Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Tiergarten, o principal parque de Berlim

O Tiergarten é o maior parque de Berlim (ou o 2o maior, dependendo da fonte) com 210 hectares e 2,10 quilômetros quadrados e dá para perceber o seu gigantismo batendo o olho no mapa da cidade. Ele já existe há mais de 500 anos e foi aberto para o público há 150 anos. Anteriormente, era uma área reservada para a realeza prussiana caçar. Em 1818 foi transformado em parque com paisagismo  de Peter Joseph Lenné. Durante e logo após a Segunda Guerra Mundial, as árvores ali presentes foram utilizadas pela população como lenha e a área foi utilizada para plantar vegetais e batatas, mas o parque está totalmente recuperado hoje e é o pulmão da cidade.

Berlim e o Tiergarten vistos do alto da Siegessäule
Essa foto fez sucesso no Instagram do blog. Já está seguindo???





A avenida que corta o parque, Straße des 17. Juni, e suas proximidades já receberam multidões em eventos especiais, como a vitória da Copa do Mundo de 2014, a comemoração dos 25 anos da queda do Muro de Berlim e a antiga Love Parade, que sempre acontecia por aqui. O parque foi tombado cerca de 20 anos atrás e é utilizado pelos habitantes de Berlim e pelos turistas para caminhada, corrida, praticar outros esportes e até picnic ou tomar sol.


Veja aqui todos os posts de Berlim no blog!



Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa








Portão de Brandemburgo


Ali pertinho do Tiergarten fica o famoso símbolo de Berlim e da Alemanha e assim como eu fiz, sugiro que você comece a explorar o parque por aqui. Essa região à direita do mapa do parque é onde estão a maior parte dos memoriais. Neste ponto, começa (ou termina?) a avenida Unter den Linden e pertinho dali também ficam o Memorial do Holocausto e a Potsdamer Platz.

Portão de Brandemburgo, Berlim
O famoso portão visto de trás. O parque estava atrás de mim no momento desta foto.



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook





Siegessäule


A coluna da Vitória foi construída para comemorar vitórias militares do século XIX e está localizada hoje no meio do parque, mas nem sempre esteve ali. Até a época de Hitler, ela ficava na frente do Reichtag, como já contei neste post sobre a Berlim antiga. Hoje é possível subir (285 degraus - pagando 3,00 euros) e ter uma vista legal do alto de seus quase 67 metros! Sim, os principais atrativos de Berlim estão meio longe, mas aquele parque imenso visto de cima em épocas como o outono fica lindo!!! Vou falar mais sobre essa atração em breve.

Siegessäule no Tiergarten em  Berlim

Berlim e o Tiergarten vistos do alto da Siegessäule


Feira de antiguidades/mercado de pulga na Straße des 17. Juni


Aos sábados e domingos, acontece essa que deve ser a mais tradicional feira de antiguidades/mercado de pulga da cidade. A Straße des 17. Juni é a rua que atravessa o Tiergarten (e onde acontecia também boa parte da famosa Love Parade). Aqui tem um post com as principais feirinhas e mercados de Berlim!







Memorial de Guerra Soviético no Tiergarten


É o mais fácil de achar dos memoriais que vou falar aqui e homenageia os 30 mil soldados soviéticos mortos durante a Segunda Guerra Mundial. Foi inaugurado em 07/11/1945. Os tanques ali presente supostamente foram os primeiros a chegarem em Berlim. Atrás do memorial estão enterrados 2.500 soldados russos. Leia sobre o Memorial de Guerra Soviético ou Sowjetisches Ehrenmal Tiergarten no Simplesmente Berlim.

Memorial de Guerra Soviético ou Sowjetisches Ehrenmal no Tiergartenem  Berlim

Memorial de Guerra Soviético ou Sowjetisches Ehrenmal no Tiergartenem  Berlim




Memorial dos Sinti e Roma no Tiergarten


Apesar de existirem diferenças, aqui no Brasil chamamos Sinti e Roma de "ciganos". Não eram só os judeus que eram excluídos, torturados e exterminados durante o período nazista. Leia sobre o Memorial para os grupos Sinti e Roma vítimas do nacional-socialismo no Viajoteca.

Memorial dos homossexuais vítimas do nazismo no Tiergarten


É mais um memorial meio desconhecido no meio do Tiergarten, mostrado no vídeo abaixo do Canal Alemanizando (0m33s). Os números não são exatos, mas estima-se que morreram entre 5 e 15 mil homossexuais nos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.




