quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Sessão Pipoca - "A Lenda do Tesouro Perdido"

Continuando com a Sessão Pipoca, hoje vamos falar do filme "A Lenda do Tesouro Perdido" (National Treasure), que tem cenas em Washington, Philadelphia e Nova York, além do finalzinho em Boston. Eu adoro esse filme porque tem ação sem aquele exagero de tiros e bombas e também tem muita história (mesmo que um pouco deturpada às vezes). Cuidado porque o post contém spoilers!


National Treasure
capa do DVD, retirada da Wikipedia



Depois de uma caçada a um navio congelado em um dos pólos (não lembro qual), os personagens vão a Washington em busca de dicas para achar um tesouro (que estariam na Declaração da Independência dos Estados Unidos). Lá eles passam pelo J. Edgar Hoover, o prédio do FBI e depois pelo prédio do National Archive (Arquivos Nacionais - site oficial). Veja aqui como visitar a Declaração (site em inglês), que com certeza eu visitaria se um dia for a Washington. As próximas 2 fotos são da Wikipedia.


J. Edgar Hoover Building - prédio do FBI

National Archives
prédio do National Archives

Tem uma cena de uma conversa com uma vista de babar do espelho d´água e do obelisco, além do Capitólio aparecendo ao fundo nas cenas de perseguição.

cena de "National Treasure"
cena linda, foto do site The Vigilant Citizen


Os personagens seguem então para a Biblioteca do Congresso, enorme e com uma arquitetura muito legal, onde inclusive fica uma das últimas cópias da Bíblia de Gutenberg e com certeza estaria no meu roteiro por Washington também.


Biblioteca do Congresso americano
interior maravilhoso da biblioteca, foto da Wikipedia


Para mais dicas de viagem em Washington, confiram o blog Aprendiz de Viajante, pois a Cláudia mora por lá. Reserve o seu hotel em Washington através deste link do Booking e ajude o blog! Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos comissão! Mapa das atrações mostradas no filme:





Seguindo para Philadelphia, eles procuram outras pistas nas cartas de Silence Dogood, no Franklin Institute (um museu interativo bem interessante - site oficial em inglês), mas pelo que andei pesquisando na internet, não é possível visitá-las porque na verdade elas foram queimadas pelo irmão do Benjamin Franklin (o último link está em inglês)!

Os personagens partem então para o Independence Hall, prédio onde foi assinada a Declaração e ali pertinho está o famoso Sino da Liberdade. Para visitar, consultem o site oficial. As 2 fotos a seguir são da Wikipedia.


Independence Hall

Sino da Liberdade



Começa uma perseguição a pé pelas ruas da cidade e podemos ver um mercado e também o cemitério onde está o túmulo de Benjamin Franklin (Christ Church Burial Ground).

 Reserve o seu hotel em Philadelphia através deste link do Booking e ajude o blog! Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos comissão! Mapa das atrações que aparecem no filme:



A parte de Nova York começa com o Intrepid Sea, Air & Space Museum e segue para a esquina da Wall Street com a Broadway (que antigamente se chamava De Heere Street), onde fica a Trinity Church. Aqui tem o roteiro para visitar essa região que adorei, muito linda e histórica: parte 1 e parte 2.


Intrepid Museum
Intrepid Museum, foto do site On the set of New York

esquina da Wall Street com a Broadway
esquina da Wall Street com a Broadway, foto do site On the set of New York

Trinity Church
Trinity Church de perto

Trinity Church
Trinity Church vista da Wall Street

Trinity Church
foto do site On the set of New York

Para mais dicas sobre turismo em Nova York, confiram neste linkReserve o seu hotel em Nova York através deste link do Booking e ajude o blog! Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos comissão! Mapa da parte de Nova York:




No final do filme, os bandidos são enviado a Boston, com uma pista falsa e vão parar na Old North Church. A pista usada ("one if by land, two if by sea") é um episódio da história norte-americana (link em inglês), que deu nome a um restaurante em Nova York, que por sinal está na minha "listinha" para experimentar.

Old North Church
Desenho da igreja, retirado da Wikipedia

Mais informações sobre turismo em Boston no blog Sundaycooks. Reserve o seu hotel em Boston.

Tudo bem que uma sala enorme com o tesouro embaixo da cidade de Nova York já teria sido descoberta há muito tempo, mas a gente releva essa parte. Até parece que com encanamento, metrô, construções, etc, não teriam descoberto antes! rs

cenário do filme: entrada da câmara do tesouro
cenário do filme: entrada da câmara do tesouro, foto da Wikipedia

Veja outros posts da "Sessão Pipoca", com mais indicações de locações de filmes e seriados! Aqui está o post sobre a continuação "A Lenda do Tesouro Perdido - o Livro dos Segredos".




Caso precise alugar um carro para fazer alguma roadtrip, alugue através da Rentcars, uma de nossas parceiras!

8 comentários:

  1. Maravilhoso o post!!!! Parabéns!!! Adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Adoro assistir filmes que se passam em lugares legais!

      Excluir
  2. Muito legal Fe ! Também já passei pelos locais de Nova York e é muito legal saber que já foram cena de filme !
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb adoro isso! Ficar lembrando de determinadas cenas nos lugares que passo! Vc já viu que tenho vários posts do tipo? http://taindopraonde.blogspot.com.br/search/label/sess%C3%A3o%20pipoca

      Excluir
  3. Que bom filme. Eu gosto títulos HBO online que têm dados históricos , tem Varis curiosidades como a pirâmide maçônica no dólar desconhecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tb curto filmes com esse fundo histórico Andrea! Obrigada pela visita!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.