domingo, 26 de agosto de 2018

Alemanha: as prefeituras mais maravilhosas!

Se tem uma coisa que os alemães fazem bem, é construir (ou reconstruir) prédios lindos e manter sua história viva. E muita coisa da história de cada cidade pode ser representada pelos prédios históricos das prefeituras, que muitas vezes funcionam com a mesma função até os dias de hoje com direito a anexos quando a cidade cresce demais. No post de hoje, fiz uma seleção de prefeituras que são pontos turísticos em mais de uma dezena de cidades (sem nenhuma ordem específica)! No final do post tem um mapinha e vocês podem ver que dá para incluir algumas delas em qualquer viagem pela Alemanha!


Frankfurt


É praticamente impossível passear em Frankfurt sem passar pela praça Römerberg onde fica prefeitura (Römer)! A praça chegou a ser destruída na Segunda Guerra Mundial, mas depois de reconstruída é o foco do turismo na capital financeira da Alemanha, para quem vai além do aeroporto na cidade. Recentemente, outro trecho da cidade antiga foi reconstruído e a região está tinindo de nova! Essa varanda que aparece na foto abaixo no meio do prédio dá para o Kaisersaal, onde aconteciam os banquetes da coroação dos reis do Sacro Império Romano-Germânico e pode ser visitado! Contei tudo isso com mais detalhes neste post sobre o centro histórico de Frankfurt.


Alemanha: as prefeituras mais maravilhosas! Frankfurt


Leia aqui todos os posts sobre a Alemanha no blog!






Hamburgo


O prédio imponente da prefeitura de Hamburgo é o foco do turismo do centro da cidade. Também é possível visitar o prédio e conto mais detalhes sobre ele no post com o roteiro para um dia em HamburgoVeja aqui todos os posts sobre Hamburgo no blog e onde ficar em Hamburgo.


Alemanha: as prefeituras mais maravilhosas! Hamburgo


Europa no verão: 10 dicas essenciais


Munique


Na praça principal de Munique, a Neues Rathaus (prefeitura nova) é o destaque e a Altes Rathaus (prefeitura antiga) não fica longe dali - hoje a prefeitura antiga abriga o Museu do Brinquedo. Tem uma igreja ali perto e a vista do alto da torre incluindo a Neues Rathaus é bem legal. Além disso, não perca o relógio da torre da prefeitura em funcionamento! É nessa praça também que acontece o mercado de Natal de Munique, um dos melhores da Alemanha. Leia mais sobre o que ver e fazer em Munique neste post.  Veja aqui todos os posts sobre Munique no blogo que ver e fazer em Munique em apenas um dia - roteiro detalhado aqui uma dezana de opções de vistas panorâmicas da cidade e de onde ver a prefeitura melhor!


Veja aqui dicas de onde se hospedar em Munique - várias opções de hostels e hotéis testados por amigos e parentes!

Alemanha: as prefeituras mais maravilhosas! Munique
Foto: Guido Radig - CC BY-SA 3.0


Alemanha: as prefeituras mais maravilhosas! Munique
Foto: Thomas Wolf - domínio público


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required










Berlim


A prefeitura atual de Berlim é conhecida como Rotes Rathaus porque o prédio é vermelho. Perto dali também fica o antigo prédio da prefeitura, mas quase ninguém fala nele. No post sobre a Alexanderplatz, falo mais sobre a Rotes Rathaus e o que ver e fazer nas proximidades. São mais de 70 posts sobere Berlim no blog então tive que fazer um índice para facilitar a vida de vocês! O mercado de Natal na frente da prefeitura com essa roda gigante é um dos melhores da cidade - são mais de 60!


Alemanha: as prefeituras mais maravilhosas! Berlim


Alemanha: as prefeituras mais maravilhosas! Berlim




Quedlingburg


Cidadezinha fofa na região montanhosa do Harz! O destaque ali são as casinhas enxaimel - são mais de 800! Dá para fazer um bate-volta super puxado para Quedlinburg saindo de Berlim, como eu fiz ou então, veja onde ficar em Quedlinburg.


Alemanha: as prefeituras mais maravilhosas! Quedlingburg



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook




Leipzig


Essa cidade já é bem mais tranquila de conhecer em um dia saindo de Berlim (veja aqui o meu roteiro para um dia em Leipzig). Na praça principal fica a prefeitura fofa e dentro dela, um museu bem legal sobre a cidade. Na praça também acontece o mercado de Natal local. Leia aqui todos os posts sobre Leipzig no blog e veja onde ficar em Leipzig.


