ATUALIZADO EM 10/08/2021
Tenho muito carinho por essa cidade, porque conheci em um intercâmbio e voltei para visitar 2 anos depois. Odense é a maior cidade da ilha Fyn (ou Funen ou Fiônia), que fica no meio do país, essa ilha no mapa que se vê entre a península Jutland e a ilha da direita - Zelândia, onde fica a capital do país, Copenhagen. Hoje é a terceira maior cidade do país, é mais conhecida por ser a terra natal do escritor de contos infantis Hans Christian Andersen e tem mais de mil anos!
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
O que visitar em Odense
Odense é a cidade natal de Hans Christian Andersen, escritor de vários contos famosos, como "A Pequena Sereia", "A Princesa e a Ervilha", "O Patinho Feio" e "A Roupa Nova do Rei". Como toda cidade antiga europeia conservada, tem um centrinho super fofo. A cidade tem um passe para as atrações, mas não utilizei e não sei se vale a pena. Foi aqui que também nasceu a tenista Caroline Wozniacki (e o compositor Carl Nielsen nasceu na região).
Foto de Lennard Nielsen, cedida pelo escritório de turismo da Dinamarca - essa a casa onde Hans Christian Andersen (mais abaixo) morou por alguns anos |
Foto cedida pelo escritório de turismo da Dinamarca |
Foto cedida pelo escritório de turismo da Dinamarca |
Acontecem 3 apresentações por dia no jardim do Hans Christian Andersen Museum. Veja aqui informações de horário e temporada de apresentações.
O museu sobre o cidadão mais ilustre de Odense foi completamente reformulado no últimos anos e reabriu no verão de 2021 completamente diferente. Muito mais do que um museu, é uma experiência. São mais de 18 mil m2 de área construída e mais de 22 mil m2 de jardins, projetados pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, evocando os ares de contos de fadas das histórias de Andersen. O circuito termina na casa onde o escritor teria nascido. Leia mais sobre o projeto do museu (com fotos do idílico jardim) aqui. Veja aqui uma lista de todos os locais relacionados a H. C. Andersen em Odense (em inglês).
Essa é a suposta casa onde o escritor nasceu! |
Foto de Kim Wyon, cedida pelo escritório de turismo da Dinamarca |
Foto de Kim Wyon, cedida pelo escritório de turismo da Dinamarca |
A Catedral de São Canuto foi construída no século XI e restaurada no século XIV. Site oficial
Foto de Kim Wyon, cedida pelo escritório de turismo da Dinamarca |
Outras igrejas interessantes são a Igreja St. Alban´s (foto abaixo), Vor Frue Church e St. Hans Church.
Foto de Roland Jung, cedida pelo escritório de turismo da Dinamarca |
Danish Railway Museum
Museu nacional dedicado ao transporte ferroviário. Lá você vai encontrar trens, locomotivas, etc dentro de uma antiga estação, com trilhos e tudo! Site oficial
The Funen Village
Contém diversas casas do século XVII e XIX, que foram trazidas de várias partes da ilha, recriando uma vila antiga. Leia mais aqui: The Funen Village e faça um tour virtual.
The Iron Age Vilage
The Iron Age Village é a reconstrução de oficinas e casas de 2 mil anos atrás de acordo com escavações. Pode-se aprender como alguns ofícios eram praticados e observar como eram as moradias. Site oficial
Fora da cidade
A principal atração da ilha é um castelo com fosso, de quase 500 anos, muito bem preservado. A família proprietária mantém decorações antigas, assim como mobiliário, um famoso labirinto nos jardins e um museu de carros e aviões. Site oficial
Foto de Bob Krist, cedida pelo escritório de turismo da Dinamarca |
Foto de Bob Krist, cedida pelo escritório de turismo da Dinamarca |
Foto cedida pelo escritório de turismo da Dinamarca |
Foto de Robert Lacy, cedida pelo escritório de turismo da Dinamarca |
Foto cedida pelo escritório de turismo da Dinamarca |
Valdemar Castle
Perto da cidade de Svenborg, Fomos de ferry para este que é um dos maiores castelos/mansões de propriedade particular do país. A construção é do século XVII e a enorme cozinha é impressionante, além de muitos troféus de caça e um pequeno museu marítimo. Site oficial
Foto de Morten Bjarhof, cedida pelo escritório de turismo da Dinamarca |
Foto de Bob Krist, cedida pelo escritório de turismo da Dinamarca |
Middelfart
Esta cidade, no lado oeste da ilha, é famosa por suas pontes que ligam a ilha ao continente e tem um parque muito gostoso na beira do canal, entre as 2 pontes, bem legal para um piquenique, como na foto abaixo.
ponte que liga o continente à ilha de Fyn, imagem da Wikipedia |
Praias perdidas e lindas pela ilha
Por incrível que pareça, a região tem muitas praias bonitas, por exemplo nas cidades de Kerteminde e Nyborg, Não espere as barraquinhas ou vendedores ambulantes como no Brasil (o pessoal costuma levar o próprio piquenique) e prepare-se para ver os dinamarqueses se trocando no meio da praia!
Ilha Ærø
Essa ilha (ao sul) tem uma cidadezinha linda, Ærøskøbing!
moinho e casinhas fofas, foto do livro "Dinamarca - un reino" |
Mapa dos lugares citados neste post:
Veja todos os posts da Dinamarca aqui. Reserve o seu hotel em Odense através deste link do Booking e ajude o blog! Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos comissão!
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Oi, Fernanda. Qual você diria que é a maneira mais prática de chegar em Odense? Indo de avião até Copenhagem ou outro aeroporto é mais próximo? Depois da viagem aérea suponho que o trem seja a melhor alternativa.
ResponderExcluirAlysson, indo de avião até Copenhagen e depois 2h de trem até Odense é a melhor opção. Leva um pouco menos de 2h na verdade e ônibus demoraria mais de 3h. O outro aeroporto "perto" seria Billund, mas não é tão perto assim (tipo a mesma distância de Copenhagen mas pro lado oposto) e com muuuuito menos voos, voos mais caros etc...
ExcluirFer... que lugar mais lindo é esse?! Apaixonei!!! O tipo de lugar que eu gosto de visitar! Sendo ainda a terra de Hans Christian Andersen, tudo fica ainda mais mágico! :) Adorei saber o que fazer em Odense. bjs
ResponderExcluirIncrível né?
ExcluirFernanda, sou louca para conhecer Copenhagen, seria um dos destinos que faria em 2020, mas..... Agora já quero ir até a ilha tb. Que lugar lindo!!!
ResponderExcluirAh sim, vale a pena demais conhecer mais lugares além da capital!
ExcluirQue cidade encantadora! As construções das igrejas e castelos parece que realmente sairam de um conto de fadas!
ResponderExcluirO país todo é assim, um sonho!
ExcluirEstou chocada com a beleza de Odense, não conhecia.. que lugar maravilhoso. Vou guardar as dicas
ResponderExcluirhehehe quase ninguém conhece essa cidade mesmo. A grande maioria das pessoas fica só na capital...
Excluir