Eu acredito que o Projeto Tamar seja o mais conhecido e bem sucedido projeto ambiental no Brasil nos dias de hoje. Eu já conheci as bases em Ubatuba e Praia do Forte na minha adolescência e na minha última viagem a Vitória, consegui conhecer a base de lá.
No fim dos anos 70, as tartarugas marinhas já estavam entrando em extinção, mas alguns estudantes universitários se solidarizaram com a causa e criaram o Projeto Tamar para garantir a conservação de algumas das espécies de tartarugas!
No fim dos anos 70, as tartarugas marinhas já estavam entrando em extinção, mas alguns estudantes universitários se solidarizaram com a causa e criaram o Projeto Tamar para garantir a conservação de algumas das espécies de tartarugas!
Leiam aqui todos os posts sobre Vitória no blog!
No fim dos anos 70, as tartarugas marinhas já estavam entrando em extinção (devido à pesca e outros problemas), mas alguns estudantes universitários se solidarizaram com a causa e criaram o Projeto Tamar (oficialmente em 1980) para garantir a conservação de algumas das espécies de tartarugas! Foram muitos anos para chegar onde eles estão hoje, mas em abril/2018 comemoraram 35 milhões de tartarugas devolvidas ao mar - uau! A missão do projeto é a pesquisa, conservação e manejo de 5 espécies de tartarugas marinhas que temos no Brasil (tartaruga cabeçuda ou mestiça, de pente ou legítima, oliva, de couro ou gigante e a verde).
Dá para morrer de amores com as tartarugas gigantes (e os filhotinhos) que vimos lá em Vitória! Aprendemos muito sobre as 5 espécies com as informações dos painéis ou fornecidas pelos monitores - um deles estava inclusive alimentando os bichinhos! No site, temos as respostas das perguntas mais frequentes - sobre a longevidade das tartarugas, qual sua comida preferida, tamanho e peso padrão etc.
Placa de conscientização do lixo nos oceanos |
Veja aqui sugestões de lugares para conhecer próximos a capitais do Brasil, incluindo Vitória!
De quebra, ainda tem uma super vista de Vitória (quer dizer, principalmente de Vila Velha!) por ali.
Informações Práticas - Projeto Tamar Vitória
Horário: de 3a a domingo das 8h30 às 17h (agendamento só para grupos e escolas)
Preço: R$ 14,00
Endereço: Av. Nossa Senhora dos Navegantes, nº 700A - Enseada do Suá (na hora de ir embora, foi mega complicado para o Uber que pedimos achar o local certo - o Projeto Tamar fica escondido atrás de uma praça e um estacionamento).
Nós blogueiras pagamos meia entrada como membros da mídia, mas independente disso, eu já era e continuo fã do projeto!
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirmeu nome é Dorcas Firmino hoje 17/11/2020 ao fazer minha caminhada no final de tarde na areia da praia de Jardim Camburi aproximadamente um 100 metros de distancia do pier da iemanjar encontrei uma tartaruga bem grande morta, estava quase na areia fui até ela para tirar fotos pensando que estivesse viva mais estava morta até com um princípio de mal cheiro. Passando porque derepente alguém se interessa em saber a causa da morte. muito triste ela é enorme.
ResponderExcluir( DORCAS )
Que triste mesmo... :(
ExcluirEu estou indo pra lá agora em setembro. Já é uma boa dica de passeio. Obrigada!
ResponderExcluirO Projeto Tamar é maravilhoso, conheço o da Praia do Forte, fui há um tempo atrás sem filhos, mais tarde voltamos em família e não poderia deixar de levá-los lá pra conhecer. Fiquei feliz em saber que em Vitória também tem um.
ResponderExcluirFer, eu nem sabia que tinha Projeto Tamar em Vitória, acredita? Adorei saber, acho o trabalho deles incrível e visito sempre que posso. Amoooo as tartuguitas.
ResponderExcluirJá tinha lido vários artigo sobre o projeto Tamar em Vitória, mas não sabia que fora criado por estudantes. Muito bom
ResponderExcluirConheci o projeto Tamar da Praia do Forte e de Aracaju. Não sabia que existia tb em Vitória. É uma iniciativa fantástica. Quantas tartaruguinhas devolvidas ao seu habitat. Com certeza, conseguiu criar uma conscientização ao longo de sua história.
ResponderExcluir