Páginas

domingo, 5 de agosto de 2018

Ilha de Páscoa: burocracia para visitar o paraíso na Terra

Quem acompanha o blog faz tempo, deve lembrar que conhecer a Ilha de Páscoa foi o meu primeiro grande sonho de viagem realizado (lá em 2013 ainda, antes do blog existir)! Recentemente o governo chileno atualizou as exigências para entrar na ilha a partir de agosto/2018, visando proteger o patrimônio.


Leia mais:
Introdução à Ilha de Páscoa - o que ver e História Rapa Nui
3 dicas práticas para visitar a Ilha de Páscoa sem perrengue
Onde ficar e onde comer na Ilha de Páscoa
Roteiro 4 dias na Ilha de Páscoa - dia 1
Roteiro 4 dias na Ilha de Páscoa - dia 2
Roteiro 4 dias na Ilha de Páscoa - dia 3
Roteiro 4 dias na Ilha de Páscoa - dia 4


Ilha de Páscoa: novas regras na burocracia para visitação
Ahu Nau Nau na praia de Anakena - Apesar de ser uma ilha, Anakena é uma das 2 únicas praias propriamente ditas e a única que tem uma certa estrutura. "Ahu" são esses altares onde as famosas estátuas (moais) foram erguidas.




Como comentei no primeiro post sobre o destino, a Ilha de Páscoa é totalmente isolada no meio do Pacífico e o transporte para lá é somente por avião - fica bem difícil o transporte de bens de consumo, que acabam tendo preços elevadíssimos. A infraestrutura para a população é bem básica e o número de visitantes/moradores tem aumentado consideravelmente nos últimos anos.




Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











Ilha de Páscoa: novas regras na burocracia para visitação
Ahu Tongariki - esse é o altar mais famoso porque é o maior, com 15 moais


Na prática, não vai mudar nada para os turistas "normais" - por mais linda que seja a ilha, quem vai ficar por mais de 30 dias em um lugar extremamente caro e pequeno? É necessário apresentar o passaporte (ou RG porque a Ilha de Páscoa apesar de longe pertence ao Chile), passagem de volta e reserva em alojamento reconhecido (veja a lista aqui). Se for ficar na casa de algum morador, apresente a carta convite expedida pelo Governo Provincial da Ilha de Páscoa. É necessário também preencher o FUI (Formulário Único de Ingresso a Rapa Nui) no aeroporto. O prazo máximo de permanência é de 30 dias.



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook




Veja aqui o meu roteiro dia a dia na fantástica Ilha de Páscoa: dia 1dia 2dia 3 e dia 4!


Ilha de Páscoa: novas regras na burocracia para visitação
Rano Raraku era a "fábrica" de moais - muitos moais inacabados/quebrados foram abandonados por lá.

Esta é a página oficial sobre a nova lei de Rapa Nui Protegida e lá você pode tirar todas as dúvidas, inclusive sobre quem vai para a ilha com o intuito de residir (Rapa Nui é o nome da Ilha de Páscoa na língua nativa).





Ilha de Páscoa: novas regras na burocracia para visitação



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.