Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Mais de 30 lugares para ver o muro de Berlim pelo mundo

Depois de dar as dicas de onde ver o Muro de Berlim em Berlim nos dias de hoje no post anterior, hoje as dicas são de onde ver o Muro de Berlim espalhado pelo mundo! Depois que ele foi aberto e a Alemanha se reunificou, centenas de pedaços do muro foram parar em diversos cantos do mundo e muitos deles podem ser visto até hoje!

Para quem não está familiarizado com a história da construção e queda do muro, fiz esse post super explicadinho contando sobre isso e também sobre as comemorações dos 25 anos da queda do muro (novembro/2014 - eu estava em Berlim e presenciei in loco!).

muro de Berlim na East Side Gallery
Eu na East Side Gallery em Berlim

muro de Berlim na East Side Gallery





Magdeburg


Totalmente sem querer, dei de cara com esse pedaço do muro na frente da catedral de Magdeburg! E como ainda não tinha ido para Berlim, o primeiro pedaço do muro que eu vi ao vivo acabou sendo em outra cidade! Já publiquei várias dicas de turismo em Magdeburgo neste post.


Catedral de Magdeburg e muro de Berlim
Catedral de Magdeburg e pedaço do muro de Berlim na frente dela


Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa





Düsseldorf


Não sabia que tinha um pedacinho do muro na cidade alemã de Düsseldorf e acabei descobrindo no instagram da cidade!



Londres


Até queria conhecer o Museu Imperial de Guerra em Londres, mas ele estava em reforma quando estive na cidade em 2010 (aqui está o post índice de Londres!). Acabei perdendo esse pedacinho do muro na frente do museu!

Gillingham (Inglaterra)


Em uma cidade perto de Londres, tem mais alguns trechos do muro expostas no Museu Real de Engenheiros. Veja a foto aqui.

Bruxelas


Outro pedaço do muro está perto do Parlamento Europeu em Bruxelas, um destino que quero cada vez mais conhecer!


Paris


Na parte sul da cidade, perto da Porta de Versalhes - está mais um pedaço do muro. Como não é uma área turística, não passei nem perto dele na minha semana em Paris um tempão atrás. Também não passei perto do Arc de la Defense, perto de onde está um outro pedaço do muro em solo parisiense.

Vaticano


Outro pedaço está hoje em um micro país europeu, no Vaticano. Mais precisamente nos Jardins do Vaticanos.


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











Madri


Até escrever esse post, eu não sabia da existência do Parque de Berlín em Madri, mesmo depois de ter passado algum tempo na cidade. Os pedaços do muro de Berlim aqui ficam a menos de 15 minutos caminhando do Estádio do Real Madri. Leia mais sobre esse parque neste blog.


Torrejon de Ardoz


Uma cidadezinha espanhola, não muito longe da capital abriga mais um trecho do muro de Berlim.

Schengen (Luxemburgo)


Eu só conheci a capital do grão-ducado de Luxemburgo, também chamada de Luxemburgo e outra cidade (Vianden), mas em Schengen (casa do famoso Tratado de Schengen, sobre a circulação entre fronteiras da maioria dos países europeus clássicos) foi instalado em comemoração aos 25 anos da queda do muro, um pedaço do muro!

Sofia (Búlgaria)


Não achei muitas informações, mas tem também pedaço do muro na capital búlgara.

Moscou



Ei Hod (prox Haifa) Israel


Na região do Oriente Médio, temos pelo menos um pedaço do muro, em uma cidadezinha perto de Haifa, Israel. 

Nova York


Se eu soubesse em 2012 desse trecho de 6m de extensão do muro de Berlim em plena Nova York (leia a reportagem anterior em inglês), com certeza teria passado por lá na minha viagem de uma semana pela Big Apple! O Paley Park fica entre a 5a Avenida e a Madison, pertinho de ícones nova-iorquinos como o Rockfeller Center, St Patrick Cathedral e o MOMA! Post sobre segredos de Nova York!

Washington


Existe uma "Berlin Wall Gallery" no Newseum, museu da notícia que quero muito visitar! Leia mais sobre o Newseum no blog Rodei.





Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook




Los Angeles


Quando estive em Los Angeles em 1995, nem sei se isso já existia por lá, mas hoje o maior trecho do muro de Berlim fora de Berlim está no Boulevard Wilshire, com 11,6m de extensão, coberto por grafitis originais e outros de artistas americanos. Faz parte de um projeto maior de um museu em outra cidade californiana (abaixo).

Santa Bárbara, Simi Valley, Orange e Culver City (California)


Várias cidades da Califórnia abrigam hoje um pedacinho do muro de Berlim seja no Reagan Ranch, no Ronald Reagan Library and Museumno jardim da Universidade Chapman ou no museu The Wende.

Las Vegas


Aqui eu já acho até desrespeito com a História e com o sofrimento de várias pessoas afetadas pela divisão de Berlim e da Alemanha! Um cassino na Main Strret em Las Vegas tem alguns trecho do muro como suporte de mictórios! Quero voltar para Las Vegas sim (porque a ida em 1995 nem conta rs), mas me recuso a apoiar esse local! 

