quinta-feira, 23 de julho de 2015

Roteiro para um fim de semana ou um dia em Heidelberg (Alemanha)

Nem sei desde quando que sonho em conhecer Heidelberg! Foi uma das principais motivações para dividir meu tempo de estudo na Alemanha entre Berlim e Frankfurt (que fica ali pertinho). Muitos turistas fazem um bate-volta de Frankfurt para lá, que com certeza é muito válido, mas recomendo mais tempo.

Heidelberg
Heidelberg vista do Philosophenweg

Tudo que eu conto neste post foi feito em um dia (um sábado) e reservei o domingo apenas para o castelo (já tem post aqui no blog sobre essa maravilha!!). Já escrevi também sobre o albergue onde me hospedei (eleito o melhor da Alemanha) e onde comi nestes dois dias.

O mapa abaixo é bem fácil de entender. As estrelas são os principais atrativos, as máquinas fotográficas são praças/monumentos lindos que valem a pena tirar foto, as linhas são as ruas mais interessantes e marquei também o albergue e restaurantes que indico, a estação de trem e alguns outros pontos de transporte importantes.








Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa




Para chegar no centro histórico, você pode caminhar saindo da estação de trem/ônibus, mas em caso de bate-volta ou se estiver com malas, recomendo pegar o ônibus 33 da frente do Burger King na estação de trem com direção a "Koepfel/Ziegelhausen" e leva +/- 15 minutos até a estação "Rathaus/Bergbahn", na frente do bondinho para o castelo. Dessa parada (marcada no mapa acima), é possível caminhar para os locais que menciono no post. O ônibus 33 passa a cada 20 minutos aproximadamente. Mas então, o que visitar em Heidelberg?


Karlsplatz e Kornmarkt


Essas são 2 praças que além dos prédios lindos, apresentam vistas maravilhosas para o castelo! O ponto de ônibus que citei acima fica praticamente na Kornmarkt, praça que era o centro do comércio agrícola da cidade. No centro, fica a estátua da Madonna de 1718. Já a Karsplatz, era sede de um monastério do século XIX e eu achei que tem a melhor vista do castelo de toda a parte histórica de Heidelberg!


Karlsplatz em Heidelberg
Do lado direito, o Philosophenweg (vou falar mais abaixo) e do lado direito o castelo no alto do morro!

Kornmarkt em Heidelberg
A maravilhosa Kornmarkt

Marktplatz, Heiliggeistkirche e Zum Ritter St. Georg


A praça onde fica a principal igreja da cidade, muitos restaurantes, bares e lojas estava super movimentada, mas não era nenhuma ocasião especial. A Igreja do Espírito Santo não é tão decorada por dentro, mas o prédio é muito imponente e como a rua da frente é estreita, fica difícil tirar fotos da fachada - as melhores fotos são da praça na parte de trás dela. Achei bem legal esses nichos na lateral/fundos da igreja, onde funcionam muitas lojinhas de souvenirs e até alguns restaurantes. Na praça tem também uma loja de souvenirs muito legal, que não lembro o nome, mas foi onde comprei um enfeite de Natal.

Marktplatz e Heiliggeistkirche em Heidelberg
Acima à direita, um pedacinho da fonte com a estátua de Hércules, construída entre 1703 e 1706 - a original está em um museu. Na mesma foto aparece também um pedacinho da prefeitura (Rathaus).

Heiliggeistkirche em Heidelberg
A construção da igreja começou em 1344 e a torre só foi concluída em 1544 - mais informações sobre ela (em inglês).

enfeite de Natal de Heidelberg
Bola para árvore de Natal comprada em Heidelberg, mostrando alguns das atrações da cidade - mostrei lá no Instagram do blog!



Ainda na praça, perto da entrada da igreja, fica esse prédio maravilhoso abaixo, a Haus zum Ritter, hoje um hotel e restaurante (será que tem alguma coisa a ver com a família do chocolate Ritter Sport?). Ela está na rua principal da cidade, a Hauptstraße.

Haus zum Ritter em Heidelberg
No topo da casa tem uma estátua de São Jorge - ops, não tá aparecendo!


Cidades charmosas para ir além do básico no seu roteiro pela Alemanha

Brückentor e Alte Brücke


andando pelas ruas de Heidelberg
Andando pelas ruas de Heidelberg, cheguei no portão para a ponte.

Alte Brücke em Heidelberg
Alte Brücke em Heidelberg

A ponte sobre o rio Neckar com 9 arcos foi erguida entre 1786 e 1788 e destruída na Segunda Guerra Mundial. Antes da ponte de pedra, havia ali uma ponte de madeira. O portão (abaixo) fazia parte das antigas muralhas da cidade.

Brückentor em Heidelberg
Brückentor em Heidelberg - me apaixonei por esse portão!!!


Alte Brücke em Heidelberg
Alte Brücke em Heidelberg - na direita, o Brückeaffe

Alte Brücke em Heidelberg
Da ponte também dá para ver bem o castelo! Observe também as esculturas da ponte.


Philosophenweg


Depois de almoçar com vista para o portão, atravessei a ponte e segui para o "caminho dos filósofos" para ter a melhor vista da cidade! Ele foi construído em 1817 nas encostas de Heiligenberg, a 200 m de altura. Dizem que os filósofos da universidade de Heidelberg frequentavam muito o local e por isso o nome.

