quinta-feira, 29 de março de 2018

Livros sobre desastres da aviação para NÃO ler antes de viajar!

Seguindo o post dos filmes para não ver antes de viajar de avião, esses são os livros para não ler antes de viajar de avião! É meio mórbido isso, mas eu curto bastante esse tipo de literatura investigativa e temos um autor brasileiro que escreve bastante sobre o assunto.




Vou escrever um pouquinho de cada um, na ordem que conheci e li. Não acho que tenha algum que seja superior a outro, porque cada um fala de acidentes completamente diferentes.


Livros sobre desastres da aviação para NÃO ler antes de viajar!

Caixa-Preta


Esse é o mais antigo e foi nessa leitura que conheci o autor Ivan Sant´anna, que escreveu os próximos 2 livros deste post também. O livro conta a história de 3 acidentes aéreos envolvendo o Brasil: o RG-820 que saiu do Brasil para Paris e se incendiou pouco antes do pouso em 1973; o VP-375, sequestrado entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro em 1973 e o RG-254, que caiu na selva amazônica em 1989. Os relatos juntam relatórios oficiais, opiniões de especialistas em aviação, depoimentos de sobreviventes e até de pessoas que viram a queda ou socorreram os sobreviventes - é realmente muito emocionante. O autor escolhe alguns "personagens" de cada voo e começa o relato desde antes da decolagem então você vai se envolvendo com todos eles, como se fosse um livro de ficção. Apresenta alguns dados mais técnicos de alguns aviões e aparelhos utilizados, regras da aviação e muitos outros detalhes desconhecidos para pessoas leigas como eu, mas sempre explicado de maneira fácil de entender. Compre aqui o livro "Caixa-preta"!





Perda Total


Outro livro do mesmo autor, esse agora contando sobre 3 acidentes aéreos brasileiros um pouco mais recentes e que eu lembro bem de ter visto muito pela televisão e lido bastante nos jornais e revistas: o voo 402 que caiu em 1996 em São Paulo logo após a decolagem; o avião comercial e o jato executivo que colidiram durante o voo em 2006, causando a queda do Boeing na selva amazônica (quem não lembra da polêmica envolvendo os pilotos americanos desse jatinho?) e o o avião que colidiu com um prédio próximo ao aeroporto, causando a maior tragédia da aviação comercial brasileira (pelo menos até aquela data), que matou não somente pessoas que estavam no avião, mas também pessoas que estavam no solo. Muitos inquéritos, processos judiciais, gravações das caixas-pretas e entrevistas depois, temos mais um emocionante relato sobre os acidentes. Compre aqui o livro "Perda Total"!





Para quem procura dicas de livros relacionados com viagem, aqui tenho sugestão de vários!


Livros sobre desastres da aviação para NÃO ler antes de viajar!


Plano de Ataque - A história dos voos de 11 de Setembro


Ainda do Ivan Sant´anna, o diferente desse livro é que obviamente não é um relato de acidente ocorrido primordialmente brasileiro, mas sobre o 11 de Setembro - quem não se lembra o que estava fazendo naquele dia? O curioso é que o autor conta os bastidores do ataque, com foco nos 19 terroristas, desde a seleção e treinamento dos mesmos. Também conta muitas histórias sobre policiais, bombeiros, trabalhadores do World Trace Center, passageiros, comissários e pilotos dos 4 voos envolvidos no ataque. A parte mais emocionando foram os relatos de conversas telefônicas com parentes nos últimos minutos de vida de algumas vítimas ou como algumas pessoas que estavam nos prédios conseguiram escapar.

O livro vai seguindo a história de todos os voos e personagens começando meses antes quando os terroristas foram recrutados até os sequestros e queda dos prédios, praticamente minuto a minuto na ordem cronológica dos acontecimentos da data mais marcante da História recente. Compre aqui o livro "Plano de Ataque"!





Detetives da Aviação - os acidentes aéreos mais misteriosos do mundo


O mais recente do post. Descobri esse livro de uma autora americana completamente por acaso em uma livraria que estava fechando as portas aqui em Campinas. Começando pela história do voo 370 da Malaysia Airlines, que sumiu sem deixar vestígios em 2014, Christine Negroni vai relembrando outros casos de desaparecimentos de aeronaves grandes ou pequenas desde os primórdios da aviação ou de diversos acidentes aéreos com alguma coisa em comum com este voo específico da Malaysia Airlines.

A maioria dos acidentes acontecem por uma sequência de erros e falhas, que isoladamente dificilmente causariam o desastre, mas mesmo assim é chocante saber a quantidade de problemas que acontecem o tempo todo nos aviões pelo mundo e que muita gente escapa por pouco (o livro também fala de "quase-acidentes" evitados no último momento). Não tem a parte mais envolvente de personagens/pessoas específicas como os livros do Ivan Sant´anna, mas acaba retratando muitos outros casos famosos e desconhecidos pelo mundo todo. Compre aqui o livro "Detetives da Aviação"!





Leia mais:


Claro que esses não são os únicos livros sobre o tema, mas estes são os que li e recomendo. Para quem curte o tema, descobri recentemente o canal "Aviões e Músicas" e recomendo especialmente o vídeo sobre o acidente dos Mamonas Assassinas. E vocês, tem mais algum livro sobre o tema para recomendar? Me escrevam nos comentários!


Livros sobre desastres da aviação para NÂO ler antes de viajar!



Compre os livros pelos links e banners do blog e nos ajude com uma pequena comissão! Este post contém links para programas de afiliados.



Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

2 comentários:

  1. Ótimo esse post!! Adoro Ivan Sant'Anna, é um dos meus jornalistas preferidos. Em todos os seus livros ele faz uma apuração minuciosa e sempre nos brinda com ótimos relatos, mesmo que catastróficos! Nessa linha, só que em TV, o programa Mayday desastres aéreos, no NatGeo é muito bom. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro também esse autor! Sabe que só recentemente que fiquei sabendo desse "Mayday"? Preciso fuçar na internet pra ver os atrasados rs

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.