segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Conhecendo o porto de Gênova em uma manhã

Durante o planejamento da nossa viagem de mais de 20 dias pelo norte da Itália, minha mãe queria muito visitar Gênova, mas estava complicado encaixar no roteiro. Parece muito tempo, mas na verdade isso não dá para nada rs. Pesquisei muito sobre a cidade, mas não achei quase nada e em português, menos ainda! Não conseguimos chegar a conclusão sobre uma área boa para se hospedar então decidimos fazer só um bate-volta de Milão mesmo!

Claro que não esgotamos as atrações de Gênova em apenas um dia, mas foi um passeio bem aproveitado. Deixamos a região de Cinque Terre para outra viagem, combinando com Florença (que ficou de fora dessa vez!). Chegamos de trem na estação Piazza Principe e fomos caminhando até o porto. O trajeto é curto, em descida, mas bastante mal-encarado por ruazinhas estreitas.


Chegamos lá sem saber muito da região, mas pegamos mapinhas no posto de informação turística e encontrei esse mapa no site oficial do porto.


Porto Antigo de Gênova à noite - vista aérea
Vista aérea noturna da região e do Bigo (mais detalhes abaixo) - foto do site oficial


No mapa abaixo, marquei todos os pontos de interesse na região, os que visitamos e escrevo mais detalhes nesse post, mas também os que não visitamos apesar de interessantes. Os principais pontos turísticos estão em roxo e os menos importantes em amarelo. Marquei também estações de metrô na área, ponto de desembarque dos cruzeiros, igreja, ponto de informação turística, dica de alimentação e hospedagem e outras coisas.






Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa






Europa no verão: 10 dicas essenciais


O Porto de Gênova (em inglês) tem mais de mil anos de idade e é o principal porto italiano. A parte antiga dele, conhecida como Porto Antigo (Porto Antico em italiano), foi revitalizada por Renzo Piano há cerca de 20 anos (para a Expo de 1992 na cidade, que tinha Cristóvão Colombo como tema) e hoje está cheio de atrações turísticas para todas as idades.


Porto Antigo de Gênova
Algumas fotos aleatórias pelo Porto Antigo de Gênova - tiradas da Isola delle Chiatte


Porto Antigo de Gênova

Porto Antigo de Gênova
Impossível andar por ali sem se impressionar com a fachada do Palazzo San Giorgio, de 1257! É a sede da Autoridade Portuária. Esse elevado das fotos é para os carros, mas deixa uma impressão estranha para uma parte do porto.


Aquário de Gênova


A mais conhecida atração da área é o maior aquário italiano e o segundo maior aquário europeu foi construída para a Expo 92. Agrada principalmente as crianças, mas como o ingresso é caro e o dia estava lindo, preferimos não entrar. Veja mais detalhes no blog Itália para Brasileiros.


Aquário de Gênova
Aquário de Gênova - nas 2 últimas fotos, visto do elevador abaixo








Bigo


O elevador panorâmico construído por Renzo Piano proporciona uma ótima vista do porto e da cidade. Imitando uma grua que carrega e descarrega containers nos navios do porto, foi a única atração da região onde efetivamente entramos e valeu muito a pena!


Bigo - elevador panorâmico no porto de Gênova

Bigo - elevador panorâmico no porto de Gênova

Gênova vista do Bigo - elevador panorâmico no porto antigo
Gênova vista do Bigo - elevador panorâmico no porto antigo


Gênova vista do Bigo - elevador panorâmico no porto antigo

Gênova vista do Bigo - elevador panorâmico no porto antigo

Gênova vista do Bigo - elevador panorâmico no porto antigo

Biosfera


É uma esfera de vidro que contém uma mini floresta tropical - o "jardim botânico" de Gênova. 


Biosfera vista do Bigo
A Biosfera vista do Bigo

Galeone Neptuno


Esse navio (galeão para ser mais precisa) foi construído em 1985 para as filmagens de "Piratas" (não confundir com "Piratas do Caribe"), imitando os modelos do século XVII. É (ou era, não sei) navegável e também faz sucesso entre as crianças.


Galeone Neptuno, Gênova

Galeone Neptuno, Gênova

Galata Museo del Mare


No começo (ou final?) da área interessante do porto, é uma espécie de museu marítimo.


