Páginas

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Burg Hohenzollern (Baden-Württemberg) - um dos castelos mais lindos da Alemanha!

Erguido em um monte em Baden-Württemberg, no sul da Alemanha, o Burg Hohenzollern é impressionante de longe! De perto o impacto é menor, mas ainda assim é um lindo castelo para se visitar quando estiver viajando pela região de Stuttgart ou Tübingen, por exemplo. O ideal é ir de carro, mas o passeio também é possível de trem + ônibus como eu fiz e vou contar tudo no post de hoje!


Como visitar o Burg Hohenzollern - Baden Württemberg (Alemanha)
Foto: Jim Trodel - CC BY-SA 2.0



quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Onde ficar perto da Unicamp (Campinas)? Dicas de hospedagens baratas

Diariamente são muitas pessoas de outras cidades que chegam em Campinas para fazer provas, reuniões, aulas (como aluno ou professor), palestras, feiras etc na Unicamp em Barão Geraldo ou também em outras universidades que tem campus próximos - Facamp e PUC-Campinas.

Se você vier para Campinas por conta de algum compromisso na Unicamp, uma das universidades mais prestigiadas do Brasil e orgulho dos campineiros, uma boa ideia seria se hospedar no distrito de Barão Geraldo, onde fica o campus da Unicamp, principalmente se você não estiver de carro. Campinas não é uma cidade pequena e o trânsito já está bem complicado em um horário de rush.


Onde ficar perto da Unicamp (Campinas)? Dicas de hospedagens baratas



Sobre Barão Geraldo e a Unicamp (Campinas - SP)


Barão Geraldo é o maior entre os seis distritos de Campinas, a 12 km da área central da cidade. De acordo com o censo de 2010, contava com mais de 50 mil habitantes. Hoje conta com diversos condomínios de luxo, um pólo tecnológico (inclusive com o único acelerador de partículas do hemisfério sul - Laboratório Nacional de Luz Síncroton), comércio ativo, vida noturna agitada, muitas repúblicas estudantis/pensionatos/kitnets, centro médico de referência e bastante área verde (a Mata Santa Genebra é a segunda maior floresta urbana no Brasil - remanescente da Mata Atlântica). A fundação da Unicamp na década de 60 foi o principal atrativo para novos moradores na área das antigas fazendas Rio das Pedras e Santa Genebra. O campus da universidade estadual tem cerca de 3,5 km quadrados e em 2016, contava com 153 cursos de pós-graduação e 70 de graduação. A Unicamp é responsável por cerca de 15% da produção científica nacional e gerou impacto de mais de 13 bilhões de reais em Campinas em 2019.



Veja aqui todos os posts sobre o interior de São Paulo e sobre Campinas aqui no blog!



terça-feira, 14 de dezembro de 2021

"Friends" e "Central Perk" pelo mundo - Cafeterias, restaurantes, apartamentos e exposições inspirados na série!

Mais algum fã de "Friends" por aí? "Friends" é uma série de sucesso pelo mundo e tem uma legião de fãs até hoje, apesar de ter sido originalmente exibida entre 1994 e 2004. A sitcom mostra o cotidiano de 6 amigos jovens adultos em Nova York e chegou até a popularizar os cortes de cabelo de uma das protagonistas em uma era anterior à popularização da internet. Durante os 10 anos de show, foram 236 episódios, 5 prêmios Emmy, um Globo de Ouro, dois SAG Awards e 56 outros prêmios (com 152 nomeações)! Nas lojas de produtos geeks atuais, são muitos itens de decoração com o tema "Friends" e muita gente sempre quis se sentar no famoso sofá laranja da cafeteria Central Perk para papear com os amigos. Eu acho que até demorou para isso se tornar algo comum, mas felizmente nos últimos anos vemos cada vez mais negócios que utilizam da temática de séries e filmes para decorar ambientes instagramáveis e atrair clientes fãs da série, como eu. Visitei alguns restaurantes e cafeterias inspirados no seriado e descobri outros lugares bem legais pela internet também, que mostro no post de hoje - tem desde restaurante em Belo Horizonte, apartamento temático em Porto Alegre até cafeteria na Polônia!


"Friends" e "Central Perk" pelo mundo - Cafeterias, restaurantes, apartamentos e exposições inspirados na série!


"Friends" e "Central Perk" pelo mundo - Cafeterias, restaurantes, apartamentos e exposições inspirados na série!


Além disso, é possível visitar o estúdio em Los Angeles onde a série era gravada, passar por alguns lugares icônicos na série em uma viagem à Nova York, além da exibição recém-inaugurada também em Nova York que deve ser incrível para os fãs.

Já foram feitas algumas réplicas temporárias da icônica cafeteria Central Perk pelo mundo, aconteceram exposições diversas e o sofá até já viajou pelo mundo nessas ultimas décadas, mas poucos são os lugares permanentes com o móvel mais querido da TV rs. Diversos shoppings pelo Brasil já aproveitaram a fama de "Friends" para montar cenários para fotos e atrair público.







Leia aqui curiosidades sobre o Central Perk e aqui sobre o apartamento da Monica (os 2 links em inglês).