Páginas

terça-feira, 22 de junho de 2021

[Viajando na História] O mês de Dezembro na História

Alguns meses atrás comecei a postar sobre algumas datas históricas e monumentos lá no Instagram e  mensalmente estou fazendo um resumo aqui no blog, que continuo com este post de hoje: acontecimentos e pontos turísticos relacionados ao mês de Dezembro ao longo dos anos! História sempre foi a minha matéria preferida na escola e não é à toa que destinos históricos sempre estão entre os meus preferidos. Para qualquer lugar que eu vá, eu pesquiso sobre a História do local/país antes e durante a viagem. Acredito que não faz nenhum sentido você se deslocar até o outro lado do mundo para tirar uma selfie na frente de um monumento sem ter a mínima ideia do porquê aquele se tornou um monumento importante/famoso, por exemplo.



Avenida Paulista em São Paulo em 1891
"Avenida Paulista no dia da inauguração, 8 de dezembro de 1891". Aquarela de Jules Martin - domínio público


Fora que dá um outro sabor para as viagens quando você entende de onde vieram os nomes das ruas/praças/bairros/estações de metrô etc (por exemplo Avenida 9 de Julho em São Paulo ou estação de metrô Oranienburger Tor em Berlim). É muito mais gostoso ir embora de um lugar entendendo o que viu ao invés de simplesmente ter passado para cumprir tabela ou riscar da listinha de "obrigações".


Mapa da Belo Horizonte planejada no século XIX
Mapa da Belo Horizonte planejada no século XIX (1895) - domínio público


Pensando em explorar mais esse aspecto das viagens aqui no blog, inventei a #ViajandonaHistoria lá no Instagram no blog e desde abril/2020 estou postando sobre diversos momentos históricos e locais que se tornaram pontos turísticos. Mensalmente vou trazer essas informações para o blog, mas é claro que estes posts não tem a intenção de ser algo definitivo sobre o tema - são milhares de acontecimentos importantes todos os dias pelo mundo e vou focar naqueles que acho mais relevantes no geral e somente nos destinos que já são tratados aqui no blog. Em dezembro, falamos de São Paulo, Belo Horizonte, arte egípcia e um pintor holandês!




Aqui no blog já são dezenas de posts aprofundando sobre diversos aspectos históricos dos destinos por onde passei!




Encontrado o busto de Nefertiti


O busto da rainha egípcia Nefertiti é uma das esculturas mais famosas da antiguidade e hoje se encontra no Neues Museum, na Ilha dos Museus em Berlim (clique para ler o post sobre a ilha com 5 super museus declarada patrimônio da humanidade!). O busto de 3400 anos de idade foi encontrado por uma expedição europeia em 06/dezembro/1912 no Egito e atualmente, é requisitado para voltar ao seu país de origem. Nefertiti foi esposa do faraó Akhenaton e muitos acreditam que ela haveria comandado o Egito após a morte do marido. A obra mostra a rainha com um pescoço comprido, sobrancelhas arqueadas, mandíbula reta e um nariz fino e a Nefertiti virou um ícone da beleza feminina. Ah, é proibido tirar fotos do maior destaque dos museus alemães!



Leia aqui mais sobre Berlim e todos os posts sobre Museus no blog.














Inauguração da Avenida Paulista em São Paulo




Avenida Paulista completou 129 anos no ano passado! A avenida é um dos lugares mais legais para passear em São Paulo e foi inaugurada em 8 de dez de 1891, praticamente vazia e bem diferente de hoje em dia. São vários museus e centros culturais (como o MASP, a Casa das Rosas, a Japan House, o Instituto Moreira Salles entre outros), além de street art, lojas, shoppings e restaurantes para curtir por lá. Sempre que vou para São Paulo turistar, tento dar uma passada lá e sempre tem alguma novidade. Nos últimos anos, ficou mais legal ainda o rolê aos domingos, quando a avenida é fechada para carros e rola diversas apresentações interessantes e coisas curiosas.







Fundação de Belo Horizonte



Sabiam que Belo Horizonte foi a primeira cidade planejada no Brasil? A planta da cidade está no carrossel abaixo e lá no início do post. Ouro Preto era a capital mineira até o final do século XX, mas cercada por montanhas, não tinha mais espaço para crescer e então decidiu-se construir outra cidade para ser a capital de Minas. As obras começaram em 1893 no local do antigo Arraial do Curral del Rei e a capital foi oficialmente transferida em 12 de dezembro de 1897. Um dos melhores lugares para aprender sobre a história da capital mineira é no Memorial Minas Vale.

