sábado, 12 de setembro de 2020

Mais de 20 séries para aprender História de diversos países (e depois conhecer locações durante nossas viagens!)

Ficção história é "um sub-gênero de ficção que retrata muitas vezes figuras ou eventos históricos. Gênero histórico, mas ao mesmo tempo fictício, faz uma honesta tentativa de capturar o espírito, as condições sociais da pessoa ou da época, que representam a atenção ao pormenor e fidelidade. Ficção histórica é encontrada em livrosrevistasartetelevisãofilmesjogosteatro, e em outros meios de comunicação social". (wikipedia)


Mais de 20 séries para aprender História de diversos países


Como fã de filmes, seriados, História, Geografia e viagens, depois que descobri esse tipo de série, fiquei viciada! rs Alguns casos são mais fidedignos à realidade, outros são mais ficcionais, mas se você estudar os fatos históricos da sua série favorita além do que é mostrado na telinha, é uma ótima maneira de aprender ou relembrar sobre diversos períodos, pessoas ou regiões. Também é válido para você entender como um determinado país se formou, porquê ele é daquele jeito hoje, por exemplo (como já venho batendo nessa tecla lá na sessão "Viajando na História").


Mais de 20 séries para aprender História de diversos países

Mais de 20 séries para aprender História de diversos países


Mas vale aqui ressaltar que as séries indicadas abaixo retratam somente uma parte da História, levando em consideração um determinado ponto de vista e não são 100% confiáveis. Veja o vídeo abaixo para manter em mente as influências da indústria cultura nos programas que vemos hoje:





Separei no post de hoje mais de vinte séries sobre Espanha, Inglaterra, França, Itália, Escócia, Rússia, Alemanha, Estados Unidos e outros países para entendermos mais sobre os destinos, monumentos e pontos turísticos que visitamos nas viagens! Importante lembrar que é preciso separar o que é real do que é ficção, mas confesso que quando envolve ficção do meio, você consegue dar uma cara para um personagem histórico e eu pelo menos, acabo me interessando muito mais pela pessoa real rs. Acho que nunca ninguém vai conseguir fazer uma lista completa porque parece que toda semana surge mais uma série do tipo rs, mas podem deixar nos comentários outras sugestões - estou sempre em busca de algo assim para assistir - obrigada!




Cuidado com os spoilers!

Isabel (Espanha)


Em primeiro provavelmente a minha preferida do tipo! "Isabel" conta a História da famosa Rainha Isabel de Castela, que quando se casou com Fernando de Aragão,  formou a base da Espanha como conhecemos hoje. Em 3 temporadas, a série mostra Isabel desde sua juventude, seu casamento com Fernando, o nascimento de seus filhos, seu reinado em Castela e termina com sua morte décadas depois. Durante todo esse tempo, a ação se desenrola em diferentes cidades, catedrais e castelos da Espanha (e até um pouquinho de Portugal) e mostra também sobre a viagem de Colombo à América e sobre a ocupação espanhola em terras caribenhas. Leia mais sobre a série Isabel aqui e abaixo deixo a indicação de um livro sobre a vida da rainha Isabel de Castela.

Tem um post aqui no blog com as principais cidades e atrações turísticas que serviram como locação da série Isabel! Um belo roteiro de viagem pelo país!


Séries para aprender História de diversos países - Isabel/Espanha

Séries para aprender História de diversos países - Isabel/Espanha
Uma das cenas mais impactantes mostra o casal entrando na Alhambra depois de ter expulsado os árabes da Península Ibérica - lembram das aulas de História?


