sábado, 26 de agosto de 2017

O impacto de Game of Thrones no turismo nas locações da série

ESTE POST CONTÉM SPOILERS!

Já faz tempo que os fãs de seriados e filmes que gostam de viajar resolveram juntar os 2 hobbies e visitar cenários de diversas produções pelo mundo. Aqui no blog tem até uma sessão desde os primeiros meses de vida, chamada Sessão Pipoca, com posts sobre diversas locações que já visitei ou quero visitar de filmes, séries e até livros que adoro! Então nada mais lógico do que a série queridinha do momento, Game of Thrones, estar guiando tanta gente pelo mundo.


O impacto de Game of Thrones no turismo nas locações da série
Poster de divulgação da série








São tantos cenários magníficos que não tem como não ficar de queixo caído! Aqui estão alguns exemplos que apareceram na minha timeline nos últimos dias:











Muita coisa é fruto de efeitos especiais e filmagens em estúdio, mas muitas outras são cenários reais e podem ser visitados. Como vocês já viram acima, claro que os empreendedores dessas localidades já começaram a fazer diversos tours focados nas locações do show. Mas recentemente, recebi um email da assessoria de imprensa do site Hoteis.com com mais informação do que eu imaginava! 


Leia mais:


O impacto de Game of Thrones no turismo


Com mais de 23 milhões de telespectadores da série, muitos deles ficaram curiosos e aumentaram a vontade de visitar um desses lugares.


O impacto de Game of Thrones no turismo nas locações da série - Girona e Sevilha

  • O interesse pela Islândia, onde fica "Beyond the Wall", resultou um aumento de 285% nas buscas pelo destino desde a 4a temporada;

  • A busca por Split, na Croácia, apresentou aproximadamente 120% de aumento na busca por hotéis. São vários cenários nesse país, por exemplo Meereen ou Braavos (esta última filmada em Šibenik, no litoral, que teve um aumento de 60% na busca);

  • Sevilha, Espanha, que serviu como cenário para Dorne, alcançou um pico de 85% nas buscas após a primeira aparição na 5a temporada. Posteriormente, as buscas pelo destino na Andaluzia que eu recomendo demais, aumentaram em mais de 145%;

  • As buscas por Belfast, na Irlanda do Norte, uma das locações mais famosas e cenário para boa parte do início da série, subiram quase 120%!

E claro, esses lugares estão longe de ser os únicos da série - eu acompanho várias, mas GoT (para os íntimos) é definitivamente uma das que tem mais cenários diferentes espalhados pelo mundo. * Dados retirados da pesquisa feita pela Hoteis.com entre 2014 e 2017. Todos os dados de aumento foram retirados de 2014 (de abril a junho) e comparados com o mesmo período em 2017.



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook





Visitando cenários de Game of Thrones pelo mundo



É praticamente impossível fazer uma lista completa com o que foi gravado onde, mas vou reunir aqui os melhores posts de blogs de viagem brasileiros, com algumas listas de lugares e outros com relatos reais de brasileiros que estiveram nos locais (e muitos até recriaram algumas fotos nos cenários imitando os atores!).

Girona, Espanha - pertinho de Barcelona, onde estive no fim do ano passado. Claaaro que fui atrás de algumas locações! Vou contar com mais detalhes em outro post específico, mas já vou colocar aqui algumas fotos para vocês ficarem com inveja rs. Não achei nenhum número sobre aumento de turistas em Girona por conta da série, mas eu encontrei com várias pessoas cantando a musiquinha pelas ruas, tirando foto nos lugares imitando os personagens e comentado sobre a trama em geral, ou seja, muita gente falando em diversas línguas sobre a série pelas ruas de Girona em plena 2a feira em dezembro - obviamente influenciados pela HBO para visitar a cidade.
Irlanda do Norte - Os cenários dos primeiros episódios estão praticamente todos aqui. Leia mais neste post do 3em3 e neste do Aprendiz de Viajante.

Croácia - Veja no Compartilhe Viagens várias locações no país, com direito à blogueira imitando várias cenas! Ela indica também este post do Bored Panda (em inglês).

O impacto de Game of Thrones no turismo nas locações da série - Croácia
Foto: Compartilhe Viagens

Malta - O cenário mais icônico aqui infelizmente desabou em 2017!!! Leia a reportagem sobre o desabamento da Azure Window. Foi pano de fundo para o casamento da Daenarys na 1a temporada, mas outras lugares na ilha também foram usados.

O impacto de Game of Thrones no turismo nas locações da série - Azure Windown, Malta
Foto: Berit Watkin - CC BY-SA (wikipedia)

Sevilha, Espanha - Outro cenário de Game of Thrones que já visitei. Mas estive lá em 2006, muito antes de imaginar que eu teria um blog ou que fariam uma série incrível dessas e filmariam no Alcazar de Sevilha! Leia aqui tudo que já publiquei sobre Sevilha aqui no blog e aqui neste post, mais fotos do Alcazar de Sevilha!

O impacto de Game of Thrones no turismo nas locações da série - Alcazar de Sevilha, Espanha
Foto cedida pelo Visit Spain

Visitando cenários de Game of Thrones - Sevilha, Espanha


Islândia - Já tem um pouquinho, mas em breve mais conteúdo sobre a Islândia no 3em3!



Aqui está uma seleção dos melhores posts e reportagens que misturam vários locais:

SOS Viagem - Westeros à vista! Uma viagem inspirada em Game of Thrones
Aprendiz de Viajante - As locações de Game of Thrones pelo mundo
ABC de férias - Percorrendo as locações de Game of Thrones: Espanha e Croácia
Aos Viajante - Visite os 30 lugares de gravação de Game of Thrones
Skyscanner - 36 incríveis locações de Game of Thrones em fotos

E aí, já arrumou as malas e está fazendo o roteiro para visitar algumas dessas locações de Game of Thrones? Alguém aí já visitou algum lugar? Deixe as impressões nos comentários!

Compre aqui todas as temporadas ou os livros que originaram a série Game of Thrones!








Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

6 comentários:

  1. Eu falo! O universo conspira...rs
    E mesmo sem assistir já conheço (por fotos) cenários belíssimos que serviram de locação para a série.
    Vou tomar vergonha na cara e começar logo....hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começa sim e sua wishlist de viagem vai aumentar ainda mais!

      Excluir
  2. Eu não fazia ideia que tinha lugar da Espanha também, mais vontade ainda de ir agora! E MINHA NOSSA SENHORA, é um cenário mais lindo que o outro! Perfeitamente compreensível o aumento de 8493748253% nas buscas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahha concordo!!! E sim, tem muuuita coisa na Espanha - os que falei acima e muuuitos outros! Vc viu o 1o vídeo? É lá!

      Excluir
  3. Ahh, as locações e os cenários da série Game of Thrones são realmente incríveis.Eu gostaria muito de conhecer. Já salvei essa dica de turismo aqui!

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.