Páginas

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Puno: o que fazer, onde ficar e onde comer

Puno é a porta de entrada peruana para o Lago Titicaca e muitas vezes é combinada com o lado boliviano do lago. Infelizmente, nós não tivemos tempo para estender a viagem até a Bolívia e ficamos somente no lado peruano mesmo. Os principais passeios na cidade são sem dúvida os passeios de barco pelo Lago Titicaca, que ficam para outro post.

No post de hoje, falo sobre hospedagem, turismo e gastronomia em Puno, que não é considerada uma cidade muito bonita e atrativa pelos turistas. Li tanta gente falando mal de Puno, que no fim das contas já fui preparada para o pior. Como já disse no primeiro post sobre o Peru, a periferia da cidade é horrorosa, mas o centro não é tão feio. É sem graça, mas não um caos! Tem mapa lá no fim com todos os pontos que falo ao longo do post!

O que ver/fazer em Puno?


Na volta do passeio pelo Lago Titicaca, pedimos para a agência nos deixar no centro da cidade, que por mais que tínhamos lido que era horrível, queríamos dar uma passadinha. Entramos na catedral da cidade, achamos um café legal, andamos na principal rua de compras da cidade (para pedestre - Jirón de Lima) e jantamos por lá antes de voltar para o hotel.

Porto de Puno, Peru

O porto de onde saem os passeios de barco para as ilhas do Lago Titicaca (Taquile e Uros por exemplo) é pequeno, mas bonitinho. Gostei desse farol, bem estilo Costa Leste dos Estados Unidos e tinha uma feirinha de artesanato por ali na volta do passeio (não sei o horário exato).

Porto de Puno, Peru


Leia aqui todos os posts sobre esse viagem ao Peru!

Para quem está perdido que nem eu fiquei organizando essa viagem para o Peru, recomendo o guia abaixo! Leia tudo sobre ele aqui.

Compre aqui o seu guia "Peru: lugares incríveis"


Catedral de Puno, Peru

Catedral de Puno, Peru

Plaza de Armas, Puno, Peru
A Plaza de Armas de Puno não é tão bem conservada como a Lima ou a de Cusco. Já estava escurecendo e as fotos ficaram estranhas.

O que fazer no centro de Puno, Peru
Andando na Jirón Lima, rua mais comercial do centro - para pedestres

Parque Pino, Puno, Peru
Parque Pino, que na verdade é uma pracinha. Depois disso , a fome apertou, jantamos pizza (abaixo) e voltamos para o hotel.



Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem 12x sem juros






Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required










Onde se hospedar em Puno?


Como já disse, o centro de Puno não é bonito e conservado como o de Lima e muito menos do que o de Cusco. Como não tem grandes atrações ali, vale a pena se hospedar fora do centro nesse caso. O porto de onde saem os passeios de barcos é mais perto do centro, mas você pode incluir o traslado hotel/porto/hotel nos passeios e se hospedar mais confortavelmente um pouco fora do centro da cidade, onde ficam os hotéis mais recomendados.



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook




Hotel Jose Antonio Puno


Definitivamente foi o melhor hotel da viagem! Os quartos eram gigantes (o quarto que dividi com uma prima tinha "só" 3 camas de casal! E sobrava espaço!) e praticamente 100% dos quartos do hotel têm vista para o Lago Titicaca! A cidade de Puno não é bonita, mas fica um pouco melhor à noite, toda iluminada e podemos ver essa iluminação do hotel!

Hotel Jose Antonio Puno, Peru
fachada do Hotel Jose Antonio Puno

Hotel Jose Antonio Puno, Peru
Lobby, sala de jogos e vista para a cidade na escada do 1o para o 2o andar

Puno vista do Hotel Jose Antonio Puno, Peru
A vista para a cidade de dia

Puno vista do Hotel Jose Antonio Puno, Peru
A vista para a cidade de noite

O restaurante é fantástico, como falo abaixo. O serviço é muito bom, lobby gigante, com o tradicional chá de coca à vontade, além de diversos sofás, mesinhas e lareira para os hóspedes se entrosarem. Aqui usamos um pouco de oxigênio porque várias pessoas do grupo estavam com uma dorzinha de cabeça chata por conta da altitude. A recepção fica na verdade no 2o andar, mas no 1o andar tem um balcãozinho onde ficam os carregadores de mala.