Séries para aprender História de diversos países - Isabel/Espanha
Pátio dos Leões na Alhambra é uma das principais atrações da Espanha. em Granada





Carlos Rey Imperador (Espanha + Flandres)


Carlos, neto da Isabel da série acima por parte da mãe, foi Imperador do Sacro Império Romano-Germânico e além de ter sido rei da Espanha, também era o governante da região de Flandres (parte da Bélgica de hoje - o norte onde ficam as principais cidades turísticas) por parte de pai. Funciona como uma espécie de continuação da série acima com um salto de alguns anos, mas também dá para assistir separadamente. Ele só é coroado imperador lá para o meio da série então, muita água rola antes disso e a série também trata de diversas alianças, guerras e sucessão na Europa do século XVI. Leia mais aqui sobre a série Carlos Rey Imperador e abaixo deixo um livro sobre a série.


Séries para aprender História de diversos países - Carlos Rey Imperador/Espanha








Menção honrosa: As telefonistas (Las Chicas del Cable) e Gran Hotel - as duas séries não tratam de personagens históricos, mas a primeira fala sobre independência feminina na Espanha dos anos 1920 e 1930 e o início da telefonia no país. Os últimos episódios retratam a ditadura de Franco. Gran Hotel é totalmente fictícia, mas os mistérios em um hotel de luxo na Espanha são bem legais. O Palacio de la Magdalena (abaixo), em Santander, é a locação do hotel na série, que começa em 1905.






Reign (França + Escócia)


Com um fundo de verdade, mas muita fantasia (até com forças sobrenaturais no meio e Nostradamus como personagem), conta sobre Rainha Mary da Escócia, desde sua chegada à França aos 15 anos de idade prometida ao Príncipe Francis e segue por toda sua vida até a volta para a Escócia. Os críticos não gostam que seu período na França foi muito romantizado na série e acaba tendo um ar de série adolescente, mas eu gostei bastante sim rs. Além de tudo, o figurino misturando cópias de modelos antigos, com peças atuais é incrível! E a trilha sonora também. Não gosto tanto da última temporada, que se passa basicamente na Escócia... Em determinado ponto da série, começamos a acompanhar sua prima, a Rainha Elizabeth I na Inglaterra - as duas foram eternas rivais pelo trono da Inglaterra. Se passa no século XVI. Leia mai aqui sobre a série Reign.




Séries para aprender História de diversos países - Reign/ França e Escócia


Já escrevi aqui no blog um post sobre os locais relacionados à Rainha Mary na Escócia e sobre o castelo na Irlanda que serviu de locação (parte exterior) para a corte francesa na série.


Mais de 20 séries para aprender História de diversos países (e depois conhecer locações durante nossas viagens!)


Outlander (Escócia + França + Estados Unidos)


Uma enfermeira da Segunda Guerra Mundial de férias na Escócia com seu marido acaba viajando no tempo e volta 200 anos, caindo na Escócia tumultuada em conflito com a Inglaterra. Mostra muitos os costumes dos clãs escoceses e um sotaque fofo, mas difícil e uma mulher do século XX tendo que se adaptar para viver no século XVIII. Em outras temporadas, os personagens principais se mudam para a França e também para os Estados Unidos e estão sempre se enrolando em acontecimentos históricos - tentando mudar o passado ou mantê-lo como deve ser, mas sempre com a preocupação de se salvar, com as vantagens do conhecimento do futuro. Nos últimos episódios que vi, eles estavam enrolados no início do conflito de independência dos Estados Unidos. Leia mais aqui sobre Outlander.

Aqui no blog já tem um post com muuitas dicas de locações (e spoilers) de Outlander, principalmente da 1a temporada. A série é baseada em uma coleção de livros gigantescos, que não tenho coragem de começar a ler.


Séries para aprender História de diversos países - Outlander/ Escócia








Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required



Versailles (França)


Não preciso comentar muito sobre o Palácio de Versalhes na França, um dos palácios mais famosos do mundo não é mesmo? É um ótimo bate-volta de Paris, que conheci em 2003 (olha abaixo as fotos vergonhosas da época kkkk). A série com o mesmo nome do palácio começa em 1667 durante o reinado de Luís XIV, que mudou a corte francesa de Paris para Versalhes, onde ficava o antigo alojamento de caça de seu pai. Acompanhamos então a construção do grandioso palácio que conhecemos hoje, juntamente com as intrigas da nobreza da época. Leia mais sobre a série aqui.


