quarta-feira, 23 de maio de 2018

Berlin Hauptbahnhof: a principal estação de trens de Berlim

A principal estação de trens de Berlim é bastante curiosa. A cidade é antiga, mas a estação está completando somente 14 anos agora em 2020! Claro que isso tem tudo a ver com a divisão da Alemanha e de Berlim em 2 por grande parte do século XX. A estação é quase um shopping e como funciona em horários mais abrangentes do que as lojas em geral, pode ser a salvação dos turistas, por exemplo em um domingo (quando todo o comércio da cidade está fechado)!

Berlin Hauptbahnhof: a principal estação de trens de Berlim
Esse prédio modernoso é lindo né? Mas esse monte de vidro faz a temperatura lá dentro ser sempre mais baixa do que na rua! Eu sempre passava frio quando entrava aí!

Berlin Hauptbahnhof: a principal estação de trens de Berlim
Árvore de Natal da estação em 2014


Leia aqui todos os posts sobre Berlim e sobre a Alemanha no blog!




Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa





Segundo o blog Agenda Berlim, passam 300 mil passageiros e 1.300 trens por dia na estação. São 54 escadas rolantes e 32 elevadores para levar o pessoal entre os 5 andares da estação, sendo 3 reservados para lojas e serviços. As 15 plataformas se cruzam em andares diferentes e são mais de 27 mil metros quadrados de vidro, com 2.700 mil metros quadrados de placas solares. O eixo leste-oeste tem 321 metros de extensão e o norte-sul, 200 metros.


Berlin Hauptbahnhof: a principal estação de trens de Berlim
Até na estação de trens dá para achar um buddy bear!


No videozinho abaixo dá para vocês verem um pouquinho mais da estação! Ela é super bem sinalizada e você definitivamente vai precisar seguir as placas para se encontrar porque ela é gigante!






Procurando dicas de onde se hospedar em Berlim? Fiz uma seleção aqui com os hotéis mais estilosos da cidade, outra com bons hotéis e hostels econômicos e mais uma com hotéis com vistas panorâmicas!

História da Berlin Hauptbahnhof



A estação Hauptbahnhof só foi construída para a Copa de 2006 na Alemanha, mas antigamente outras 2 estações ocupavam o seu terreno - a Lehrter Bahnhof e a Lehrter Stadtbahnhof (leia mais sobre as duas na wikipedia). A primeira (que funcionava desde 1868) foi danificada na Segunda Guerra Mundial e foi então demolida. A segunda (que funcionava desde 1882) perdeu sua importância em 1961 pela proximidade com o Muro de Berlim, mas continuou existindo até 2002, quando também foi demolida para a construção da Estação Central.




Logo após a queda do muro em 1989, começou-se a falar na construção de uma nova estação, para ser a principal da capital. Em 1992, o governo aprovou sua construção, que teve várias etapas complicadas (veja mais detalhes na wikipedia, onde está tudo descrito detalhadamente). A festa de inauguração aconteceu nas vésperas na Copa, em maio de 2006, mas o telhado teve que ser encurtado de última hora para já receber os turistas do evento.






Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook





Linhas que passam pela Berlin Hauptbahnhof


Na Berlin Hauptbahnhof passam diversas linhas de trens da Deutsche Bahn e de outras empresas (por exemplo o Harz-Elb Express que vai para a região do Harz, incluindo Quedlinburg). Da "parte de trás" da estação (Europaplatz), partem diversos ônibus para todos os lados da cidade e também o tram, que finalmente chegou no antigo lado ocidental de Berlim (só depois que eu fui embora de Berlim). Prestem atenção que a "rodoviária" de Berlim (ZOB - Zentraler Omnibusbahnhof) fica beeeem longe da Berlin Hauptbahnhof, então evitem ao máximo chegar e sair de Berlim pela ZOB, que fica super fora de mão.

A linha U55 é a única de UBahn que passa pela Hauptbahnhof e tirando o Portão de Brandemburgo e o Reichtag, ela não leva a quase nenhum lugar. Já o SBahn (S3, S5, S7, S9) que passa pela Hauptbahnhof, te leva para qualquer lugar que você precisar ir pela cidade, fazendo as devidas conexões. Os ônibus hop on, hop off também param aqui, na "parte da frente" da estação (Washingtonplatz).

No mapa abaixo, marquei a Hauptbahnhof e as outras estações de trem mais importantes de Berlim. Todas elas são estações de SBahn e/ou UBahn, completamente interligadas ao sistema de transporte da cidade.













Shopping e serviços na Berlin Hauptbahnhof e proximidades


Alguns dos andares da estação foram dedicados para o comércio em geral. São dezenas de lojas de souvenir, roupa, farmácia, livros e revistas, restaurantes e fast foods, supermercado, escritório de turismo da cidade, escritório da Deutsche Bahn, locker para guardar malas e até uma lojinha onde tirei foto 5 x 7 quando precisei e enviei cartões postais para o Brasil. Confira todas as lojas e serviços e seus horários de funcionamento no site oficial, mas em geral, ficam todos abertos até bem mais tarde do que o comércio em geral da cidade, inclusive aos domingos, quando tudo fecha na Alemanha.

No mapa abaixo, marquei alguns hotéis interessantes na região da Berlin Hauptbahnhof, supermercado, lojinhas, restaurantes, hospital, atrações turísticas (inclusive o Futurium que ainda nem abriu), etc. É só clicar no mapa e ir mexendo!







Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required












A Hauptbahnhof em Berlim é uma boa opção para comer também antes ou depois do seu trem. Aqui falei sobre opções baratinhas na cidade (tem várias na estação) e aqui sobre outras opções legais, inclusive uma das minhas preferidas que fica na própria estação!


Berlin Hauptbahnhof: a principal estação de trens de Berlim
A região da Berlin Hauptbahnhof ainda está em reconstrução após a queda do Muro de Berlim. Quando estive lá em 2014, ainda eram muitas gruas e construções. Muita coisa já ficou pronta, mas Berlim em geral ainda vai levar muito tempo para estar 100% recuperada.



Berlin Hauptbahnhof: a principal estação de trens de Berlim
Conheci vários mercados de Natal em Berlim e o da estação era o menor e menos interessantes deles...

Berlin Hauptbahnhof: a principal estação de trens de Berlim


Mais um vídeo para vocês não se assustarem depois com o tamanho da estação!







Berlin Hauptbahnhof: a principal estação de trens de Berlim




Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

2 comentários:

  1. Minha lembrança da Hauptbahnhof: perder o trem às 6 horas da manhã, num inverno, com o Léo pequenino, por chegar 3 minutos atrasada!
    Nada aberto, nenhum guiché de informação e ninguém sabendo nos ajudar
    E um frio.....
    hahahahaha
    Resultado: pegamos o trem seguinte para Hamburgo na maior cara de pau... Nao falaram nada
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha quando fui pra Hamburgo tb cheguei na Hbh tipo essa hora, mas o McDonald´s tava aberto e tinha uma galera comendo lá!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.