Abaixo, um mix de fotos de várias viagens desde 1998 a 2018:
📸 1 a 3 - Igreja São Francisco de Assis ou igrejinha da Pampulha (o Conjunto Arquitetônico da Pampulha foi declarado patrimônio pela UNESCO em 2016)
📸 4 a 9 - Praça da Liberdade e alguns dos prédios famoso ao redor da praça (vários são museus/centros culturais - inclusive o Memorial Minas Vale)
📸 10 - planta de Beagá (que já cresceu bastante além do planejamento inicial)


Vincent Van Gogh corta sua orelha



No dia 23 de dezembro de 1888, sofrendo de depressão, Vincent Van Gogh, pintor pós-impressionista holandês, corta parte da sua orelha esquerda após uma briga com o amigo e também pintor Paul Gauguin. Van Gogh é uma das figuras mais influentes da História da Arte e criou mais de 2 mil trabalhos, pinturas de paisagens, natureza morta, autorretratos etc. Algumas de suas pinturas mais famosas foram feitas durante uma temporada no sul da França (Arles). Abaixo, um dos famosos quadros de girassol e outro sucesso do pintor, "Noite estrelada", em exposição no MOMA (Museu de arte moderna em Nova York). Em Amsterdã, visitei o museu específico sobre o pintor com muitas de suas obras e tudo sobre sua vida - super recomendação para todos os turistas na cidade! Ele não alcançou reconhecimento em vida, mas somente após seu suicídio em 1890.


Quadro "Doze Girassóis numa Jarra", Vincent Van Gogh
Quadro "Doze Girassóis numa Jarra" - Imagem de domínio público


Quadro "Noite estrelada", Vincent Van Gogh
Quadro "Noite estrelada" - Foto: CC 4.0



Abaixo, fotos de uma exposição sobre Van Gogh e suas obras aqui em Campinas no começo de 2020.





Fontes: revistas Aventuras na História, posts do blog, wikipedia, canal Arqueologia pelo Mundo, site On This Day.


[Viajando na História] O mês de Dezembro na História




Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontopesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

10 comentários:

  1. Olha que legal esse projeto, muito bom saber o significado um pouco de cada monumento. Para tira uma foto precisamos saber pelo menos um pouquinho da historia né !

    ResponderExcluir
  2. Eu sou muito a favor de levarem o busto da Nefertiti de volta para o Egito!

    O Reino Unido é mó mão-leve de tesouros arqueológicos, que embora estejam expostos em museus ao acesso do público, deveriam estar nos respectivos países de origem.

    Você concorda, Fê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vários países são mãos-leves né? rs Antigamente muitos museus eram só capricho de algum rico e/ou governante que queria se exibir, mas dps foi ganhando um caráter educacional e na real eu acho importante ter coleção de todos os países em todos os lugares do mundo. Nem todo mundo pode viajar e quanto mais se conhecer sobre outras culturas, maiores chances do mundo ser um lugar melhor. Ou seja, algumas coisas tem que ser devolvidas, outras tem que ficar onde estão e outras enviadas para lugares que ainda não tem nada. É mais interessante ter arte egípcia em todos os países do que estar tudo 100% no Egito. E o Egito tb tem que ter coleções da Inglaterra, Alemanha, EUA, Brasil, Indonésia etc. Agora qual tem que ficar onde, aí sei lá. rs

      Excluir
  3. Adorei esse post com os acontecimentos históricos do mês de dezembro. Tem muita coisa que aconteceu no passado neste último mês do ano.

    ResponderExcluir
  4. Eu também sou uma apaixonada por história e achei este seu projeto sensacional. Pode acrescentar um facto histórico nesta lista: 1º de Dezembro de 1640, deu-se a restauração da independência portuguesa, face à coroa espanhola (é feriado nacional)

    ResponderExcluir
  5. O mês de dezembro foi agitado na história rs, muito legal saber essas curiosidades , não sabia sobre o busto de Nefertit

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe na verdade todos os meses são. Eu que escolho para falar nessa série somente algumas coisas mais ligadas a destinos que eu já falo no blog então é um recorte que pode parecer mais movimentado do que outras épocas sem querer.

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.