Chicago


A estação Western Station da linha marrom do trem de Chicago recebeu a instalação de um segmento do muro, doado pelo governo de Berlim como relíquia comemorativa.


Dallas (TX)


O Hotel Hilton Anatole conta com 2 pedaços do muro pintados por um artista alemão. O hotel tem uma grande coleção de arte espalhada por seus 27 andares.


Muro de Berlim na Topografia do Terror
trecho do muro de Berlim na Topografia do Terror em Berlim


Veja aqui o que ver e fazer hoje no antigo trajeto do muro de Berlim!


Orlando


Só em 2022 que fiquei sabendo que existe um pedaço do muro de Berlim do lado de fora do Hard Rock Cafe, no complexo Citiwalk, da Universal!



Kennesaw (GE, US)


A universidade estadual da Georgia em Kennesaw exibe uma outra parte do muro de Berlim!

Buenos Aires


Encontrei informação sobre 2 locais em Buenos Aires com pedaços do muro de Berlim!!! Um seria o Palácio San Martin, da Chancelaria Alemã e o outro seria a sede do Grupo Perfil (editora de revistas e jornais)!

Costa Rica



Cidade da Guatemala



Cidade do México


Jamaica



Seul


Na Berlim Square no centro de Seul encontra-se mais alguns pedaços do muro, acompanhados por um urso fofo (que não é igual aos Buddy Bears, mas está valendo)!.

Yokohama



Taipé, Taiwan



Pondok Petir, Depok, Indonésia


Um dos locais mais curiosos para um segmento do muro de Berlim: no ateliê de um artista!


Canberra (Austrália)


No estacionamento do clube alemão da capital australiana (sim, a capital australiana não é Sydney!).

Cidade do Cabo


Passeei pelo centro da Cidade do Cabo, inclusive pela Catedral e não vi um pedacinho do muro de Berlim que fica ali na rua St George Mall, quase esquina com a Wale Street. Só fui descobrir isso quando estava fazendo esse post! Veja foto aqui e aqui o post índice da Cidade do Cabo!

St George Cathedral, Cidade do Cabo
Um pedacinho da St George Cathedral!


Encontrei um site (The Wall Net) que reúne um monte de informação sobre pedaços do muro de Berlim espalhados pelo mundo. Ele é em um esquema colaborativo e qualquer um pode enviar informações. E você sabe mais algum lugar onde tem algum pedaço do tão famoso muro pelo mundo? Deixe nos comentários!


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

22 comentários:

  1. que post incrível Fernanda, eu morava do lado do museu da Guerra então eu sempre via esse pedacinho do muro, adorei Berlim, visitei várias partes do muro por lá. E quantos lugares hein, deve ser uma viagem e tanto conhecer todos os pedaços dele por aí! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Daria uma bela volta ao mundo temática! rs Invejinha de vc morando em Londres!

      Excluir
  2. Uau, jamais imaginaria que o muro de Berlim estaria espalhado em tantos lugares. Já fui a alguns lugares mencionados, mas nunca passou pela cabeça que esse muro, o qual tem uma história tão triste pudesse está lá. E concordo com você sobre Las Vegas, uma falta de respeito e consideração :(

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb nunca tinha passado pela minha cabeça em procurar pedaços do muro por aí, mas se eu for agora pra qq um desses lugares, vou procurar sim!

      Excluir
  3. Eu não sabia que tinha muro de Berlim nesse monte de lugar que você falou. Muito bom saber disso. Arrasou no post.

    ResponderExcluir
  4. Não fazia ideia que tantos lugares tinham um pedaço do muro! Poxa, vários lugares que já passei e perdi a oportunidade. Hora de voltar :)

    ResponderExcluir
  5. Mais aulas de Muro de Berlim com a Fer! Não sabia mesmo que podíamos ver pedaços do muro pelo mundo; muito legal! Obrigada por compartilhar! ;)

    ResponderExcluir
  6. Uau, não sabia que tinha todos esses locais com o muro de Berlim.
    Vou anotar aqui para as próximas viagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb agora tenho isso na cabeça! Já deixei vários escaparem!

      Excluir
  7. Que post bacana!! Não fazia ideia de que tinha partes do muro espalhada pelo mundo. Já estive perto de alguns pedaços e não fazia ideia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso tb aconteceu comigo na Cidade do Cabo... Preciso me acostumar a olhar este post antes de qq viagem hehehe

      Excluir
  8. Gente, não tinha ideia de que dava pra ver pedaços do muro de Berlim pelo mundo! Que máximo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha vai começar a procurar nas suas viagens pelo mundo? Eu até queria, mas acabo esquecendo.

      Excluir
  9. Edson_junior@yahoo.com21 de dezembro de 2019 às 04:43

    Ué não sabia que dava para encontrar tanto pedaço do muro de Berlin espalhados pelo mundo assim... Que post legal

    ResponderExcluir
  10. Quando você menos espera, passa por partes de muro e isso acho que é sensacional em Berlim. Mas sem dúvida a melhor parte é o East Side mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o muro ainda está de pé em vários lugares em Berlim - e até em várias cidades deste post! rs

      Excluir
  11. Ta aí uma coisa que eu não sabia... ver o muro de Berlim em vários pontos no mundo. Seu post está muito interessante.

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.