domingo, 17 de outubro de 2021

10 motivos para visitar Gramado!

Gramado (RS) é um dos destinos queridinhos dos brasileiros para o turismo nacional. A cidade (e as cidades vizinhas) tem dezenas de atrações divertidas e diferentes para turistas de todos os gostos e idades. Já faz décadas que aparece no topo da lista de desejo de viagens no país e os órgãos e empresas de turismo locais investem pesadamente para promover a região, com novas atrações e eventos o tempo todo. No post de hoje, explico 10 motivos para você visitar Gramado logo!


10 motivos para visitar Gramado
Réplica do portal da cidade em chocolate! Falo sobre o local onde está esse mini portal abaixo.


1) Curtir o clima frio de Gramado na maior parte do ano


Não é à toa que comer fondue é super popular em Gramado! A cidade é conhecida nacionalmente por ser um destino ideal para o inverno e o clima frio influencia no tipo de atração e tipo de comida que são muito buscados por lá. Além de se localizar bem ao sul do Brasil, o município está a 830m acima do nível do mar, colaborando para o friozinho. Conheci a cidade em um mês de outubro e apesar de já estar bem quente do Sudeste para cima nessa época do ano, em Gramado eu usei bota por fora da calça jeans, camiseta de manga longa, malha de lã e casaco todos os dias. Uma bela oportunidade para tirar do armário e desfilar os casacos que são pouco usados no resto do ano na maior parte do país! É imprescindível conferir a previsão do tempo antes da sua viagem - existem picos de calor no verão também.






2) Gramado sempre tem novas atrações


Entre diversos destinos populares pelo Brasil, Gramado é um dos que mais inaugura novas atrações (ou repagina atrações antigas). Assim como a Disney, o intuito é dar motivos para os visitantes voltarem mais e mais vezes para visitar a cidade e sempre contar com alguma novidade - cerca de 12 milhões de visitantes viajam para a Serra Gaúcha anualmente.. Só no último ano (2020/2021), abriu um rinque de patinação, uma plataforma de observação em Canela diferente de tudo que já se viu no Brasil, um parque de água termal, 2 atrações fechadas focadas em cenários divertidos instagramáveis e experiências sensoriais, tour de limousine e um tour para ver a famosa Cascata do Caracol de um ângulo diferente! Isso do que eu fiquei sabendo, né?

A região conta com uma das maiores ofertas hoteleiras do país e também sempre surge algum restaurante novo. Vejam aqui o meu roteiro de 4 dias por Gramado e Canela com amigos! Já adianto que foi pouco tempo.


3) Gramado é um destino gastronômico


Sequência de fondue, noite gaúcha, noite alemã, noite italiana, um belo café colonial como da foto abaixo, chocolates, vinho, cerveja, massas, apfelstrudel (torta de maçã de origem alemã/austríaca), cucas (espécie de bolo de tradição alemã)... Eu poderia ficar um tempão aqui contando sobre as coisas gostosas que todo mundo come quando viaja para Gramado. Eu adoro a possibilidade de comer bem em viagens - tem alguém que não goste?


10 motivos para visitar Gramado - destino gastronômico
Fartura de opções doces e salgadas em um típico café colonial em Gramado - reserve horas para esta refeição!





4) Diversos eventos em Gramado o ano todo


Falando em Gramado, é impossível não citar o festival de Natal - chamado "Natal Luz". Para 2021, está previsto uma nova atração chamada "Reino do Natal", além de medidas para evitar aglomerações. Definitivamente o evento natalino é o mais famoso, mas praticamente em qualquer época do ano vai ter alguma coisa interessante para se ver na cidade. Além do Natal, os destaques são o Festival de Cinema de Gramado (em Agosto) - o maior festival de cinema da América Latina - e a época da Páscoa - sempre com decorações surpreendentes! Quando eu estive lá em outubro/2017, estava rolando um festival gastronômico com pratos especiais em diversos restaurantes e até feirinha gastronômica no centro da cidade.


10 motivos para visitar Gramado - eventos: Natal Luz
Natal em Gramado 2021 - foto: assessoria de imprensa do Natal Luz


10 motivos para visitar Gramado - eventos: Natal Luz
Natal em Gramado 2021 - foto: assessoria de imprensa do Natal Luz



10 motivos para visitar Gramado - eventos: Natal Luz
Natal em Gramado 2021 - foto: assessoria de imprensa do Natal Luz



10 motivos para visitar Gramado - eventos - Páscoa
Centro de Gramado decorado para a Páscoa - foto: Renato Soares - MTur - domínio público



Mais de 20 cidades para curtir o Natal no Brasil - claro que Gramado e Canela estão na lista!


