sexta-feira, 28 de julho de 2017

Descobri que a melhor companhia para viajar sou eu mesma! Pensamentos sobre viajar sozinha e inspirações

Já me perguntaram qual foi minha primeira viagem sozinha e eu nem sei responder porque já foram muitas viagens desse tipo, sendo ou viagens completamente sozinha ou viagens acompanha em parte do tempo e sozinha na outra parte.

Já escrevi aqui no blog sobre alguns dias que passei sozinha na Cidade do Cabo, sobre o meu intercâmbio de um ano na Carolina do Sul (Estados Unidos), meu intercâmbio de quase 3 meses na Andaluzia (sul da Espanha) com viagem sozinha todo fim de semana, uma semana que passei sozinha em Madri, as 3 viagens que fiz para a Alemanha sozinha, sendo que a última delas durou quase 3 meses e incluiu um intercâmbio também, um fim de semana sola em Luxemburgo e minha última viagem desse tipo - 2 semanas entre Barcelona e Valência. Hoje resolvi escrever alguns pensamentos sobre esse tipo de viagem - que eu acho FANTÁSTICO e penso que todo mundo deveria tentar pelo menos uma vez!


Sobre viajar sozinha


Nos últimos tempos, tem aparecido cada vez mais notícias sobre mulheres viajando sozinhas na mídia brasileira: Uma em cada sete brasileiras vai viajar sozinha nos próximos meses (nov/2016), Intenção de viajar sozinha cresce 22% no último ano (03/2016), Quem é a viajante brasileira (03/2017) e muitos outros textos - então dicas e inspirações é o que não falta, mas vou dar mais algumas neste post! Todas as quotes são de viajantes solas frequente então podem clicar nos links para ler mais experiências do tipo.


Leia aqui todos os posts sobre viajar sozinha no blog!




A minha vida viajante teve início viajando em família (ou com meus pais ou avós ou tios, etc) - coisa que continuo fazendo, depois viajando com amigos na adolescência sem supervisão de adultos e depois viajando dezenas de vezes sendo responsável por outras pessoas (entre os 18 e 25 anos - trabalho voluntário em uma ONG em diversos lugares do mundo, incontáveis férias sendo monitora de acampamentos e até uma vez indo para Buenos Aires com 18 pessoas da família incluindo 6 idosos!). Tudo isso intercalado pelos meus intercâmbios (foram 5: com 16, 19, 22, 23 e 31 anos).

Depois que você viaja tendo que cuidar de outras pessoas, sendo responsável por roteiros, reservas, etc, viajar sozinha é fichinha! Para mim, é tranquilíssimo viajar sozinha (enquanto a maioria das pessoas que conheço ficam assustadas com essa opção), mas acho que isso só aconteceu por conta de todo esse processo. Se eu nunca tivesse cuidado de nada nas minhas viagens anteriores acompanhada (escolher hotéis, passeios, voos), ficaria com medo de planejar uma viagem sozinha com certeza! Então a primeira dica prática é: seja a pessoa responsável por alguns (vários) detalhes práticos de outra viagem acompanhada, que quando você for fazer isso sozinha, vai ser muito mais fácil!

Mas e quem nunca viajou na vida e a viagem sola vai ser a primeira viagem de todas - é possível? Claro que é - ao longo desse e dos próximos posts sobre viajar sozinha, vou deixar links de outras mulheres que viajam frequentemente desacompanhadas para vocês conhecerem outras histórias diferentes da minha!


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required










Sobre viajar sozinha


Viajar sozinha é liberdade! Poder ser você mesma, aprender que você é capaz de se virar sozinha e não depende de ninguém se quiser conhecer qualquer lugar. É um momento para entrar em paz com você mesma e de muito autoconhecimento. É a maior viagem interior que você pode fazer. Vai aprender a apreciar o silêncio como uma das melhores sensações do mundo (um milagre em um mundo agitado de hoje em dia).

"Viajar sozinha é descobrir um novo lado de si, um lado que você desconhecia por completo." (Dani Polis, blog Tripolis)

"Viajar sozinha é tomar uma injeção de auto confiança." (Paula, blog No Mundo da Paula)
Você vai aprender na marra os seus próprios limites, fazer só o que você quer, na hora, da maneira e na ordem que quiser. Não ter ninguém dependendo de você ou pegando no seu pé é um bônus maravilhoso. Você pode observar o mundo e detalhes ao seu redor que na correria do dia a dia passam batidos.

"Viajar sozinha é fazer o que quiser, quando quiser e como quiser" (Gaby Palma, blog Gaby pelo Mundo")

Viajar sozinha acaba sendo diferente dependendo do seu momento de vida. Em cada fase da vida, você está buscando uma coisa diferente, tem questionamentos diferentes, mas pode encontrar todas essas respostas viajando sozinha!