Séries para aprender História de diversos países - Versailles/França

Séries para aprender História de diversos países - Versailles/França

Séries para aprender História de diversos países - Versailles/França

Séries para aprender História de diversos países - Versailles/França

Séries para aprender História de diversos países - Versailles/França

Séries para aprender História de diversos países - Versailles/França

Séries para aprender História de diversos países - Versailles/França

Séries para aprender História de diversos países - Versailles/França





Menção honrosa: Ouvi falar de uma nova série sobre a Revolução Francesa com o trailer abaixo. Não sei ainda se será mais ficção ou mais história, mas vale ficar de olho - será lançada aparentemente em outubro/2020.




The White Queen (Inglaterra)



Na Inglaterra  de 1464, antes da Dinastia Tudor assumir o poder, a luta pelo trono era travada entre dois lados da mesma família: os York e os Lancaster. Eduardo IV da família York é coroado rei, com a ajuda de Lorde Warwick. A História da famosa "Guerra das Rosas", contada pelo ponto de vista da mulher do rei Eduardo, Elizabeth Woodville. Leia mais sobre a série The White Queen aquibaseada em romances de Philippa Gregory - alguns dos livros dela abaixo.






The White Princess (Inglaterra)


Continuação da série anterior, The White Princess conta a história da filha do casal, também chamada Elizabeth, que se casou com o herdeiro da casa Lancaster, encerrando assim a guerra entre as famílias. Iniciou-se aí a dinastia Tudor. Leia aqui mais sobre a série The White Princess, baseada em romances de Philippa Gregory.


The Spanish Princess (Inglaterra)


Catarina de Aragão, a princesa da Espanha, chega à Inglaterra para se casar com o príncipe inglês Artur, mas com sua morte inesperada, ela acaba se casando com o Príncipe Harry, que um dia governará como o Rei Henrique VIII, aquele que teve meia dúzia de mulheres. Catarina de Aragão era filha da Isabel lá da primeira série deste post e tia de Carlos. Leia aqui mais sobre a série The Spanish Princess, baseada em romances de Philippa Gregory.



Mais de 20 séries para aprender História de diversos países (e depois conhecer locações durante nossas viagens!)


The Tudors (Inglaterra)


Série sobre o reinado de Henrique VIII na Inglaterra do século XVI, talvez o mais famoso rei inglês - Henrique Tudor. Começa antes dele subir ao trono e continua por todos os seus casamentos tumultuados e ruptura com a Igreja Católica, fundando a Igreja Anglicana. Sua primeira mulher é a Catarina da série acima e ele é pai de Elizabeth I, que aparece em "Reign" e também de Mary I, que aparece brevemente em "Carlos". São várias temporadas e diversos personagens reais da história inglesa. Leia mais aqui sobre The Tudors.



Séries para aprender História de diversos países - The Tudors/Inglaterra

Séries para aprender História de diversos países - The Tudors/Inglaterra


Victoria (Inglaterra)


Victoria é coroada rainha da Inglaterra aos dezoito anos de idade e a série mostra a expansão do Império Britânico, além de seu casamento com príncipe Albert e sua vida privada. Seu reinado durou 63 anos (no século XX)  e ficou conhecido como Era vitoriana. Conforme chegamos a tempos e personagens mais recentes da História, as séries do tipo também retratam mais episódios que realmente aconteceram - nos últimos episódios que vi, o casal real estava organizando a Grande Exposição de 1851 (falei sobre o Crystal Palace construído para essa exposição e que não existe mais aqui!). Vemos muitas locações em Londres e edifícios reais pela Inglaterra. Leia mais aqui sobre Victoria.