5) Destino ideal para vários tipos de viagem


Gramado conta com tantas atrações e tão diversificadas (além dos eventos), que se transformou em um ótimo destino para qualquer tipo de viagem ou de viajante! Ela pode ser divertida para as famílias com crianças, cheia de curiosidades e comida boa para adultos e idosos, cool para grupos de amigos ou ainda romântica para os casais com o clima de serra, excelentes hotéis e pousadas com lareira, restaurantes interessantes, etc. Veja aqui dicas para lua de mel em Gramado pelo site Mala Pronta!



10 motivos para visitar Gramado - atrações para todos os gostos e tipos de viagem - Mini Mundo
O Mini Mundo é um exemplo de atração que agrada todo mundo! Os pequenos adoram se sentir maiores do que as construções e os mais velhos, adoram reconhecer pontos turísticos e outras edificações famosas do mundo todo reproduzidas no parque!


10 motivos para visitar Gramado - atrações para todos os gostos e tipos de viagem - Mini Mundo


10 motivos para visitar Gramado - atrações para todos os gostos e tipos de viagem - Mini Mundo
Algumas construções da Alemanha e de Ouro Preto no Mini Mundo!


Os turistas sempre encontram algo do seu gosto, independente da idade ou companhia de viagem. São várias atrações e museus temáticos para todos os gostos, como por exemplo Museu de Cera, Museu dos Beatles (que eu fiquei triste de não conhecer por falta de tempo), museus dedicados a carros e motos, Museu da Moda, campo de lavanda, atrações com dinossauros e outras em Gramado ou na vizinha Canela. Os museus de Gramado não são focados em exibições de artefatos antigos, mas sim em experiências temáticas então agradam até aqueles que não gostam de museus.



10 motivos para visitar Gramado - Mundo do Chocolate
Outra atração famosa e recomendada é o Mundo de Chocolate, local onde fica o portal da cidade da primeira foto do post! Esta não é a única atração envolvendo chocolate em Gramado, mas as miniaturas são o destaque, além da degustação ao final e a possibilidade de fotos incríveis!


10 motivos para visitar Gramado - Mundo do Chocolate
Mundo de Chocolate




6) Neve em Gramado


Gramado conta com um parque indoor bastante famoso onde é possível "brincar na neve", o Snowland! Uma bela oportunidade se você não teve ainda a experiência de conhecer a neve, pagando em real, ou ainda uma boa ideia para matar as saudades da neve e esportes relacionados quando não se pode viajar ao exterior por qualquer motivo que seja! Para quem viaja com criança, é importante saber que muitos brinquedos e atividades são somente para maiores de 1,30m - as crianças menores não vão conseguir participar.

E se você der muita sorte, em ocasiões raríssimas pode até nevar real quando você estiver por lá - como aconteceu em agosto/2020, mas não conte com isso.


10 motivos para visitar Gramado -  neve

10 motivos para visitar Gramado -  neve

10 motivos para visitar Gramado -  neve
Amigas curtindo a neve em Gramado



Ainda em uma linha parecida, são 2 bares de gelo na região - eu adorei, apesar da visita ser rápida!



Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required



7) Muitas atrações de Gramado são a céu aberto



Em tempos de pandemia, o ideal é viajar para lugares com atrações abertas para evitar aglomerações. Em Gramado, são muitas atrações do tipo e até mesmo um passeio pelo centro da cidade já passa por muitos pontos turísticos e rende belas fotos: ali estão a Rua Torta (foto abaixo), a Igreja Matriz São Pedro (foto abaixo), a Avenida Borges de Medeiros com as principais lojas de chocolate, a Rua Coberta, o Palácio dos Festivais, a Praça das Etnias com a Casa do Colono, a Fonte do Amor Eterno, o Lago Negro, a Alemanha Encantada, o Lago Joaquina Rita Bier, a Aldeia do Papai Noel e muito mais. A vantagem é que são passeios mais urbanos e não tão rurais e junto com o clima frio, colabora para não ter tantos mosquitos como outras atrações ao ar livre pelo Brasil, que costumam ser de natureza (cachoeiras, praias etc).


10 motivos para visitar Gramado! Atrações ao ar livre no centro da cidade
Igreja Matriz São Pedro em Gramado


10 motivos para visitar Gramado! Atrações ao ar livre no centro da cidade
Rua Torta em Gramado


10 motivos para visitar Gramado - atrações ao ar livre - Lago Negro
Lago Negro - foto: Renato Soares - MTur - domínio público




8) Conhecer um pouco de outras culturas


Gramado e outras cidades da região contam com uma forte presença de descendentes de imigrantes italianos e alemães (entre outros), que se instalaram na Serra Gaúcha décadas atrás. Hoje é possível fazer diversos passeios de agroturismo para aprender mais sobre essas culturas, o que pode ser bastante interessante para quem quer visitar a Itália ou a Alemanha, para quem tem curiosidade sobre esses povos ou para quem também é descendente dessas etnias poder entender um pouco mais sobre como seus antepassados vieram para o Brasil e como foi a vida deles aqui logo que chegaram. As fotos abaixo são do tour "Raízes Coloniais de Gramado" (mas os mais famosos são a Linha Bella e o Tour O Quatrilho - lembram do filme?), que fiz e recomendo demais! Eu fiquei o tempo todo pensando na metade dos meus ascendentes que têm origem italiana e me senti em casa!

