sábado, 24 de outubro de 2020

O que fazer em Berlim com chuva?

O sonho de qualquer viajante é pegar vários dias com clima perfeito no destino - nem muito quente, nem muito frio, mas pelo menos para mim, o mais importante é pegar dias de céu aberto e sem chuva! Mas claro que azarada que sou, a chuva (ou pelo menos um dia muito nublado) sempre "atrapalha" a viagem (ou no mínimo as fotos!).

Coloquei o atrapalha acima entre aspas porque não necessariamente você precisa perder o seu dia de viagem por conta da chuva. Claro que pode dar uma desanimada se for chuva forte, mas pelo menos em Berlim, sempre tem o que fazer independentemente do clima! Já escrevi aqui no blog um post específico sobre dicas para aproveitar a sua viagem com chuva, que valem para qualquer destino e o post de hoje é sobre o que fazer em Berlim com chuva!

O que fazer em Berlim com chuva? Museus e exposições


Começando pelos itens mais óbvios em dias chuvosos - visitar museus e exposições! E são muuuitas opções em Berlim! Clique nos nomes abaixo para abrir o post completo sobre o local.



O que fazer em Berlim com chuva?
Museu Histórico Alemão (DHM - Deutsches Historisches Museum)


O que fazer em Berlim com chuva?
DDR Museum e Alltag in der DDR: 2 museus contando como era a vida na Berlim e Alemanha orientais



Veja aqui todos os posts no blog sobre Berlim - são mais de 100!




O que fazer em Berlim com chuva?
Trabi Museum, para os fãs do carro símbolo da Alemanha Oriental


O que fazer em Berlim com chuva?
O impressionante Asisi Panorama - The Wall - para se sentir de volta na época da Guerra Fria observando por cima do muro de Berlim!



Acha que é "só" isso? Que nada! Segue mais uma lista de museus e exposições pagas ou grátis em Berlim para ocupar muitos dias chuvosos:

Ilha dos Museus (Museumsinsel) - Pergamon, Neues, Altes, Alte Nationalgalerie e Bodemuseum (5 museus um pertinho do outro e a ilha toda foi declarada patrimônio pela UNESCO)
Museu Judaico e Memorial do Holocausto (o último além dos famosos blocos de concreto à céu aberto, tem uma área subterrânea com exposição
Mauermuseum ("Museu do Muro"), perto do Checkpoint Charlie e a exposição com maior detalhes sobre as fugas mirabolantes da Berlim oriental para a ocidental
Currywustmuseum, museu inusitado sobre um prato típico imperdível de Berlim
Berliner Unterwelten - tour da Berlim subterrânea
Gedenkstätte Deutscher Widerstand - Memorial da Resistência Alemã 
Nineties Berlin - exposição sobre a Berlim dos anos 90
Tour pelo Tempelhof - aeroporto desativado (com chuva não daria para aproveitar o parque nas antigas pistas de voo, mas dá para conhecer o prédio monumental)
Região da Potsdamer Platz - Sony Center, Lego Discovery Center, Dalí Exhibition, Museum für Film und Fernseh (Museu do Cinema e da Televisão)
Kulturbrauerei (além da expo que falei acima - Alltag in der DDR, é um centro cultural e pode estar acontecendo mais coisas interessantes)





O que fazer em Berlim com chuva? Igrejas e templos religiosos


Mesmo quem não é religioso, vira e mexe visita igrejas e templos religiosos mundo afora pela importância cultural e arquitetônica. Em Berlim, são várias igrejas, sinagogas e outros tipos de templos que permanecem como casa de oração ou que viraram museus e memoriais. 


O que fazer em Berlim com chuva?
Berliner Dom é talvez a igreja mais famosa. Dá pra subir e ter uma vista legal da cidade (mas aí não em caso de chuva).


Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280


O que fazer em Berlim com chuva? Palácios, Castelos e Fortalezas


Eu adoro visitar palácios quando vou para a Europa! Berlim não é o melhor destino europeu para isso, mas tem o lindíssimo Palácio de Charlottenburg. Não muito longe de Berlim, estão o Palácio Sanssouci e o Neues Palais em Potsdam, mas sinceramente nos dois casos, acho que vale a pena esperar um dia melhor e poder curtir também os parques maravilhosos. Os palácios e o Parque Sanssouci em Potsdam são Patrimônios da Humanidade. Tem uma fortaleza em Spandau, mas tem muitas áreas abertas.

O que fazer em Berlim com chuva? Piscina coberta


As antigas piscinas públicas de Berlim costumam ficar em prédios bem bonitos e algumas delas são abertas até hoje. Uma delas é a Stadtbad Oderberger, no maravilhoso Hotel Oderberger, também aberta para não hóspedes (mas confira no site antes de ir - passei ali em frente um dia e queria dar uma espiada, mas estava fechada para um evento privado). A Stadtbad Neukölln foi a que apareceu na série Sense8.


O que fazer em Berlim com chuva?
Stadtbad Oderberger - Foto: divulgação





O que fazer em Berlim com chuva? Ópera, Concertos e afins


Você pode aproveitar para fazer um programa não tão comum aqui no Brasil: assistir a algum concerto ou ópera e afins. A Staatsoper foi recém aberta após reforma e não tem nem a desculpa que esses programas são algo caro de se fazer, porque às 3as tem concerto grátis na Filarmônica de Berlim! Eu fui e tem videozinho abaixo.


O que fazer em Berlim com chuva?
Filarmônica de Berlim - concerto grátis de 3a na hora do almoço





O que fazer em Berlim com chuva? Livrarias e bibliotecas


Já dei a dica aqui no blog das melhores livrarias alemãs e a melhor livraria em Berlim é a Dussman! Ela é muito grande e uma perdição para os amantes de livros. Vende também alguns souvenirs, CDs, Blue Rays e afins, além de muitos artigos de papelaria. Foi no Dussman que comprei alguns dos melhores livros sobre Berlim - a sessão de livros importados em inglês, francês, espanhol e outros idiomas é imensa!


O que fazer em Berlim com chuva?



A loja do Museu de Cinema e TV no Sony Center é bem boa também na sessão de livros (e calendários, jogos temátcos, etc). Já a biblioteca estatal é dividida em duas sedes: a Staatsbibliothek da Unter den Linden e a da Potsdamer Platz - veja aqui dias e horários.


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required



O que fazer em Berlim com chuva? Compras


São muitas lojas imensas em Berlim e até alguns shoppings ou áreas com uma loja ao lado da outra, boas ideias para dias chuvosos em Berlim. Você pode por exemplo atualizar seu guarda-roupa na região da Alexanderplatz (Primark, Galeria Kaufhof, C&A e outras), da Potsdamer Platz (Mall of Berlin, Potsdamer Arkaden e loja mara do Museum für Film und Fernseh para livros e afins), conhecer a loja onde é sempre Natal - Käthe Wohlfarth, as lojas do Ampelmann, o "homenzinho do sinal", se acabar nos souvenirs, na Nivea Haus ou nos chocolates (eu sou super chocólatra e a Ritter Sport alemã é minha paixão!). Na região da Kudamm ou Kürfurstendamm, tem a icônica KaDeWe e o shopping moderno Bikini Haus, além da C&A, Zara, Mango, H&M Karstadt e muitas outras. Na região da Friedrichstrasse, ficam a Dussman que falei acima, além da Pandora, Swarovski, Zara, Butlers e galerias de luxo - Galeries Lafayette e Quartier 206.


