Páginas

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Reichtag (Parlamento Alemão) e Torre de TV em Berlim

No post de hoje, juntei 2 dos mais populares pontos turísticos de Berlim - os 2 relacionados com vistas panorâmicas da cidade: o Reichtag e a Torre de TV! ATUALIZADO EM 10/06/2022


Reichtag (Prédio do Parlamento Alemão)


Reichtag (Parlamento Alemão), Berlim
Prédio maravilhoso né? Essa é a vista que você terá se chegar pela estação de metrô "Bundestag" e a entrada para os tours ficam desse lado.


O nome atual do Parlamento Alemão (que ocupa o prédio) é Bundestag, mas ainda é mais conhecido pelo nome antigo de Reichtag. É possível fazer um tour super interessante pelo prédio ou somente subir até a famosa cúpula. A maioria dos turistas somente sobe para ter a vista legal, mas eu fiz e recomendo o tour guiado! Para as 2 possibilidades, é necessário marcar horário pelo site, mas a visita é grátis!


Reichtag (Parlamento Alemão), Berlim
Vista do lado oposto, chegando pelo Brandenburger Tor - esses balões faziam parte da comemoração dos 25 anos da queda do muro de Berlim e não fazem parte do cenário normal.




Reichtag (Parlamento Alemão), Berlim


A pedra fundamental do prédio foi assentada em 1884 pelo Kaiser Guilherme I e o prédio ficou pronto em 1994. Foi local da proclamação da república após o fim da Primeira Guerra Mundial e entre 1919 e 1933 foi sede do Parlamento da República de Weimar. Em 1933, aconteceu um grande incêndio no prédio, que foi usado como pretexto para a subida dos nazistas (e Hitler) ao poder.


Reichtag pegando fogo em 1933, Berlim
Bombeiros tentando apagar o fogo no Reichtag em 1933 - foto de domínio público


Reichtag em 1945 após chegada do exército soviético
Reichtag em 1945 após chegada do exército soviético - foto de domínio público. O prédio ficou algum tempo sem uso antes de ser restaurado.


Reichtag (Parlamento Alemão), Berlim
Durante o tour, um das coisas que mais me marcou foram as história do exército russo tomando o prédio dos alemães na Segunda Guerra Mundial e as marcas que os russos deixaram no prédio. Ele foi restaurado, mas muita coisa foi deixada de propósito, como algumas marcas que você pode ver nas fotos acima.



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook





A cerimônia oficial da Reunificação Alemã realizou-se no Reichstag em 3 de Outubro de 1990 e no dia seguinte, o parlamento alemão (Bundestag) reuniu-se simbolicamente no prédio.


Reichtag (Parlamento Alemão), Berlim
Gavetas dos 2 membros mais famosos do Parlamento - Adolf Hitler e Angela Merkel.


Reichtag (Parlamento Alemão), Berlim
A arquitetura do prédio todo é impressionante! O guia também conta sobre outros prédios governamentais que foram construídos recentemente ali na região (existe passagem subterrânea entre alguns deles!).


Reichtag (Parlamento Alemão), Berlim
O ponto alto do tour guiado é essa sala, onde acontecem as reuniões do Parlamento e podemos ver a parte debaixo da cúpula!





Vista do Portão de Brandemburgo do alto do Reichstag
Vista do Portão de Brandemburgo do alto do Reichstag. Foto: GC/Blog Vambora!



O prédio não é tão alto e é bem central em relação a diversos pontos turísticos então a vista é bem legal e todo mundo que vai, gosta! Mas eu não tive essa sorte... Agendei o tour como falei acima, com direito a subir na cúpula após o término, mas quando cheguei lá, a cúpula estava fechada para algum evento governamental e não pudemos subir! Agendei novamente somente a subida para a cúpula alguns dias depois, mas era outono e bem naquele dia, o tempo estava horroroso e desisti de subir porque não conseguiria ver nada lá do alto! Já estava nos meus últimos dias em Berlim, com provas da escola de alemão e despedidas do pessoal, além é claro dos mercados de Natal e anoitecendo cada dia mais cedo então acabei desistindo de tentar outra vez! Tenho um super motivo para voltar a Berlim!


Links oficiais sobre o tour guiado, sobre a subida à cúpula e para registro online. Chegue com antecedência porque tem todo um procedimento de segurança e raio-x como em aeroportos e leve seu passaporte!





Leia sobre uma das atrações mais imperdíveis de Berlim na wikipedia e no Blog Vambora (com print tela a tela de como reservar pelo site).

Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa





Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











Torre de TV (Fernsehturm)


Outra atração icônica de Berlim com vista 360 graus para a cidade! A torre de radiofusão na Alexanderplatz (clique no link para ler o post sobre a praça) foi construída entre 1965 a 1969 pelo governo da Alemanha Oriental (RDA em português, GDR em inglês ou DDR em alemão). Tinha 365m de altura originalmente, mas em 1990 foi acrescentada a antena e a altura chegou a 368m. A plataforma de observação está a 204m e existe ali também um restaurante giratório.