As primeiras famílias fixadas na região são de descendência açoriana (portuguesa), mas a cidade era um distrito do município de Taquara e só foi oficialmente fundada na década de 1950!


10 motivos para visitar Gramado -  agroturismo - Tour Raízes Coloniais

10 motivos para visitar Gramado -  agroturismo - Tour Raízes Coloniais

10 motivos para visitar Gramado -  agroturismo - Tour Raízes Coloniais
Aprendendo sobre a erva mate


10 motivos para visitar Gramado -  agroturismo - Tour Raízes Coloniais
Muita comida para provar no tour de uma tarde



9) Dá para combinar a visita com várias outras cidades da Serra Gaúcha



Não só Gramado, mas a região toda da Serra Gaúcha merece ser visitada. É possível fazer um belo tour pelas vinícolas de Bento Gonçalves ou Garibaldi (algumas das vinícolas brasileiras mais reconhecidas nacionalmente estão na região, mas tem vinho ruim também), aproveitar as atrações de natureza em Canela (como o Vale da Ferradura e a Cascata Caracol das fotos abaixo), Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Cambará do Sul com o incrível Cânion do Itaimbezinho ou ainda o famoso passeio de maria-fumaça entre Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves e muito mais!

Canela é tão perto de Gramado que o ônibus turístico faz um circuito pelas duas cidades e muitos turistas preferem se hospedar por lá. Tem muita atração famosa da região que na verdade fica em Canela e não em Gramado e ninguém nem faz ideia - as duas cidades na realidade funcionam como uma só para os turistas. A estrada que liga as duas está cheinha de restaurantes, hotéis e museus e você nem percebe que saiu de uma e entrou na outra. No último dia da minha viagem para Gramado, passeei na verdade em Canela e no final da tarde chamei um Uber para me levar de volta ao hotel em Gramado - e a corrida ficou barata.


10 motivos para visitar Gramado -  outras cidades da região - Canela
Atrações famosas em Canela em sentido horário: Cascata do Caracol vista do Parque Caracol, a mesma cascata vista dos Bondinhos Aéreos, catedral de pedra de Canela e o Vale da Ferradura


10) Não se sentir um ET por ser o "único" brasileiro que ainda não conhece Gramado



Eu viajo bastante pelo Brasil e exterior desde os anos 90 e demorei muito para conhecer Gramado - só fui em 2017! Quando lembrava que era uma blogueira de viagem desde 2013 e que ainda não conhecia um dos destinos turísticos mais populares do país todo, me sentia um ET rs. Claro que não fui a última brasileira a conhecer a cidade, mas era assim que eu me sentia! Não se sinta excluído e visite logo Gramado!



10 motivos para visitar Gramado!



Este é um publieditorial, mas as opiniões sobre o destino contidas neste post são independentes.



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

10 comentários:

  1. Já estive em Gramado duas vezes e voltaria novamente com certeza, dessa vez para conhecer mais o arredores da região. E com certeza é uma das cidades brasileiras que mais sabe explorar seu potencial turístico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tão sempre inventando mais atrações rs Não precisa nem repetir rs

      Excluir
  2. Leio vários posts sobre Gramado, anoto as dicas que mais me chamam atenção e não programo a viagem pra lá... me sinto uma E.T por não conhecer acredita? Um dia eu vou, não é possível hehehehe

    ResponderExcluir
  3. Gramado é realmente lindo e não faltam motivos para conhecer essa cidadezinha do Sul, inclusive pretendo voltar novamente no futuro. Abraço 🤗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e sempre tem coisa nova! Eu queria ver as decorações de Natal agora...

      Excluir
  4. Gramado é um desses lugares que está na minha lista de lugares para conhecer há um século, mas nunca consigo marcar uma viagem pra lá. Agora lendo seu texto fiquei com mais vontade ainda!

    ResponderExcluir
  5. Meu marido e eu amamos Gramado e jã estivemos por lã algumas vezes. Admiro o investimento que fazem no turismo criando sempre novas atracoes e cuidando muito bem da cidade. Ha opcoes para todos os bolsos. Em algumas epocas fica bem caro mas alugamos apartamento e conseguimos um preco bem possivel. Tambem e legal visitar fora de temporada e visitar o entorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, alguns preços desanimam ainda mais pra quem viajar em família. Taí uma grande vantagem pra quem viaja sozinho como eu rs.

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.