Alemanha: as prefeituras mais maravilhosas! Leipzig

Alemanha: as prefeituras mais maravilhosas! Leipzig


Heidelberg


O pessoal gosta de fazer bate-volta de Frankfurt pra Heidelberg, mas eu fiquei um fim de semana (clique no link para ver meu roteiro em Heidelberg) e super recomendo dormir na fofa cidade universitária com um castelo no alto do morro. Na praça principal logo atrás da catedral fica a prefeitura da foto abaixo - impossível não passar por ali. Veja aqui todos os posts sobre Heidelberg no blog, inclusive dica de onde ficar!


Alemanha: as prefeituras mais maravilhosas! Heidelberg
Foto: Immanuel Giel - domínio público



Magdeburg


Essa cidade fica no "meio" do caminho entre Frankfurt e Berlim e por isso acabei passando um fim de semana em Magdeburg. Não é essencialmente um lugar turístico, mas se estiver por lá, dê uma passadinha no centro para admirar as prefeituras (a nova e a antiga) e as estátuas que estão na frente dos prédios. Veja aqui todos os posts sobre Magdeburg no blog, inclusive dica de onde ficar!


Alemanha: as prefeituras mais maravilhosas! Magdeburg




Hildesheim


Cidade fofíssima a 1h de trem de Berlim e totalmente desconhecida dos turistas, apesar de ter até patrimônios da UNESCO por lá! Veja aqui o meu roteiro de um dia em Hldesheim, que conheci em um bate-volta saindo de Berlim. A prefeitura (foto abaixo) fica na praça principal, que tem outras construções lindíssimas! Se preferir dormir na cidade, veja aqui onde ficar em Hildesheim.


Alemanha: as prefeituras mais maravilhosas! Hildesheim


Bamberg


A primeira da lista que eu ainda não conheço, mas acho que essa prefeitura no meio do rio é a atração mais curiosa da cidade! Leia mais sobre a prefeitura no blog Viajoteca ou faça o roteiro sugerido pelo Viagens que Sonhamos em Bamberg! Veja aqui onde ficar em Bamberg.


Alemanha: as prefeituras mais maravilhosas! Bamberg
Foto: Francine Agnoletto, blog Viagens que Sonhamos

Michelstadt


Michelstadt é pequena e praticamente desconhecida dos brasileiros, exceto por quem mora ou frequenta Blumenau - na principal rua da cidade tem uma construção (que hoje em dia é uma loja) que dizem ser parecida com essa prefeitura - o telhado ok, mas eu não achei muito parecida como um todo não... Veja aqui onde ficar em Michelstadt.


Alemanha: as prefeituras mais maravilhosas! Michelstadt
Licença GNU para utilização

Aachen


A cidade que já foi capital do império de Carlos Magno (que posterormente deu origem ao Sacro Império Romano-Germânico) tem uma das prefeituras mais lindas da Alemanha! Leia mais sobre Aachen no No Mundo da Paula - outra cidade que super está na minha bucket list de viagem! Veja onde ficar em Aachen.


Alemanha: as prefeituras mais maravilhosas! Aachen
Licença GNU para utilização

Bremen


Mais uma cidade com muita história e prefeitura maravilhosa! Também super quero conhecer, mas enquanto isso, leiam as dicas do blog No Mundo da Paula. Veja onde ficar em Bremen.


Alemanha: as prefeituras mais maravilhosas! Bremen
Foto: Jürgen Howaldt - CC 2.0



Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa




Esslingen


Pertinho de Stuttgart, conheci essa cidadezinha que tem um mercado de Natal lindo em 2019! Em breve, terá post no blog contando tudo.


Alemanha: as prefeituras mais maravilhosas! Esslingen
Foto: R. Kaelke - CC 3.0

Alemanha: as prefeituras mais maravilhosas - Esslingen
Além da fachada incrível (na esquerda), a parte de trás também é surpreendente!




Tübingen


Passei poucas horas na cidade, depois de passar o dia em Sigmaringen, onde tem um castelo liiiindo. Estava hospedada em Stuttgart, mas cheguei a considerar fica em Tübingen naquela parte da viagem. Acho que não tinha visto muitas fotos de lá porque quando cheguei, foram várias surpresas, inclusive a prefeitura abaixo maravilhosa!!!