Philosenphenweg em Heidelberg

Philosenphenweg em Heidelberg

Heidelberg
Ao final do caminho, voltando para a Hauptstraße - locais tomando sol na beira do rio, fazendo picnics ali, crianças brincando etc

Hauptstraße 


A rua principal da cidade é o melhor lugar para fazer compras e conta com muitos barzinhos e restaurantes.

Heidelberg
Um prédio mais lindo do que o outro!!!

Achei até uma linda loja de decoração natalina que ainda não conhecia- a Käthe Wohlfahrt. Depois conheci em Berlim e já escrevi aqui sobre ela!

Heidelberg

Não visitei, mas o Kurpfälzische Museum ali na rua principal é super recomendado, com acervo de desenhos, pinturas, armas e objetos relacionados à história do Palatinado e do Castelo de Heidelberg.

Universidade de Heidelberg


O último prédio da foto acima é um dos prédios da universidade. As fotos nessa região não ficaram boas porque já era noite. A universidade fundada em 1386 é a mais antiga da Alemanha e ali já estudaram 55 ganhadores do prêmio Nobel e 11 chefes de Estado ou de Governo alemães e estrangeiros.

Além da bonita praça Universitätsplatz e fortificações antigas na Grabenstraße, recomenda-se a visita à biblioteca, ao museu e à Studentenkarzer (prisão dos estudantes). Não visitei nenhum então já tenho motivos para voltar!

Heidelberg à noite


A cidade continua sempre muito agitada à noite, porque é uma cidade universitária. Além disso, os prédios antigos iluminados ficam ainda mais lindos!!! Pena que as fotos de celular abaixo não correspondem à realidade, mas dá para ter uma ideia!

Heidelberg a noite

Castelo de Heidelberg


O castelo é tão maravilhoso que mereceu outro post só para ele (incluindo o Museu Alemão da Farmácia) então só vou colocar aqui algumas fotos desse lugar "must see" na Alemanha!!!

Castelo de Heidelberg
Castelo de Heidelberg visto do Philosophenweg

Castelo de Heidelberg

Castelo de Heidelberg

Castelo de Heidelberg

Impossível não se apaixonar por essa cidade, não é? No final das contas, achei muito bom dormir por lá e aproveitar mais e sem correrias (e mesmo assim, não entrei na universidade por exemplo). Recomendo conhecer a cidade em 2 dias, mas se estiver na região e realmente só tiver um dia, é melhor do que não ir!

escritório de turismo de Heidelberg realiza passeios a pé pela cidade e só não fiz porque realmente não dava tempo!!!

Para comprar ingressos com antecedência ou reservar tours diversos por Heidelberg, confira as indicações do nosso parceiro Get Your Guide!






Para chegar a Heidelberg, você pode alugar um carro, utilizar os trens alemães ou aproveitar os ônibus baratos (Flixbus).





14 comentários:

  1. Quero conhecer! Já!!! Cada vez que visito seu blog, acho mais um motivo para voltar para a Alemanha!

    ResponderExcluir
  2. Tem como ir ao caminho dos filósofos de carro? É que vou viajar com minha mãe idosa e ela não tem condição de ir a pé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tem Maria Esther, acho até que é proibido (tem um trecho que nem caberia carro pq é muito estreito e tem degraus). Talvez um pedacinho dele até dê, ali perto da Bergstraße, perto da Theodor-Heuss-Brücke, que foi onde eu terminei o passeio, no ponto mais longe da Alte Brucke. Por ali tinha um quiosque de comidinhas e lugar para estacionar - talvez dê para fazer um pedacinho. Mas a parte mais legal (melhor vista do castelo e da cidade) é no outro pedaço.

      Excluir
  3. A Alemanha tem cidades muito fofas!!! Não conhecia Heidelberg, adorei as dicas de roteiro para o fim de semana. Tudo anotado, para quando puder ir conhecer a Alemanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mesmo e Heidelberg com certeza está no top 5 de cidadezinhas fofas!

      Excluir
  4. Adorei o post! Quantas construções interessantes que tem na Alemanha! Parece cenas de filmes antigos!rs

    ResponderExcluir
  5. Como é bonita esta Alemanha. Mais uma cidade para visitar! :) Adorei saber que vale um fim de semana em Heidelberg porque não sou uma big fã de bate/volta, embora o faça eventualmente! Adorei especialmente a ponte, o portão e o castelo! A cidade à noite deve mesmo ficar uma fofura! Acho mesmo que tem razão: impossível não se apaixonar! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe acho q vc vai curtir conhecer Heidelberg! Top 5 das cidades da Alemanha até agora pra mim!

      Excluir
  6. Poxa! Um fim de semana ou até mesmo um dia em Heidelberg não seria nada mal! Que cidade gostosinha! Amei o mapa com as principais ruas, pontos pra foto e principais atrativos! Ajuda demais quem teve pouco tempo pra se organizar! 🧡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu adoro fazer esses mapas pra me achar durante o passeio, lembrar por onde tenho q passar etc e aí semore tento colocar mapas assim para os leitores aqui tb!

      Excluir
  7. Que delíciaaaaa, também fiz um post lá nos Bons Ventos sobre Heildeberg. Eu amei mas passei um frio que meu Deus, não havia botas suficientes e a loja da Lindt é de matar minha dieta. Boa dica de lugar. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha quando é frio, é frio MESMO rs Eu fui em outubro - temperaturas normais de outono ainda.

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.