Séries para aprender História de diversos países - Victoria/Inglaterra
Queen Victoria, 1819–1901, by Bassano, 1882


Séries para aprender História de diversos países - Victoria/Inglaterra



The Crown (Inglaterra)


The Crown mostra o reinado da Rainha Elizabeth II, a finada rainha da Inglaterra. Começando desde antes de assumir o trono, passando por seu casamento com Phillip e o nascimento dos seus filhos, toda a história com a Princesa Diana e mais. Ainda estou bastante atrasada nessa série porque perdi a vontade de ver. Como já falei acima, conforme vamos nos aproximando da época atual, as séries do tipo são menos ficcionais, mas nem tudo aconteceu exatamente do jeito mostrado. Leia mais aqui sobre The Crown. Assim como Victoria, vemos muitas locações em Londres e edifícios reais pela Inglaterra. Entre a 2a e a 3a temporada e também entre a 4a e 5a acontecem saltos temporais e os atores são trocados.



Séries para aprender História de diversos países - The Crown/Inglaterra
Casal real nas temporadas 1 e 2

Séries para aprender História de diversos países - The Crown/Inglaterra
Casal real nas temporadas 3 e 4, além do Príncipe Charles



Menção honrosa: Downton Abbey foi uma série que retratava a vida de uma família rica no interior da Inglaterra, começando logo após o naufrágio do Titanic. O figurino é fantástico, assim como a locação principal da série no Castelo de Highclere (clique no link anterior se quiser fazer um tour pelo palácio!). Foram 6 temporadas, vários especiais de Natal e dois filmes, que eu só fui assistir durante a quarentena. É uma história com personagens cativantes, que adorei acompanhar, apesar de ser bem menos histórica do que as outras séries que escrevi aqui. É interessante para conhecer como eram as vidas dos aristocratas ingleses cerca de 100 anos atrás. Leia mais sobre Downton Abbey aqui.



Mais de 20 séries para aprender História de diversos países (e depois conhecer locações durante nossas viagens!)


War and Peace/Guerra e Paz (Rússia)


Descobri essa série durante a quarentena e me empolguei para ver porque apesar de amar ler livros, sempre tive preguiça de ler o romance clássico russo que serviu de inspiração. E até pesquisar para este post, nem fazia ideia que já passou na Globo hehehe. São muitos personagens (fictícios) como vocês podem ver na foto abaixo, mas tem alguns reais, por exemplo Napoleão Bonaparte. Se passa na Rússia no século XIX e a "guerra" do título é quando Napoleão invade o país continental e finalmente perde depois de aterrorizar a Europa inteira. Deixo alguns vídeos abaixo na melhor booktuber brasileira sobre a leitura de "Guerra e Paz".






Séries para aprender História de diversos países - Guerra e Paz - Rússia










Catarina, a Grande (Rússia)


Série nova que tentei assistir desde o começo, mas confesso que desisti logo. Não sei o que acontece, mas não consegui me envolver e gostar. Tentei novamente na quarentena e não consegui nem terminar o primeiro episódio, apesar de querer muito conhecer a Rússia em breve e estar interessada em aprender sobre a história russa, já que aprendemos tão pouco na escola. Se baseia na vida de Catarina II da Rússia ou Catarina, a Grande que governou a Rússia no século XVIII. Os palácios russos dessa época são incríveis, mas nem isso me fez conseguir assistir.


Séries para aprender História de diversos países - Catherine the great - Rússia


Os últimos czares (Rússia)


Só fui descobrir essa série curtinha pesquisando para este post. Ela mostra a vida do último czar russo, Nicolau II - seu casamento, a dificuldade para ter um herdeiro homem e os últimos anos de seu governo até a Revolução Russa, a Primeira Guerra Mundial, seu afastamento e fuzilamento. Os russos apontaram diversos erros, como monumentos construídos bem depois do reinado de Nicolau aparecerem nas cenas etc. Não sei se quero ver, mas como é curta, talvez sim. Rasputin, figura importante da época na corte russa, também aparece.


