terça-feira, 14 de julho de 2015

Berlin Welcome Card, Museum Pass Berlin e como aproveitá-los em uma longa estada em Berlim!

ATUALIZADO EM 13/03/2016

Existem pelo menos 2 cartões de descontos para atrações em Berlim - o Berlin Welcome Card e o Museum Pass Berlim. Na minha viagem para Berlim no final de 2014, recebi os 2 do escritório de turismo da cidade e hoje conto como foi a minha experiência.

Berlin Welcome Card e Museum Pass Berlin
O Welcome Card na verdade é esse papel comprido do meio. A parte de cima é o passe de transporte público e a parte onde está escrito "haute cuisine" é destacável, um desconto no restaurante da Torre de TV. Deixei lá mesmo para não perder a outra parte. A data e hora que você começou a usar o passe fica marcada no passe de transporte e o pessoal confere mesmo!

Veja aqui todos os posts sobre Berlim no blog!



Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa




Geralmente não gosto de passes que dão descontos, você tem que ficar calculando um monte pra saber se vale a pena ou não!! Definitivamente prefiro os que dão entrada livre nas atrações, mas não conheço nenhum que seja assim em Berlim (para atrações além dos museus). Para os museus, o Museum Pass Berlin é super vantajoso - por 24 euros você entra em quase qualquer museu da cidade por 3 dias sem pagar mais nada.

Berlin Welcome Card


Geralmente calculo quanto gastaria para cada atração com ou sem o passe como fiz com o London Pass, I Amsterdam card ou os passes de Nova York. Não vou calcular aqui novamente porque a minha xará do blog Preciso Viajar já fez todo o trabalho árduo recentemente. E comprovou que nos 3 casos, valeu muito a pena sim!

A grande vantagem do BWC é que nele está incluído todo o transporte público na cidade pela duração do passe (2, 3, 5 ou 6 dias) e como o transporte é bem caro, já paga quase o preço do cartão. Para quem for ficar só em Berlim (inclusive aeroporto Tegel), o passe de transporte AB é suficiente. Eu só precisei de passe para a área C quando fui ao campo de concentração Sachsenhausen (em Oranienburg) e ao Palácio Sanssouci (em Potsdam) e aí valia mais a pena comprar somente a extensão do bilhete para a área BC naqueles dias específicos. O aeroporto Schönefeld está na área C. Vejam as informações sobre o transporte público no site da BVG (linhas, tarifas, passes etc).

passeio de barco pelo Rio Spree
passeio de barco pelo Rio Spree



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook







O Welcome Card dá descontos em diversas atrações, por exemplo os super recomendados e caros Catedral de Berlim, Torre de TV, Air Service Berlin (aquele balão que fica sobrevoando a área do Checkpoint Charlie), DDR Museum, Deutsches Historisches Museum, The Story of Berlin, Mauermuseum, zoólogico de Berlim e atrações alternativas como o Currywurst Museum e a Zitadelle Spandau, entre outras. E além das atrações, tem desconto em passeios de barco, tours de bicicleta ou walking tours, tours de trabants, teatros, restaurantes e muito mais!

Atenção: você pode comprar o Welcome Card com ou sem a extensão para a Ilha dos Museus!


Berlin Welcome Card
2 exemplos de atrações cobertas pelo Welcome Card - Madame Tussauds, que não fui e Panoramapunkt, que vou falar em outro post.


Ele vem com um livrinho bonitinho que é um mini guia da cidade, com mapas muito bem feitos e indicações de roteiros em vários idiomas inclusive inglês e espanhol. Não se esqueça de autenticar na primeira vez que utilizar (provavelmente em algum transporte público!) porque o pessoal confere mesmo a data! E se você for pego nos trens/ônibus sem passe, vai pagar uma bela multa!

Confira todas as opções desse passe no site oficial! Em março/2016 os preços vão de 19,50 euros a 45,50. No site também é possível comprar ou ver os pontos de venda na cidade (espalhados pela cidade toda).





Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!

* indicates required










Museum Pass Berlin


Museum Pass Berlin
Na parte de trás, está carimbada a data que comecei a usar o passe



Para quem é rato de museu que nem eu, esse passe de 3 dias vale super a pena! Por 24 euros, veja aqui  a lista de 50 museus que você pode visitar sem pagar nada a mais! Entre eles estão o Museu Judaico, os 5 museus da Ilha dos Museus (Pergamon, Altes Museum, Neues Museum, Bode Museum e Alte Nationalgalerie), Neue Nationalgalerie e muitos outros! Ele é carimbado no 1o dia de uso. Existem um passe para os 5 museus da Ilha dos Museus por 19 euros, mas é válido somente por 1 dia e acho muito pesado tentar fazer todos aqueles museus em 1 dia só - o Museum Pass acaba sendo muito mais confortável - só 5 euros a mais com direito ao triplo do tempo e 10x museus para visitar.


