fazer um cruzeiro no Nilo, quero conhecer Alexandria, Luxor, Assuã, o templo de Abu Simbel, talvez algum oásis no deserto e/ou alguma coisa no Mar Vermelho... Já sonhava com o Egito por décadas, então continuo sonhando... E vcs, já conhecem ou querem conhecer o #Egito também? Qual outro destino é o seu destino dos sonhos? Fotos: pixabay com licença de reprodução #viagemdossonhos #sonhodeviagem

Uma publicação compartilhada por Blog Tá Indo Pra Onde? (@taindopraonde) em




E você, já realizou sonhos de viagem de quando era mais novo? Como foi? Alcançou as expectativas, superou ou foi ruim? Mudou de ideia e não quer mais conhecer aquele lugar? Já colocou no papel a listinha dos lugares que quer muito conhecer? Se a resposta for não, recomendo demais que faça isso!! E com a pandemia, mudou alguma coisa nessa lista?



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.