Chernobyl (Ucrânia + URSS)


Sucesso imediato quando foi lançado, conta sobre a explosão de uma reator nuclear na usina de Chernobyl na Ucrânia em 1986, que inicialmente foi encoberto pelo governo soviético. A radiação se espalhou pela Europa inteira e trouxe consequências terríveis principalmente para quem estava mais perto do local do acidente. Até hoje não se conhece todas as consequências do desastre porque muitos problemas de saúde só aparecem anos e anos depois. Já era possível visitar a área afetada, que teve que ser evacuada nos anos 80, mas o boom de visitas foi imenso após a série. É uma série curtinha. Leia mais aqui sobre Chernobyl.


Séries para aprender História de diversos países - Chernobyl/Ucrânia e União Soviética






Medici: Masters of  Florence (Itália)


Na Florença do século XV, a família Medici era extremamente influente e rica, sendo patronos de vários artistas importantes e até mostrando na série as dificuldades da construção do maravilhoso Duomo de Florença. Vi a primeira temporada, mas não continuei - quem sabe algum dia. Catarina de Medici era a sogra da Mary na série Reign acima e era uma das melhores coisas daquela série. Leia mais sobre Medici aqui.

The Borgias (Itália)


A família Bórgia foi uma proeminente dinastia italiana que ganhou muito destaque durante o período Renascentista. Eu adoro a Itália, mas não sei porque as séries que se passam lá, acabam não me interessando tanto. Se passa no século XV. Leia mais sobre The Borgias aqui.


Roma (Itália)


Uma das séries mais antigas desta lista, lançada em 2005, se passa na Roma Antiga do século I aC, durante a transição da República para o Império. Muitos dos personagens são baseados em figuras reais, mas os protagonistas são soldados romanos. Leia mais sobre Roma aqui.


Veja aqui todas as dicas de Roma no blog!


Jamestown (Estados Unidos) 


Jamestown foi o primeiro assentamento permanente inglês em solo norte-americano, fundado em 1607 na atual Virgínia. A série começa alguns anos mais tarde quando um grupo de mulheres chega ao povoamento para conhecer seus futuros maridos. Gostei demais da 1a temporada, mas da última nem tanto - os conflitos com os indígenas da região eram sempre repetitivos... Leia mais sobre Jamestown aqui.


Séries para aprender História de diversos países - Jamestown/ Estados Unidos






Menção honrosa: Mad Men, mostra o mundo da publicidade e propaganda em Nova York nos anos 50, com muito machismo e sexismo. Interessante observar os comportamentos que mudaram daquela época até hoje, os figurinos, como grandes empresas funcionavam sem as tecnologias que temos agora e como teriam surgido algumas das campanhas publicitárias mais icônicas da história do marketing. E Timeless, que apesar de ser uma série sobre viagem no tempo, os viajantes voltam no tempo justamente para garantir que a História (do mundo, mas principalmente dos Estados Unidos) continue a mesma.


Deutschland 83 e 86 e 89 (Alemanha)


Um jovem da Alemanha oriental é convocado para se infiltrar no lado ocidental como espião, mas sua mãe e namorada continuam do lado oriental. Com cenas em Berlim e outras cidades da Alemanha, é uma história de ficção, mas achei bem legal poder ver mais sobre o período em que Berlim e Alemanha estavam divididas entre dois governos de oposição - a série começa em 1983 e na temporada seguinte pula para 1986. Na última temporada em 89, a história começa com a queda do muro de Berlim, bastante interessante pois nunca vemos o que aconteceu logo depois disso. Inclui também cenas na África do Sul e algum outro país da África central, mas não curto essa parte. Leia mais sobre Deutschland 83 aqui.