Deutsches Historisches Museum Berlim
O lindo Deutsches Historisches Museum é um dos 50 museus onde você pode usar o Museum Pass acima




A minha estratégia


Como estava em Berlim por um longo período puder aproveitar um pouco mais dos 2 passes. Os turistas costumam ficar de 3 a 5 dias em Berlim e aí ou compram só o Berlin Welcome Card ou se compram os 2, usam todos nos mesmos dias. Como são muitas atrações incluídas, é impossível esgotá-las em poucos dias e por isso eu usei os 2 separados para aproveitar um pouco mais. Para quem for ficar 1 semana ou mais na cidade, também recomendo essa estratégia.

Primeiramente, utilizei o Berlin Welcome Card de 48 horas (transporte pelo período e diversos descontos em restaurantes e atrações - o mínimo de museu possível) no 2o e 3o dia na cidade. Quando a previsão do tempo mostrou 3 dias fechados em seguida, utilizei o Museum Pass e fiz uma mega maratona de museus! Adorei e economizei horrores! Consegui fazer essa maratona de 4a a 6a e aproveitei mais ainda porque de 5a feira os museus da Ilha dos Museus ficam abertos até tarde da noite!

Lembrando que minhas aulas eram 2a a 6a, das 9h às 12h aproximadamente e só podia aproveitar os passes no período vespertino e que aos finais de semana viajava para outras cidades. Ou seja, um turista normal consegue aproveitar mais ainda usando o dia todo! Como os passes foram cortesias do escritório de turismo da cidade, considerei como um extra - aproveitei os descontos do Welcome Card para atrações mais alternativas que não visitaria em uma primeira vez na cidade e não utilizei em muitas das atrações tradicionais (eu tinha outra vantagem - a carteirinha da escola de alemão, que também me dava vários descontos para estudante!).


O blog "Tá indo pra onde?" recebeu os dois passes citados neste post como cortesia do Visit Berlin e agradece a gentileza, mas garante que as opiniões contidas neste post são independentes.


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

18 comentários:

  1. Ótimas dicas, Nanda!

    Aliás, dei uma passeada no seu blog e já favoritei! Muito bom!

    Beijos,
    Mani Piñeiro

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do teu blog!

    http://beautifullsecrets.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Uau!!! Adorei a dica.
    Ainda queremos ter a oportunidade de conhecer o país. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alemanha é visita obrigatória!!! TEM que ir!!! kkkk Não tenho nem palavras para falar como é sensacional!

      Excluir
  4. Fer, super dicas e muito boa a sua estratégia! Anotado! Eu acho, sinceramente, que você está me convencendo a respeito da Alemanha! hahahaha beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou adorar te ajudar a montar o roteiro pra lá!!! hahaha bjos!

      Excluir
  5. Fer, eu também adoro museus e adorei os cartões, principalmente esse que também oferece transporte gratuito. É bem isso que você falou: o valor do cartão já paga o transporte e aí é só aproveitar!!! Obrigada pelas dicas e estou cada vez mais doida pra conhecer a Alemanha só por conta dos seus posts.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe que bom! Eu não me canso de falar que a Alemanha toda é sensacional! Mas Berlim é mais especial ainda por conta de toda a história!

      Excluir
  6. Adorei a dica, tenho ouvido falar tão bem de Berlim que tô morrendo de vontade de conhecer!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, a cidade é SENSACIONAL!!! Sério!! Vai logo!! rs Estou louca para voltar!

      Excluir
  7. Oi, Fer!
    Nossa, eu adoro esses passes, porque eles mostram que a cidade tem mais a oferecer do que aquilo que pensávamos que conhecíamos. Então acho ótimo!
    Adorei essas dicas de Berlim, preciso muito conhecer a cidade!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tem tanta coisa nesses passes que vc nunca dá conta hehehe Vai logo! Berlin é apaixonante!

      Excluir
  8. Olá, õtimas dicas ainda mais para quem como eu irá a Berlim e ficará uma semana (7dias).
    Gostei bastante de seu blog.
    Bem explicado.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Fernanda. Com o Museum Pass é possível furar as filas dos museus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na maioria dos casos não. Pq o passe dá muitos descontos, mas vc ainda tem que comprar o ticket pagando um preço bem menor, ou seja, tem que entrar na fila. Tirando a alta temporada e algumas atrações mais concorridas como alguns museus da Ilha dos Museus, não costuma ter fila em Berlim não. Dá para marcar horário para visitar o Neue Museum e o Pergamon (os 2 + concorridos) pelo site http://www.smb.museum/en/home.html ou nos escritórios de turismo da cidade de graça. E a Torre de TV q tb é concorridíssima até dá pra comprar o ticket pelo site com antecedência marcando o horário pagando 5 euros a mais, mas não é legal pq vc pode dar azar do dia estar feio e chuvoso por exemplo e aí não vale a pena subir.

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.