Galata Museo del Mare, Gênova






Lanterna di Genova


Segundo a wikipedia (em inglês), tem 76m de altura e nem mesmo esse site chega a uma conclusão se ele é o 2o 3o ou o 5o farol mais alto do mundo (entre 1543 e 1902 ele foi o mais alto)! Somando com a rocha aos pés dele, chega a 117m. Principal farol que tem ajudado os navios a navegarem pelo porto desde 1128 e se transformou no símbolo da cidade. Aberto para visitação de sábado, domingo e feriados, somente na parte da tarde (confiram as atualizações e horários no site oficial, clicando ali em cima no nome da atração). É a atração mais longe deste post - confiram ali do lado esquerdo do mapa (dá mais de 20 minutos andando do farol até o museu marítimo para vocês terem um ideia). Tem um pequeno museu sobre a história da cidade e do porto ali do lado.

Claro que está nesta lista de melhores faróis da Europa (em inglês).


La Lanterna di Genova
O famoso farol de Gênova

Isola delle Chiatte


É uma espécie de pier que avança na água ali perto do aquário. Algumas das fotos das montagens logo abaixo do mapa no começo do post foram tiradas de lá.



Eataly


Não comemos ali porque já iríamos comer em outros Eatalys na viagem, mas a Gisele contou sobre essa unidade do porto de Gênova no blog Destinos por onde andei.


Conhecendo o porto de Gênova em uma manhã


Genoa Museum and Store and Fondazione Genoa 1983


Para os fanáticos por futebol, o porto abriga um museu e loja do time da cidade o, Genoa FC.


Museo Nazionale dell´Antartide


A Itália possui bases na Antártida e por isso o museu de Gênova. Aparentemente pequeno, não nos interessou.


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required




Museo Luzzati


Esse museu sobre artes visuais contém trabalhos de desenhos animados, animações, curtas e ilustrações de um artista genovese.


Outras atividades


Existe uma piscina ao ar livre no verão, dá para alugar segway, fazer tours de barco pelo porto ou até outras cidades como Portofino. A região com com uma pista de patinaçãoLa Citta dei Bambini e dei Ragazzi e ali por perto fica a Igreja de San Marco al Molo. Confira aqui as informações sobre banheiros na área, free shuttles pelo porto, máquinas para sacar dinheiro, etc. Confiram aqui os eventos na área portuária!


Gênova vista do Porto Antigo
Gênova vista do Porto Antigo


Conhecendo o porto de Gênova em uma manhã



Onde se hospedar em Gênova - região do Porto Anttigo


São relativamente poucos hotéis na cidade, enquanto a oferta de quartos e apartamentos é farta. Acredito que nessa região, as melhores opções são o NH Collection Genova Marina, o Genova Porto Antico Bed & Breakfast já a caminho da catedral e do centro histórico, o Morali Palace, o Aquarium Penthouse e o Best Western Porto Antico.

Não gostei muito da região da estação Drasanes por isso eu ficaria entre o Galeone Neptune e o escritório de informações turísticas. Entre a estação Piazza Principe e o navio diferentão não nos sentimos tão seguros como na outra parte devido ao excesso de vendedores ambulantes. Mas ali nessa região, bem pertinho do Galeone Neptune tem 3 opções: o B&B I Portici di Sottoripa, o Sull´Acqua del Porto Antico e Boats & Breakfast Genova Porto Antico FortySeven para quem quiser se hospedar em um barco!









Este post contém links para afiliados.


Chegamos cedo em Gênova, vimos tudo que falei acima e então seguimos para o centro histórico conhecer as outras atrações da cidade. Escrevi outro post sobre Gênova além do Porto!



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Tb não tinha muitas expectativas pra Gênova não e foi melhor do que o esperado!

      Excluir
  2. Meu roteiro ficou ao contrário do de vocês... fui à Florença e passei por Monterosso (uma das 'Cinque Terre'). Legal este Porto, gosto muito dos contrastes do moderno com o antigo e vistas aéras, geralmente, me pegam... adoro!

    ResponderExcluir
  3. BOA NOITE, DESEMBARCO DE UM CRUZEIRO MAS SÓ PEGO O AVIÃO DE VOLTA AS 19 HORAS, GOSTARIA DE SABER, TERIA GUARDA VOLUME NO PORTO DE GENOVA PARA DEIXAR AS MALAS?POIS GOSTARIA DE PASSEAR ANTES DE IR PARA O AEROPORTO
    GRATO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, encontrei esse depósito de bagagens no porto de Gênova: https://bagbnb.com/es/consigna-equipaje/genova/genoa-port/luggage-storage-genoa-port. Funciona de 2a a sábado das 7h às 20h30, espero que esses dias e horários funcionem para você. Não é o mais prático, mas se precisar, pode deixar na estação de trem Genova Piazza Principe (não é longe, mas do porto até lá é subida).

      Excluir
  4. É fácil chegar ao local de embarque dos navios de cruzeiro da MSC?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber como ir da estação principe de genova para o terminal de cruzeiros, a maneira mais economica e pratica pois estarei sozinha e com malas

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.