Séries para aprender História de diversos países - Deutschland 83 86/Alemanha na época da Guerra Fria e Muro de Berlim



Babylon Berlin (Alemanha)


Retrata bem a Berlim do final dos anos 20 e antes da ascensão do nazismo ao poder, empobrecida após a guerra, mas uma cidade efervescente. Um investigador da polícia se muda para Berlim e lá conhece uma jovem que corre atrás para melhorar de vida e deseja entrar para a polícia, apesar de ter uma vida nada tradicional. Figurino impecável, decoração, trilha sonora tudo maravilhoso. Assisti 3 temporadas na quarentena, mas estou atrasada agora. Leia mais aqui sobre Babylon Berlin.


Séries para aprender História de diversos países - Babylon Berlin/Berlim

Séries para aprender História de diversos países - Babylon Berlin/Berlim




A casa das sete mulheres (Brasil - Rio Grande do Sul)


Sucesso quando foi lançada quase duas décadas atrás pela Globo, a minissérie mostra a Revolução Farroupilha do ponto de vista das mulheres riograndenses que ficavam em casa esperando seus maridos e parentes voltarem das batalhas da Guerra dos Farrapos (1835-1845). Só fui ler o livro depois, mas já reli e já revi a série porque gosto muuuito mesmo. A autora lançou um livro que seria uma continuação, mas achei fraco. Quero muito conhecer a região de Pelotas (RS) desde então. 


Séries para aprender História de diversos países - A casa das sete mulheres - Rio Grande do Sul/ Brasil

Séries para aprender História de diversos países - A casa das sete mulheres - Rio Grande do Sul/ Brasil
Além do drama da família de Bento Gonçalves (o líder dos farrapos), temos a história de Giuseppe Garibaldi, o italiano que também lutou na guerra brasileira






Anos Rebeldes (Brasil)


Eu sou suspeita para falar porque sou completamente apaixonada por essa série! Retrata um grupo de amigos do colégio no Rio de Janeiro desde o início da Ditadura Militar com o golpe de 1964 até a abertura do regime em 1985, mostrando personagens que se envolveram em níveis diferentes com os problemas vividos na época. Alguns lutavam efetivamente contra, outros eram neutros e levavam a vida o mais normal possível, etc e mostrando as consequências que tudo isso teve na vida e futuro de cada um dos personagens que estavam acabando o colégio quando aconteceu o golpe. Foi baseada em dois livros cheios de relatos reais, que coloco aqui embaixo. Foi ao ar na década de 90 - leia mais sobre Anos Rebeldes aqui.


Séries para aprender História de diversos países -  - Anos Rebeldes - Brasil






Menção honrosa: Anos dourados e Coisa mais linda - a primeira dos anos 90 retrata personagens fictícios nos anos 50, mostrando bem como eram os problemas comuns de brasileiros naquela época e a segunda, sucesso bem mais recente, começa em 1959 e aborda temas sobre empoderamento feminino, relacionamento, família e carreira.


Narcos (Colômbia)


Baseada na vida do mais famoso traficante colombiano, Pablo Escobar, é um clássico das séries, mas até hoje não comecei por preguiça. Quero muito conhecer a Colômbia e com certeza verei antes de ir, apesar de saber que hoje isso não tem nada a ver com o país. Opa, vi na quarentena mas parei quando um personagem importante morre e ignorei o resto rs.



Séries para aprender História de diversos países - Narcos/Colômbia



Ufa, e aí, gostou da lista? Vai assistir alguma delas? Já viu e curtiu alguma série da lista? Tem alguma outra série com fundo histórico para me recomendar?



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

5 comentários:

  1. Muito interessante, espero poder ver muito mais informações como essa.

    ResponderExcluir
  2. Bahhhhh, que máximo essa sua lista!

    Muito obrigada, tenho certeza que muita gente vai se beneficiar dela ( aí me incluo também rsrs) 😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe até eu! Q descobri algumas séries fazendo esse post e coloquei na lista aqui pra ver algum dia!

      Excluir
  3. Excelente ! Parabéns pela qualidade da reportagem. E obgdo , por nos oferecer esta "enciclopédia". Daniella Távora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário - já está na hora de atualizar essa lista rs o trabalho não termina nunca rs

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.