Outros memoriais


Espalhados pelo parque, existem ainda muitos outros memoriais e estátuas de gente famosa como Goethe, Beethoven/Haydn/Mozart, Bismark, Richard Wagner, Karl Liebknecht e Rosa Luxemburgo.





Reichtag


O prédio é lindo e vale muito a pena fazer o tour que eu fiz (detalhes em breve)! Todo mundo que vai a Berlim sobe até a cúpula (ou pelo menos tenta) para ter uma vista legal da cidade. E de graça! Como visitar a cúpula do Parlamento Alemão (Bundestag ou Reichstag) no Turomaquia.


Open Air Gas Lantern Museum

Dentro do Tiergarten, fica um museu a céu aberto com antigos modelos de postes de iluminação de rua, mas não passei nesse trecho do parque.

Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











Schloss Bellevue


O prédio fica fechado na maior parte do ano, mas vale a pena dar uma paradinha para uma foto da fachada do palácio, residência oficial do presidente alemão, que hoje é utilizado principalmente para recepções oficiais. Leia sobre o Schloss Bellevue no Simplesmente Berlim.

Bundespräsidialamt


Um prédio moderno ao lado do Palácio Bellevue, onde funciona um órgão do governo presidencial da Alemanha.

Haus der Kulturen der Welt


O nome do prédio significa "Casa das Culturas do Mundo". Ele chama a atenção pelo curioso emoderno telhado curvado. Aqui acontecem eventos diversos.

Zoologischer Garten


No canto inferior à esquerda do mapa, está o Zoológico de Berlim e a região da Avenida Kudamm e da Igreja Kaiser Whilhem-Gedächtniskirche. Clique no link anterior para ler o post aqui do blog sobre essa área. 

Zoologischer Garten Berlim
Uma das entradas do zoológico

Dica extra


A linha de ônibus 100 sentido Zoologischer Garten-Alexanderplatz passa por dentro de um trecho do parque e dá para você ter uma ideia mesmo que não vá atravessar o parque caminhando. Segundo o Google Maps dá 37 minutos do Portão de Brandemburgo até a estação de SBahn Tiergarten (a mais para a esquerda que eu marquei no mapa acima) e foi exatamente o trajeto que eu fiz - e cansei demais! Dei a dica sobre esse tour quase grátis de Berlim de ônibus um tempo atrás aqui no blog!

Tiergarten no outono - Berlim
Tiergarten lindo no outono

Onde comer na região do Tiergarten


O parque em si não tem muitas opções. A mais famosa é o Cafe am Neuen See, que está marcado no mapa acima. Clique no nome e leia o post do blog Simplesmente Berlim.

Tudo sobre o principal parque de Berlim, o Tiergarten e o que fazer na região


Alguém tem alguma dica dessa região de Berlim? Deixe nos comentários!


Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

10 comentários:

  1. Estou impressionado com o tamanho do Parque Tiergarten!

    Sem falar no tanto de trações aos arredores... Dá para passar o dia todo por estas bandas de Berlin, né?!

    Fui ver sobre o Cafe am Neuen See e parece demais também!

    Adorei as dicas!

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Que vontade de conhecer Berlim! Já estive 2x na Alemanha mas não tive a chance de ir até lá. O Tiergarten parece um programa para o dia todo! Acho muito interessante como os alemães transformaram a herança triste da 2a Guerra em Memoriais e outros símbolos do que não deve acontecer nunca mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não só no parque, mas por Berlim inteira (o país todo na verdade) são trocentos memoriais e museus pra não esquecerem nunca... Eita, eu tb demorei várias viagens pra conhecer Berlim, mas fui e me apaixonei!!!!

      Excluir
  3. Geeeente, esse parque Tiergarten parece mesmo incrível. Só a foto da avenida cortando ele já impressiona muito, não a toa fez sucesso no instagram. Berlim cada mais me deixando apaixonada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe eu me apaixonei por Berlim mto antes de pisar lá... e o amor só cresce!

      Excluir
  4. Já fui a Berlim duas vezes e na segunda vez era verão, aproveitei para fazer um piquenique lá no Tiergarten. Recomendo demais =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q legal! Na minha 1a vez (das fotos deste post), era outono e não ia rolar. Da 2a vez era quase verão, mas o calor intenso tb não deixou hehhee

      Excluir
  5. Ahh tenho tanta vontade de conhecer Berlin, fiquei aqui só babando!! Quem sabe depois que tudo isso passar!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim! A cidade é incrível e tem o q fazer pra vários tipos de pessoa!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.