Torre de TV (Fernsehturm), Berlim
Essa estrutura embaixo da torre é interessante. Existe por exemplo um restaurante que gostei ali - Mio.


Torre de TV (Fernsehturm), Berlim
As filas para comprar ingresso são grandes e mesmo depois que você garante o seu ainda tem uma fila considerável para pegar o elevador.  Essa tela na esquerda mostra os próximos números de ingresso que serão chamados para subir. Normalmente dá para visitar a lojinha, comer alguma coisa no bar, ir ao banheiro, etc antes de ser chamado.



A atração tem desconto com o Berlin Welcome Card! Preço regular - 13 euros. Site oficial da Torre de TV de Berlim (Berliner Fernsehturm) para consultar horários de funcionamento e preços especiais.


vista da Torre de TV (Fernsehturm), Berlim
Em cima: Rote Rathaus e Neptunbrunnen com a reconstrução do Stadtschloss. Acredite ou não, eu subi em um dia com céu aberto (11/11/2014)!!! Mas como vocês podem ver, as fotos ficaram péssimas! Acho que isso aconteceu por 3 motivos: ok, a minha máquina é bem simples e não tem zoom poderoso, mas os 2 motivos que foram os piores eram a sujeira dos vidros e o horário da visita!


vista da Torre de TV (Fernsehturm), Berlim
Berliner Dom na 1a foto, um pedacinho da Ilha dos Museus na 2a e na 3a e o Reichtag na 4a foto logo atrás de um prédio mais alto. Todas as fotos para o lado mais legal da cidade (o que tem mais atrações e você vai querer ver e tirar fotos) ficaram péssimas, bem piores do que as fotos para o outro lado que não tem muita atração para fotografar e isso aconteceu porque subi às 14h no outono e o sol estava batendo bem de frente!!! Nas 2 fotos da direita que são exatamente das mesmas coisas, dá para ver que o zoom prejudica um pouco, mas mesmo a de cima sem zoom está horrível pelo vidro sujo e os raios de sol batendo ali!


vista da Torre de TV (Fernsehturm), Berlim
Em sentido horário: Berliner Dom novamente com o Deutsches Historisches Museum, Avenida Unter den Linden, St Marienkirche com Neptunbrunnen e Ilha dos Museus.


vista da Torre de TV (Fernsehturm), Berlim
Na primeira foto, tentando enxergar o Brandenburger Tor e o Tiergarten lá do alto, na 2a em sentido horário era para ser a Potsdamer Platz e na terceira foto, a Oranienbuerger Straße e a cúpula da Neue Synagoge. Na 4a foto, acredito que é a região de Hackerscher Markt e a Sophienkirche.


vista da Torre de TV (Fernsehturm), Berlim
As melhores fotos são de um lado de Berlim que não interessa muito! Nas 2 fotos debaixo, o mercado de Natal sendo montado e as ruínas da Franziskaner Klosterkirche (que mostrei neste post com dicas de atrações fora do óbvio em Berlim!).


vista da Torre de TV (Fernsehturm), Berlim
Em sentido horário: Rote Rathaus, Shopping Alexa, lado leste da cidade sem atração marcante e Avenida Unter den Linden com Berliner Dom no começo (lá atrás era para ver a Potsdamer Platz, mas de novo, #fail). Essas últimas 2 fotos estão sem zoom nenhum e dá para ver bem que a diferença de um lado para o outro é mais pelo sol do que pela máquina.


Torre de TV (Fernsehturm), Berlim


Em junho/2022, foi lançada uma nova atividade na Torre de TV - uma experiência de 15 minutos com óculos de realidade virtual! O turista poderá ver como Berlim se formou e se modificou ao longo dos últimos 9 séculos - veja no vídeo abaixo:





Compre aqui o seu ingresso para a Torre de TV com a parceira do blog Get Your Guide! Como as filas são gigantes, recomendo comprar o ingresso com antecedência!






Existe um restaurante no topo da torre, mas não comi lá. Para saber como é a experiência, leiam no Tip Trip. Resumo da minha experiência na Torre de TV: fujam da torre logo depois do almoço no outono!!! Acabei gostando muito mais de outras vistas aéreas de Berlim e fiz outro post com várias opções para ver Berlim do alto!!


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

10 comentários:

  1. Adorei o post! Super detalhado e cheio de fotos.
    Acredita que quando estive em Berlim não entrei no Reichtag e nem subi na Torre de TV? Preciso voltar, né?

    ResponderExcluir
  2. Puxa! Fui só na cúpula (e amei a visita). Não sabia do tour guiado pelo parlamento. Adorei a dica :-)

    ResponderExcluir
  3. Um dos passeios que eu mais curto fazer em Berlin. Posso ir 20x e vou curtir todas. =)

    ResponderExcluir
  4. Esse foi um passeio que nao tive tempo de fazer. Vai ficar pra proxima.... um beijo

    ResponderExcluir
  5. Na torre de TV eu fui, mas ainda preciso conhecer o Parlamento. Adoro seus posts sobre Berlim!! :)

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.