"Viajar sozinha é  tipo entrar em um relacionamento perfeito - com você mesma." Carla, blog Fui, Gostei, Contei)

"Viajar sozinha é ter um encontro com a melhor versão de você mesma, e dar um cenário a esse encontro." (Lena, do blog Viajando no Blog

Sobre viajar sozinha


"Eu sou filha única, então desde pequena eu sempre fui acostumada a ficar mais sozinha mesmo, inclusive nas viagens de família, pois eu estava sempre “sozinha” dentro da minha faixa etária." (Mari, blog Finestrino)

"Viajar sozinha pode parece para aqueles que são extremamente confiantes e extrovertidos que naturalmente se conectam ao mundo, mas existem MUITOS viajantes solos introvertidos também" (Janice, blog Solo Traveler World - link em inglês)

Eu não consigo mais ter aquela semana agitada com um compromisso atrás do outro e marco propositalmente  dias/períodos na agenda para não fazer nada e ficar sozinha em casa.  Sempre tenho o que fazer de qualquer jeito (a lista de seriados e filmes para ver, livros para ler e posts do blog para escrever é infinita!). E isso reflete nas viagens. Viajo acompanhada mais até do que sozinha, mais por circunstâncias diversas do que pela minha vontade. Por mim, eu viajaria muito mais sozinha do que viajo hoje em dia! Outra dica de ouro: se você ainda não está acostumada a fazer nada sozinha, comece a se acostumar a fazer programas sem mais ninguém na sua cidade mesmo, para não estranhar depois!

"Viajar sozinha é aprender a gostar da própria companhia." (Ana, blog ITALIAna)"

Uma coisa que já aprendi faz tempo é que eu sou a minha melhor companhia de viagem - ninguém gosta exatamente das mesmas coisas que eu ou tem o mesmo ritmo de viagem, então logicamente ninguém melhor do que eu mesma para viajar! Não sei se porque sou filha única, se estou acostumada e gosto de ficar sozinha, mas eu realmente curto a minha própria companhia então estranho seria se eu não viajasse sozinha. Viajar sozinha é só fazer coisas em outros lugares que eu já faço na minha cidade/país.


"Trabalho sozinha, ganho dinheiro sozinha, vou à academia sozinha, vou à faculdade sozinha. POR QUE NÃO IRIA SOZINHA A OUTRA CIDADE?" (Nivia, blog Juntando Mochilas)

"Eu não tinha falado com ninguém praticamente o dia inteiro, mas eu não me sentia triste. Ao invés disso, eu me sentia privilegiada em poder observar o mundo ao meu redor (em Paris!)- que acontecida sem minha presença – e conseguir me perder totalmente em mim mesmo. Eu era capaz de fazer o que quisesse, quando eu quisesse. Eu estava sozinha, sim, mas também estava feliz." (Rebecca,  Vamo Comigo?)

Mas eu não acho que todas as viagens devem ser feitas sozinha não! Por exemplo, roadtrip é o tipo de viagem que eu não faço muito e acho que nunca faria sozinha porque tenho a impressão que deve ser chato demais dirigir horas por aí, vários dias seguidos sem mais ninguém. Mas acho sim que todo mundo deveria viajar sozinho pelo menos uma vez na vida!


"Viajei sozinha não para fugir ou para me recompor de alguma dor, nem para comemorar alguma conquista. Quer dizer, de certa forma foi uma comemoração, mas não vi daquela forma na época. Viajei sozinha para me dar a oportunidade de experimentar novas sensações. Cada dia era diferente e cada dia aprendia ou compreendia novas coisas sobre mim. Fiz muita coisa legal por lá, conheci pessoas por um só dia, conversei bastante e tive vários momentos em silêncio também. Foi enriquecedor.", Gabi Pizzato, blog Devaneios de Biela- Leiam o post "Viajo sozinha porque quero e porque gosto".)


Impossível falar de mulher viajando sozinha hoje em dia sem citar o ótimo blog Viajando Solo. Leia 100 dicas práticas para viajar sozinha, pela Denise, mas no próximo post tem mais dicas práticas também!

