terça-feira, 1 de novembro de 2016

Onde comer em Bolonha?

Passando uma semana em Bolonha, almoçamos 2 vezes e jantamos 7 vezes na cidade! Deu para experimentar vários lugares - alguns aprovadíssimos, outros não, mas vou contar sobre todos no post de hoje.

Atrações principais de Bologna - Torres Asinelli e Garisenda, Catedral e Palazzo Re Enzo na região da Piazza Maggiore
Atrações principais de Bologna - Torres Asinelli e Garisenda, Basilica di San Petronio e  região da Piazza Maggiore (Palazzo Re Enzo)


Em azul no mapa, os restaurantes que experimentamos e conto mais aqui no blog. Em amarelo, outros que foram indicados, mas não conhecemos. Marquei também a estação de trem, o hotel onde ficamos e a catedral na praça principal de Bolonha.








Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa






Os restaurantes a seguir estão na ordem em que visitamos e não na ordem de preferência! Clique no nome para ver o site oficial do estabelecimento, com horários, cardápios, etc.


Europa no verão: 10 dicas essenciais

Pizzeria Pino


Apesar de ser uma pizzaria pelo nome, almoçamos apenas massas ali. Serve bem para matar a fome, mas não é nada demais. Pode ser útil, já que na Via dell´Indipendenza (a principal da cidade) tem muita loja e pouco restaurante à vista - achamos o Pino em uma rua perpendicular por acaso. 


Onde comer em Bolonha - Pizzeria Pino
Lasanha verde acima, tortellini al ragu e tortellini com algum molho que não lembro o que era (e esse último era o meu!). O último prato custou 10,00 euros.


Nicola´s Pizzeria


Achamos totalmente sem querer depois de tentar comer sem reserva em outro restaurante mais famoso. Paramos aqui porque estávamos perdidos nas ruazinhas de Bolonha e começou a chover. A comida não é ótima, mas não é péssima. Nessas horas, a melhor opção é pedir pizza que tem mais chance de ser ok. 


Onde comer em Bolonha - Nicola´s Pizzeria
A minha pizza estava bem boazinha (e a fome era tanta que só lembrei de tirar foto depois de ter tirado um pedaço rs), mas as massas deixaram um pouco a desejar. A pizza foi 12,50 euros (acho que com coca).



Le Stanze


Esperávamos mais desse restaurante recomendado em diversos blogs e reportagens (inclusive internacionais), mas os pratos são bons, mas não são fartos. A decoração do salão do bar é bonita, mas acabamos comendo em outro salão mais para dentro que não era nada demais. Um pouco mais caro que a média na cidade e serviço bastante demorado apesar de estar vazio. Somente a parte de bar deve ser mais interessante. 


Onde comer em Bolonha - Le Stanze

Onde comer em Bolonha - Le Stanze
Não anotei os preços :(. O prato do meio era a cottoletta alla bolognese (quase o nosso filé a parmiggiana. Uma cottoletta alla milanese aprimorada!) e o da direita, filé com molho de pimenta.



Leia aqui como foi comprar e usar um chip de celular local para internet na Itália!


Ristorante Donatello


O restaurante mais famoso da cidade - faça reserva! Fomos em uma 2a feira e estava LOTADO! Comida muito boa, mas não é barato. 

Onde comer em Bolonha - Ristorante Donatello
Decoração de restaurante tradicional

Onde comer em Bolonha - Ristorante Donatello

Onde comer em Bolonha - Ristorante Donatello
Além do famoso tortellini in brodo (MARAVILHOSO), teve um risoto de queijo parmeggiano-reggiano (o mais típico da região) que estava simplesmente DIVINO, mas nem lembramos de tirar foto! Pedimos sobremesa também (somente ok) porque era aniversário do meu pai. Quanto a preços, só anotei que o brodo mais uma sobremesa sairia 18,00 euros.


Ristorante Victoria


Localizado na região mais gastronômica de Bolonha, o restaurante é aconchegante, tem cardápio legal e preços na média da cidade. O dono é casado com uma brasileira e quando descobriu que éramos do Brasil foi ainda mais gentil. Uma das salas do fundo tem um teto lindo. 


Onde comer em Bolonha - Ristorante Victoria
Não lembramos mais o que eram os pratos da esquerda, mas o da direita é novamente a cotoletta alla bolognese! O meu prato foi a cottoletta, que custou 14,00 euros.


Trattoria Oberdan da Mario


Descobrimos totalmente sem querer. Dá para comer do lado de fora sem morrer congelado porque tem uma cobertura transparente. Preço na média da cidade, comida gostosa e cardápio um pouco além do básico. 


