Páginas

segunda-feira, 18 de julho de 2016

O Castelo Estense em Ferrara (Itália)

Ainda vou fazer outro post aqui no blog sobre Ferrara, mas o castelo foi o principal motivo de incluir a cidade no nosso roteiro então nada mais justo do que um post exclusivo para ele!


Castelo Estense, Ferrara, Itália
Como não se impressionar com uma construção dessas? Me apaixonei com a primeira foto que vi, anos e anos atrás!


Como é o maravilhoso Castelo Estense em Ferrara, Itália



Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa





Uma revolta popular em 1385 na cidade de Ferrara fez o governante da época perceber que sua família não estava suficientemente protegida na então residência (o atual Palazzo Comunale) e assim começou a construção de uma fortaleza defensiva - hoje conhecida como Castelo Estense. O nome "Estense" vem da família governante da Ferrara medieval - a família Este. Uma torre pré-existente foi utilizada para começar a dar forma ao castelo - a Torre dei Leoni, que fazia parte da muralha da cidade. Construiu-se uma passagem elevada entre o Palazzo Comunale (hoje, Palazzo Municipale) e o castelo. A cidade crescia e a muralha original não tinha mais o objetivo de proteger a cidade então acrescentou-se diversos apartamentos e salões para tornar o castelo habitável pela nobreza.

Castelo Estense, Ferrara, Itália

Castelo Estense, Ferrara, Itália

Castelo Estense, Ferrara, Itália
Dando a volta no castelo, vemos pontes, o fosso e a cidade cercando a construção.


Leia aqui como foi comprar e usar um chip de celular local para internet na Itália
Europa no verão: 10 dicas essenciais


Castelo Estense, Ferrara, Itália
Pátio interno, onde está o escritório de turismo da cidade

Castelo Estense, Ferrara, Itália
Desenhos do castelo e suas extensões, maquete linda logo no começo do percurso e mapa mostrando a extensão do domínio da família Este.

Castelo Estense, Ferrara, Itália
As 2 fotos de cima mostram a cozinha e as 2 de baixo, mapa do crescimento de Ferrara

Castelo Estense, Ferrara, Itália
Celas para prisioneiros

Castelo Estense, Ferrara, Itália
Foram construídos alguns pátios no castelo e podemos visitar este, com algumas laranjeiras.  Elas foram trazidas pela esposa espanhola de um dos governantes, que sentia saudades da sua terra natal.

Não tirei foto de todos os cômodos (muita gente ou pouca luz), mas existe vários objetos e quadros contando a história da família Este e seus integrantes.

Castelo Estense, Ferrara, Itália
Na foto de cima, teto do banheiro para os visitantes! Maquete da cidade

Em 1860, Ferrara foi anexada ao Reino da Itália e o castelo agora é propriedade do governo. Ao longo dos anos, o castelo foi danificado por terremotos (o mais recente em 2012) e guerras e por isso, reformado algumas vezes, mas o aspecto geral continua o mesmo - o exterior ainda está igual à segunda metade do século XVI.


Castelo Estense, Ferrara, Itália
Adorei esses espelhos que eles colocam para facilitar a observação dos tetos lindos! Essas "fitas crepes" aí estão segurando as rachaduras causadas pelo terremoto de 2012. São várias salas com essas pinturas no teto - salas de jogos, salas do governo etc.

Castelo Estense, Ferrara, Itália

Castelo Estense, Ferrara, Itália
Na última sala, vemos dezenas de brasões, representando o período em que o castelo pertenceu ao Estado Pontifício. Aqui também aprendemos o triste fim do governo de Ferrara pela família Estense. Alfonso II não tinha herdeiros quando morreu em 1598  a Igreja Católica não reconheceu seu sucessor. A família foi obrigada a entregar o castelo para o papa. Foto de Massimo Baraldi (CC BY 2.5)

Vale muito a pena conhecer esse castelo que é um dos mais "medievais" que já conheci (e foram vários)! O blog "Tá indo pra onde?" recebeu as entradas para o castelo de graça, mas as opiniões neste post são isentas.


Informações Práticas

Site do castelo
Endereço: Piazza Castello (como o centro e entorno do castelo é área para pedestres, a indicação é ir andando da estação mesmo - cerca de 20 minutos).
Preço: 8,00 euros
Horários de funcionamento: confiram o site, pois o horário muda muito de acordo com a época do ano


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

8 comentários:

  1. Uau, quanto detalhe lindo! Adorei! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu já gostava mesmo quando só tinha visto fotos do lado de fora! E cada teto lá dentro???

      Excluir
  2. Adoro visitar castelos e saber das suas histórias! Não conhecia este. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. Bonitão esse castelo! Curto muito visitar esse tipo de lugar.
    Estou enganada ou lembra algo do Castello Sforzesco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É né? Lembra sim!!! Tinha visitado uns dias antes, mas o de Milão é mais espalhado, sei lá. o de Ferrara é bem mais bonito hehehe.

      Excluir
  4. Eu nunca visitei um Castelo e você acabou de me deixar morrendo de vontade! Lindo o lugar.

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.