"Viajar sozinho é a melhor maneira de conhecer o mundo aos seus próprios olhos, sem desviar a atenção para o outro, ou para as necessidades do outro, preferências, gostos e personalidade." (Maíra, blog Aos Viajantes)

"Viajar sozinha é um estilo de vida. E se o bichinho viajante solo te picar…ah… você sempre na vida vai dar um jeitinho de escapar sem ninguém, não por falta de opção ou companhia… mas por escolha própria." (Ana, ITALIAna)

A mágica acontece fora da sua zona de conforto
Lembre-se: a mágica acontece fora da sua zona de conforto. Foto: oklanica (Flickr) CC BY-NC 2.0


Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook





"Viajar sozinha pode ser desafiador, mas é uma experiência única e com ensinamentos pra vida toda." (Carol, blog Mochilão Trips)

"E a mulher resolve ir assim mesmo. Porque ela pode. Porque ela quer! Esse é o principal motivo e o único necessário em toda e qualquer decisão! Assim como em outro momento, com todas as condições para ir e desbravar o mundo, ela resolve ficar, cuidando da casa… Por opção. E tudo bem também. Tá tudo certo. Porque embora muita gente ainda não tenha entendido: Lugar de mulher é onde ela quiser! É onde ela se sente bem, onde se sente feliz, onde pode ser ela mesma, inteira!" (Mariana, do blog Mariana Viaja)


Li um post do Casal Sem Vergonha e copio aqui um parágrafo que tem tudo a ver com o que estou falando hoje. Você pode ler substituindo o "morar" por "viajar": "Morar sozinho é um curso avançado de como transformar solidão em solitude. A solidão é um estado de espírito negativo. É sentir um vazio enorme no peito. É ter sensação que tudo seria melhor se o outro estivesse ali. Já a solitude é a presença de si mesmo. É algo muito positivo. É se sentir pleno com você. É adorar a sua própria companhia. É se sentir tão completo, que o único caminho é transbordar isso para os outros. E é aí que a gente vira adulto: quando estamos com outras pessoas porque queremos e não porque precisamos delas para nos sentirmos bem"



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontopesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

8 comentários:

  1. Fer, viajar sozinha te dá "asas" ahahah poder ter o rumo do passeio nas tuas mãos é ótimo! Claro que viajar acompanhado também é bom. Mas em alguma momento da vida precisamos sim, dar aquela escapada solita, sem ninguém. É a coisa mais clichê que tem, mas estar sozinha te dá oportunidade para apreciar melhor algumas coisas (ou não!!). As poucas viagens sozinha que fiz, sempre me ajudaram a refletir sobre algo. Em breve cairei na estrada de novo, me and myself !!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Márcia! Depois me conta tudo!!! Minha última viagem grande foi sozinha tb e não vejo a hora da próxima (que infelizmente não sei ainda quando será).

      Excluir
  2. Post lindo! Liberdade e apreciação do silêncio definem incrivelmente bem a experiência! 😊👏
    Eu tenho uma dúvida sobre a forma mais delicada de agir quando algo assim acontece: às vezes a gente quer viajar especificamente sozinha pra algum lugar, pra ter um tempo pra si, refletir, curtir o tal silêncio e etc, mas aí alguém se oferece pra ir junto/quer muito ir. Como você faz nesses momentos, ou pra evitar?
    Um beijo e adoro seu blog!
    (Tô impressionada com o número de intercâmbios!!! Hahahahah)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Que bom que gostou! Bom, não sei se consigo te responder. Eu tô SEMPRE planejando viagens na cabeça, na última delas, eu queria ir sozinha pra Barcelona (e Valência e outras cidades nas proximidades), fui pesquisando passagem sem falar pra ninguém. Quando apareceu um preço bom, comprei (e só avisei meus pais). Eles nem estranharam pq já estava falando há meses que queria fazer essa viagem sozinha. Aí fui planejar as hospedagens, transportes, passeios etc sem falar nada pra ninguém. E quando falei pras pessoas q tava indo, deixei beeem claro que estava feliz e empolgada q ia ser uma viagem sozinha depois de uns anos só viajando acompanhada (tb nunca dou detalhes de data q vou, onde vou ficar etc hahaha). Antes dessa, tinha sido o intercâmbio da Alemanha - duvido que alguém fosse decidir ir comigo sendo que marquei umas 2, 3 semanas antes de ir e fiquei quase 3 meses fora hehehe.

      Excluir
  3. Solo travel é uma maravilha mesmo.. a gente fica livre e sempre descobre mais coisas sobre nós mesmos. Muito bom, todo mundo devia tentar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vicia né? Não vejo a hora de repetir! Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Acho bárbaro quem consegue e pode viajar sozinha, é uma prova de que se ama, se valoriza, gosta de ficar consigo mesma e um poder de "eu sou mais eu e não preciso de ninguém para ser feliz!". Acho lindo, mas confesso que isso não é pra mim não!
    Gosto muito de ficar um tempo sozinha em casa, no silêncio, esvaziando a cabeça, mas depois de umas horinhas preciso ver gente, conversar, rir, se tocar, não sei se aguentaria passar alguns dias em lugares diferentes sem ninguém conhecido por perto.
    Mas mesmo assim, admiro quem goste e consiga e adorei o post.
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Patrícia! É bem por aí mesmo, "eu sou mais eu e não preciso de ninguém para ser feliz!"

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.