sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Retrospectiva de viagens e assuntos relacionados em 2018!

Post para encerrar 2018 aqui no blog - até que foram bastante viagens e menos posts do que gostaria... Vamos ver se em 2019 consigo retomar o ritmo do primeiro semestre e dos anos anteriores.


Retrospectiva 2018 e preparações para 2019!
Algumas das fotos mais curtidas do Instagram do blog esse ano foram do Festival de Tulipas em Ottawa, Canadá!


Espírito Santo (Santa Leopoldina e Santa Teresa) abril


A primeira viagem do ano foi para um encontro de blogueiros que já queria ir fazia tempo! Conheci um pouco do Espírito Santo em 2013, mas voltei dessa vez para o Pocando no ES 4, passando pela região dos imigrantes - Santa Leopoldina e Santa Teresa.


Retrospectiva 2018 e preparações para 2019!
Um pouco de Santa Leopoldina


Retrospectiva 2018 e preparações para 2019!
e pouco de Santa Teresa - mas em breve vai ter mais dica da região porque os posts não acabaram!




Canadá (Toronto, Niagara Falls, Ottawa, Quebec, Montreal, Kingston) - maio


A grande viagem de 2018 inicialmente seria uma viagem sola, mas no fim das contas, foi uma viagem em família. Acabei publicando pouco ainda sobre o Canadá por culpa da velha preguiça de arrumar as milhares de fotos da viagem. Mas já rolou todas as dicas sobre viajar de trem com a Via Rail pelas principais cidades da costa leste, o roteiro dessa viagem de 18 dias e o chip que usamos para ficar conectados 24h por dia.


Retrospectiva 2018 e preparações para 2019!
Sinal iluminado na frente da prefeitura


Retrospectiva 2018 e preparações para 2019!
Visual lindão de Toronto - depois de pegar o ferry para a Toronto Island!


Retrospectiva 2018 e preparações para 2019!
Chateau Frontenac em Quebec - hotel que é atração turística!


As dicas das cidades mesmo ainda foram poucas, mas aqui estão os links para OttawaTorontoQuebec e Montreal.


Brasília - junho


Quase de última hora, fui passar 4 dias com alguns amigos em Brasília. Entre um papo/reencontro e outro, deu para dar uma turistada também, mas já tinha conhecido muita coisa na primeira vez na cidade em 2016.


Retrospectiva 2018 e preparações para 2019!
Eixo Monumental visto da Torre de TV - olha o Congresso lá no fundo!


Rio de Janeiro - julho


Fui passar alguns dias no Rio de Janeiro com mais 3 amigas blogueiras e posso dizer agora que perdi bastante do medo que tinha da cidade até o ano passado. O destaque fica para um dos meus sonhos realizados - passeio de helicóptero sobrevoando a Cidade Maravilhosa!


Retrospectiva 2018 e preparações para 2019!



Belo Horizonte - outubro


Fui para uma espécie de congresso no feriado em Belo Horizonte e estiquei uns diazinhos. Era para conhecer Inhotim, mas estava tããããõ cansada que fiquei só pela cidade descansando, comendo e visitando museus mesmo. Foi minha milésima vez na cidade então não me preocupei com as visitas mais clássicas.


Retrospectiva 2018 e preparações para 2019!


Brasília - dezembro


Nada como a desculpa de uma festa, uma viagem mais longa que não saiu do papel e a saudade de um avião para decidir comprar outra passagem para Brasília! rs  Mais um vez, não era o principal motivo da viagem, mas encaixei alguns passeios entre um reencontro e outro, entre uma comilança e outra.

Retrospectiva 2018 e preparações para 2019!
Interior da catedral!!!



São Paulo e Socorro - várias idas ao longo do ano


São tantas idas por ano tanto para São Paulo como para Socorro (no interior paulista) que já nem considero mais viagem, apesar de serem destinos legais. Estava em SP na véspera do Natal e no momento que esse post for ao ar, estarei em Socorro para o Ano Novo. Vira e mexe rola algum posts sobre esses lugares aqui no blog, mas estou longe ainda de dar todas as dicas que conheço das 2 cidades.


Retrospectiva 2018 e preparações para 2019!
MASP e casarão na Avenida Paulista


Retrospectiva 2018 e preparações para 2019!
Quem disse que só tem Cristo no Rio? Em Socorro também tem!


Amizades virtuais do mundo de viagens que foram desvirtualizadas


Um ponto mega positivo do meu 2018 e que apesar de não ser viagem é totalmente relacionado a isso foi finalmente desvirtualizar algumas amizades de anos (ok, teve amizade super recente também). Entre os encontros de blogueiros e eventos em São Paulo, destaco os 4 a seguir (na ordem que aconteceram): Deivson do Capixaba na Estrada, Maria Cristina do 1 viagem, 2 visões, Guilherme do Campo de Gelo (querem ver uma super aventura de carona pela Europa/Ásia? Dá um look nos stories em destaque do Instagram do Campo de Gelo) e a Rafa do Roteiros da Rafa (que passou de seguidora a amiga rapidinho). Não tenho nem palavras para dizer o quanto esses 4 me ajudarem nesse 2018 turbulento ;)


Posts publicados no blog em 2018


Foram 71 posts ao longo do ano - a menor frequência de post desde a criação do blog em 2013! Mas teve post de tudo quanto é lugar: Valência, BarcelonaAndaluzia FrankfurtRio de JaneiroCampinasItália em geral,  ModenaRavennaParmaPeruBerlimDresdenTarragonaHolambraGramadoIlha de PáscoaBelo HorizonteSão Paulo e poucos posts sobre o Canadá! Rolou também alguns posts com dicas de planejamento de viagem, por exemplo, sobre o seguro viagem. Haja post para colocar em dia em 2019! Além disso, mais para o final do ano que estava super parado, surgiu uma nova categoria por aqui, com posts menos práticos e mais reflexivos - chamada de "para pensar".

Amigo secreto literário entre blogueiros de viagem 2018 - #leiamulheres


Não participei do Viajante Secreto esse ano - aliás, não sei nem se rolou, mas entrei em outro amigo secreto entre blogueiros onde o presente teria que ser um livro escrito por uma mulher! Total na vibe que entrei na 2a metade de 2018. Tirei a Renata do Direto de Paris e a quem me tirou foi a Alessandra do Viagens de cá pra lá (minha companheira de Bienal do Livro e da Comissão de Novos Membros da RBBV)! Adorei o livro que ganhei, da Ruth Manus, que descobri recentemente e escreve os melhores textos!


Amigo secreto literário entre blogueiros de viagem 2018 - #leiamulheres
Coletânea de textos, que já comecei a ler no mesmo dia!




E agora, o que será que vem pela frente em 2019? (além de mil posts de viagens atrasadas? rs)


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontopesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

4 comentários:

  1. 2018 foi meio estranho, mas foi legal em alguns aspectos! Finalmente nos conhecemos, adorei! nos vemos em Sampa em breve!
    Que seu 2019 seja maravilhoso, cheio de sonhos realizados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No fim a gente nem se viu em SP, mas com certeza nos veremos em 2019 no ES!!! bjão e td d bom sempre pra vc!

      Excluir
  2. Aaah, que retrospectiva mais linda!!! Foi muito bom ter te conhecido (e saiba que é recíproco, você também me ajudou e divertiu muito nesse ano vidaloka)! Que em 2019 venham mais encontros (e destinos) lindos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E bota vidaloka nesse 2018 viu??? 100or, se 2019 for a 2a parte, não sei se aguento não... Mas com certeza encontros e destinos lindos tem q rolar em 2019 mesmo! Bjs

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.