Hotel Jose Antonio Puno, Peru
O tubão de oxigênio não aparece na foto, mas é super comum os hóspedes precisarem e por isso muito hotéis que estão em altitudes elevadas (Puno, Cusco, Copacabana-Bolívia etc) oferecem de graça. Vai dizer que esses corredores não são assustadores para quem viu "O Iluminado"??? Tirei foto dessa placa porque achei interessante - nós não estamos acostumados com terremotos, mas eles indicam onde as pessoas devem permanecer para ficarem seguras em caso de abalos sísmicos.

quartos do Hotel Jose Antonio Puno, Peru
O meu quarto duplo era esse da esquerda!


Clique aqui para fazer reserva no Hotel Jose Antonio em Puno, ajude o blog que ganha uma comissão e não pague nada a mais por isso!

O café da manhã, super completo, também foi o melhor da viagem!!! Mil e uma opções de frutas, pães, iogurte, cereais, waffle com maple syrup, french toast e omelete feito na hora!!!

café da manhã no Hotel Jose Antonio Puno, Peru


Além do nosso hotel, o guia comentou de outros hotéis recomendados na cidade: Sonesta Posadas del IncaCasa Andina Private CollectionLibertador (em uma ilha/península no lago!) e Eco Inn. Nas nossas pesquisas pré-viagem, lemos sobre todos eles e consideramos ficar em qualquer um. Esses 4 hotéis estão do lado oposto da cidade em relação ao Jose Antonio, mas acredito que tanto faz em que lado da cidade você se hospede, contanto que tenha uma vista legal para o Lago Titicaca! Apesar do trajeto que não era tão curto do centro até o hotel, um táxi do centro até lá saiu bem barato! Na recepção haviam dito que seria uns 10 soles, mas acho que saiu 7 ou 8!



Onde comer em Puno?


Na primeira noite na cidade, chegamos muito cansados de Cusco (sim, estou fazendo os posts do Peru fora de ordem!) então decidimos comer no hotel mesmo, que era fora do centro. Foi uma das melhores refeições da viagem! Voltando do passeio de barco no dia seguinte, fomos passear no centro e achamos um café super legalzinho para um descanso. Vimos diversas opções de restaurantes simples e aparentemente ok no centro e escolhemos uma pizzaria - já estávamos meio cansados de comida típica peruana.

Restaurante do Hotel Jose Antonio - Sillustani


Não foi barato, infelizmente não lembramos o que pedimos e nem o preço exato, mas estava tudo muuuito bom! Sorry, ninguém lembrou do flash na hora das fotos de comida!

Restaurante do hotel Jose Antonio Puno - Sillustani

Restaurante do hotel Jose Antonio Puno - Sillustani





Cafe Bar La Casa del Corregidor


Cafe Bar La Casa del Corregidor, Puno, Peru
A casa onde está instalada o café fica pertinho da Catedral e é um charme. Tem esse pátio com o cacto enorme na entrada do café e se você entrar pelo corredor da direita, vai encontrar algumas lojinhas de artesanato!

Cafe Bar La Casa del Corregidor, Puno, Peru
Cafés e capuccinos que pedimos e a parte de trás do local, com algumas lojinhas de artesanato

Cafe Bar La Casa del Corregidor, Puno, Peru
Todo mundo AMOU a decoração desse café, com muitos discos clássicos!

Pizzaria El Fogón


Pizzaria El Fogón, Puno, Peru
Era noite de jogo na Copa América e não só esse, mas todos os restaurantes da rua estavam cheeeios de peruanos torcendo contra a Argentina!!! A rivalidade não é só no Brasil!

Pizzaria El Fogón, Puno, Peru
Pedimos pizzas simples e como fomos dos primeiros a entrarem no restaurante, o forno estava frio e demorou um pouco, mas não foi caro e estava bom!






O que fazer, onde ficar e onde comer em Puno (Peru)






Alguém aí já foi para Puno e tem outras dicas? Gostou ou não gostou da cidade?



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.