Onde comer em Bolonha - Ristorante Victoria
Teve mais coisa além disso, mas sem fotos! Da esquerda para a direita - tortellini in brodo, cotoletta alla milanese e cotoletta alla bolognese!


Mangiassieme


Foi o piorzinho que comemos na cidade. Local muito simples e apertado - o quadro em uma das paredes ficava até caindo o tempo todo.  O lado positivo é que não foi caro. Perto dali tem opções melhores.


Onde comer em Bolonha - Mangiassieme
Macarrão al ragu à esquerda - mais do mesmo, no meio, risoto de algum queijo, que estava sem graça e na direita, pizza que estava boazinha e custou cerca de 7,00 ou 8,00 euros.


Clavature


Encontramos o restaurante sem querer e gostamos do cardápio. Preço na média da cidade, atendimento simpático, comida muito gostosa. A única inconveniência foi sentar do lado de fora - a rua é pequena e movimentada então toda hora que passava alguma carro ou moto, ficava barulhento demais. Prefira as mesas internas. 


Onde comer em Bolonha - Clavature
À esquerda, tortelloni com molho que não lembramos direito, mas era muito bom. À direita, tortelloni com recheio de abóbora, molho de balsâmico e bacon sensacional! Mas porção não muito grande - custou 12,00 euros.


Ristorante Pizzeria Il Portico (não achei site)


Os garçons se perderam um pouco com um grupo grande que estava comemorando alguma coisa e ainda por cima era bem inconveniente. Preço na média da cidade, em uma região cheia de restaurantes. Cardápio um pouco além do básico - comida era boazinha, mas não se destacou.


Onde comer em Bolonha - Ristorante Pizzeria Il Portico
Em sentido horário: porção de entrada com mortadela da região e outras coisas. Meu prato é a massa ver e amarela, chamada gramigna e custou 8,00 euros - mega comum nos cardápios em Bolonha. Nhoque verde com bacon e mais algumas coisas e ravioli com molho branco e alguns complementos - sorry, não lembramos os pratos direito!


Dicas gerais sobre onde comer em Bolonha


A Rua Augusto Righi e arredores é a região mais cheia de restaurantes legais, mas é necessário reservar de sábado à noite, que foi o único dia que tivemos problema pra encontrar lugar para comer no horário de pico.

Os restaurantes Victoria e Donatello foram os 2 melhores, mas o Donatello é mais caro. A comida do Clavature também foi muito gostosa, sassim como a da Trattoria Oberdan da Mario, mais ou menos a nossa ordem de preferência dos restaurantes deste post. A Via dell´Indipendenzza tem muita loja e pouco restaurante fácil de identificar, mas tem várias lanchonetes simples que vendem panini, gelato etc

Uma coisa que tomei muito em Bolonha foi granita (foto abaixo) - uma espécie de raspadinha. A de limão era muito boa e você achava em qualquer lugar. A de coca-cola da outra foto não foi tão boa. Também experimentei outros sabores sem fotos, mas a de limão continuou a minha preferida. Não achei essa lojinha na internet, mas na foto o nome está bem claro: L´Arte del Gelato. Ficava mais ou menos no meio do caminho entre a estação de trem e a catedral, na Via dell´Indipendenzza (um pouco mais perto da catedral) - do lado esquerdo de quem faz esse caminho acima.

Onde tomar granita em Bolonha


A Ana do blog ItaliAna tem um monte de dicas sobre Bolonha, inclusive de restaurante/gastronomia. Vejam abaixo diversos tours interessantes relacionados com comida em Bolonha e região!






Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

10 comentários:

  1. Tá, babei em tudo e já quero comer tudo também, mas o que é o nhoque verde e o tortelloni com recheio de abóbora e molho de balsâmico? Morri!

    ResponderExcluir
  2. Verdade! O Donatello está sempre cheio. Eu mesma não consegui lugar. Adorei as dicas e até me animei de terminar um post com dicas para comer em Bolonha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Termina isso aí pra eu babar tb! rs E aproveita que vc tá pertinho, reserva e volta! rs

      Excluir
  3. Babei e deu fome (pela hora também, né?) Essa pizza está com cara ótima. Essa sobremesa de chocolate também, parece bem boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca é boa ideia fuçar em blogs antes de almoçar/jantar rs

      Excluir
  4. Quantas opções em Bolonha! As fotos dão água na boca ummm E os tortellonis? Não sei o que achei com mais cara de apetitoso rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Bolonha, todo mundo tem que comer tortellini in brodo!! (e olha que na foto nem tá tão bonito!)

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.