Alemanha: as prefeituras mais maravilhosas - Tübingen


Ulm


Tive vários problemas naquele final de semana que passei em Ulm, mas nem tinha visto foto do centro histórico antes. A prefeitura de Ulm, pra variar, foi uma boa surpresa! Ali peto, também conheci o Blautopf e a Abadia de Wiblingen.


Alemanha: as prefeituras mais maravilhosas - Ulm
Adoro essa técnicas de pintar desenhos diversos nas paredes!


Heppenheim


Essa cidadezinha fofa fica perto de Frankfurt, mas acabei não conhecendo no meu tempo por lá. Olha essa prefeitura e outras casas enxaimel que coisa fofa - como não morrer de amores???


Alemanha: as prefeituras mais maravilhosas! Heppenheim
Foto: Luidger - licença GNU

Hannover


Hannover fica perto de Berlim e dá para conhecer em um dia saindo de lá, mas acabei não fazendo isso. É uma das cidades da Alemanha que está super no alto da minha wishlist de viagem e a prefeitura (foto) na beira do lago é uma das atrações mais legais da cidade. É possível subir na torre da Neues Rathaus e ter uma vista legal da cidade. Leia mais sobre Hannover no blog Sundaycooks. Veja aqui onde ficar em Hannover.


Alemanha: as prefeituras mais maravilhosas! Hannover
Foto: Thomas Wolf - CC 3.0

Rothenburg ob der Tauber


Uma das cidades mais queridinhas dos turistas na Alemanha e eu não acredito que ainda não conheci! Fica na famosa Rota Romântica, mas todo mundo tira aquela foto clássica e até esquece da prefeitura (abaixo). Veja aqui onde ficar em Rothenburg ob der Tauber.


Alemanha: as prefeituras mais maravilhosas! Rothenburg ob der Tauber
Foto domínio público

Wernigerode



Outra cidadezinha da região de Harz, mas dessa vez é uma que eu queria ter conhecido, mas não tive tempo. Só por essa prefeitura MARAVILHOSA da foto já vale a pena, mas em novembro rola por exemplo um festival de chocolate na cidade! #QUERO Veja aqui onde ficar em Wernigerode.


Alemanha: as prefeituras mais maravilhosas! Wernigerode
Foto: Albion - CC BY-SA 3.0


Alemanha: as prefeituras mais maravilhosas no mapa






Você pode viajar entre estas cidades de carro alugado, trens alemães ou ônibus baratos (Flixbus).





E aí, qual dessas prefeituras alemãs vocês já conhecem? Quais ficaram com vontade de conhecer? Me recomendam mais alguma? Responda nos comentários!


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

12 comentários:

  1. Conheço as de Frankfurt,Hannover e Rothenburg.A de Kassel é linda ,com leões dourados ladeando a escada de entrada.E a de Fritzlar(minha queridinha) é beeeeeem diferente.Vale conferir .😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas! Sempre mais e mais lugares para visitar na Alemanha hehehe

      Excluir
  2. Verdade seja dita, a Alemanha é uma graça! Dessas prefeituras só conheço a de Frankfurt e a de Berlim e realmente são lindas. Agora toca planejar uma viagem pra visitar as outras ;)

    ResponderExcluir
  3. Amei a ideia de mostrar as Prefeituras históricas mais bonitas da Alemanha! A arquitetura é tão típica em seu estilo e ao mesmo tempo possui uma diversidade de detalhes fascinante. Parabéns pelo post!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Sim, várias características em comum, mas cada uma com sua peculiaridade!

      Excluir
  4. Nossa, essas prefeituras de cada cidade da Alemanha são lindas demais, adoro esse tipo de arquitetura. Algumas são tão fofas, será que rola um chaveiro de cada uma pra levar pra casa comigo? hahaha

    ResponderExcluir
  5. Quanta arquitetura maravilhosa nessas prefeituras alemãs! Eu visitei a de Munique e fiquei apaixonada :)

    ResponderExcluir
  6. Ótima seleção para os arquitetos de plantão hein? Os prédios das prefeituras da Alemanha são muito imponentes, mas acredito que em muito outros locais da Europa também. Sempre gosto de conhecer por fora e se possível, por dentro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Europa dá um show em prédios antigos lindos e na preservação dos mesmos até os dias de hoje!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.