O que fazer em Berlim com chuva?
Em uma loja de souvenir


Para quem não quer comprar em grandes lojas e prefere as lojas locais, sugiro um passeio pela área de Hackescher Markt ou Prenzlauer Berg, se a chuva não estiver forte. No meu último dia em Berlim em 2019, estava chovendo um pouco e aproveitei para acordar não tão cedo, fechar a mala para a viagem do dia seguinte e depois andei por ruazinhas fofas, entrando em livrarias, cafeterias, galerias de arte e lojas diversas por Prenzlauer Berg, que a era justamente a região onde estava hospedada.


O que fazer em Berlim com chuva?
Livro que eu queria comprar em alguma livraria aleatória, Kulturbrauerei, currywurst do 

Konnopke´s Imbiss (que foi o meu bruch naquele dia rs), loja de roupas fofa (Das Rote Kleid), cafeterias, jantar vietnamita barato no Umami e a Wasserturm - as fotos acima e abaixo são do meu passeio a pé no último dia em Berlim



O que fazer em Berlim com chuva?
Uma das lojas mais fantásticas de Berlim fica no Prenzlauer Berg - VEB Orangeartigos de segunda mão, vintage, itens da DDR (Alemanha Oriental), 30's, 40's 50's, 60's, 70's, 80's, roupas, móveis pequenos, acessórios, colecionáveis, BERLIN.



O que fazer em Berlim com chuva? Cinema


Ir ao cinema em Berlim pode ser legal porque alguns filmes que passam nos cinemas alemães nem chegam aqui no Brasil. O mais comum na Alemanha inteira são filmes dublados em alemão, mas em Berlim existe opção para quem entende inglês. Preste muita atenção na hora de comprar o ingresso para não se dar mal - filmes "OV" são a versão original - seja inglês, francês, italiano etc. "OmU" são filmes falados na língua original com legenda em alemão e "OmenglU" , idioma original com legenda em inglês. Confira uma lista de cinemas que exibem filmes com áudio em inglês aquiaqui e aqui. O cinema mais famoso no Sony Center fechou em jan/2020.


O que fazer em Berlim com chuva? Comer


Comer é sempre uma boa ideia! Com chuva, você pode aproveitar e descansar da turistagem, comendo com mais calma, aproveitando para descansar as pernas. Abaixo estão todas as dicas gastronômicas em Berlim aqui no blog:




O que fazer em Berlim com chuva?
Um dos lugares onde jantei na minha última vez em Berlim foi o restaurante inspirado na Alemanha oriental - Volkskammer! Desde o refri da época soviética até a decoração com itens antigos e menu com o símbolo da Alemanha oriental e pratos de várias regiões que com a divisão, ficaram na Alemanha do leste.



Além de algum restaurante especial, sempre é bem legal aproveitar os mercados fechados e eventos gastronômicos, como o Markthalle Neun abaixo, onde acontece o "Street Food Thrusday", toda 5a feira das 17h às 22h.


O que fazer em Berlim com chuva?
Markthalle Neun de 5a feira


Ufa, deu para perceber que não faltam coisas para fazer em Berlim mesmo com chuva!


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

8 comentários:

  1. Adorei essas dicas do que fazer em Berlim com chuva. Tem muita coisa para fazer e, nossa, quantos museus. Achei super interessante a ideia de ir em piscinas públicas cobertas. Dica anotada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Detalhe que ainda tem muitos outros museus que não conheço e não citei no post!

      Excluir
  2. Com a grande variedade de museus acho que dá para se virar bem em B erlim com chuva, Lembro que me refugiei por horas no KadeVe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahhaa siiim, são muuuitos museus! Mas tem alternativas para quem quiser variar!

      Excluir
  3. Nossa, que bacana, Fer! Post completo sobre o que fazer em Berlim com chuva. Adorei a dica da piscina aquecida! Valeu, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Eu amei visitar o DDR Museum e achei a região da Potsdamer Platz bem legal também... o Sony Center é incrível com todo o seu “que” de modernidade!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Gostei muito mais da Potsdamer Platz do que da Alexanderplatz por exemplo rs

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.